quarta-feira, 13 de maio de 2015

Vinculação do SAMU ao Corpo de Bombeiros traz prejuízos ao atendimento à população

Desde que o estado, através do Corpo de Bombeiros, assumiu o serviço do SAMU. O atendimento não só perdeu suas características originais, como sobrecarregou as atividade de socorros de emergência dos bombeiros, gerando assim uma perda na qualidade dos dois serviços prestados à população.





A corporação afirma que as chamadas são filtradas e direcionadas de acordo com a necessidade, porém, na prática não é bem assim que acontece. 

Como as ambulâncias tanto atendem SAMU (casos simples) quanto atendem socorros graves (colisões em vias públicas) esse controle é perdido porque as mesmas vivem constantemente presas nos hospitais (os hospitais prendem propositalmente a maca das ambulâncias quando é atendimento do SAMU para impedir que levem mais pacientes com casos não emergencial). 

O resultado disso é o comprometendo do tempo resposta aos atendimentos, principalmente nos casos mais graves, colocando a vida da população em risco. 

Somente na cidade do Rio de janeiro o SAMU é controlado pelos Bombeiros, em todas as outras cidades, seja Rio ou outro estado do Brasil, são administrados por suas prefeituras. 

Porque será que somos os únicos diferentes???

Ou melhor, esse modelo de administração beneficia a quem??? Porque à população não é.

70 comentários:

  1. Eu pergunto a quem interessa mater esse serviço pelo cbmerj?

    ResponderExcluir
  2. Quando samu sair do cbmerj imediatamente darão fim ao prog , militares do samu irão para as fileiras , sem prog ai sim vai ficar ruim d verdade ( nada está tão ruim q não possa piorar )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se acabar esse serviço, os profissionais continuarão a ser militares,certamente,uns trabalharão como condutores de viaturas,e outros na saúde como tem que ser.

      Excluir
    2. Subtenente BM Valdelei Duarte.13 de maio de 2015 22:04

      " GRATIFICAÇÃO NÃO É SALÁRIO " Anônimo 13 de maio de 2015 14:20.

      JUNTOS SOMOS FORTES.

      Excluir
    3. Então lute por seus direitos,iguais fazem os Militares de Brasília,onde o Soldado,segundo fontes recebe,sete mil reais.Gratificações não é salário!!!Como diz o tiririca,Abestado.

      Excluir
  3. Eu fico me perguntando em que município vcs moram?? Como vítima de acidente de trânsito na época em que, quem atendia era somente a SAMU, sem a participação de BMS nas ambulâncias! Fiquei mais de uma hora e meia na avenida geremario Dantas, em Jacarepaguá a espera da SAMU. Vamos ser sinceros, o serviço esta ruim por atender situações que não é prevista nem para o CBMERJ ou muito menos para SAMU! O que ocorre hoje, é que as ambulâncias viraram táxi ! Verdadeira operação presença! Só para falar que existe, atendendo determinações políticas. Infelizmente a sociedade não é levada a sério neste país! Ai temos ambulâncias sem equipamentos, profissionais se desdobrando para atender a sociedade e ainda sendo chofer!! Onde em um município os hospitais da prefeitura, estado e da união! São verdadeiros lixões! Onde as equipes de serviço e parentes fazem a limpeza dos hospitais!! Como o serviço de atendimento móvel vai funcionar?? Não tem jeito.
    Senhor vereador! O município do rio de janeiro, é um dos mais ricos do Brasil ! Deveria assumir todos os hospitais da capital, equipando de forma as ambulâncias não fiquem presas, por motivo da maca!! Deveriam ter macas e outros equipamentos para suprir as ambulâncias. Também sou a favor de passar a SAMU para prefeitura, porém assumem os hospitais primeiro, faça funcionar todos os postos de saúde 24 horas! Equipa todos de forma dar um atendimento digno a sociedade e depois por favor levem a SAMU que é de responsabilidade da prefeitura. E nos faça favor rabecão é de responsabilidade da polícia! Somos um dos poucos estados que fazem esse serviço! Apesar de estar funcionando bem! Pode devolver para policia civil..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excepcional ponto de vista . Pensou
      la na frente , ao invés do Vereador se preocupar com o Samu que tal fazer visitas a clínica da família que não funcional e drena muito dinheirk

      Excluir
  4. Tem alguma roubalheira no meio.

    ResponderExcluir
  5. A SAMU poderia ser gerenciada pela guarda municipal !!! O serviço de recolhimento de cadáver também!! Ou volta para policia civil!!! A prefeitura tem tantas condições de assumir a SAMU, que não entendo por quê os hospitais são tão ruins no atendimento!! Porque os postos de saúde não atendem 24 horas??? Conserte o que esta ruim, faz funcionar 24 horas os postos de saúde! Para aliviar os hospitais!! Já que a SAMU leva todos para os hospitais de emergências, se os postos de saúde funcionar 24 horas, os hospitais funcionará melhor. Ai leva a SAMU que funciona precariamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A guarda municipal não dá conta do seu trabalho,quer gerenciar o samu,isso não é serviço pra bombeiros e menos ainda pra guarda municipal,o servico deve ser gerido pela coordenação do serviço de saude do municipo.

      Excluir
  6. Se a Samu funcionar bem na prefeitura, e os hospitais não funcionar perfeitamente! O que acontece com o cidadão?? Vão ficar no corredor?? Deitados no chão?? Se a samu não funciona na mão do estado!! Os hospitais menos ainda!! Então levem tudo, essas engrenagens tem que mover um mesmo motor!! Hospitais e postos de saúde tem que funcionar 24 horas!! Comlurb na limpeza, guardas municipais na segurança!!! Esta semana a Comlurb teve que limpar um hospital estadual !! Uma pouca vergonha. Tudo nesse município é uma piada!! A UERJ meu Deus!! Sem palavras a manutenção, segurança e limpeza!! Tudo de ruim. O pobre não pode estudar e trabalhar!! Faculdade pública pra quem tem dinheiro. Matéria de manha, tarde e a noite!! Porquê não coloca 4 turnos de 06:00 as 00:00H com 4horas e 30 cada turno!! Vamos melhorar tudo nesse município!! Deveríamos virar exemplo pro Brasil. Saúde, educação e habitação.
    Segurança falarei quando funcionar o assunto acima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei aonde o companheiro está, qual município, p q no do Rio já está assim, sucateado, banalizado, o sistema de saúde não funciona e o minimo que se deve fazer e que cada qual gerencie o que é seu dever da melhoraneira possível. Se o SAMU é de responsabilidade da prefeitura, que ela assuma e faça bom trabalho sendo dever do cidadão fiscalizar, reclamar e cobrar.

      Excluir
  7. Eu acho que esse amigo aí que tá preocupado com o prog não sabe nem de longe o que passamos pra atender esse bendito Samu. Vai dirigir uma ambulância antes de falar besteira.

    ResponderExcluir
  8. Bombeiro, mão de obra, barata, qualificada, obediente e medrosa ! Onde encontrar funcionários assim? E por isso que nunca voltará para o SAMU ! Quem dera....

    ResponderExcluir
  9. Nossa... Olha a declaração do presidente (Mezac) da abmerj na entrevista: "Os paciênte com transtorno mental".

    Puts...Vai voltar para escolinha da tia teteca hein...

    ResponderExcluir
  10. a verdade e q o militar q hj corre na ambulância ou está na regulação tem vontade d dizer ei samu vai tomar .....

    ResponderExcluir
  11. QUANTO CUSTA CADA RAPH??????????(REGISTRO DE ATENDIMENTO PRÉ HOSPITALAR)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou tudo SGT Malandrão, é por isso que não vai acabar...

      Excluir
    2. É O OLHO GRANDE NO RAPH TEM ALGUÉM MUITO INTERESSADO NISSO,QUANTO VALE CADA RAPH?

      Excluir
  12. Tem um bomba passa fome ai em cima preocupado com prog... com certeza esse nao é da saude do bombeiro... se perguntar a tds os militares que estao correndo obrigado e fazendo serviço de graça na Samu... pois nao recebem nada para fazer um serviço que é das prefeituras....com toda certeza a resposta será. .. insatisfaçao total
    a nota referida na reportagem da secretaria de saude é mentirosa...
    Nao tem criterio de atendimento, enquanto uma viatura esta agarrada horas em um atendimento de diarréia. .. um atropelado, seja la oque for fica no asfalto quente... esperando...
    Vergonha nacional....
    Samu nao é bombeiro...
    Desvinculação já. .. para o bem da população

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficarem sempre as reclamações e a desunião e quando tem que resolver de verdade,poucos agem.Ou vamos todos juntos ou então,não adianta.

      Excluir
  13. A carga horaria do samu civil é de 24×120,no cbmerj 24×72,é desumano trabalhar 24sem descanso!
    É impossível manter a qualidade do atendimento depois de 12 saidas as 4 h da manhã!
    Indo pra atender casos mais fúteis que se possa imaginar!
    Esse tipo de modalidade de serviço o qual o cbmej fez com a samu estragou tudo ,parabéns ,ideia de quem nunca entrou em uma ambulância!
    Tenho nojo e repudia e desanimo de tudo isso!

    ResponderExcluir
  14. DEFINITIVAMENTE O VEREADOR MÁRCIO GARCIA ME REPRESENTA :

    1 - BELÍSSIMA REPORTAGEM ONDE JÁ PASSOU DA HORA DO SAU SE DESVINCULAR DO CBMERJ.

    2 - É CLARO QUE O SAMU TEM QUE FICAR COM OS ATENDIMENNTOS CLÍNICOS E RECOLHIMENTO DE DOENTES MENTAIS.

    CABE AO CBMERJ AS OCORRENCIAS DE ACIDENTE COMO QUEDA DE MOTO, COLISÕES, BALEADOS E ETC.

    AGORA QUEM DEMOSNTRA UMA TOTAL FALTE DE CONHECIMENTO SOBRE O ASSUNTO BOMBEIRO É O CAP QOC GUILHERME AMORIM BITENCURTT QUE TRABALHA NA DIREÇÃO TÉCNICA DO HCAP QUE DEU UMA ENTREVISTA NA BAND NEWS DIZENDO QUE DOENTE MENTAL TEM QUE SER CONDUZIDO POR AMBULANCIA DO CBMERJ. FAÇA ME O FAVOR .
    O QUE ESSA PESSOA ENTENDE DE SAÚDE ???????????????????????????

    ResponderExcluir
  15. O VEREADOR MARCIO GARCIA ME REPRESENTA . ELE TEM CONHECIMENTO ...

    ResponderExcluir
  16. Queria saber quando a carga horária do HCAP vai mudar para a enfermagem pois uma escala de 12 x 60 com 3 complementações é desumano. Passamos de 144 horas mensais .........................
    Nem no hospital do exército é assim.

    ResponderExcluir
  17. Ta na hora de denunciar ao MP.
    Ta na hora de denunciar ao MP.
    Ta na hora de denunciar ao MP.

    ResponderExcluir
  18. Infelizmente a enfermagem do HCAP está sofrendo e o mais sensato a se fazer seria diminuir a quantidade de leitos.

    ResponderExcluir
  19. Ta mais que na hora de uma ação na justiça para redução da carga horária da enfermagem do HCAP. Estamos fazendo mais que 144 horas mensais. Nem no hospital da PM é assim .

    ResponderExcluir
  20. Ta mais que na hora de uma ação na justiça para redução da carga horária da enfermagem do HCAP. Estamos fazendo mais que 144 horas mensais. Nem no hospital da PM é assim .

    ResponderExcluir
  21. Ta mais que na hora de uma ação na justiça para redução da carga horária da enfermagem do HCAP. Estamos fazendo mais que 144 horas mensais. Nem no hospital da PM é assim .

    ResponderExcluir
  22. Redução da carga horária já no HCAP para enfermagem.
    Redução da carga horária já no HCAP para enfermagem.
    Redução da carga horária já no HCAP para enfermagem.

    ResponderExcluir
  23. Redução da carga horária já no HCAP para enfermagem.
    Redução da carga horária já no HCAP para enfermagem.
    Redução da carga horária já no HCAP para enfermagem.

    ResponderExcluir
  24. Redução da carga horária já no HCAP para enfermagem.
    Redução da carga horária já no HCAP para enfermagem.
    Redução da carga horária já no HCAP para enfermagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sugiro que ss escalas dos oficiais Enfermeiros seja a mesma dos praças de Enfetmagem ou seja 12x36,assim a chefia acorda!!!!!!

      Excluir
  25. Quero é saber onde estão os médicos que estão na secretaria de saúde ?

    ResponderExcluir
  26. Sou médica oficial do HCAP e venho deixar registrado aqui o assédio que sofri porparte desse CAP GUILHERME AMORIM. Ele fica assediando as médicas e outras principalmente para leva las para o clube do tio dele . De doente ele não tem nada. Gosta muito é de um dinheiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Denuncia esse pilantra, primeiro da queixa na polícia e depois escreve ele pautada na denuncia. Procura os advogados do SOS para se embazar, mas tem que ter coragem.. Não deixa ele impune.

      Excluir
  27. ACHO CERTÍSSIMO A DESVINCULAÇÃO DO SAMU /CBMERJ. TEM DINHEIRO POR AÍ INDO PARA ALGUMA ILHA DESSAS. rs rs rs rs rs rs
    SE GRITAR PEGA LADRÃO NÃO FICA UM MEU IRMÃO
    SE GRITAR PEGA LADRÃO NÃO FICA UM

    ResponderExcluir
  28. A CAP TAÍS da divisão de enfermagem do HCAP disse que vai fechar leitos no hospital. Trabalho no HCAP há 18 anos e infelizmente os pacientes sofrem de mais . É um verdadeiro descaso com o bombeiro militar que durante toda sua vida dedicada a corporação se ve num verdadeiro depósito de seres humanos ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas isso é fato!
      A escala lá esta apertadissima. Nenhum hospital de qualidade ou do serviço publico tem a escala de enfermagem de lá. Estamos tendo escalas de clinicas sem estrutura alguma da iniciativa privada. E a prontidão esta cansada. A maioria do efetivo do HCAP tem mais de 20 anos de serviço. A enfermagem pede socorro!! Não dá mais pra segurar..

      Ou fecha leito, ou aumenta efetivo!
      E quem tem seu peixe não vai pro HCAP nem por decreto..

      Excluir
  29. Aquele HCAP ta parecendo mais é uma favelaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  30. A questão principal é que a regulação não regula nada! E a ordem é não regular mesmo pois cada RAPH é um dindim no bolso de alguem que aperta a prontidão!

    Enquanto isso o bombeiro sai de madrugada pra entrar em comunidade e tomar sufoco da bandidagem pra atender colica menstrual!

    ResponderExcluir
  31. Já atendi:
    - Colica Menstrual (bombeiro, to com uma dor que não aguento levantar)
    - Diarréia (Tô há cinco dias me cagando todo..)
    - Pesadelo (Ahh, meu filho, tive um pesadelo e acordei com o coração disparado..)
    - Dores escrotais (Tava dando uma pentada violenta e bati o saco na cama..)
    - PTM que não era PTM (leva ele bombeiro...ta dando alteração..e o cara tomando cafe tranquilamente)

    Tudo fato veridico...

    ResponderExcluir
  32. Que o modo operandi, do Daciolo/Mesak,não se torne no futuro,Pt,Pmdb,Psol,Psdb,PcdoB,pois abraçasr todos os trabalhadores,é lícito,porém não podem é depois que conseguirem seus objetivos,massacrar o Povo Brasileiro,igual está fazendo vários Políticos.Pois muitos prometem,prometem,passada as Eleições,tudo volta a estaca zero,Sem Saúde,Educação,Transportes,Segurança Pública.E o Povo que se foda.

    ResponderExcluir
  33. Vereador Márcio Garcia,combata fofocas com trabalho,pois a própria População está desacreditando em vários Parlamentares.A cada ano que passa,são vários que não querem perder seu tempo em votar.Se não fosse obrigado.Muitos não iriam.

    ResponderExcluir
  34. eles não querem saber de qualidade e sim $$$$$. vtr sai para fazer atendimento de taxi!
    cada saida RAPH $$$$ até agora não vi o vereador marcio garcia fazer nada! só propaganda
    blá blá blá. onde rola $$$$ e dificil alguém se meter. só faz propaganda!
    já escuto isso de samu sair do bombeiro não e de hoje.
    a verdade e que ninguém nós representa. só querem voto.
    a tempos o povo da ponta esta sofrendo. varias denuncias e nadaaaaaa!!

    ResponderExcluir
  35. ha ha ha ha haaaaaaaaaa Piada esse mesac !
    paciente tem q ser atendido por pessoal da saúde. vc quer dizer ambulância né.
    vc deve trab na abs né. não sabe de nada! ambulância e para socorro de emngência e não para pacientes mental. deve ter um carro especifico, maca especifica camisa de força para q o proprio não se machuque. e ser transportado em segurança. precisa de homens. para segurar e transportar pq medicação e feita no hospital. ambulância principalmente basica não tem medicação e nem equipe especializada para agarrar paciente mental( LUTAR) não sabe fica quieto. não de mais trab. para quem já trab como escravo. sem tempo pra ir no banheiro
    vc quer ibope!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disse tudo,o Mesak infelizmente,só quer aparecer,se candidatar a algo,ganhando,esquecerá a todos.

      Excluir
  36. EXTRA EXTRA MAIS UMA BOMBA NO HCAP .
    O PRSO FUJIU .....................
    NESTA MADRUGADA UM PRESO FUJIU DA PSIQUIATRIA DO HCAP.
    ISSO MESMO UM PRESO.
    AGORA EU PERGUNTO COMO UM PRESO PODE FUGIR DA PSIQUIATRIA DO HCAP ?
    ISSO DEMONSTRA UMA TOTAL FALTA DE PREPARO DA EQUIPE DA PSIQUIATRIA .
    INFELIZMENTE ESSA É A NOSSA REALIDADE.

    ResponderExcluir
  37. Como pode um presidiário fugir da psiquiatria do hospital ?
    Gente isso é um absurdooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

    ResponderExcluir
  38. DEFINITIVAMENTE O HCAP É UMA VERDADEIRA FAVELA MEUS AMIGOS .
    VERDADEIRA FAVELA .................................................

    ResponderExcluir
  39. DEFINITIVAMENTE O HCAP É UMA VERDADEIRA FAVELA MEUS AMIGOS .
    VERDADEIRA FAVELA .................................................

    ResponderExcluir
  40. Favela mesmo é aquele pavilhão feminino .
    AQUELE SETOR ESTÁ UM VERDADEIRO LIXOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

    ResponderExcluir
  41. A grande verdade é que ninguem mais está aguentando a escala do HCAP. Definitivamente ninguém aguenta mais . Está na hora de uma intervenção do MP pois estão violando todos os direitos que nós temos. Onde já se víu trabalhar mais do 144 horas semanais.
    NENHUM HOSPITAL É ASSIMMMMMMMMMMMMM
    A ENFERMAGEM DO HCAP PEDE SOCORROOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

    ResponderExcluir
  42. A grande verdade é que ninguem mais está aguentando a escala do HCAP. Definitivamente ninguém aguenta mais . Está na hora de uma intervenção do MP pois estão violando todos os direitos que nós temos. Onde já se víu trabalhar mais do 144 horas semanais.
    NENHUM HOSPITAL É ASSIMMMMMMMMMMMMM
    A ENFERMAGEM DO HCAP PEDE SOCORROOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

    ResponderExcluir
  43. Gostaria novamente de deixar aqui registrado o ASSÉDIO MORAL que vivi por parte do CAP GUILHERME AMORIM BITENCURTT/ESQUIZOFRENICO. Ele queria porque queria que eu fosse ser sócia do clube do tio dele. Acho que o sonho dele deve ser casar com uma médica . Só pode ser ...

    ResponderExcluir
  44. Já passou da hora do VEREADOR MÁRCIO GARCIA fazer uma bela visita ao HCAP.
    Já passou da hora do VEREADOR MÁRCIO GARCIA fazer uma bela visita ao HCAP.
    VEREADOR MÁRCIO GARCIA ESSA É A HORA :
    REDUÇÃO DA CARGA HORÁRIA DO HCAP JÁ.
    REDUÇÃO DA CARGA HORÁRIA DO HCAP JÁ.
    REDUÇÃO DA CARGA HORÁRIA DO HCAP JÁ.
    REDUÇÃO DA CARGA HORÁRIA DO HCAP JÁ.

    ResponderExcluir
  45. HCAP = FAVELA
    HCAP = FAVELA

    ResponderExcluir
  46. E o dinheiro do fundo de saúde que é bom nada ..................................

    ResponderExcluir
  47. A verdade é que naquela psiquiatria só tem maluco .
    A verdade é que naquela psiquiatria só tem maluco .

    ResponderExcluir
  48. SÓ FALTAVA ESSA . UM PRESO FUGIR DA PSIQUIATRIA DO HCAP. DEVEM ESTÁR DE BRINCADEIRA .................................................

    ResponderExcluir
  49. O Marcio Garcia poderia começar a visitar os hospitais municipais, já que ele é vereador. O pessoal do Hcap quer trabalhar que horário?

    ResponderExcluir
  50. O pessoal de enfermagem quer trabalhar que horario? O MG poderia visitarvis hospitais municipais já que é vereador. Fui ontem em um deles e é um caos.

    ResponderExcluir
  51. Ei cara das 14:51h, perfeito , o nosso vereador poderia dirigir sua força para os hospitais municipais, onde o negócio tá feio. Afinal ele tem deveres para com o município.

    ResponderExcluir
  52. Olhem ai o que os bombas estão avisando,o Sbt é Mídia imparcial,as denúncias de corrupção no Cbmerj,uma hora vai parar no ao vivo.

    ResponderExcluir
  53. nós praças poderíamos procurar o MG e definir o horário que queremos fazer. Todos trabalhamos em outros empregos e não podemos ficar a disposição do hcap. Redução já para 16 horas semanis

    ResponderExcluir
  54. O MG poderia falar com a gente para definir o horário que queremos fazer. Trabalhamos em outros empregos e não podemos ficar a disposição do hcap. Pela redução já para 16 horas semanais.

    ResponderExcluir
  55. Redução para 12 h.
    Redução para 12h
    Redução para 12h

    ResponderExcluir
  56. Daqui a pouco vamos trabalhar uma manha.

    ResponderExcluir
  57. Ao 22:38... peça baixs

    ResponderExcluir

Comentários com palavras de baixo calão, agressivas ou que estimulem a violência ou prática criminosas não vão ser publicados.

Citações ou acusações pessoais somente são publicadas com a identificação do autor do comentário.

Se sentiu ofendido? Quer ter o direito de resposta? Faça contato pelo email (enderecumemaium@gmail.com) ou use os comentários para defender seu ponto de vista.

O BLOG é seu. Use-o com sabedoria.