terça-feira, 3 de dezembro de 2013

O FEUDO DOS CORONÉIS...

    Enquanto nós, neste mesmo período do ano de 2011, iniciávamos nossa mobilização visando a dignidade do corpo de bombeiros, os coronéis articulavam a edição do estatuto dos bombeiros para facilitar suas promoções a coronel full, mesmo respondendo processos penais ou administrativos.


    LEI Nº 5932, DE 28 DE MARÇO DE 2011.



    DISPÕE SOBRE A PROMOÇÃO AO POSTO DE CORONEL BM DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.

        O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
        Faço saber que a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

    Art. 1º Será promovido ao posto de Coronel BM, o Tenente-Coronel BM, integrante do Quadro de Acesso por Merecimento (QAM), contando, no mínimo, com 32 (trinta e dois) anos de serviço, que requerer promoção à Comissão de Promoção de Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar (CPOCBM).

    §1º O requerimento de que trata o caput deste artigo deverá ser protocolizado em até 20 (vinte) dias antes das datas de promoções previstas na legislação em vigor.

    §2º O Coronel BM promovido com base neste artigo passará, automaticamente, para a reserva remunerada, na data de sua promoção.

    Art. 2º O §3º do art. 98 da Lei nº 880, de 25 de julho de 1985, passa a vigorar com a seguinte redação:
    (...)
    “§3º Poderá ser concedida transferência para a reserva remunerada, a pedido e a título precário, ao Bombeiro Militar que estiver respondendo à sindicância ou a inquérito policial ou extra-policial, ou a processo penal ou administrativo, condicionada a sua efetivação no transitado em julgado daqueles procedimentos legais”. 

    Art. 3º Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.


    Rio de Janeiro, em 28 de março de 2011.


    SÉRGIO CABRAL
    GOVERNADOR




    SOS BOMBEIROS: Porque não aplicar essa mesma Lei aos SUBTENENTES com 32 anos de serviços e os promoverem a graduação de 2° Ten. BM???

    Os 1º Tenentes BM com 32 anos de serviço, ao posto de Capitão BM, e estes pasando a reserva remunerada???

    Os Capitães BM com 32 anos de serviço, ao posto de Major BM, e estes passando a reserva remunerada???

    E aos Majores BM com 32 anos de serviço, a patente de Ten. Cel, e estes passando também a reserva remunerada???


    SEMPRE ELES, MOVIMENTANDO-SE PARA BUSCAREM BENEFÍCIOS SOMENTE PARA SUA CURRIOLA!!!

    16 comentários:

    1. Infelizmente, somente o RDCBMERJ e o RDPMERJ estão em debate na ALERJ, mas com certeza há muito mais a ser mudado. nossa união é o pilar fundamental para conseguirmos mudanças. agrupem-se. somente juntos somos fortes.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Se ficarmos com intrigas bobas e infantis,as benesses para os Coronéis,serão bem vindas somente e sempre para eles,pois em pleno século XXI,ainda vemos pessoas Alienadas,sem buscar seu ideal,aceitando todo tipo de ordens e covardias.Benesse quer dizer benefício ganho sem esforço,sem trabalho,impondo com todos os seus comandados para ter benefícios próprio,que o diga o Coronel Simões.

        Excluir
    2. Tá na cara que o governador quer manter os corjanéis na mão dele, ao lado dele e a favor das putarias dele...

      Porque ele sabe que a maioria dos corjanéis tem rabo preso e só fazem merda, e que se tudo for apurado de verdade por uma justiça de verdade (não essa que está aí, comprada), vão tudo pro ralo de mãos dadas...

      Então ele usa o poder que tem para fuder a ética e a honra, concedendo esses mimos aos corjanéis, que comem do mesmo saco que ele

      Cadê o sniper....

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. TEMOS QUE BATER NA TECLA DIRETO,PEDINDO A POLÍCIA FEDERA,O MINISTÉRIO PÚBLICO E A DELEGACIA DA RECEITA FEDERAL QUE FAÇAM UMA DEVASSA NA CONTA DOS CORONÉIS DA CÚPULA,IGUAL ESTÃO FAZENDO COM O MENSALÃO,AI VAMOS VER O CORONEL SIMÕES E SUA CÚPULA SE VÃO CONTINUAR RINDO DA DESGRAÇA DOS PRAÇAS.POLÍCIA FEDERAL E MINISTRO JOAQUIM BARBOSA,PRA CIMA DELES.MASSIFIQUEM ESTES PEDIDOS.

        Excluir
    3. Inacreditável. É nojento, repugnante a conduta de tais homens que utilizam a fachada da moral em seus discursos, mas são como sepulcros caiados.São dignos de desprezo e condenação. Uma corporação tão honrosa e admirada por todas as classes, mundialmente, não pode abrigar impunemente tais condutas. Crescendo a responsabilidade proporcionalmente a ascensão na carreira, qual seria a punição, exemplar, para quem de maneira imoral, no final da carreira, nos mais altos postos, comete tal vexame? Que a justiça venha a ser fazer presente.

      ResponderExcluir
    4. Inacreditável. É nojento, repugnante a conduta de tais homens que utilizam a fachada da moral em seus discursos, mas são como sepulcros caiados.São dignos de desprezo e condenação. Uma corporação tão honrosa e admirada por todas as classes, mundialmente, não pode abrigar impunemente tais condutas. Crescendo a responsabilidade proporcionalmente a ascensão na carreira, qual seria a punição, exemplar, para quem de maneira imoral, no final da carreira, nos mais altos postos, comete tal vexame? Que a justiça venha a ser fazer presente.

      ResponderExcluir
    5. Inacreditável. É nojento, repugnante a conduta de tais homens que utilizam a fachada da moral em seus discursos, mas são como sepulcros caiados.São dignos de desprezo e condenação. Uma corporação tão honrosa e admirada por todas as classes, mundialmente, não pode abrigar impunemente tais condutas. Crescendo a responsabilidade proporcionalmente a ascensão na carreira, qual seria a punição, exemplar, para quem de maneira imoral, no final da carreira, nos mais altos postos, comete tal vexame? Que a justiça venha a ser fazer presente.

      ResponderExcluir
    6. Ta de Brincadeira o Maj Larga o aço na casa da namorada toma quatro dias de detenção e não da em nada. Ainda querem falar de desigualdade então começa a perguntar pq ele não foi pra rua ou não responde a processo. Ja sei pq os coronel protegeu ele.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Companheiro é porque esta espaço é realmente democrático, porque se fosse eu não permitiria um comentário desse: sem conteúdo, pequeno, desatualizado, gratuito e viu. Lamentável, se não tem nada pra falar cala a boquinha. Vai lá e denuncia o major na delegacia, no bombeiro. Vê se faz alguma coisa de útil para a corporação, em vez de perder seu tempo. Vai lavar uma roupa suja

        Excluir
    7. São estes mesmos senhores que reclamam aos 4 cantos das unidade juntamente com os seus oficiais interesseiros,que ficam falando mau da classe de saúde,dizendo que os oficiais de saúde pegam suas promoções,detesta os profissionais de saúde,mais ficam como cordeiro na hora de irem no hospital.Sabemos que não são todos.

      ResponderExcluir
    8. Promova o soldado a coronel logo diretamente. Já são beneficiados com a Promoção por Tempo de Serviço meteórica sem curso independente de vagas. Só querem moleza. Corram atrás.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Subtenente BM Valdelei Duarte.6 de dezembro de 2013 18:53

        Caro companheiro (oficial), particularmente eu também sou contra a promoção por tempo de serviço, mesmo eu tendo sido promovido a CABO, SARGENTO e agora a SUBTENENTE EM 2011. Agora o que o Sr. me responderá do SUBTENENTE BM\GV SANTANA, do 4º GMar estar a exatamente a 12 anos na graduação de SUBTENENTE, e não pode mais ascender na graduação, ou até mesmo fazer concurso para o CHOAE, por ter ultrapassado a sua idade limite para o ingresso no mesmo, já que nós os SUBTENENTES não fomos contemplados em nenhum benefício, ou mesmo alguma promoção. E lhe responde e explico mais ainda; o SUBTENENTE SANTANA é concursado no CFC, CFS e CAS, diferentemente de muitos nós e até mesmo eu. Assim também como conheci no CEFAP praças com 12 e até mesmo 10 anos de serviço na já na graduação de SUBTENENTE. E o Subtenente SANTANA é praça de 1985. e a própria Constituição Federal diz o seguinte: TÍTULO II
        Dos Direitos e Garantias Fundamentais
        CAPÍTULO I
        DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS

        Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

        I - homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição;

        Excluir
      2. Caro Subtenente Valdelei Duarte, respeito seu ponto de vista e lhe respeito como pessoa, mas sinceramente, porque o Subtenente Santana não fez concurso pro CHOAE nesses 12 anos que está na graduação, caso tivesse 16 anos de serviço a época? Será que não abriu concurso durante todo esse período, até o momento em que o mesmo atingiu a idade limite???
        Esse caso específico tem que ser estudado detalhadamente, agora o comentário do Anônimo 4 de dezembro de 2013 15:57 lá embaixo, expressa muito bem o sentimento de frustração, daqueles Ten-Cels que precisam da Lei 5932 para serem promovidos, são os considerados queimados, Lei Lata Velha, enfim, são aqueles que não são da trupe do Comando e Lei visa que eles sejam "forçados" a ir pra reserva e abrir vagas para os mais novos (da trupe do comando), já que os oficiais necessitam de vagas para promoção, diferentemente dos praças para a promoção por tempo de serviço.
        Vejo aqui tanta reclamação que a pirâmide está invertida, que temos muitos coronéis e poucos praças e criticam o fato de entrarem 40 cadetes todo ano, mas não vejo ninguém criticar o porque temos muitos sargentos e poucos soldados, essa faixa de inversão da pirâmide ninguém critica, porque será???
        Vejo aqui muita hipocrisia, falam muito que oficiais ganham dinheiro na engenharia, rancho, etc... Será que se o praça tivesse acesso a engenharia como o oficial tem, também não ganharia seu dinheirinho sujo??? Acho até que seria pior, mas também não vejo aqui ninguém reclamando que muitos escalantes (praças) levam dinheiro nas escalas de serviço, que muitos tentam comprar gabaritos de provas de CAS e etc..., Só querem acusar os oficiais, mas as praças são tão corruptíveis quanto alguns oficiais, o que muda são as oportunidades de se corromperem.

        Excluir
    9. O maior exemplo de impunidade e nojo no CBMERJ é o caso do Coroneu Pedófilo ADILSON DE OLIVEIRA PEREINEI, esse cara era o BAM BAM BAM dentro do quartel, fudia meio mundo se vacilasse com ele, o cara era escroto ao extremo e sabia de um montão de merdas e fazia também, e ainda teve uma comissão de 4 coroneis para absolver esse lixo. Isso toda a sociedade tem que saber, a minha parte eu faço insistentemente para vergonha dos malfeitores.

      ResponderExcluir
    10. O FEUDO DOS CORONÉIS SE FORTALECEM,QUANDO ALGUNS PRAÇAS TEM PENSAMENTOS E AGEM DE FORMA MESQUINHA PENSANDO EM SI,SEMPRE COM SEUS EGOÍSMOS,DEIXANDO O EGO SUPLANTAR A NOSSA LUTA POR DIGNIDADE.E SE PERDEM QUANDO VEM A POSSIBILIDADE DE DEIXAR O DINHEIRO E O FALSO PODER FALAR MAIS ALTO.

      ResponderExcluir
    11. A Lei 5932 visa corrigir distorções geradas pelo critério subjetivo do merecimento, sujeito passa quase 30 anos mendigando um reconhecimento de um grupo fechado através de uma comissão, que nunca vem. Logo, requer sua promoção e vai embora se tiver tempo para isso, abrindo vagas para os mais novos, na prática muitos que vão saem frustrados escondendo sua insatisfação, as praças estudiosas e determinadas têm a chance de tirar proveito dessa lei 5932, bastando prestar concurso público para o CFO, curso de formação de oficiais, ou seja, nada é impossível, mas exige critérios sólidos e bem fundamentados que justifiquem benefícios aos níveis de hierarquia e responsabilidade, enfim, esta é a minha visão. Paz ao CBMERJ.

      ResponderExcluir

    Comentários com palavras de baixo calão, agressivas ou que estimulem a violência ou prática criminosas não vão ser publicados.

    Citações ou acusações pessoais somente são publicadas com a identificação do autor do comentário.

    Se sentiu ofendido? Quer ter o direito de resposta? Faça contato pelo email (enderecumemaium@gmail.com) ou use os comentários para defender seu ponto de vista.

    O BLOG é seu. Use-o com sabedoria.