terça-feira, 11 de agosto de 2015

O CAMINHO PARA DIGNIDADE - LUTA E ARTICULAÇÃO POLÍTICA

Gostaríamos de através deste post exemplificar como com as ferramentas que possuímos, umas adquiridas recentemente e outras que sempre tivemos. Utilizando-as de força coordenada, sem vaidades e inteligência na articulação, conquistamos vitórias para o Bombeiro, para o CBMERJ e para a população.


1º PASSO - IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA:


Condições dos postos de Salvamento







SITUAÇÃO DO GUARDA VIDAS NO INVERNO DE 2014. - POSTO 11 RECREIO



Ratificamos que os diversos comandos que passaram nunca conseguiam resolver estes problemas, só protelaram, sem resultados objetivos. Logo, não podíamos mais ficar desse jeito.



2º PASSO - EXPOSIÇÃO NA MÍDIA:


Denuncia no SBT Rio 





Denuncia no Jornal da Record



O objetivo não é. Nunca foi, e nem será denegrir nossa amada corporação, mas sim ecoar o grito de socorro que não é ouvido, ou compreendido, por alguns comandantes.


3º PASSO - ARTICULAÇÃO POLÍTICA:

O representante eleito pelos bombeiros, defendendo os interesses dos seus representados, fiscalizando, cobrando das autoridades competentes o que é dever do prestador de serviço realizar. 







Resistiram a exposição feita através dos discursos. Outras medidas foram tomadas:

Requerimento solicitando comissão de inquérito para investigar contratos da Orla Rio



Resultado prático do somatório de todo movimento realizado, sem vaidades ou querendo ser o pai do feito: Abertura de diálogo com o comando e com a tropa:


Comando CBA XI em reunião com representantes da prefeitura e Orla Rio

Diálogo com a tropa:

Encontro com o Presidente em exercício da Orla Rio -  João Marcelo, (ponta esquerda).
Na ponta direita, coordenador de manutenção dos postos - Rodrigo. Ao centro o vereador Marcio Garcia e militares da tropa.
PS: Infelizmente ainda pela falta de preparo de alguns comandantes, preferimos não expor a identidade dos companheiros, que corajosamente se fizeram presente e contribuíram de maneira especial com a pauta da reunião.



RESULTADOS PRÁTICOS 
 Assumido os seguintes compromissos:

1 - Participação da tropa no processo de reforma de todos os postos de salvamento da cidade do Rio de janeiro e fiscalização. Estabeleceu-se um canal de diálogo direto com a Orla Rio através do coordenador das Obras, o Sr. Rodrigo, pelos seguintes contatos:

E-mails:  manutencao@orlario.com.br 
               rodrigo@orlario.com.br

(Todos os Gv's estão autorizados a enviar e-mail para o coordenador de manutenção imagens e vídeos das más condições dos postos, ajudando-os na fiscalização e acompanhamento das obras. Interessante enviar com cópia para o sosbombeirosrj2@gmail.com para termos os registros) 

2 - Definiu-se que farão uma reforma funcional no posto 12 do Leblon e 6 da Barra da Tijuca como projetos pilotos. Sendo a previsão para início quarta-feira que vem no posto 12 Leblon, posteriormente posto 6 na Barra.

3 - Participação do Sgt Bombeiro Guarda-vidas Athayde na elaboração do Layout interno dos postos. (O mesmo é arquiteto)

4 - Individualização da energia, da água e da entrada. (Só dependendo de um ofício do comando solicitando a LIGHT e CEDAE a instalação individual). A Orla Rio não se opõe. 

5 - Construção de uma saída rápida, pela frente da torre, para a realização do salvamento

6 - Contra partida dos Bombeiros Guarda-vidas: Zelar, preservar, manter, cuidar e informar a Orla Rio qualquer defeito que o posto apresentar.    


SOS BOMBEIROS: De maneira sintética nossa intenção foi mostrar ao leitor que JUNTOS SOMOS FORTES, cada um com sua participação e contribuição na conquista de mais um degrau na escada da dignidade que subimos a cada ano. Porém com lutas, empenho, dedicação, saindo da zona de conforto e muito trabalho.

6 comentários:

  1. Olá... sou guarda vidas e estou muito esperançoso dessa conquista. Porém, é importante observar as características e particularidades de cada posto. Há postos que necessitam de mais proximidade do mar, ou altura. A questão de oferecer um lugar para que futuramente possa ter um quadriciclo, ou até mesmo jet-skis... temos que avançar e pensar pra frente!!
    Ansioso para que considerem também as particularidades dos postos, e imagino que concordem com isso.. abçs!!

    ResponderExcluir
  2. Subtenete BM Valdelei Duarte.11 de agosto de 2015 18:21

    Providencial e bom também que se instale " Tubos de descida " nas torres para descida dos GUARDA-VIDAS, já que as escadas partirem com mais rapidez aos socorros, e que se faça uma barreira de proteção aos fazem os GUARDA-VIDAS perderem preciosos tempos, e ocasionar quedas. E atentarem que este tubos deverão ter uma proteção para o verão, para que o mesmo não fiquem extremamente quente no calor do nosso verão. E construir a caixa de areia na base para segurança, e uma descida segura, e sem lesão aos GUARDA-VIDAS.

    JUNTOS SOMOS FORTES.

    ResponderExcluir
  3. Por que é necessário individualizar água e luz?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os postos de salvamento, em sua parte de baixo, são arrendados. E alguns donos não pagam suas contas em dia ( água e luz) como a rede é uma só, o bombeiro fica sem água e luz quando o fornecimento é interrompido por falta de pagamento. Além de no verão esgotarem todas as caixas d'água deixando o bombeiro sem água para tomar banho, lavar alguma coisa, dar descarga e etc. Por isso a individualização da energia e da água

      Excluir
  4. Sbtenente BM Valdelei Duarte.11 de agosto de 2015 19:52

    Corrigido...

    Providencial, e bom também que se instale " Tubos de descida " nas torres dos GUARDA-VIDAS, que ao partirem para os socorros, seja feito com mais rapidez e segurança, e que se faça uma barreira de proteção nestes tubos de descida dos GUARDA-VIDAS, para que não fiquem extremamente quente no calor do nosso verão, e com isso não perderem preciosos tempos, ou mesmo ocasionar quedas na descida das escadas dos postos. E construir a caixa de areia na base desses tubos, para uma descida segura, e sem lesão aos GUARDA-VIDAS.

    JUNTOS SOMOS FORTES.

    ResponderExcluir
  5. BOM DIA AMIGOS,TEMOS QUE BRIGAR PELA GRATIFICAÇÃO QUE NOSSOS AMIGOS POLICIAIS ESTÃO RECEBENDO A CADA SEIS MESES.A INJUSTIÇA CONTINUA,SABEMOS QUE A TÃO SONHADA PEC 300 ESTÁ LONGE DE VIRAR REALIDADE.NÃO TEMOS CULPA DE TANTA CORRUPÇÃO,MAS,ESSA BOMBA ESTOUROU JUSTAMENTE NA MÃO DA POPULAÇÃO,ENTÃO CAROS AMIGOS,TEMOS QUE LUTAR POR ALGO QUE POSSA ACONTECER.TENHO FÉ E ACREDITO NO APOIO DE VOCÊS MEUS AMIGOS BOMBEIROS.

    ResponderExcluir

Comentários com palavras de baixo calão, agressivas ou que estimulem a violência ou prática criminosas não vão ser publicados.

Citações ou acusações pessoais somente são publicadas com a identificação do autor do comentário.

Se sentiu ofendido? Quer ter o direito de resposta? Faça contato pelo email (enderecumemaium@gmail.com) ou use os comentários para defender seu ponto de vista.

O BLOG é seu. Use-o com sabedoria.