quinta-feira, 20 de março de 2014

A Deformação da Pirâmide Hierárquica no CBMERJ...Onde Iremos Parar?




A ilustração acima, representa, a grosso modo, o efetivo do Corpo de Bombeiros hoje como se estivesse em forma. Como os senhores podem perceber, existe uma completa deformação da pirâmide hirárquica. Pra se ter uma idéia, se fizermos uma simples comparação, a proporção entre os diversos postos e graduações existentes na Corporação ficaria mais ou menos assim:


Entre os oficiais:
Para cada Coronel temos aproximadamente 2,6 Tenentes-Coronéis;
Para cada Tenente-Coronel, aproximadamente 1,4 Major;
Para cada Major, aproximadamente 2,70 Capitães;
Para cada Capitão, aproximadamente 0,66 1º Tenente;
Para cada 1º Tenente, aproximadamente 0,10 2º Tenente;

Entre as Praças:

Para cada Subtenente, aproximadamente 1,22 1º Sargento;
Para cada 1º Sargento, aproximadamente 0,97 2º Sargento;
Para cada 2º Sargento, aproximadamente 1,33 3º Sargento;
Para cada 3º Sargento, aproximadamente 0,73 Cabo;
Para cada Cabo, aproximadamente 0,35 Soldado.

Como os senhores podem perceber, a racionalidade, o funil que deveria fazer com que existisse uma forma lógica de ascensão da escala hierárquica foi fulminado. Ocorrem até mesmo certas aberrações nas quais o elemento que deveria comandar tem menos de 1 militar para executar a sua ordem, ou seja, muitos mandando e poucos para obedecerem.

Se continuarmos dessa forma, onde será que iremos parar? Há algum tempo atrás ouvimos um discurso inflamado contra a desmilitarização. O autor do discurso dizia em alto e bom tom que não QUERÍAMOS deixar de ser militares, mas diante do exposto acima fica a pergunta, SERÁ QUE AINDA SOMOS

Em uma instituição que se diz militar, aqueles que a comandam deixaria acontecer o que está acontecendo com a nossa?

Em uma instituição que se diz militar, haveria uma proporção de 5,42 SOLDADOS PARA CADA CORONEL?

Ainda precisamos mudar muita coisa para poder nos considerarmos militares, já estaremos no lucro se soubermos a diferença entre MANDAR E COMANDAR E ENTRE LIDERAR E CHEFIAR. Além disso, fundamental que se aprenda a olhar para a tropa e servir de exemplo, pois aqueles que estão no patamar debaixo na escala hierárquica são a base de sustentação da instituição e fazê-la ruir ou mantê-la de pé dependerá de quem está no COMANDO.

48 comentários:

  1. E isso! Parabens p post!

    ResponderExcluir
  2. Excelente artigo! Esse é o resultado da subserviência do Comando a governos corruptos e descomprometidos com a população e o serviço público. Para eles, o importante é "economizar" a verba pública de modo que a "fatia" deles nunca seja comprometida... Daí surgem essas idéias "magnificas" de redução de interstício, chuva de promoções, etc... como forma de aumento salarial. Sai mais "em conta" do que dar aumento real, que abrangeria a todos, ativos, inativos e pensionistas.

    ResponderExcluir
  3. acabar com o ingresso direto para o oficialato. poderia ser assim: todos entrariam como praça, poderia ficar como praça 15 anos e os outros 15 anos como oficial, dessa forma guando fosse oficial já teria 15 anos de experiencia profissional, seria um oficial maduro, e a possibilidade de errar seria quase nula. 3 anos iria a cabo, 6 anos iria a 3sgt, 9 anos iria a 2sgt, 12 anos iria a 1sgt, 15 anos iria a 2ten, 18 anos iria a 1ten, 21 anos iria a cap, 24 anos iria a maj, 27 anos iria a ten cel e 30 anos iria a cel. o militar teria que passar em todos os cursos para galgar as promoções.
    MEUS AMIGOS É SÓ UMA IDEIA QUE PODERIA RESOLVER ESSE PROBLEMA DA PIRAMIDE. QUE DEUS NOS ABENÇOE. AMEM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, sua ideia não resolve nada, para resolver isso, é só parar com estas promoções sem concurso, acabar com a promoção por tempo e é errado também esperar 15 anos para ser 2ºten, só teríamos oficiais velhos e sem condição de comandar socorro, quer ser oficial, faz o vestibular e depois três anos de academia, querem nivelar por baixo o ingresso na academia, querem colocar só analfa lá dentro.

      Excluir
    2. comandar que socorro ? pelo menos no salvamar vcs só comandam atras da mesa de vcs !!! nunca fizram 1 socorro !!!! VAI APRENDER A SER BOMBEIRO DE VERDADE !! SAO OS PRAÇAS Q AINDA SUSTENTAM ESSA CORPORAÇÃO ARCAICA !!! SE FOSSE OS OFICIAS ELA JA TERIA ACABADO

      Excluir
    3. Quem já teve a oportunidade de ler textos desses ditos "senhores de academia", verificou que eles não são tão inteligentes assim, nem tão letrados, pois, o português era sofrível.

      Excluir
    4. Impressionante o recalque. Quer dizer que os militares que passam em um dos concursos mais difíceis do Brasil, isso mesmo, o concurso para a Academia pela UERJ só perde para medicina por pouco. São oriundos da AFA, AMAN, Escola Naval, de faculdades Federais, dentistas, advogados, professores universitários, muito bombeiro esforçado e determinado que tem todo o mérito, e não buscam desculpa encaram o desafio. e não são competentes? vamos ser coerentes.

      Excluir
    5. Vou aproveitar essa onda para encaminhar ao CRM a proposta que para ser médico o profissional deva ter exercido a profissão de enfermeiro por no mínimo 8 anos, assim como para ser engenheiro passe por uma fase de 8 anos de pedreiro, para a profissão de advogado deveria passar 8 anos de Boy. Tudo em prol da tão importante experiência na função.

      Excluir
  4. A culpa é dos políticos que para não dar um salário digno aos soldados e para todas as graduações e postos, preferem criar leis de promoção por tempo de serviço. Essas promoções é que destruíram a pirâmide hierárquica. Por isso faltam soldados, que são os elementos de execução. Hoje quase todos são sargentos ou oficiais superiores. Faltam soldados, cabos e tenentes. As promoções na prática não muda nada com relação a função do militar. Sargentos fazem faxina e tiram guarda, majores comandam destacamentos que antes eram comandados por tenentes. E assim vamos nós ao sabor dos políticos.

    ResponderExcluir
  5. anônimo de 10:42: se tempo de serviço fosse tornar o bombeiro "com possibilidade de errar quase nula" o Subtenente de serviço que comandava a vtr que quebrou no socorro não tinha "colado as placas" e esperado 20 minutos pra chegar o apoio. Por isso que praça é praça e Oficial é Oficial. Um pensa o outro executa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É por isso que CBMERJ tá do jeito que tá...QUEM TEM QUE PENSAR, NÃO PENSA!
      Quer alguns exemplos? Tenho vários!
      A começar pela última prova do CAS.

      Excluir
    2. discordo !! praça ´na nossa corporaçao pensa e executa !!! onde os oficias estavam durante o movimento SOS ? escondido debaixo do edredon ?

      graças a essas mentes pensantes que nossa corporaçao ta do maneira que tá !!!
      efetivo ridiculo !!!

      Excluir
    3. "Praça é praça e oficial é oficial." E sub q cola placa não representa as praças q buscam aprimoramento profissional. Aliás o q mais se vê no socorro é oficial colando placa. E quando os sgts antigões não resolvem, o corporativismo dos oficiais não permite a exposição a q está sujeito a praça q erra.
      "praça é praça e Oficial é Oficial. Um pensa o outro executa"...isso quando o q executa tbm não tem q pensar pq o "outro" não faz nenhuma coisa nem outra.

      Por falar nisso, será em q boletim ostensivo vai sair a "punição" do pensador q fez as cagadas q se viu no CAS II 2013, desde o material didático, passando pelo ambiente virtual e culminando naquela prova de total incompetência? Hein? Hein?
      POUPE-ME!!!!!!!!

      Excluir
    4. Oficial pensa?
      Pelo menos aqui no quartel, não.
      Se liga Major! Eu faço o meu e ainda faço o seu...e bem feito!
      Vai aprender a ser bombeiro!

      Excluir
    5. Discussão infrutífera, não se trata de pensar melhor ou pior, trata-se de competência. Ao oficial compete o comando e direção, é formado para este fim, se faz bem ou se faz mal cabe a reflexão. Da mesma forma ao praça compete a execução e dependendo da graduação a competência para comandar vai aumentando.
      Esse maldito sectarismo de ambas as partes não nos faz bem em hipótese alguma.
      Tenho amigos oficiais e praças, conheço oficiais medíocres, e da mesma forma praças. como disse anteriormente, discussão inútil, só presta para odiarmo-nos cada vez mais.

      Excluir
    6. Falou e disse!

      Excluir
  6. O que vai Unir a todos é o comprometimento sem interesses e a União.E os que julgam ao próximo,nem Deus faz isso,porém,que tem aproveitadores tem,em ambos os lados.E cabe aos Assessores sair em Campo ajudando o Vereador,em qualquer situação e nas comunidades e visitas,ficar só de conversas fiadas e ganhando bem é mole,assim vão acabar fodendo o Vereador igual fizeram com o coronel Rodrigues,apesar que nem o mesmo se alto ajudou..Márcio coloque sua equipe para as ruas senão está perdendo tempo.jsf.

    ResponderExcluir
  7. E a fábrica continua de vento em popa, produzindo "estrelas". Daqui a alguns anos, como ficará esse legado ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pegue uma corrente enorme um cadeado bem grande e fechem o corpo de bombeiros.... la isla .........

      Excluir
  8. Feito o MOVIMENTO NA QUARTA NE, CHEGO EM GUADALUPE EIS A NOVIDADE DA QUINTA, NO COMPLEXO DE ENSINO EM GUADALUPE, POR ORDEM DO DIRETOR DE ENSINO, CORONEL BM OSAWA, TEMOS TODOS QUE MOSTRAR NOSSAS HABILITAÇÕES NA GUARDA DO COMPLEXO, QUERO AGORA O QUE SERA FEITO JA QUE O MESMO TEM CIENCIA QUE MILITARES ESTÃO CONDUZINDO VEICULOS SEM HABILITAÇÃO ERA SO O QUE ME FALTAVA. (PUNIR E CLARO NE, ESTE EO OBJETIVO, MAIS LEVANTAREMOS QUANTOS CARROS DE OFICIAIS, INCLUSIVE AS VIATURAS ESTÃO COM SEUS DOCUMENTOS EM DIA E COLOCAREMOS, AQUI E MANDAREMOS PARA O M.P) NÃO ADIANTA PRENDER NÃO VAI NOS PARAR.

    JUNTOS SOMOS FORTES

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom!
      É isso companheiro.
      Pau que dá em Chico dá em Francisco.

      Excluir
  9. Sr Michel Moreira, não sei o seu posto, mas acredito que seja oficial, mas posso lhe dizer que praça tb pensa e muito, pois de 1977 e 2003 comandei socorro em Cabo Frio, e foram muitos socorros, todos com resultados de pleno êxito, tenho certeza que comandei muito mais socorros que a maioria dos oficiais, eu pensava e meus colegas de graduação tb pensavam, pois nunca precisamos de pedir que alguém pensassem por nós para resolver os problemas que surgiam w naquela época, nós trabalhávamos com mangueiras furadas, quando surgiu o porto power foi uma tremenda novidade, nós trabalhavamos pensando, ordenando e realizando excelentes socorros.
    Não é galão que faz alguém pensar melhor e sim devotamento ao que se faz, conhecimento so-
    bre a profissão abraçada.
    Hoje sou reformado e tomei conhecimento de muitos serviços muito bem realizados por praças e
    oficiais, , como também tomei conhecimento de muita bobagens feitas por oficiais e praças tb.

    ResponderExcluir
  10. claro que a piramide ficara assim..... um monte de semi analfabeto sendo promovido, promoção por tempo de serviço e quieda de intersticio.... verdadeiro absurdo. Promoção só por prova, tanto para praças como para oficiais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo que seja sim para oficiais e praças,oficiais: todaspatentes deveriam fazer prova desde aspirante até coronel,e as praças de soldado a capitão,ou até sub.

      Excluir
    2. Anônimo das 23:14, vc tem TODA razão!
      Com o atual sistema de promoções não há concurso que dê jeito!
      A matemática não fecha!

      Excluir
    3. E ainda querem nova queda de interstício!!!
      Durma com isso!

      Excluir
    4. Aí o malandrão, com salário de sd, tira quarto-de-hora, ajuda na faxina e sai feliz da vida falado: "eu sou subtenente!" auhauhauhaa

      Excluir
    5. Não pediram promoção???? agora sustentam a situação... CAOS...

      Excluir
    6. Boa! Tocou na ferida.
      MALANDRÃO!

      Excluir
    7. Isso é despeito do sub colega?

      Excluir
    8. inveja é uma mersa!

      Excluir
  11. Oficial pensa tanto que abaixa a cabeça pra tudo.
    Exemplo disso é você, Major: nunca vi bater de frente com ninguém!
    Sempre SUBMISSO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ...mostre a cara,vamos ver se tem coragem de dizer o que diz1

      Excluir
  12. Praçarada... Quer ser oficial????? Faz o CFO... a idade limite é 60 anos... Passa 03 anos se fudendo e depois me fala como é que é...
    Quem manda no CBMERJ são os oficiais mesmo e vocês tem que executar... Quer mandar???? CFO ou CHOAE... só existe esse caminho...
    Só lamento...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou aproveitar essa onda para encaminhar ao CRM a proposta de que para ser médico o profissional deva ter exercido a profissão de enfermeiro por no mínimo 8 anos, assim como para ser engenheiro passe por uma fase de 8 anos de pedreiro, para a profissão de advogado deveria passar 8 anos de Boy. Tudo em prol da tão importante experiência na função.

      Excluir
    2. Prefiro ser praça e te dar trabalho através do NOSSO canal de comunicação.
      A propósito, os oficiais da saúde não fazem cfo nem choae e são oficiais, isso prova que alem de escrever mal e não ter educação em suas palavras te falta tambem conhecimento sobre a instituição na qual você trabalha.JUNTOS SOMOS FORTES !

      Excluir
    3. PARABENS SOS ...

      COM ESSE MONTE DE COMENTARIOS DE OFICIAIS , NOTA-SE QUE AGENTE BATEU NO PONTO CERTO . NO CALCANHAR DE AQUILES DELES ... ESSE CALCANHAR CHAMA-SE "FALTA DE EFETIVO DE PRAÇA"

      ELES VIRAM A FORÇA QUE O PRAÇA TEM NESSAS MANIFESTAÇÕES ...
      O PLANO DELES É TER MAIS OFICIAL DO QUE PRAÇA NA CORPORAÇÃO , PARA A TROPA FICAR MAIS ''MANOBRAVEL"..

      MINHA SUGESTÃO : TODOS OS PRAÇAS FAZEREM UMA PARTE SOLICITANDO REFORÇO NO EFETIVO !! VAMOS PASSAR O PROBLEMA PRA CIMA E QUANDO A MERDA FEDER VAMOS BOTAR TUDO NA CONTA DA OMISSAO DO COMANDO ... É ISSO SENHORES

      Excluir
    4. Tem razão, os médicos são oficiais, passaram em um conscurso público para isso, muito concorrido, ou seja, se dedicaram, não conseguiram por canetadas. Na Academia hj temos oriundos da AFA, AMAN, Escola Naval, advogados, físicos, professores formados pela UFRJ, UERJ e várias federais, inclusive com mestrado. Alguns pedem exclusão por passar em vários concursos ou para faculdades públicas. O concurso para a ABMDP só perde por pouco para medicina em termo de concorrência. Por mais que falem hoje temos a nata da intelectualidade do CBMERJ, mentes brilhantes.
      Tenho orgulho de vários praças que tiveram coragem, disposição e disciplina para enfrentar um árdua jornada de estudo pesado e lograram êxito no concurso . Estes não precisam de desculpa ou artifício para se tornarem oficiais, foram a luta e venceram.
      Outro detalhe, de acordo com a legislação em vigor o ingresso para o nível superior se dá exclusivamente através de vestibular, nesta proposta exdrúxula, perderíamos a prerrogativa de ser uma instituição de nível superior.

      Excluir
    5. No mínimo entrou as custas do seu papai oficial otario,posso dar nome aos bois se quiserem,todos sabem disso.

      Excluir
    6. inveja e incompetência dá nisso!

      Excluir
    7. passou no concurso, idiota? estude e corra atrás

      Excluir
  13. Discussão de quem pensa e quem não pensa; praça ou oficial; que manda ou quem não manda !!
    Pessoal , isso é nivelar muito por baixo !!
    Ex: o chamado praça cursado, se acha superior ao promovido por tempo de servico !! (praça dividido com praça )
    Os oficiais na grande maioria, não precisa nem falar !
    Quer saber da verdade, quer ser " a vera " achando que é o cara estudando duas apostilas pra concurso interno !! ou porque ficou mais tempo na academia e entrou após um segundo grau (ensino médio ). Sabe aonde realmente estão os " a veras " : na unb de brasilia, na uenf, na ufrj, nas de medicina e odontologia ... e por aí vai !! ali, sim têm que se estudar muito mais que duas apostilas e um pouco mais de três anos pra sair de lá; sem falar que para se passar no vestibular hà conteúdo de sobra pra estudar !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou tudo,tem gente se achando seja oficial ou praça.

      Excluir
  14. "Há tantos burros mandando em homens de inteligência, que, às vezes, fico pensando que a burrice é uma ciência."

    Pra pensar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a academia é cabide de emprego para os filhos dos coronéis, políticos, e etc...,e quem é filho do Zezinho da padaria que passa no vestibular para adentrar na academia, ainda sofre perseguição.

      Excluir
    2. vestibular, cara- deixe de idiotice!

      Excluir
  15. Deixamos de ser bombeiros????
    Pq não cantaremos o Hino Soldado do Fogo na formatura do CAS?

    Será medo do "nenhum passo daremos atrás"?

    ResponderExcluir

Comentários com palavras de baixo calão, agressivas ou que estimulem a violência ou prática criminosas não vão ser publicados.

Citações ou acusações pessoais somente são publicadas com a identificação do autor do comentário.

Se sentiu ofendido? Quer ter o direito de resposta? Faça contato pelo email (enderecumemaium@gmail.com) ou use os comentários para defender seu ponto de vista.

O BLOG é seu. Use-o com sabedoria.