sábado, 18 de fevereiro de 2012

Esposas de heróis presos denunciam arbitrariedades no Programa Balanço Geral - 16 fev


Pronunciamento do Dep. Protógenes - 17 fev 

Greve de policiais: no Bope, o castigo vem a cavalo

Policiais que se recusaram a cumprir ordens no início da greve são afastados da unidade de elite da PM do Rio. Onze foram transferidos esta semana

Leslie Leitão, do Rio de Janeiro
Policial do BOPE durante a ocupação da favela da Rocinha, no Rio de Janeiro
Policial do BOPE durante a ocupação da favela da Rocinha, no Rio de Janeiro (Marino Azevedo/Governo do Estado do Rio de Janeiro)
Na noite de quinta-feira, 9 de fevereiro, enquanto cerca de cinco mil grevistas, entre policiais militares, civis e bombeiros se reuniam na Cinelândia para decretar a mobilização conjunta pela PEC 300  e por dignidade, um outro manifesto acontecia a alguns quilômetros dali, mais precisamente na sede do Batalhão de Operações Especiais (Bope), a tropa de elite da polícia carioca, em Laranjeiras. A ordem do chefe do Estado Maior, Alberto Pinheiro Neto, era para que o comandante da unidade, Wilman René Alonso, enviasse a equipe de plantão para o local da manifestação. A ordem, encarada pela equipe Bravo como uma afronta, foi desobedecida. O castigo veio a cavalo. Por ordem de Pinheiro Neto, desde a última terça-feira, o grupo considerado rebelde começou a ser expurgado do batalhão. Um a um, eles estão sendo punidos com transferências para batalhões comuns, a maioria deles na Baixada Fluminense, São Gonçalo e Itaboraí. Até esta quinta-feira 11 já tinham sido realocados compulsoriamente.



O Boletim Interno número 31, de 14 de fevereiro, traz na página 55 a lista dos transferidos – entre outras transferências rotineiras da PM. A diferença é que, por ser uma unidade de elite, com treinamento especial, raramente há mudanças em massa no batalhão.

A lista de punidos é encabeçada pelo subtenente Jayme Rosa Filho, oficial de operações, e pelo sargento mais antigo, Milton Ramos Azevedo, conhecido no Bope como Bambam. Este, por sinal, tornou-se uma espécie de lenda entre os ‘caveiras’. Participou de praticamente todas as grandes ações protagonizadas pelos homens de preto, inclusive das cinematográficas ocupações da Vila Cruzeiro, em 2010, quando as câmeras flagraram centenas de bandidos correndo do Bope, e da Rocinha, ano passado.
Reprodução
Nove dos policiais transferidos do Bope: todos integrantes do grupo que descumpriu ordens no primeiro dia de greve
Nove dos policiais transferidos do Bope: todos integrantes do grupo que descumpriu ordens no primeiro dia de greve

“Queríamos apenas saber qual o motivo dessa ordem, pois sabíamos que estaríamos afrontando uma multidão, somente pelo fato de estarmos ali por perto. Era óbvio que isso iria acirrar os ânimos e poderia gerar uma confusão sem precedentes. Então surgiu o questionamento ao comandante”, explica um dos policiais.

O fato é que a equipe Bravo acabou se recusando a sair do batalhão sem saber exatamente do que se tratava a missão. A decisão de não combater os grevistas já havia sido avisada ao comandante numa reunião na semana anterior, três dias antes do início da greve. E o próprio subcomandante do Bope, major André Batista (oficial que inspirou o personagem Mathias, interpretado pelo André Ramiro, no filme ‘Tropa de Elite’) prometera diante da tropa, formada no pátio da unidade, que entregaria o cargo se o comandante-geral, coronel Erir Ribeiro Costa Filho, mandasse o Bope para qualquer ocorrência que não fossem aquelas para os quais assalto com reféns, fechamento de vias, arrastões ou ataque de facções do tráfico.
Reprodução
Outros dois policiais do Bope transferidos: punições revoltaram a tropa
Outros dois policiais do Bope transferidos: punições revoltaram a tropa


“Não era uma adesão à greve nem um ato de insubordinação. Mas não iríamos para uma praça no centro da cidade enfrentar nossos colegas que reivindicavam melhores condições de salário. A equipe Bravo demorou a formar (reunir-se para partir em missão), mas depois acabou indo para o Quartel General da PM, ficou cinco minutos lá dentro e voltou”, explica outro oficial do Bope.

Com as transferências, o clima na unidade mais bem preparada do Rio de Janeiro azedou. Até o segurança pessoal do comandante Wilman René, cabo Marcelo Luiz Lino Moreira, foi mandado para outra unidade. Mesmo sem estar de serviço, naquela noite ele vestiu a farda preta e se juntou aos colegas que buscavam uma explicação do comando. A crise pode se agravar. Os praças do batalhão se reuniram e têm tentado convencer um grupo maior a entregar o cargo e pedir a exoneração do Bope caso as punições sejam levadas adiante.

24 comentários:

  1. Fiquei sabendo que os militares serão expulsos ainda nesse mês de fevereiro. Favor coloque os nomes deles no site para que possamos orar.E se isso acontecer que o próximo governador os coloquem devolta com todos os direitos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EXPULSAR POR QUE SE NÃO HOUVE CRIME?

      Excluir
    2. BOM É NÃO COLOCAR OS NOMES .
      PRA QUE EXPOR NOSSOS AMIGOS?

      Excluir
    3. Temos que swe unirmos e colocar a boca no tranbone muitosw policiais sabem de muitas falcatruas de cel então porque não envolver-los inclussive nos bombeirosw so falta comprovar, o ministerio publico não ve isso...

      Excluir
    4. DEUS PROVÊ
      DEUS PROVERÁ
      SUA MISERICÓRDIA NÃO FALTARÁ...

      Excluir
    5. ELEITORA DECEPCIONADA21 de fevereiro de 2012 00:24

      NA PRÓXIMA ELEIÇÃO ELEGEREMOS UM GOVERNADOR QUE TENHA DECENCIA E OS RECOLOQUEM EM SEUS LUGARES DE MERECIMENTO.
      NOS SEUS CARGOS DE VERDADEIROS HERÓIS QUE SÃO E COM DIREITO A TÃO SONHADA DIGNIDADE.

      Excluir
  2. Agora eu estou vendo que no batalhão de elite tem uma elite, o pensamento é esse união, agora vc's que ralaram para estar no bope estão vendo o verdadeiro valor que lhes é dado, bastou ter uns minutos de vontade propria para serem espulsos covardemente. Aonde foi para a responsabilidade com o povo?
    Sera que estes homens não fazem falta, são descartaveis, isso é uma vergonha.
    E ainda tem muito policial que sonha em engraçar no BOPE,um conselho pense em vc e na sua família, ser elite é bom, mas ser livre para pensar é melhor ainda, seja elite sem se importar com a cor da farda, seja ela preta ou azul que faz a diferença é o HOMEM que esta usando.

    PARABÉNS A ELITE DA ELITE

    ASS.: MILITAR DE FIBRA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. falou bem, policial cidadão honesto..EU APOIO essa ideia...

      Excluir
    2. militares junte-se ao ppovo clame a eles so então o povo vai saber o que estar acontecento e que foi resolovidpo tirar copias dos contracheques e enviar pra internete pra que o povo veja ess mentira do cabral, os bombeiros de brasiia e a policia ja estao entrando de greve inclussive muitos oficiais cade os direitos humanos pros miçlitares não são bandidos, com esse salario fica presa facil pra ficar no contra bandista, não é cabral? governo mentiroso..ç. cade o partido dos trabalhadores, sumiu cade o lula, não e pres.dilma que partido é esse que o povo colocou no poder e pra virar realmente governo fora pt nas proximas eleiçoes con ceeteza vamos compalhar a campanha fora pt, ...

      Excluir
  3. nós só prestamos em quanto estamos servindo a eles, guando não fazemos aquilo q eles querem não servimos mas . os comandantes são tudo capa de legal.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo - 10:01
    segio cabral
    Elizabete Barreto
    BOM DIA, GOVERNADOR, EU VOTEI NO SENHOR, ENTÃO POSSO COBRAR, POIS CONFIEI NA SUA GESTÃO. SOU APOSENTADA POR INVALILDEZ, SEAP, MAT. 822529-4, POR INVALIDEZ, DEVIDO UM AVC, QUE DEIXOU SEQUUELAS. NÃO AGUENTO MAIS VIVER SEM AUMENTO, A LEI 6.162 de 9 fev. para mim eu iria ter aumento, mas não vei nada meu contracheque que já está INTERNET. POR QUE OS APOSENTADOS SEM PARIDADE SAO TATRADOS COM UM "CÃO LEPROSO", ESTOU EU CANSADA, DE PROUCURAR MEU DIREITOS, MEU PROCESSO NA RIO PREVINCIDENCIA NUMERO E21-90/092/2010, ESTÁ NA NCF, MAS NÃO ME PAGAM. GOVERNOR MESMO SEQUELADA, ESCREVENDO MAL, E FALANDO MAL, EU LUTO PELA MINHA PARIDADE, A PEC 270/2008 JÁ ESTÁ NO SENADO GRAÇAS MINHA LUTA E DOS AMIGOS DO GRUPO 270, A MAIORIA SÃO PESSOAS DOENTES DO BRASIL INTEIRO, SOFRENDO MAS ESTÃO NA LUTA. GOVENADOR O SENHOR TEM VER O QUE ESTÁ FAZENDO OS APOSENTADOS SEM PARIDADE QUE ACREDITARAM O SENHOR, NÃO TENHO VERGONHA DE DIZER QUE VOTE SIM, MAIS ESPERO QUE LEMBRE QUE EU E OS APOSENTADOS QUE ESTÃO PRECISANDO DE AJUDAR FINANCEIRA QUE É UM DIREITO DE TER UMA VIDA DIGNIDA. FIQUE COM DEUS, POIS EU ESTOU NO INFERNO EM VIDA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. juntão todos ao bombeiros que logo teremos um bom politico vindo ai...fora cabral, fora pres.dilma...

      Excluir
  5. TRANSFERIR OS AMIGOS DO BOPE É NO MINIMO BURRICE,POIS A ONDE QUER QUE ELES FOREM LOTADOS, SERÃO BEM VINDOS, SABEM POR QUE? ANTES DE SEREM DA TROPA DE ELITE SÃO POLICIAIS MILITARES, E ANTES DE SEREM POLICIAIS MILITARES SÃO PESSOAS QUE TEM QUE PAGAR SUAS CONTAS QUANDO RECEBEM SEUS PAGAMENTOS. E SABEM QUE SE ACONTECER ALGUMA COISA COM ELES, VÃO RECEBER UM SALÁRIO AINDA MAIS RIDICULO DO QUE JÁ RECEBEM, MESMO COM A GRATIFICAÇÃO SEPARATISTA QUE O GOVERNO PAGA.EU FICO PENSANDO EM TODAS AS MISSÕES QUE ESSES VALOROSOS HOMENS FIZERAM E OBTIVERAM ÊXITO,EM TODO O TREINAMENTO E DEDICAÇÃO QUE ELES TIVERAM,NO BOPE OS HOMENS DE PRETO TEM QUE TREINAR E TREINAR BASTANTE PRÁ QUE NO CAMPO DE BATALHA (POR QUE NÓS VIVEMOS NUMA GUERRA, SÓ OS QUE MORAM NA PIROLITOLÂNDIA QUE NÃO SABEM ) NÃO TOMBEM E CONSIGAM ALCANÇAR SEUS OBJETIVOS, QUE NO FINAL É SALVAR VIDAS.FICO PENSANDO TAMBÉM NO DINHEIRO GASTO PRÁ TREINAR ESSES HOMENS QUE NÃO SAEM BARATO NÃO, SE A PMRJ FOSSE ADMINISTRADA COMO UMA GRANDE EMPRESA, QUE NÃO DEIXA DE SER.ESSA FALHA DE TRANFERIR ESSES HOMENS CUSTARIA O EMPREGO NO MINIMO DO GERENTE (O CMT DO BATALHÃO ). MAS O QUE ESTÁ EM JOGO AQUI NÃO SÃO QUESTÕES ADMINISTRATIVAS, MAS SIM O ORGULHO DE ALGUNS DEMENTES,POIS ENCONTRARAM SERES PENSANTES. ELES ACHARAM QUE TODOS OS MEMBROS DO BOPE ERAM ROBÔS, QUE ENGRAÇADO, COM ISSO QUEM PERDE É O BOPE,O GOVERNO QUE GASTOU UMA NOTA PRETA PRÁ TREINÁ-LOS E PRINCIPALMENTE A SOCIEDADE. AMIGOS NÃO SE PREOCUPEM TENHO CERTEZA QUE VOCÊS SERÃO BEM VINDOS, EM QUALQUER LUGAR QUE FOREM TRANSFERIDOS. UM ABRAÇO !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha um burro faz uma coisa dessa , o gov.cabral não sabe que estar dividindo atropa so os pal mandados que estão com ele masi logo vai se da mal muitos burros esses militares, vcs teriam que fazer a campnha de novo não para, chamar o povo pra vcsd, com certesa ele vão com vcs...

      Excluir
  6. Nelson de Azevedo Neto18 de fevereiro de 2012 16:47

    - Em referência à esta rapaziada do BOPE momentâneamente vítima da tirania estatal, vou repetir um comentário que fiz em outro Blog:
    ...........................................
    PARABÉNS A TODOS AQUELES QUE COMPÕEM A "MASSA" DA SEGURANÇA PÚBLICA, E QUE NUMA VEDADEIRA DEMONSTRAÇÃO DE CORAGEM, SE RECUSAM A SERVIR COMO MEROS LACAIOS E/OU CAPANGAS DE "SUPERIORES HIERÁRQUICOS" E OU "AUTORIDADES" QUE SE PORTAM DE MANEIRA MAFIOSA, INESCRUPULOSA, E/OU TIRANA... DEIXANDO CLARO PARA A CORJA QUE APARATO DE ESTADO NÃO PODE SE PRESTAR À ATOS COVARDES E ARBITRÁRIOS... E A ESSES BRAVOS HOMENS DO BOPE QUE FORAM TRANSFERIDOS, EU DIGO:
    NÃO SÃO VCS QUE NÃO MERECEM COMPOR OS QUADROS DO BOPE... E SIM O ATUAL COMANDO DA INSTITUIÇÃO QUE NÃO MERECE HOMENS COMO VCS... E DUVIDO QUE EM POUCO TEMPO, ESTA SITUAÇÃO NÃO POSSA SER REVERTIDA NA JUSTIÇA... POIS LEMBREMOS QUE POSTOS COMANDOS SÃO PASSAGEIROS, MAS A CORAGEM E A HONRA DE UM GUERREIRO É ALGO QUE NÃO SE PODE COMPRAR, POIS SÃO QUALIDADES NATAS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. militares valtem pra ruas façam uma passeata de gringo ver uma passeata sem prejudicar o povo tem como só o pessoal de folga vão pras ruas convidam o povo vão as ruas continua com essa democracia , pois os ditadores vão cair na real que estão errados, inclussives os coroneis, queria vcer o governo dessse aumento so pros praças, eles com certeza ioram pra s ruas tambem como fizeram os oficiais de brasiçlia estão em greve...

      Excluir
  7. 20 MIL PESSOAS NO BLOCO CONTRA O GOVERNADOR SÉRGIO CABRAL, E NÃO ERAM SERVIDORES DO ESTADO !

    http://diversao.terra.com.br/carnaval/2012/noticias/0,,OI5619326-EI19417,00-RJ+bloco+Carmelitas+leva+mil+as+ruas+contra+Sergio+Cabral.html

    ResponderExcluir
  8. Estão fazendo com o Bope igua já fizeram com
    Os guarda-vidas qdo fizeram a primeira manifestação em abril de 2011.
    Isso e desespero, eles estão Perdendo o controle.
    Sd giardavida

    ResponderExcluir
  9. Ouvi falar que o Gmar vai acabar por vontade do governador e o serviço de salvamento no mar vai passar pra gm. Alguém pode me dizer se isso eh verdade mesmo?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não acredito, mas por mim tudo bem poderia tirar minhas férias em janeiro,iria para uma escala 24 por 72 e fazendo uma permuta ficaeia 7 dias em casa.seria bom para os Gvs, só não sei se seria bom para os oficiais.

      Excluir
    2. se acontecer não vai mudar em nada todos bms são guerreiros em qualquer lugar no mar tenho minhas duvidas quero ver, igual o gmar ta pra nascer, gmar é garra... no mundo todo coloca o cabral pra salvar vidas, com ceerteza a vitima vai salvar ele...

      Excluir
  10. Muito louvevel a atitude de alguns do BOPE, mas o interessante , é que no episodio do quartel central dos BOMBEIROS, eles o BOPE, não pensaram duas vezes na hora de atirar com fuzil 762 para cima de HOMENS HONRADOS E DESARMADOS, eu por mim quero mais que eles se lixem, nunca precisei deles e tenho fé em DEUS q nunca precisarei, essas prostitutas do estado e de mais a mais FIBRA é o Gmar e os HOMENS DO FOGO do GLORIOSO CASARÃO VERMELHO.

    ResponderExcluir
  11. o certo nem sempre é fácil!!!!!! o sacrificio na maioria das vezes é por muitos que não merecem, aqueles que decidem lutar, ainda que tenham que enfrentar os gigantes da covardia o fazem com a coragem de poucos pq sabem que é um ato individual!!!!exige do caráter de cada guerreiro a motivação que não é encontrada em um batalhão,farda,brevê.é preciso olhar para dentro de si!!!!
    ass:GV

    ResponderExcluir
  12. No novo tempo, apesar dos castigos
    Estamos crescidos, estamos atentos, estamos mais vivos
    Pra nos socorrer, pra nos socorrer, pra nos socorrer
    No novo tempo, apesar dos perigos
    Da força mais bruta, da noite que assusta, estamos na luta
    Pra sobreviver, pra sobreviver, pra sobreviver
    Pra que nossa esperança seja mais que a vingança
    Seja sempre um caminho que se deixa de herança
    No novo tempo, apesar dos castigos
    De toda fadiga, de toda injustiça, estamos na briga
    Pra nos socorrer, pra nos socorrer, pra nos socorrer
    No novo tempo, apesar dos perigos
    De todos os pecados, de todos enganos, estamos marcados
    Pra sobreviver, pra sobreviver, pra sobreviver
    No novo tempo, apesar dos castigos
    Estamos em cena, estamos nas ruas, quebrando as algemas
    Pra nos socorrer, pra nos socorrer, pra nos socorrer
    No novo tempo, apesar dos perigos
    A gente se encontra cantando na praça, fazendo pirraça

    ResponderExcluir

Comentários com palavras de baixo calão, agressivas ou que estimulem a violência ou prática criminosas não vão ser publicados.

Citações ou acusações pessoais somente são publicadas com a identificação do autor do comentário.

Se sentiu ofendido? Quer ter o direito de resposta? Faça contato pelo email (enderecumemaium@gmail.com) ou use os comentários para defender seu ponto de vista.

O BLOG é seu. Use-o com sabedoria.