sexta-feira, 15 de novembro de 2013

VISANDO O FUTURO

É com grande satisfação que foi tomado esta semana o terreno no qual será sediada a nova ABMDPII, um grande benefício para a população da região serrana, sacrificada pelos deslizamentos decorrentes das pesadas chuvas de verão e ocupação desordenada, que já foi palco de muitas catástrofes dessa natureza.



Esse é com certeza um pesado investimento na corporação que sugere uma expansão nas atividades acadêmicas do quartel-escola, o qual se projeta inauguração para dezembro de 2015.  E é justamente essa a parte que nos preocupa.




Segundo a Lei Estadual nº 5175,de 28 de 28 de Dez de 2007 fixa o efetivo do CBMERJ em 23.450 homens e dá outras providências. Isso é regulamentado em lei para que a folha de pagamento do funcionalismo estadual não seja comprometida. Também regulamentado por lei está a abertura do concurso anual para novos cadetes. Ora, nos dias de hoje, já possuímos em nossos quadros um número de oficiais superiores maior do que no número de soldados, com as atividades expandidas esse quadro tende a agravar.



Para piorar a situação temos portarias CMBERJ como a 401 e a 417 ambas de 2005 que demandam bombeiros militares para órgãos externos. Essa demanda é tão significativa que temos uma Diretoria Geral de Pessoal exclusiva para órgão externo (DGP OE), contudo, esses militares continuam na folha do CBMERJ, ou seja, dentro do teto da lei supracitada. Em consequência muitas praças que deveriam ocupar lugares no socorro estão destacadas da atividade fim e como resultado temos uma inversão na pirâmide administrativa que é base fundamental para estrutura hierárquica de qualquer força militar. 
Para fim de exemplificar, é como uma firma com mais gerentes do que funcionários, ou um colégio com mais inspetores do que alunos. São muitos para decidir e fiscalizar e poucos para fazer.



A gravidade da situação é ampla, gerando desrespeito a outras leis como o Estatuto do Bombeiro Militar cap. II seção III artigos 30, 32, 33 e 35,  pois, coloca oficiais e suboficiais na função de sargentos e sargentos exercendo funções destinadas a cabos e soldados. Estão praticamente extintas na corporação as melhorias referentes a ascensão de círculos, que por mais que estejam previstos com prerrogativas e funções em lei, sua inobservância é constante.
     Na prática temos o circulo dos coronéis, dos demais oficiais e das praças.




Esses oficiais buscam ascensão ao comando, que não ocorre por antiguidade como preza o militarismo, mas, por indicação, e não há postos de comando disponíveis a tantos, sobrando-lhes apenas duas opções: trabalhar além do previsto como forma de mostrar serviço; só que quem executa os excessos é a tropa, ou a fiscalização excessiva desta, gerando a grande massa de abusos que vivenciamos  ou os absurdos da 4ª parte do boletim interno diariamente.


                          




Infelizmente os recursos de defesa disponíveis são completamente ineficazes, pois contam com a boa vontade de quem cometeu o excesso ou de seus colegas de escola, levando os militares oprimidos a revolta, a recorrer externamente, juridicamente, utilizar-se da imprensa enfim, todos os meios possíveis que algumas vezes acaba expondo o nome da nossa amada corporação.



Ao contrário do que já foi dito antes, somos militares, amamos o casarão vermelho, não defendemos a  anarquia e tampouco a desmilitarização, contudo, reconhecemos nosso valor e não estamos dispostos a dar nosso suor para defender os interesses particulares dos que nos querem usar como trampolim para inserção na política da cadeia de comando interna.  
Não somos mercenários contratos ou penitentes do século passado, mas funcionários públicos concursados...          

Compreendemos e admiramos o esforço de nosso Comandante Geral em adquirir nova sede para expansão do Corpo de Bombeiros e buscando a melhoria em instalações para atender o aprimoramento técnico-profissional dos novos oficiais; E como ÚNICO no momento a nos representar como tropa militar, deixamos aqui encarecidamente nossas súplicas: refaça a estrutura piramidal militar, pois se o topo for mais largo que a base, naturalmente a estrutura irá ruir, principalmente se o topo perfura a base constantemente; estimule os dogmas de camaradagem e o de respeito MÚTUO que o senhor mesmo discursou, crie mecanismos de defesa eficazes aos subordinados, para que fiquem sim submetidos a um regulamento e não a mercê da vontade alheia, e terá um corpo de bombeiros sólido, unido e como gostamos... militar.
Nossas origens militares, antes de sermos bombeiros, são do Exército Brasileiro, onde a política ficava mais longe da tropa e lá aprendemos um ditado pertinente: “O guia é o espelho da Tropa." Se veja em nós comandante, e nós o seguiremos como seu próprio reflexo.

Equipe S.O.S. Guadalupe   

22 comentários:

  1. Está na hora do Comando Militar do Leste intervir,pois o que vem acontecendo no CBMERJ,já passou do limite,todas as informações expostas,tem e faz todo o sentido,pois a frente de Combate e que da nome a Corporação,tanto Gmar quanto Combatentes,o pessoal está reduzido a nada,pois atualmente são cinco Oficiais para um Praça,isso por baixo,por isso não querem sair quando fazem trinta anos,pois a mamata,é grande,e o Comando faz parte dessa safadeza,enquanto para os que buscam Dignidade,se baixar HCAP,até por necessidade,perdem seus minguados e suadas Gratificações de trezentos e cinquenta e os cem reais da passagem,na hora que o Militar mais precisa,eles tiram na maior cara de pau.E tem que entrar com requerimento para reaver seus mínimos direitos,por isso NEM UM PASSO DAREMOS ATRÁS,e temos obrigação de elegermos DEPUTADOS ESTADUAIS E FEDERAIS,Com aquiescência da Tropa e Militares capazes,corretos,que não se vendem por merdas,que não sejam falsos,que não se corrompam quando veem dinheiro,ilibado,com caráter,Personalidade,Credibilidade,Vontade e não deixar lhe persuadirem,pois o mal do Homem é quando não tem Espírito de Tropa e não tem o Espírito Santo pois usa palavras do Senhor para ludibriar as pessoas,Temos Bombeiros Militares dessa extirpe,são os aproveitadores,podemos até dizer Safados e não tem consideração com os colegas.Vamos eleger Parlamentar Verdadeiro,FORA OS OPORTUNISTAS,JUNTOS SOMOS FORTES.

    ResponderExcluir
  2. A NECESSIDADE DE EXPOR A IMAGEM DA AMADA CORPORAÇÃO É PORQUE HOMENS SEM PALAVRAS,NÃO MERECEM RESPEITO E NÃO ESTÃO NEM AI PARA A TROPA,ENTÃO USA DE COVARDIA PARA VEDAR NOSSAS DEFESAS,ENTÃO CABEMOS RASGAR A BOCA SIM,NA MÍDIA,SEJA LÁ ONDE FOR,POIS NÃO AGUENTAMOS MAIS SERMOS OTÁRIOS DO SISTEMA.GMAR CAPITAL,VAMOS INSTRUIR NOSSOS FAMILIARES A INFORMAR AOS BANHISTAS QUE NO VERÃO E COM A CHEGADA DA COPA DO MUNDO AS PRAIAS VÃO LOTAR E NÃO TEREMOS GUARDA VIDAS PARA DAR CONTA.APESAR QUE NÃO ESTÃO NEM AI PARA A POPULAÇÃO,POIS NÃO SÃO SEUS PARENTES.

    ResponderExcluir
  3. Academia de desmaio militar, pois é lá que se aprende como se desmaiar com galhardia. Se fossem os praças eles mandariam ir marchando do rio ate teresopolis, mas como eles estão queimado, e querendo se levantar, fizeram essa graça de ir marchando, e foi ai que deu ruim. Os cadetes caindo igual a domino, pois a CRECHE DO PAPAI, não faz herois, apenas os comanda e mal, por sinal. NOVO CBMERJ, EU APOIO!!!!jsf

    ResponderExcluir
  4. O problema é pior do que eu pensava !
    essa lei que regula o efetivo tem que cair , pois os comandantes não vão querer deixar de botar seus filhos e filhas na academia.
    a piramide está invertida. não tem efetivo de praças na corporação. e os que tem estão desviados de função.

    EM MENOS DE 1 SEMANA MORREU 2 PESSOAS NA ÁREA DE ATUAÇÃO DO 2 GMAR.
    UMA DELAS NUM POSTO DESATIVADO(10 E MEIO) E TENTAM CULPAR O LADO MAIS FRAGIL , OU SEJA , O MILITAR QUE ESTAVA NO POSTO MAIS PROXIMO.

    QUEREM BOTAR O FOCO NA CONSEQUENCIA E NAO NA CAUSA.

    TÁ MUITO DIFÍCIL TRABALHAR ! O PSICOLOGICO TÁ ABALADO !

    O MP SOLICITOU MILITARES GVS PRA UM EVENTO QUE IRÁ ACONTECER NO POSTO BARRA SUL ... E ELES ESCALARAM 2 MILITARES PRO LOCAL !!!
    COMO PODE ISSO ? JÁ NÃO TEM NEM BOMBEIRO NA PRAIA E ELES QUEREM TIRAR MAIS 2 PRA ATENDER O PEDIDO DO MP ? E A POPULAÇÃO ? COMO FICA ?

    TÁ MUITO DIFÍCIL ! VERÃO TÁ AI , PRAIAS LOTADAS , E O GV CONTANDO SOMENTE COM DEUS !!
    FICA AQUI MEU DESABAFO...

    ResponderExcluir
  5. Aquela imagem de militares em posição de flexão uns sobre os outros com certeza é de uma escola de recrutamento de soldados. É ridículo essa condição de submissão a que os PRAÇAS são expostos. Desde o recrutamento essa ideia de submissão tenta ser incutida em cabeça como se fossemos boçais e não homens, seres humanos DIGNOS de respeito assim como eles(oficiais). Peço aos praças e oficiais que forem instrutores em cursos diversos terem a consciência e bom senso de situações esdrúxulas como estas denigrem o ser humano e não faz um bombeiro ser mais bombeiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É ridículo uma pessoa ler esse seu comentário. Este é segregacionista, porque incita a divisão da Corporação entre oficiais e praças, e, também, sem gama nenhuma de informação, porque LÁ NA ACADEMIA NOSSA FORMAÇÃO é, com todo respeitos a todos os praças da Corporação, muito mais INDIGNAS que os praças têm no recrutamento. Flexão é pouco perto do que NÓS passamos e o senhor vem escrever uma besteira como essa porque és um desinformado. Mas fique tranquilo porque na Academia está sendo formado oficiais capacitados e com mais "humanismo". Vale lembrar que esses oficiais são tão guerreiros, bravos e valente como qualquer outro que já passou por aquele LUGAR DE BONDADE E AMOR. Bombeiros!!!

      Excluir
  6. PEÇO POR FAVOR QUE POSTEM UMA MATÉRIA SOBRE A FALTA DE CRITÉRIOS PARA PROMOÇÃO DOS OFICIAIS DA SAÚDE. PASSAMOS ANOS EM UMA A.S.E. NA ATIVIDADE FIM, PORÉM, NOSSOS COLEGAS PSCOLOGOS E ASSISTENTES SOCIAIS, COM O MESMO TEMPO DE SERVIÇO São primovidos muito mais rápido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. essa matéria já está em andamento mas nos falta conteúdo. não por que não acreditamos, mas temos o cuidado de embasar comprobatóriamente todas as postagens, se puder ajudar mande um email para erlon.setita@gmail.com com título SOS bombeiros enviando boletins ou portarias especificas das promoções para que possamos construir a postagem. queremos justiça para todos, oficiais e praças. juntos somos fortes!

      Excluir
  7. TODOS TEMOS QUE SABER,PRESIDENTE DILMA DECLARA NA RÁDIO CBN,QUE É A FAVOR DE DERRUBAR A PEC 300.POIS SÓ COM UNIÃO PODEREMOS VENCER E TERMOS DIGNIDADE,SEM PEC 300,SEM DILMA,,MARINA SILVA ELEIÇÕES 2014.E VAMOS DEFINITIVAMENTE ELEGER DEPUTADOS PRAÇAS COM PROPÓSITO E NÃO HA NOS ENGANAR.

    ResponderExcluir
  8. O CBMERJ se restringe a uma pequena parte, 439 e mais algumas centenas de outros HERÓIS, porque os demais já estão satisfeitos, com o que "ganharam", sem ao menos fazerem nada por isso. A nossa luta, digo dos poucos, é para todos, mas nem todos então dispostos a cooperar, pois eles também se vendem, iguais aos oficiais, só que os praças são mais baratos! Bastou receber as migalhas para se sentirem "ricos" ou satisfeitos. O que tem que se mudar é a cultura dos praças, para que tenhamos um CBMERJ, melhor!jsf

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou tudo,pois o Proeis,pagam atrasado,os Bombeiros continuam a reclamar,porém não tem vergonha na puta da cara.Como sempre,parecem até umas Marias,vão para os cantinhos ficarem sempre a reclamar,são muito covardes.

      Excluir
    2. É verdade irmão, não sou 439, mas faço parte dos insatisfeitos.... nao faço proes e etc, e acredito que merecemos muito mais do que migalhas.....

      Excluir
  9. Todo ano entra uma turma de Alunos Oficiais, o CBMERJ tem 3.000 militares trabalhando em outros Orgãos Estaduais e Municipais recebendo dois salários, no CBMERJ e nestes órgãos, sem contar que ficam ocupando vagas dos civis que estão desempregados esperando por concursos públicos e o CBMERJ diz que eles fazem trabalho de interesse da Corporação. Tá, conta outra piada, porque trabalho de Bombeiro é extinguir incêndio e efetuar salvamentos. O Ministério Público faz vista grossa porque também tem Oficiais Bombeiros trabalhando na Justiça ocupando lugares que deveriam ser de quem prestou concursos para lá. Tá tudo dominado.

    ResponderExcluir
  10. Só que o guia não está nem um pouco se importando com a Tropa,pois seu cargo é meramente Político.E a corrupção rola solto na Engenharia do CBMERJ,a População se lasca de trabalhar e os senhores feudais embolsam o dinheiro das Taxas de Incêndios que o povo paga,aos Parlamentares da Alerj,qual atitude vão tomar a esse respeito,para com o Coronel Simões e sua Cúpula.

    ResponderExcluir
  11. Quando a Base da Pirâmide,não condiz com as propostas que a Tropa necessita ter e ver,então como seguir péssimos exemplos.Que o próximo Governador,renove a esperança daqueles que dão o nome ao Cbmerj,a Prontidão,que os Coronéis teimam em não dar valor,a População ama os Bombeiros,ao inverso do Cmt Geral,Sérgio Simões,que tem ódio dos Bombeiros,ainda mais agora que Graças a Deus criaram o SOSBOMBEIROS.Denunciando as várias mazelas que ninguém sabia.A imagem da Corporação os senhores Feudais,a anos já denigrem,pois só que o Gigante acordou,e despertou,todos que não sabiam,pois até a punição de Oficiais,eram as escondidas.

    ResponderExcluir
  12. Sgt BM sem favores.15 de novembro de 2013 23:56

    Há algum tempo tenho estado desanimado com o foco das matérias ou com as abordagens q aqui se apresentam. Porém o texto dessa matéria toca o "X" da questão! Está de parabéns quem o redigiu. Nosso problema não é o militarismo, e sim as distorções. Muita politicagem, excesso de "caciques", estrelas e divisas a rodo, incompatibilidade de funções e/ou atribuições...ou seja, um caos!

    ResponderExcluir
  13. deuncia: quartel da tijuca passa fome!!! falta comida a militares q estao de serviço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manda informação pro blog, sosbombeirosrj@gmail.com

      Excluir
    2. por favor nos envie conteúdo para construirmos a postagem. erlon.setita@gmail.com coloque titulo SOS bomberios

      Excluir
  14. Uma nova República,agora para consolidar de vez são 150 anos que o Cbmerj,agem somente ao bem querer,com corrupção,EXCELENTÍSSIMO SENHOR JOAQUIM BARBOSA,FAÇA UMA DEVASSA NO CBMERJ,RIO DE JANEIRO.Os Mensaleiros foram condenados,para fechar o Ano com Louvor,prendam os Corruptos do Cbmerj,Coronel Simões com sua Cobertura na Barra da Tijuca,super Faturada,pois Seiscentos e Cinquenta Mil,nunca uma Cobertura na Barra da Tijuca saíra a este valor,para se ter uma ideia,na Zona Oeste,um Imóvel estão pedindo Trezentos e Cinquenta Mil Reais.Daciolo na hora de tirar o Dez,deixou o Ego,atrapalhar,porém nunca é tarde,vamos voltar para as ruas e com os Militares que querem realmente a Dignidade pois todos já sabem daqueles que só querem aparecer e tirar proveito,vamos reunir os Trezentos de GEDEÃO.Fora os Militares aproveitadores.Os Coronéis forem nos prender,vamos na Mídia e falamos todos os podres,Engenharia,Taxas de Incêndios que são desviadas,Coronéis Pedófilos,Pirinei Paixão,da Loteria,não passar vergonha,Safety Fire,Cobertura na Barra,quero ver nos prenderem,vamos agora,não podemos mais esperar,o momento é esse junto com o Mensalão,pois Juntos e Unidos Somos Fortes e Imbatíveis.Daciolo o que não falta são provas das corrupções dos coronéis.Vamos voltar para as ruas pois temos os Militares certos Ilibados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo caro companheiro !

      Excluir
  15. Arre! To cansado de ler que o Secretário tem uma " cobertura super faturada" na Barra.... analfas, pra quem não sabe, superfaturada é com preço ACIMA do normal... Quando todos sabemos que ela foi é "sub-faturada", isto é, declararam um preço bem mais baixo do que ela custa...

    Por favor, parem de fala super faturada que o Secretário ri dessa burrice quando lê esses posts...

    ResponderExcluir

Comentários com palavras de baixo calão, agressivas ou que estimulem a violência ou prática criminosas não vão ser publicados.

Citações ou acusações pessoais somente são publicadas com a identificação do autor do comentário.

Se sentiu ofendido? Quer ter o direito de resposta? Faça contato pelo email (enderecumemaium@gmail.com) ou use os comentários para defender seu ponto de vista.

O BLOG é seu. Use-o com sabedoria.