quinta-feira, 4 de junho de 2015

DOIS BOMBEIROS SÃO CONDENADOS EM JULGAMENTO DA TRAGÉDIA DA BOATE KISS

Decisão da Justiça Militar causou comoção entre parentes das vítimas.Maior pena definida foi de um ano de reclusão e seis meses de detenção.

Terminou, em Santa Maria (RS), o julgamento dos oito bombeiros réus no caso do incêndio da boate Kiss. Dois oficiais foram condenados e outros seis bombeiros absolvidos.

Um ano de reclusão e seis meses de detenção. Foi essa a maior pena definida pelos cinco julgadores. O incêndio matou 242 pessoas em janeiro de 2013.

O ex-comandante dos bombeiros de Santa Maria, Moisés Fuchs, foi condenado por prevaricação, crime praticado por servidor contra a administração pública. Ele não puniu um bombeiro que, nas horas vagas, fazia obras de proteção contra incêndio, inclusive na boate Kiss, o que é contra a lei.

O ex-comandante também foi condenado por falsidade ideológica, assim como o capitão Alex Camillo, que assinou o alvará para liberar o funcionamento da boate sem o plano de prevenção contra incêndio. A defesa dos oficiais vai recorrer da decisão.

Mesmo condenados os oficiais ficarão em liberdade porque eles não têm antecedentes e as penas são inferiores a dois anos, o que é previsto no Código Penal Militar. Mas os dois terão que se apresentar à Justiça à cada dois meses.

O Ministério Público considerou as sentenças brandas e vai recorrer. "Ninguém poderia descumprir qualquer regramento, ainda que houvesse uma aparente permissão de que não se exigissem as plantas, enfim, essa cultura não poder ser estendida a todo mundo", diz Joel Dutra, promotor de Justiça.

O tenente-coronel da reserva Daniel da Silva Adriano e outros cinco bombeiros foram absolvidos das acusações. Na Justiça comum, outras quatro pessoas respondem por homicídio doloso, mas não há previsão para o julgamento.

Fonte:http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2015/06/dois-bombeiros-sao-condenados-em-julgamento-da-tragedia-da-boate-kiss.html

Um comentário:

1. OS BOMBEIROS DO RIO GRANDE DO SUL FICARAM UM POUCO PERDIDO NA HORA DO SOCORRO E FALTOU EQUIPAMENTO DE RESPIRAÇÃO AUTÔNOMA NA HORA DO TRABALHO DOS BOMBEIRO.