domingo, 20 de outubro de 2013

T.A.F. ALTERNATIVO


Leiam atentamente a nota que foi publicada  no nosso boletim: 


CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
ATO DO COMANDANTE GERAL

PORTARIA CBMERJ Nº 746 DE 08 DE OUTUBRO DE 2013
INSTITUI, EM CARÁTER EXPERIMENTAL, O TESTE DE APTIDÃO FÍSICO ALTERNATIVO
NO CBMERJ, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

O COMANDANTE GERAL DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
, no uso das atribuições que lhe são conferidas no inciso IV, do art.3º do Decreto nº 31.896, de 20 de setembro de 2002,
RESOLVE
:
Art. 1º-Instituir, no âmbito do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), em caráter experimental, o Teste de Aptidão Física Alternativo (TAF Alternativo), conforme estabelecido nesta Portaria.

Art. 2º- O TAF Alternativo será destinado, exclusivamente, à avaliação do nível de condicionamento físico, respeitadas as limitações físicas constatadas, dos Bombeiros Militares (BMs) com dispensa para tratamento de saúde (DTS), aptos pa
ra o serviço no CBMERJ com restrições de ordem médica, quando indicados a participar do processo seletivo dos seguintes cursos na Corporação:
I- sendo Praça BM:

a)Curso Especial de Formação de Cabos (CEFC);
b)Curso Especial de Formação de Sargentos (CEFS);
c)Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS).

II-sendo Oficial BM:

a)Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO);
b)Curso de Capacitação ao Oficialato Superior (CCOS);
c)Curso Superior de Bombeiro militar (CSBM).

BOLETIM DA SEDEC/CBMERJ NÚMERO 190 DATA 11/10/2013 FOLHA 9209

Art. 3º- Será submetido ao TAF Alternativo o Bombeiro Militar indicado a participar de processo seletivo dos cursos elencados no art.2º, desde que esteja compreendido nas seguintes condições cumulativamente:

I-possuir limitações de saúde, nas seguintes categorias:

a)Lesões em membros superiores;
b)Lesões em membros inferiores;
c)Patologias ou lesões de coluna vertebral; e
d)Patologias cardiovasculares e/ou respiratórias.

II-encontrar -se com dispensa para tratamento de saúde (DTS), referente à mesma lesão ou patologia, por período s 
Superior a 12 (doze) meses ininterruptos ou totalizando, no mínimo, 18 meses de DTS, no período de 36 (trinta e seis) meses, se houve interrupção;

III-sendo Praça BM, ter sido promovido por “tempo de serviço ”, na forma do Decreto nº 22.169/96, e alterações posteriores, exceção se o Praça BM foi indicado ao CAS;

IV-ter parecer favorável, observadas as condições do inciso I do presente artigo, da Junta Ordinária de Saúde para realizar o TAF Alternativo.

Parágrafo Único-Em caráter excepcional, poderão ser incluídas outras limitações de saúde, além das previstas no inciso I do caput . Para tanto, o militar interessado deverá formular requerimento ao Cel BM Diretor -Geral de Saúde do CBMERJ que, mediante parecer do Centro de Perícias Médicas e Saúde Ocupacional (CPMSO), poderá autorizar, com publicação, em extrato, no Boletim Ostensivo da SEDEC/CBMERJ.

Art. 4º-Nos períodos previstos no inciso II, do artigo 3º, poderão ser computados 50% (cinquenta por cento) do período imediatamente anterior em que o militar esteve em licença para tratamento de saúde (LTS), referente à mesma lesão ou patologia.

Art. 5º-O CPMSO publicará, em Boletim Ostensivo da SEDEC/CBMERJ, a relação dos militares submetidos à inspeção de saúde com DTS, da mesma lesão ou patologia, que poderão realizar o TAF Alternativo.

Art. 6º-O Centro de Educação Física e Desportos-CEFiD estabelecerá, no prazo de 15 (quinze) dias, a contar da publicação desta Portaria, as provas do TAF Alternativo e os índices de desempenho a serem alcançados, em Nota a
ser publicada no Boletim Ostensivo da SEDEC/CBMERJ.

Art. 7º-O militar, submetido ao TAF Alternativo, que não obtiver a menção“suficiente”será eliminado do processo seletivo para o curso que fora indicado, podendo participar do próximo certame para o mesmo curso.

Art. 8º-Durante a realização dos cursos mencionados no art. 2º, havendo Teste de Aptidão Física curricular, o militar que permanecer com DTS, referente à mesma lesão ou patologia, será novamente submetido ao TAF Alternativo.

§ 1º-O militar que, durante o curso, não obtiver no TAF Alternativo menção “suficiente”será considerado reprovado no curso.

§ 2º-O militar que tiver menção“suficiente”terá, na disciplina o conceito regular (R) com a nota mínima, de acordo com o regulamento da unidade de ensino.

Art. 9º-Esta Portaria não se aplica aos BMs“aptos com diagnósticos”,desde que não se caracterize 
DTS.

Art. 10- Esta Portaria entrará em vigor na data de sua publicação.


    Concluímos então que se você é um daqueles que ficou reprovado no T.A.F. normal e perdeu sua promoção por problemas de saúde (isso inclui obesidade), se teve alguma lesão ortopédica durante o mesmo que o incapacitou, ou mesmo se o concluiu mas não alcançou a totalidade dos pontos e teve sua vaga preenchida por alguém que fez um T.A.F. regulamentado inferior ao seu, saiba que essa publicação lhe servirá de embasamento legal pra que se entre com recurso judicial. 

l
    Leiam: a postagem anterior JUSTIÇA PARA TODOS ela traz informações úteis para este caso.  

Equipe S.O.S. Guadalupe.
    


32 comentários:

  1. BOMBEIRO 439 TAMBÉM !!!20 de outubro de 2013 23:16

    Viva !!! Viva !!! Viva !!! Viva a Sociedade Alternativa !!!
    http://www.youtube.com/watch?v=BcXnMS8rJcw

    ResponderExcluir
  2. Este Taf alternativo,foi usado pois a Esposa de um coronel da Odontoclínica,do Central,se fosse para ajudar quem não é peixe,não existiria.

    ResponderExcluir
  3. Não há nada mais lindo e gratificante que ver a alegria e o sorriso de uma criança.Se nós não defendermos verdadeiramente nossas lutas causas e ideais,quem perde são as próprias e todos os nossos Filhos,pois QUEM NÃO VIVE PARA SERVIR NÃO SERVE PARA VIVER!!!!!!!!!!Com isso estamos vendo verdadeiramente vários Bombeiros,realmente engajado no Movimento SOSBOMBEIROS,que está acima de todos e abaixo de DEUS.Façam uma criança sorrir,lutem,se engajem realmente nos propósitos e ideais.Aquele que vive por viver,é melhor nem merecer seu espaço e lazer!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Todos aqueles que sentem-se realmente,que fazem parte de um processo de mudança para o bem da coletividade,não esmoreçam,lutem,porém Mansos,Pacíficos e Ordeiros e na maior ordem respeitando todos os amigos.Não querendo se aproveitar achando que todos estão dormindo.Juntos e só Unidos Somos Fortes.

    ResponderExcluir
  5. MUITO OBRIGADO PELA INFORMACAO,AMANHA MESMO TOMAREI AS PROVIDENCIAS NECESSARIAS.GUADALUPE ESTA DANDO UM EXEMPLO DE COMO SE DEVE TRABALHAR.PARABENS !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por isso temos a devida confiança no monstro de três cabeças,não há perguntas sem respostas,e nem pedidos que os mesmos não tentem resolver,ruim de tudo dizem:Aguardem,vamos verificar,

      Excluir
    2. Se todos agissem de boa vontade,a tropa que vai agradecer,pois separem coisas bobas e lutem por direitos.Não nos entretemos com coisas sem importância.Façam,mostrem que estão agindo ai saberemos quem realmente estão fazendo e não de conversas fiadas.Ainda mais agora que deram para ficar com as palhaçadas de lado a ou b,e de picuinhas sem sentido nenhum,enquanto alguns criticam outros trabalham.

      Excluir
  6. Quem esta com esse tipo de pendencia,pode procurar a acessoria juridica do gabinete do Ver.Marcio Garcia.Eu ja precisei,e fiquei muito feliz com o resultado.Ou procurar a ABMERJ,que tambem possui uma acessoria juridica.JUNTOS SOMOS FORTES !

    ResponderExcluir
  7. Não existem lados,o que existe é o medo de alguns Militares,que estão se achando alguma coisa,perder espaço,tem para todos,mais a insegurança fala mais alto,toda e qualquer informação que atende aos bombeiros,podiam estar nos dois sites,sos rj e sos.com,fica a pergunta:Porque o SOS.COM,não quer liberar a chave,para ter informações simultâneas nos dois sites.Ao invés de querer vir com essa que tem que tirar o SOS RJ do ar,coisa de gente pequena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O SOS.COM agora não fala mais mal do Governo e de erros dos CMts, porque o Daciolo agora é do Governo, está sempre com encontros e reuniões com Pezão e os deputados da bancada do Governo na ALERJ. E não se assustem se o Daciolo for para alguma Secretaria ou gabinete de algum deputado da base aliada. Só não ganho na loteria, e muito menos sou profeta !!! Aguardem, porque vai ser difícil vê-lo no piscinão de ramos ou em paquetá como os outros foram.

      Excluir
    2. Isso chama-se troca de favores,para quem foi parar em Bangu 1,está fazendo tudo errado,mais a Tropa não dorme,e estamos assistindo de camarote infelizmente o Daciolo está se afastando do propósito,que ele mesmo tanto pregou a Dignidade e não as Gratificações.Fazer o que né,depois não reclame que o fardo está pesado.Pois o Movimento SOSBOMBEIROS É A TROPA.Sem a Tropa ninguém consegue nada e nem dar um passo,vai se queimar igual aos Bottos,Rodrigues,Nilos Guerreiros,etc e etc.....

      Excluir
    3. Verdade seja dita,o Daciolo está atirando para tudo quanto é lado.Esqueceu a Dignidade da Tropa.Só está pensando nele.Maís uma Ditadura,a Abmerj.

      Excluir
  8. O coronel Sobral, chefe do CBA VIII transferiu o SGT Jocedir somente porque ele participou da reunião da nova comissão na gafieira estudantina. Tem alguém infiltrado(B2 ou alcaguete), e eles acham que a reunião é para agente tumultuar, e quem participa sabe que não é essa a intenção. Fica o alerta para que todos sejam identificados ao entrarem nas reuniões, temos que descobrir este agente traidor, e quer tumultuar e atrapalhar as reuniões.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por isso a próxima deve e tem que ser marcada no Interior ou Niterói,e só tem um que nos derrote,nós mesmos(os Praças),ainda tem uma situação do Bathtar e Leal que tem a ser resolvido a respeito do Márcio Garcia e Gabinete.Capital,Interior,Região Serrana,todos que buscam a felicidade de nossos Familiares,temos que intervir.E marcar o grande encontro aDaciolo,Márcio e a Tropa,ai teremos e saberemos qual rumo ou pessoa a seguir,pois quem não for ao encontro,parece se esconder de algum assunto ou alguém.Só assim podemos dizer definitivamente,Juntos Somos Fortes.Pois todos se dedicaram na eleição do Vereador,e vamos continuar a trabalhar sério.A situação do Márcio com Balthar e Leal tem que ser resolvida.Pois quando os quatorze estavam excluídos toda a Tropa não pestanejou em ajudá-los,agora cade a recíproca.Onde está o que tanto pregávamos,o nosso do Líder,Jesus Cristo.Agora é o Poder e o "dinheiro"que está causando as discórdias.

      Excluir
    2. A coisa mais difícil é os Praças entenderem que com União,se tem vitória,Capital,Interior e Região Serrana,temos que intervir no assunto sério do Balthar,Leal,Daciolo e Márcio,todos se identificamos para não fazer a sacanagem que fizeram com o Jocedir.O pior e mais grave parece que é do Balthar para com o Márcio.

      Excluir
    3. O MOVIMENTO SOS BOMBEIROS foi criado para buscar a nossa DIGNIDADE, e também denunciar os coronéis e oficiais corruptos, e o vento que venta lá, venta cá também, se existiu realmente desvio de dinheiro, os responsáveis tem que ser execrados do grupo, principalmente ser for " PRAÇA " porque infelizmente o exemplo no momento está vindo debaixo, portanto vamos cortar na própria carne para eliminar o câncer, e consequentemente não sermos desacreditados perante os PRAÇAS e OFICIAIS íntegros da nossa instituição.Outra fato que não deve ser esquecido, já que as dúvidas e suspeitas estão surgindo, é que se busque a micro filmagem da conta detalhada dos depósitos de doações desde que ela foi criada, e o responsável pela mesma era o Cb Balthar, indicado e nomeado pelo Cb Daciolo, e que em várias reuniões Daciolo declarava que ele, o Balthar era o responsável por toda a movimentação financeira do MOVIMENTO SOS BOMBEIROS. E agora na ABMERJ é o Cb Andrei(Dengue). Deixo essa frase como reflexão: * Não há ninguém mais fácil de enganar do que um homem honesto; muito crê quem nunca mente, e confia muito quem nunca engana.*
      Baltasar Gracián y Morales

      Excluir
    4. Concordo plenamente com o Valdelei,se partir de Praça de agora em diante,ainda mais que lutamos por dignidade,e quem luta pela mesma tem que ser e dar o exemplo,senão perdem a Credibilidade.E todos que já estão fazendo campanha Política na moita,podem esquecer,pois quem vai indicar os Candidatos é a TROPA!!!!Entenderam,A TROPA!!!Entederam ou não,então repetimos:A TROPA.Podem tirar o cavalinho da chuva.Vai ser igual na campanha do Márcio Garcia,quem tentou vir sem apoio da Tropa,até hoje está chupando o dedo,ex:Sgt Felizardo e foi convidado pelo Márcio para se unir,foi sozinho e naufragou.

      Excluir
  9. No caso de militares acidentados acho válida essa medida mas no caso de obesidade acho isso um absurdo. Durante 3 meses antes do meu CSBM (Curso Superior de Bombeiro Militar) eu enfrentei diariamente a esteira de uma academia e abri mão de muitas coisas que eu gostava de comer. Como resultado perdi 20 Kg e consegui me sair muito bem no TAF. Portanto Senhores creio que obesidade não seja uma coisa incurável, bastando apenas um pouco de boa vontade e sacrifícios para que ocorra uma boa melhoria, posso falar com toda propriedade pois eu passei por tudo isso que relatei.

    ResponderExcluir
  10. Leiam no Blog do Anastácio,a Presidente Dilma em sua campanha para Presidente,em gravação na Band,dizia que era um crime a privatização da Petrobras e do Pré Sal,e hoje dia 21.09.13,vemos a mesma privatizando,achava errado o que o José Serra ia fazer e fez pior,agora privatizou mesmo.Valeu Dilma espere a resposta nas Urnas em 2014,para Presidente da República Marina Silva,EU APOIO.

    ResponderExcluir
  11. Coloquem este vídeo da Dilma nos sites,SOS RJ E SOS.COM.Se era contra a privatização porque agora em seu governo privatizou.Prato cheio para todos os seus adversários em 2014.O povo tem que tomar ciência.Muda Brasil!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  12. Nao gosto mt de dar resposta aos comentarios,mas o senhor do curso superior ae, acho q sua vida e bem diferente de muitos, nem todos tem disposiçao de ficar na esteira, por motivos variados,mas o principal seria o bico, continha rapida, 24h servico,24h no bico do portugues, 24h no prog e bem vinda folga acho que algum ser humano tem disposicao de malhar, isso nao falei os compromissos particulares, vamos a outro ponto, hj o cardapio foi arroz,feijao,macarrao e frango, acho que esta alimentacao nao e mt balanceada. Agora vou transferir responsabilidades é mole ne, so falar pro militar vc faz isso ou aquilo e pronto, a instituicao tem sim sua parcela de responsabilidade, sugestao paga o bombeiro dignamente e proibi o bico e da educacao fisica pelo menos 3 vezes na semana, oferece um buffet light como opcao de escolha, de qq forma parabens ao senhor cursado, aproveita que daqui a pouco vai estar la em cima e ve se consegue implantar melhorias de verdade pra tropa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pela sua resposta você deve achar que estou no CBMERJ coçando o saco e nada fazendo !!
      Muito pelo contrário cara !! Eu cumpro expediente integral e minha jornada diária começa as 04:30 hs da manhã quando acordo para por volta de 07:00 horas estar no QCG iniciando meu expediente (isto de segunda a sexta). Queria eu ser colocado em uma escala 24x72 pois eu teria muito mais tempo para minha família e poderia produzir mais em meu benefício próprio tendo mais horas livres. Com relação a ter ou não disposição para malhar isso depende de cada um !! Uns se esforçam e procuram melhorar a cada dia, enquanto outros ficam dando justificativas mil para ficarem estagnados e nunca melhorarem.

      Excluir
  13. Todos que buscam Dignidade,precisam saber,qual a história do Balthar e Márcio Garcia,para colocar um ponto final.Alô Niterói 4 Gmar,por isso,que está do jeito que está.Estão criando monstros e querendo impor.Ai fica difícil.

    ResponderExcluir
    Respostas



    1. Honestidade, é uma qualidade de ser verdadeiro; não mentir, não fraudar, não enganar. A honestidade é a honra, uma qualidade da pessoa, ou de uma instituição, significa falar a verdade, não omitir, não dissimular. O indivíduo que é honesto repudia a malandragem a esperteza de querer levar vantagem em tudo.

      Honestidade, de maneira explícita, é a obediência incondicional às regras morais existentes. Existem alguns procedimentos para alguns tipos de ações, que servem como guia, como referência para as decisões. Exercer a honestidade em caráter amplo, é muito difícil , porque existe as convenções sociais que nem sempre espelham a realidade, mas como estão formalizadas e enraizadas são tidas como certas.

      Para muitos, a pessoa honesta é aquela que não mente, não furta, não rouba, vive uma vida honesta para ter alegria, paz, respeito dos outros e boas amizades. Atualmente, o conceito de honestidade está meio deturpado, uma vez que os indivíduos que agem corretamente são chamados de "careta", ou são humilhados por outros.

      Alguns sinônimos de honestidade são honradez, decoro, probidade, compostura, decência, pudor, dignidade.

      No mundo da música a honestidade é muitas vezes mencionada. Um exemplo disso é a música Pânico na Zona Sul do grupo brasileiro de Rap Racionais MC's, cuja letra afirma: "Honestidade nunca será demais, sua moral não se ganha, se faz".

      Excluir
    2. Escuta agora o Rap: http://www.youtube.com/watch?v=NyCJkWUEP_M

      Excluir
    3. Parabéns pelo texto Honestidade,é o que está faltando para o SOSBOMBEIROS DECOLAR DE VEZ!!!HONESTIDADE.Honestidade é um sentimento pois quem não tem eu só lamento.Por isso vou dizer agora Honestidade é um sentimento que não se joga fora!!!!

      Excluir
    4. Pensando bem em,não vale apena,ficar pensando em vão,que o nosso grupo não tem Bombeiros honestos,tem,tem,tem,tem,tem,tem.Por isso viemos dizer agora,vamos mudar a história da Corporação,mesmo aos insatisfeitos,vou fazer direito, e não dar mole não,não vou dar mole,não,não.Os meus direitos.quero respeito,por isso não digo em vão,o MP,é solução,ão,ão,ão,é solução sim.

      Excluir
  14. Racionais MCS,A VIDA É UM DESAFIO.QUEM NÃO LUTA NUNCA ENCONTRARÁ SEU CAMINHO!!!JUNTOS SOMOS FORTES.

    ResponderExcluir
  15. Se Deus é por nós,quem será contra nós.Infelizmente nossos próprios irmãos(como diz a Bíblia,Somos todos irmãos perante a Deus),porém as coisas Mundanas(egos,vaidades,interesses pessoais)e muitas outras situações,nós deixam criar e vermos a que situação chegou um Movimento que começou lindo,e hoje em dia vemos a mistura dos interesses.se aflorando.onde bombeiros são contra bombeiros para não perderem a boquinha ou talvez a promessa de algo de seu interesse.Então se DEUS É POR NÓS,QUEM SERÁ CONTRA NÓS,NÓS MESMOS SERES HUMANOS.Com toda a certeza.pois somos capazes de ceifar vidas por meros interesses.Só que tudo passa e a palavra do Senhor será cumprida,coitados dos que estão brincando de Religião.

    ResponderExcluir
  16. Tenho orgulho de ser de Guadalupe,a equipe sempre trabalha em prol do coletivo.Parabens a "Hidra."

    ResponderExcluir
  17. sofri um acidente de moto e fraturei o meu fêmur esquerdo e rompi os ligamentos do joelho direito,porém,só operei o fêmur .Eu tenho direito a promoção por tempo de serviço ,mas como me encontro licenciado por estar fazendo fisioterapia a 6 meses e acho que vai durar ainda mais um ano de tratamento e não tenho certeza se vou conseguir correr de novo.Eu teria direito a ser promovido e tbm ao taf alternativo?

    ResponderExcluir