segunda-feira, 25 de maio de 2015

VIAGEM A SÃO PAULO PARA CONHECER DE PERTO UM DOS SAMU REFERÊNCIA EM FUNCIONAMENTO

Nesta última quinta-feira (21), voei para São Paulo a fim de conhecer de perto o SAMU da cidade de São Paulo; em que visitamos inicialmente a sede administrativa e a central de regulação no bairro do Bom Retiro. Lá, fomos muito bem recebidos pelo Coordenador do SAMU (Sr. Carlos Kajimoto), pelo Coordenador da Central de Regulação, e o responsável técnico do serviço (Dr. Ademir Euzébio Corrêa) e vários outros servidores.

 

Conversamos por horas com os profissionais, reunimos informações, e estamos cada vez mais convencidos de que não é uma boa opção para o Rio de Janeiro manter o SAMU da cidade vinculado ao atendimento do CBMERJ.








Na sexta-feira (22) foi a vez de ouvir nossos colegas bombeiros de São Paulo. Fomos recebidos e acompanhando pela chefia de gabinete do Comandante Geral, que nos acompanhou e prestou todos os esclarecimentos sobre o APH em São Paulo. 

A cada dia estamos mais convencidos de que necessitamos urgentemente desvincular o atendimento do SAMU do CBMERJ. Será melhor para a população, para o Corpo de Bombeiros e para os Bombeiros.








SOS BOMBEIROS: Nós, militares da saúde, mais especificamente os que corremos nas ambulâncias do SAMU, nos sentimos esperançosos ao ver o esforço e empenho que o Vereador Marcio Garcia tem empreendido em nossa causa.

Sem dúvidas a dissociação é a melhor opção para a população e para a saúde dos bombeiros, que beira a um enfarto. Não temos condições de assumir todo o sistema de atendimento de urgência da cidade. Queremos nos dedicar somente aos traumas, como no passado.

14 comentários:

  1. Já está mas do que na hora do serviço samu ser desvinculado do cbmerj,este serviço fez com que a função fim do cbmerj fosse prejudicada e desvalorizada.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde!
    Dá esperança em ver que até que enfim algum político abriu os olhos para essa questão do SAMU.
    A população realmente que precisa de um atendimento em via pública pelo corpo de bombeiros fica aguardando, às vezes, MT tempo para que o mesmo ocorra, pq o bombeiro está atendendo dor de barriga, depressão, velhinho desidratado em residência.
    "Todos" pagamos impostos e devemos se for necessário, impossibilitado de irmos a um hospital, de ser atendido pela SAMU.
    Mas é injusto, perigoso e em alguns casos letal, quem realmente precisa em via pública de um atendimento emergencial e de qualidade de um bombeiro, ter que ficar esperando, pq o bombeiro está atendendo caso sem gravidade em domicilio.

    ResponderExcluir
  3. FIM DO SAMU NO CBMERJ...

    CHEGA DE SOCORRER MAL SÚBITO EM CASA E DEIXAR O ATROPELADO SANGRANDO E SENDO MANIPULADO PELOS POPULARES, CORRENDO RISCO DE MORTE NAS RUAS...

    CHEGA!!!

    ResponderExcluir
  4. Não aguento mais esse serviço de " reboque terapia " atendendo besteira só pra gerar um monte de RAPH.. E ainda por cima lotar as emergências com doentes basais.

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente meus últimos anos no CBMERJ foram péssimos para minha saúde e da população...
    Fui extremamente sobrecarregado com casos sem gravidade.
    E já deixei de correr para situações de reais necessidades por estar com maca presa em hospital com velhinho com intestino preso, com mulher com menstruação que não parava de descer fazendo charme pro marido...e por aí vai...
    Corri em um dia para 18 eventos...sendo que somente 03 de real necessidade.

    Torço para que isso mude...SAMU é SAMU e CBMERJ é CBMERJ, para quem um dia eu, meus parentes ou o povo que se acidente na rua, não fique meia hora esperando a ambulância do bombeiro chegar.

    Sub reformado...ainda bem!

    ResponderExcluir
  6. É impressionante como a saude publica esta pessima no esado do rio....e nisso se envolve o SAMU q no sei pq esta sendo carregado a duras penas pelo corpo de bombeiros.. Piorando o atendimento do SAMU (q esta sendo uma especie de reboqueterapia, como alguns aki ja disseram) e conseguindo estragar um trabalho lindo q é feito pelo cbmerj, pois enquanto uns utilizam o servico de ambulancia como taxi, quem precisa de fato esta esperando horas na rua...sangrando... Lamentavel... Desvinculacao ja!!!! Ou ambos "morrerão"!

    ResponderExcluir
  7. Essa semana uma amiga, sua filha e esposo vítimas de um capotamento na Av. Brasil, ficaram 1h 10min esperando uma ambulancia para socorre-los.... Tdo pq provavelmente a ambulancia do bombeiro estava presa em algum hospital... Isso é um ABSURDO! Vereador... Faça isso acabar!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Água e óleo ,eis samu e bombeiro!
    Quem trabalha na função sabe o inferno que é!
    Queremos 193 de volta!
    Quero trabalhar na função a qual fiz o concurso publico!
    Talvez caiba até indenização por ordem judicial por desvio de função dos concursados(Bombeiros)!
    Fica a dica!

    ResponderExcluir
  9. Chega de atender mau súbito o dia inteiro! Prendendo nossas macas as vezes por 24h! Enquanto os traumas ficam sem apoio e sem atendimento adequado! Ficamos nas portas dos hospitais aguardando liberação de maca e ainda assim somos designados para fazer atendimento mesmo sem maçã! O serviço inteiro assim, esgotamento físico e mental. Eventos banais que de longe não necessitariam de ambulância, apenas para gerar Raphs. Muitas vezes sou a única viatura APH do quartel e saio da base para atender evento clínico banal em outro município (que tem atendimento SAMU) pois relatam que é necessário. E a área do meu quartel fica descoberta, qualquer evento de trauma que houver não chegaremos em tempo hábil. Alguém entende isto? Chega!

    ResponderExcluir
  10. Hoje a paisana me perguntou qnd faremos greve para o samur sair, disse q nos apoiaria...uma parcela da populacao está acordando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voltem para as ruas Bombeiros,para tirar de vez esse serviço covarde de Samu.Isso é com a Prefeitura.

      Excluir
  11. O PIOR DE TUDO ! AS AMBULÂCIAS DO SAMU QUE CORREM NO RIO QUE SÃO ADM PELO BOMBEIRO NÃO CORREM DE ACORDO COM AS NORMAS REGULADORA DO SUS.NÃO POSSUEM QUALQUER MEDICAÇÃO, SO REGULAMOS PARA SABER QUAL HOSPITAL LEVAR.TUDO ERRADO !

    ResponderExcluir
  12. SERGINHO DE MENDONÇA

    CERTA VEZ, MINHA IRMÃ SE ACIDENTOU DE CARRO. DEMOREI QUASE 1HORA PARA CHEGAR AO LOCAL DO ACIDENTE. POR INCRÍVEL, ELA AINDA ESTAVA AGUARDANDO A CHEGADA DA AMBULÂNCIA DOS BOMBEIROS, EMBORA JÁ ESTIVESSE SIDO ATENDIDA POR OUTROS CARROS DO BOMBEIRO. ACHEI UM DESCASO POR PARTE DO BOMBEIRO. PARA RESUMIR QUANDO CHEGUEI AO HOSPITAL, O BOMBEIRO CONVERSOU CMG E EXPLICOU QUE ERA ESSE FATO JÁ DITO EM CIMA, DE MACA PRESA. E FUI TESTEMUNHA. TINHAM + 03 AMBULÂNCIAS DO BOMBEIRO PARADAS NO CARLOS CHAGAS COM MACA PRESA.

    É UM ABSURDO QUE ESSE PESSOAL E NÓS PASSAMOS. MEU FILHO ESTÁ ESTUDANDO PARA FAZER PROVA PROS BOMBEIROS, MAS CIENTE DE TODO PROBLEMA QUE SE PASSA.

    UM ABRAÇO DO GRUPO JEITO CERTO A TODOS OS BRAVOS BOMBEIROS DO BRASIL.

    ResponderExcluir

Comentários com palavras de baixo calão, agressivas ou que estimulem a violência ou prática criminosas não vão ser publicados.

Citações ou acusações pessoais somente são publicadas com a identificação do autor do comentário.

Se sentiu ofendido? Quer ter o direito de resposta? Faça contato pelo email (enderecumemaium@gmail.com) ou use os comentários para defender seu ponto de vista.

O BLOG é seu. Use-o com sabedoria.