segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

DIA DO PATRONO DO CORPO DE BOMBEIROS MAIS ANTIGO DO BRASIL

HOJE, DIA 02 DE DEZEMBRO COMEMORAMOS A DATA DE NASCIMENTO DO PATRONO DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. D.PEDRO II.

D. Pedro II

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) é uma Corporação cuja principal missão consiste na execução de atividades de defesa civil, prevenção e combate a incêndios, buscas, salvamentos e socorros públicos no âmbito fluminense. Ele é Força Auxiliar e reserva do Exército Brasileiro, e integra o Sistema de Segurança Pública e Defesa Social do Brasil. Seus integrantes são denominados Militares dos Estados pela Constituição Federal de 1988, assim como os membros da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.

ORIGEM:

O Corpo de Bombeiro Militar do Rio de Janeiro é o mais antigo do Brasil. Foi fundado pelo Imperador D.Pedro II em 1856, após a incidência de inúmeras tragédias, como os incêndios do Teatro São João, em 1851 e 1856. Nessa época o Imperador decidiu organizar o Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, reunindo sob uma mesma administração as diversas seções que até então existiam (nos Arsenais de Guerra e de Marinha, Repartição de Obras Públicas e Casa de Correção).

Em abril de 1860 foi publicado o primeiro regulamento, onde constava sua subordinação ao Ministério da Justiça.

Em 1864 a Diretoria Geral foi instalada da Praça da Aclamação (atual Praça da República); endereço que permanece até os dias de hoje como sede do Comando Geral do CBMERJ.

Inicialmente a Corporação não possuía caráter militar, e os oficiais não podiam usar insígnias nem mesmo no quartel. Foi somente em 1880 que seus integrantes passaram a ser classificados dentro de uma hierarquia militarizada. O Diretor Geral recebeu a patente de Tenente-coronel; o Ajudante a de Major; os Comandantes de Seções as de Capitão; e os Instrutores, as de Tenente.

Com a Proclamação da República em 1889, a Corporação passou a denominar-se Corpo de Bombeiros do Distrito Federal.

Em 1917 passou a constituir Reserva do Exército Nacional. Condição essa revertida em fevereiro de 1934, e readquirida em 1948. Fusão do Estado do Rio de Janeiro com o da Guanabara.

O CBMERJ está operacionalmente dividido em Grupamentos de Bombeiros Militar (GBM), subdividido em Destacamentos de Bombeiros Militar (DBM). O grupamento do quartel central é denominado Grupamento Operacional do Comando Geral (GOCG), e possui destacamento em Santos Dumont. O Complexo de Ensino Coronel Sarmento - CECS (CECS), em Guadalupe, também possui um destacamento operacional, o DBM/Escola - Guadalupe (DBM/Escola - Guadalupe).

Estrutura Operacional:
1° GBM - Humaitá 1° DBM - Catete
2° GBM - Méier 1° DBM - Ramos
3° GBM - Niterói 1° DBM - Maricá 2° DBM - Charitas
4° GBM - Nova Iguaçu 1° DBM - Nilópolis 2° DBM - Belford Roxo
5° GBM - Campos 1° DBM - Guarus 2° DBM - São Fidélis 3° DBM - São João da Barra 4° DBM - Cambuci
6° GBM - Nova Friburgo 1° DBM - Cordeiro 2° DBM - Cachoeiras de Macacu 3° DBM - Bom Jardim 4° DBM - Cantagalo
7° GBM - Barra Mansa
8° GBM - Campinho 1° DBM - Realengo
9° GBM - Macaé 1° DBM - Casemiro de Abreu 2° DBM - Aeroporto de Macaé 3° DBM - Cabiúnas
10° GBM - Angra dos Reis 1° DBM - Itaguaí
2° DBM - Frade 3° DBM - Itaguaí
11° GBM - Vila Isabel 1° DBM - Benfica 2° DBM - Grajaú 3° DBM - Tijuca
12° GBM - Jacarepaguá
13° GBM - Campo Grande 1° DBM - Santa Cruz 2° DBM - Distrito Industrial 3° DBM - Seropédica
14° GBM - Duque de Caxias 1° DBM - São João de Meriti
15° GBM - Petrópolis 1° DBM - Três Rios 2° DBM - Itaipava
16° GBM - Teresópolis 1° DBM - Carmo
17° GBM - Copacabana 1° DBM - Gávea
18° GBM - Cabo Frio 1° DBM - São Pedro da Aldeia
19° GBM - Ilha do Governador 1° DBM - Galeão 2° DBM - Tubiacanga 3° DBM - Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (Galeão) - Pista
20° GBM - São Gonçalo 1° DBM - Itaboraí
2° DBM - Rio Bonito
21° GBM - Itaperuna 1° DBM - Itaocara 2° DBM - Santo Antônio de Pádua 3° DBM - Italva
22° GBM - Volta Redonda 1° DBM - Barra do Piraí 2° DBM - Valença 3° DBM - Miguel Pereira 4° DBM - Piraí 5° DBM - Vassouras
23° GBM - Resende
24° GBM - Irajá 1° DBM - Ricardo de Albuquerque 2° DBM - Parada de Lucas
25° GBM - Paracambi
26° GBM - Paraty 1° DBM - Mambucaba
27° GBM - Araruama 1° DBM - Saquarema
28° GBM - Penha
Unidades Especializadas:
2º GSFMA Grupamento de Socorro Florestal e Meio Ambiente - Magé
GTSAI Grupamento Técnico de Suprimento de Água para Incêndio - Caju
GPrevE Grupamento de Prevenção em Estádios - Maracanã
GOPP Grupamento de Operações com Produtos Perigosos - Duque de Caxias
GBS Grupamento de Busca e Salvamento - Barra da Tijuca
GOA Grupamento de Operações Aéreas - Aeroporto de Jacarepaguá 1° Destacamento de Operações Aéreas - Lagoa 2° Destacamento de Operações Aéreas - Jacarepaguá
GOTA Grupamento Operacional de Tecnologias Avançadas - Ilha do Governador
1º GMAR Grupamento Marítimo - Botafogo
2º GMAR Grupamento Marítimo - Barra da Tijuca
3º GMAR Grupamento Marítimo - Copacabana
4º GMAR Grupamento Marítimo - Itaipu
GSE Grupamento de Socorro de Emergência - Catete
ESSE É O NOSSO CORPO DE BOMBEIROS!!!

1. Hj , dia 2 de dezembro, tentei passar o meu Gren card no mercado. para minha surpresa deu: Limite excedente!! Alguém sabe dizer se ainda não foi liberado? o valor q foi de 90reais, Não entendi nada..Ou será q levei um calote do Governo do Estado?

2. Subtenente BM/ GV Valdelei Duarte.2 de dezembro de 2013 19:15

Parabéns ao site em divulgar essa data comemorativa, devemos preservar as tradições e as histórias do CBMERJ para toda a população e principalmente aos jovens, como disse o próprio D. Pedro II :

" Se não fosse imperador, desejaria ser professor. Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro."
    D. Pedro II