sábado, 30 de novembro de 2013

CONCEITOS ANTIGOS X O QUE A SOCIEDADE ATUAL NECESSITA

Comandante do Cfap afirma que unidade ‘não é creche’


Durante audiência pública na Assembleia Legislativa (Alerj) para esclarecer as circunstâncias da morte do recruta Paulo Aparecido Santos de Lima, o comandante do Centro de Formação e Aprimoramento de Praças (Cfap), coronel Nélio Monteiro afirmou que lesões fazem parte da rotina da instituição, por se tratar de um “curso com objetivo de formar policiais que atuarão nas ruas”. O aluno foi internado após treinamento no dia último 12 e morreu dez dias depois.
— O Cfap não é creche. É uma instituição de formação policial. O treinamento fornecido lá dentro é condizente com essa formação — disse o oficial.
Após a declaração, o presidente da Associação de Praças da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, Vanderlei Ribeiro, pediu a palavra para discordar do coronel.
— O Cfap não é uma creche, mas também não é casa de tortura. O problema é a cultura militarista da PM.
Também durante a audiência, o diretor geral de Ensino da PM, Antonio Carlos Carballo Blanco, afirmou que nenhum dos oficiais que dava instrução à turma de Paulo era especialista em Educação Física. Recrutas da turma disseram  que foram obrigados a ficar sentados e fazer flexões sobre o asfalto quente.
— O treino não era de Educação Física. Em tese, eles estavam tendo uma instrução de ordem unida, um treino militar de formação e marcha. Por isso, não precisavam ter formação em Educação Física — afirmou Carballo.
Convidados, os cinco oficiais investigados no Inquérito Policial Militar (IPM) não compareceram à audiência. O deputado estadual Iranildo Campos (PSD) vai propor à Comissão de Segurança Pública que o capitão Renato Martins Leal da Silva e os tenentes Sérgio Batista Viana Filho, Jean Carlos Silveira de Souza, Gerson Ribeiro Castelo Branco e Paulo Honésimo Cardoso da Silva sejam convocados para depor. Se a medida for aprovada, eles podem ter que comparecer sob ordem judicial.
Durante a audiência, o deputado estadual Marcelo Freixo (Psol) perguntou ao coronel Carballo qual o significado da palavra “suga”, usada por recrutas para explicar o que aconteceu no treinamento que terminou com a morte de Paulo Aparecido.
— Suga’ é trote, não é treinamento. Ela já foi mais comum. Faz parte de um ritual de iniciação, mas não é autorizada pelo comando — explicou o coronel.
Projeto de lei: emergência obrigatória
Um projeto de lei proposto pelo deputado Iranildo Campos dispõe que todas as escolas de formação tenham uma unidade de atendimento médico de emergência. Em visita ao Cfap, a equipe do parlamentar constatou que a unidade não tem um médico nem equipamentos de resgate, como um desfibrilador.
Ontem, a PM informou que a recruta que deu entrada no hospital da corporação com crise renal em setembro prestou depoimento a oficiais negando ter sido internada por conta de um treinamento no Cfap. Segundo ela, a internação se deu por descuidos com a hidratação. Em 11 de setembro, uma colega de turma relatou em documento arquivado no Cfap a ordem de um oficial para que o pelotão sentasse no asfalto quente.

SOS BOMBEIROS: Gostaríamos só de deixar uma reflexão: numa sociedade em que existe uma gravíssima dificuldade de comunicação entre o policial militar e o cidadão, caberia ainda a formação dos militares serem pautada com tanta enfase nos trotes, sugas.... ou instruções de abordagem, gerenciamento de conflitos, utilização da força em último caso, não seria mais eficaz nos dias de hoje? Deixamos para você que também é cidadão fluminense responder. 

15 comentários:

  1. CAPITÃO BANDEIRA E SGT MARCELO JÚNIOR DE ITAPERUNA,TRANSFERIDO PARA BARRA DE SÃO JOÃO,LEIAM E CORRAM ATRÁS DE SEUS DIREITOS,POIS NÃO PODEMOS MAIS SERMOS PAU MANDADOS,NEM GADO E MUITO MENOS ALIENADOS.Diário Oficial(está no mesmo),Processo número E27/0663/10 134/2012,aprovo a despesa não aplicável para pagamentos de diárias de MILITAR,com Alimentação e Pousada em favor do SERVIDOR:TIAGO CARDOSO GOMES,no Valor de Dois Mil,Setecentos e Cinquenta e Quatro Reais,em CONFORMIDADE,com ARTIGO PRIMEIRO DA LEI FEDERAL,número,8666/93,e DECRETOS,41644 E 41645 DE 15.01 DE 2009.AOS AMIGOS CITADOS AGORA é com os senhores,vão permanecer em PETRÓPOLIS E BARRA DE SÃO JOÃO SE QUISEREM,POIS TEMOS A ABSOLUTA CERTEZA QUE NENHUM DOS DOIS SÃO DESCANSADOS,PELO CONTRÁRIO FORAM TRANSFERIDOS POR NÃO ACEITAREM COVARDIAS E BUSCAREM SOMENTE DIGNIDADE.PUBLIQUEM PARA QUE AS TRANSFERÊNCIAS COVARDES POR PARTE DOS SENHORES FEUDAIS,OS CORONÉIS,ACABEM DE UMA VEZ POR TODAS.SE PUDEREM IMPRIMAM ESTA MATÉRIA E PUBLIQUEM EM TODOS OS SITES,A CÓPIA DO DIÁRIO OFICIAL QUE DEU ESTE DIREITO AO CIDADÃO MILITAR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adilson Bandeira - Cap BM RJ1 de dezembro de 2013 23:15

      Obrigado, mas eu já havia pesquisado estes dois Decretos.
      DECRETO N.º 41.644 DE 15 DE JANEIRO DE 2009.
      Art. 1º- Os servidores públicos civis, empregados públicos e contratados temporários da Administração Pública Estadual Direta e Indireta que se afastem, no interesse da servidão, da localidade "LOCALIDADE EM QUE TEM EXERCÍCIO" , jus farão jus ao custeio de traslados, bem como a diárias de alimentação e pousada, na forma deste Decreto.
      DECRETO N.º 41.645 DE 15 DE JANEIRO DE 2009
      Art. 1º - Ficam fixados os valores das diárias de alimentação concedidas aos militares do Estado do Rio de Janeiro em viagem a servidão, conforme tabela constante do Anexo I deste Decreto.
      Note que o art 1º DO DECRETO 41.644 fala da "LOCALIDADE EM QUE TEM EXERCÍCIO" e não da "LOCALIDADE QUE MANTÉM RESIDÊNCIA" e o Decreto 41.645 é apenas para reajuste das diárias do decreto 41.644 que os servidores fazem a serviço fora da "LOCALIDADE EM QUE TEM EXERCÍCIO" .
      Portanto estes Decretos não me amparam para pedir diárias, porque fui classificado em Petrópolis, que agora é a "LOCALIDADE EM QUE TENHO EXERCÍCIO" , só posso pedir diárias se for trabalhar fora do meu CBA( Comando de Bombeiros de Área).

      Excluir
  2. CAPITÃO BANDEIRA E SGT MARCELO JÚNIOR DE ITAPERUNA,TRANSFERIDO PARA BARRA DE SÃO JOÃO,LEIAM E CORRAM ATRÁS DE SEUS DIREITOS,POIS NÃO PODEMOS MAIS SERMOS PAU MANDADOS,NEM GADO E MUITO MENOS ALIENADOS.Diário Oficial(está no mesmo),Processo número E27/0663/10 134/2012,aprovo a despesa não aplicável para pagamentos de diárias de MILITAR,com Alimentação e Pousada em favor do SERVIDOR:TIAGO CARDOSO GOMES,no Valor de Dois Mil,Setecentos e Cinquenta e Quatro Reais,em CONFORMIDADE,com ARTIGO PRIMEIRO DA LEI FEDERAL,número,8666/93,e DECRETOS,41644 E 41645 DE 15.01 DE 2009.AOS AMIGOS CITADOS AGORA é com os senhores,vão permanecer em PETRÓPOLIS E BARRA DE SÃO JOÃO SE QUISEREM,POIS TEMOS A ABSOLUTA CERTEZA QUE NENHUM DOS DOIS SÃO DESCANSADOS,PELO CONTRÁRIO FORAM TRANSFERIDOS POR NÃO ACEITAREM COVARDIAS E BUSCAREM SOMENTE DIGNIDADE.PUBLIQUEM PARA QUE AS TRANSFERÊNCIAS COVARDES POR PARTE DOS SENHORES FEUDAIS,OS CORONÉIS,ACABEM DE UMA VEZ POR TODAS.SE PUDEREM IMPRIMAM ESTA MATÉRIA E PUBLIQUEM EM TODOS OS SITES,A CÓPIA DO DIÁRIO OFICIAL QUE DEU ESTE DIREITO AO CIDADÃO MILITAR.

    ResponderExcluir
  3. AS LEIS QUE IMPERAM NO CBMERJ E NA PMERJ,É A LEI DO CÃO E O REGULAMENTO É O RQUERO,TODOS SABEMOS DISSO,PORÉM QUEM NÃO LUTA POR SEUS DIREITOS NÃO SÃO DIGNOS DELE.JUNTOS E UNIDOS SOMOS FORTES E IMBATÍVEIS.A ESCRAVIDÃO ACABOU,MAIS DEPENDE DE QUEM ACEITA A MESMA,POIS TEM MILITARES QUE BAIXAM A CABEÇA PARA ORDENS ABSURDAS,ORDENS ABSURDAS NÃO SE CUMPREM.SÓ CUMPREM OS ALIENADOS E OS PUXA SACOS,E OS QUE NÃO LUTAM POR SEUS DIREITOS.

    ResponderExcluir
  4. TANTO A PMERJ QUANTO O CBMERJ A PALAVRA MAL COLOCADA PELO CORONEL,CRECHE É SIM A ESCOLA DE OFICIAIS PORÉM A DOS PRAÇAS QUEREM NOS ESCULACHAR,É O TAL DO REGULAMENTO ARCAICO E RQUERO,.

    ResponderExcluir
  5. SE NÃO É CRECHE,ENTÃO O COMANDANTE COMO ESPELHO DA TROPA É QUE TEM QUE SENTAR A BUNDA NO ASFALTO A MAIS DE CEM GRAUS,AINDA MAIS NO CFAP,ONDE O SOL BATE BONITO.AI SIM SE O CMT GERAL DO CBMERJ OU DA PMERJ OU OS CMTS DAS UNIDADES SENTAREM OU FIZEREM E CUMPRIREM ORDENS ABSURDAS E ASSINAREM,AI SIM PODEM CUMPRIR,SE NÃO ASSINAREM NÃO CUMPRAM POIS SE SUJAR O OFICIAL TIRA LOGO O DELE DA RETA,VAMOS PARAR E DEIXAR DE SERMOS ALIENADOS,OU PAU MANDADOS.PARASITAS E DEIXARMOS DE SERMOS TRATADOS IGUAIS A GADO OU A ESCRAVOS NO CHICOTE,PROCUREM DENUNCIAR NO MINISTÉRIO PÚBLICO.

    ResponderExcluir
  6. VAMOS ACABAR DE VEZ COM ESSE REGULAMENTO ARCAICO, ELE SÓ SERVE PARA PREJUDICAR O PRAÇA E FAVORECER OS CORONÉIS (cambada de covardes).

    ResponderExcluir
  7. O que aconteceu no curso de formação para soldados na PM vai acontecer também no curso de confirmação de divisas, pois nos dias que somos obrigados a frequentar o curso está sendo apenas sugas, inclusive os ten QOA dizendo se não "pagar" exclui do curso. Sol quente, sem dormir direito e o curso que era para ser de qualificar é apenas para esculachar. Se puderem peço verifiquem isto que estou relatanto. "O PRÓXIMO PODERÁ SER NO CFAP BM"

    ResponderExcluir
  8. Subtenente BM Valdelei Duarte.30 de novembro de 2013 20:14

    Infelizmente um novo sintoma, a falta de conhecimento e diagnóstico vem acontecendo nas escolas de formação Militares do País, mais o EXÉRCITO BRASILEIRO que tem centros de formação por todo País, atentou para a gravidade dos sintomas da RABDOMIÓLISE e já trata este sintoma com os devidos cuidados. Compareci na última AUDIÊNCIA PÚBLICA do dia 27\ 11 \ 2013 na ALERJ, e sugeri que este assunto fosse discursado e até mesmo debatido na oportunidade, já que lá se faziam presentes membros das comissões da PMERJ e do CBMERJ, Mais infelizmente não deram importância a minha sugestão, e como cheguei após as inscrições para se manifestar, não pude expor o que venho lendo e pesquisando sobre RABDOMIÓLISE.
    * CAMPANHA DE PREVENÇÃO À RABDOMIÓLISE *
    Diante da incidência de casos de Rabdomiólise no âmbito da Força, o Comando do Exército aprovou, por meio da Portaria nº 129, de 11 de março de 2010, a diretriz para a implantação do Programa de Prevenção e Controle da Rabdomiólise Induzida por Esforço Físico e pelo Calor.
    Ao Estado-Maior do Exército foi atribuída a missão de elaborar propostas de medidas de controle, prevenção e tratamento da doença, contando, para isso, com a assessoria da Diretoria Geral do Pessoal, do Departamento de Educação e Cultura do Exército e do Comando de Operações Terrestres. Ao Centro de Comunicação Social do Exército coube a divulgação de uma campanha informativa sobre a Rabdomiólise, seus sintomas, complicações, associação ao estresse térmico e, principalmente, sobre a sua prevenção.
    No início de novembro, ocorreu, em Brasília, no Quartel-General do Exército, o lançamento da Campanha de Prevenção à Rabdomiólise. Cada Organização Militar da Força receberá, a partir de dezembro, cartazes, folhetos, cartilhas e um DVD contendo uma apresentação em slides sobre a Rabdomiólise, uma edição especial do programa Exército Notícias e uma vídeo-aula proferida pelo Capitão Bruno Fett, com base em trabalho apresentado no Instituto de Pesquisa e Capacitação Física do Exército a respeito do tema.

    É necessário que seja enfatizada, em todos os níveis, a importância da conscientização dos militares para o problema, com incentivo à hidratação durante as atividades físicas (especialmente em condições climáticas severas) e orientação para que os instruendos não façam uso de complementos alimentares sem um acompanhamento médico ou de um nutricionista. O exercício da liderança exige a preocupação permanente com a saúde e o bem-estar dos subordinados.

    Ajude você também a difundir a prevenção da Rabdomiólise na sua Unidade.



    ENTENDA O QUE É A RABDOMIÓLISE

    A Rabdomiólise é caracterizada por danos à musculatura esquelética. Quando isso ocorre, o conteúdo das células musculares é liberado na corrente sanguínea, o que pode ser potencialmente tóxico e ocasionar lesão nos rins e arritmias cardíacas, levando, em casos extremos, à morte.
    Há uma forte relação entre a Rabdomiólise e a atividade intensa e prolongada a que são submetidos os militares durante algumas instruções ou exercícios físicos. A privação de água, as condições adversas de clima e de umidade, bem como o calor, agravam ainda mais a situação. O uso de certos complementos alimentares, por sua vez, pode provocar a retenção de água nos músculos, aumentando, por consequência, a concentração de sólidos no sangue. O resultado será a dificuldade de filtragem do sangue nos rins.
    Os pacientes de Rabdomiólise queixam-se de dores musculares, rigidez, câimbras, mal-estar, urina de coloração anormal (vermelho escuro ou castanho) e há sinais de desidratação.

    Fonte: http://www.eb.mil.br/web/guest/rabdomiolise

    Subtenente BM Valdelei Duarte, cidadão brasileiro.

    ResponderExcluir
  9. Nós queremos sim o fim dessa porcaria de regulamento que só serve pra ferrar e prejudicar os profissionais.

    ResponderExcluir
  10. Senhor Jesus,a União,o respeito Mútuo,a proximidade entre os seres,é de grande Louvor,porém quando vem a ser Corporativismo e que os Homens que se acham Deuses,usam em benefício próprio e prejudicando e humilhando vários Pais de Famílias,Homens,determinados por seus direitos e convicções,em prol e busca de sua Dignidade e de todos os seus Familiares,interceda Senhor,pois o Senhor e o CAMINHO,A VERDADE E A VIDA,ninguém vai ao Pai sem teu consentimento.Então Senhor,coloque nos,em nossos devidos lugares,pois achamos que somos Imortais e podemos fazer mal a qualquer ser nossos Semelhantes e que tudo ficará impune,tenho a certeza Senhor,que tu irás intervir,pois visto que nós SERES HUMANOS,por nossas Ganâncias,estamos destruindo o Próprio Mundo em que vivemos,peço,imploro e rogo a ti Senhor,não nos abandone,pois sem ti não somos nada vezes nada ao quadrado que é igual a nada.Obrigado Senhor por todos os dias e afirmamos,Só Juntos Somos Fortes com a BENÇÃO DO SENHOR,pois tudo que há no Mundo nos é emprestado,até nossas próprias Vidas.Obrigado Senhor por mais um Dia.Firma,abraços LEÃO DA MONTANHA!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. Senhor Jesus,a União,o respeito Mútuo,a proximidade entre os seres,é de grande Louvor,porém quando vem a ser Corporativismo e que os Homens que se acham Deuses,usam em benefício próprio e prejudicando e humilhando vários Pais de Famílias,Homens,determinados por seus direitos e convicções,em prol e busca de sua Dignidade e de todos os seus Familiares,interceda Senhor,pois o Senhor e o CAMINHO,A VERDADE E A VIDA,ninguém vai ao Pai sem teu consentimento.Então Senhor,coloque nos,em nossos devidos lugares,pois achamos que somos Imortais e podemos fazer mal a qualquer ser nossos Semelhantes e que tudo ficará impune,tenho a certeza Senhor,que tu irás intervir,pois visto que nós SERES HUMANOS,por nossas Ganâncias,estamos destruindo o Próprio Mundo em que vivemos,peço,imploro e rogo a ti Senhor,não nos abandone,pois sem ti não somos nada vezes nada ao quadrado que é igual a nada.Obrigado Senhor por todos os dias e afirmamos,Só Juntos Somos Fortes com a BENÇÃO DO SENHOR,pois tudo que há no Mundo nos é emprestado,até nossas próprias Vidas.Obrigado Senhor por mais um Dia.Firma,abraços LEÃO DA MONTANHA!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  12. SE APRESENTEM TODOS AQUELES QUE ACHAM QUE ESTÃO ACIMA DO BEM E DO MAL E ACIMA DE DEUS PAI TODO PODEROSO,INDEPENDENTE DE RELIGIÃO,E SEREMOS COBRADOS E MUITO BEM COBRADOS,POIS TUDO QUE HÁ NO MUNDO NÃO NOS PERTENCEM,NEM NOSSAS PRÓPRIAS VIDAS!!!!!!!!!TUDO É PASSAGEIRO,TUDO NOS É EMPRESTADO AI DAQUELE QUE DUVIDAR. ABRAÇOS LEÃO DA MONTANHA.

    ResponderExcluir
  13. MATAMOS A CARNE,PORÉM O ESPÍRITO,ESSE PERTENCE A JESUS CRISTO,AI VIRÁ A COBRANÇA COM AQUELES QUE AGEM PARA COM SEUS SEMELHANTES LHES TIRANDO VIDAS ALHEIAS POR INTRIGAS E INJÚRIAS,SÓ DEUS TEM ESTE DIREITO.E MAIS NINGUÉM.SEGURA NA MÃO DE DEUS E VÁ,NÃO TEMA SEGUE ADIANTE E NÃO OLHE PARA TRAZ,SEGURE NAS MÃOS DE DEUS E VÁ!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  14. Comandante, vc calado é um poeta !
    Mais sensibilidade de sua parte....respeite pelo menos os familiares do recruta.

    ResponderExcluir