segunda-feira, 31 de agosto de 2015

O FUTURO DAS CARREIRAS NO CBMERJ. NÃO HÁ SOLUÇÕES MÁGICAS

Falta de concursos públicos, influência excessiva da má política, adequações para beneficiar a alguns e administração desequilibrada levou a corporação a um desarranjo organizacional que talvez algumas gerações paguem muito caro. 

Daí perguntamos: Que culpa você tem nisso tudo?



Na reunião da comissão com as praças muito se disse sobre fortalecimento institucional e de seus integrantes. Cremos que ninguém discorde disso. Porém, como fortalecer as bases da carreira se não alimentarmos ela com ingresso de homens? 

Como uma organização poderá ter um fluxo saudável se não há admissão? a Lei 5.175/2007 que fixa o quadro de vagas para soldado estabelece 7.024 vagas, quando o número existente é de um pouco mais de 700 homens?

Hoje vivemos uma realidade que era previsível, quando de maneira irresponsável se dizia: “Se não posso dar aumento de salário dou promoções” num primeiro momento soava maravilhoso aos ouvidos, entretanto, os danos que essa medida causaria, a mesma geração que a ouviu já colhe.

Nosso objetivo com este texto é mostrar que naquela época onde se buscava melhoria salarial, o ilustre comando, ao invés de buscar soluções verdadeiras junto ao governo, apresentou uma solução paliativa, que foram as chuvas de promoções. 

Agora quando mais uma vez estamos diante de uma situação gravíssima, onde devemos buscar soluções eficazes, novamente o comando tenta buscar soluções mágicas, correndo grande risco de sacrificar os integrantes desta corporação. 

Tudo isso porque se acovardam em lutar por concursos públicos e se escondem atrás da conveniente frese: NÃO SOMOS DONOS DA EMPRESA.

Conveniente, cômodo e confortável, achatar as carreiras de quem está em baixo, desestimulando o militar de estudar, ascender na carreira profissional através de seus esforços e dedicação. Atribuem a culpa a várias questões, que quando comparadas com outra instituição muito semelhante a nossa (Polícia Militar) não a vemos sofrer do mesmo mal. Por que será? 

A crise de representatividade legítima no CBMERJ, que lute por seus interesses é latente. E por sermos gerenciados por quem não quer se expor aos governos em nome da corporação que dizem amar e servir, é que corremos mais uma vez o risco de não termos a solução adequada para um problema institucional grave, mas sim uma manobra que nem mesmo seus idealizadores sabem mensurar as consequências que terão.

Talvez esse fosse o momento de darmos um passo unindo experiência profissional a capacidade intelectual, e apresentarmos ao governo o Plano de carreira único, onde ao final da carreira teríamos um Cel Full, (pleno em todos os sentidos) com amplo conhecimento profissional, administrativo, organizacional e gerencial da corporação.

Uma única porta de entrada para todos

Ingresso na corporação: Nível médio;

Progressão na carreira das praças: Por tempo de serviço ou concurso interno regular respeitando os interstícios;

Ascensão ao oficialato: 3º Grau Completo;

Promoção para Major: Pós-graduado em alguma especialidade útil a atividade de bombeiro;

Promoção a Coronel Full: Mestrado Profissional


Nossa geração poderá continuar marcando a história do CBMERJ. O que você pensa sobre o plano de carreira único? 

108 comentários:

  1. Carreira Única,deu solução,pois não é justo acabar com o cfc e o cfs,pelo menos isso.

    ResponderExcluir
  2. TC Hilton Bruno e Cel Laranjeiras,vemos que foram realmente criados com vó.Pois se fosse, inteligentes,não cutucariam onças com vara curta,Pois um não quer saber do Cbmerj,só quer ficar com a Rosa Fernandes de Irajá e quem for abrir alguma empresa,tem que lhe dar algo.Cel Laranjeiras,como ambos querer apertar pois os dois tem telhados de vidros,Cel Laranjeiras Fraude na Loterj bucha do Carlinhos Cachoeira.Se fossem de pista,ficavam calados e iriam ganhar muito mais,cada um no seu quadrado.Ou vamos começar a denunciar até o Ministério Público tomar a providência necessária em conjunto com a Receita Federal e o Ministério Público.Façam-nos um favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EU DIGO LUGAR DE LADÃO É NA CADEIA!!

      Excluir
    2. O lugar não é na ACADEMIA COM CERTEZA.

      Excluir
  3. É O MELHOR CAMINHO,ANO QUE VEM COMO SÃO AS ELEIÇÕES,VAMOS LEVAR ESTA PROPOSTA PARA O GOVERNADOR,PEZÃO,CEL ALCÂNTARA,CUIDE DOS BOMBEIROS COMO SE FOSSEM SEUS FILHOS,SÓ TEM A GANHAR.POIS TODOS SABEM QUE O POSTO DE COMANDO,MUITOS ESTÃO DOIDO PARA LHE DERRUBAR.

    ResponderExcluir
  4. Todo questionamento e plausível, porém, como lutar por Plano de Carreira único, quando a turma de 2002, foi colocada pra dentro da instituição através de fraude. Quem está dizendo isso não sou eu, é só buscar no google " Fraude no Concurso de Bombeiro ".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A MINHA TURMA FOI TIRADA DO CONCURSO DE 1998 PELO CORONEL PAULO. E ENTROU CENTENAS PELA JANELA OFICIAL E PRAÇA SEM FAZER PROVA.

      QUE PENA QUE O MINISTÉRIO PUBLICO SÓ EXPULSOU APENAS 63 PRAÇAS. TINHA QUE RESPONDER POR CORRUPÇÃO E FRANDE. TINHA QUE PAGAR UMA ETAPA NA CADEIA.

      Excluir
    2. Desculpe a sinceridade, mas proposta d vcs p plano de carreira unico e ridicula (e nao cabe outra palavra). Sem inventar...é simples como todas as demais carreiras q sairam d nivel medio p o nivel superior, sem palhaçada nem planos mirabolantes: todos como soldados e c 3 grau completo necessariamente. 2) as vagas destinadas aos oficiais (creche d papai) seriam destinadas aos subtenentes q estao impacados. Estes, os subs, fariam um curso de um ano (eles ja sao bombeiros experientes e conhecem o serviço/ corporaçao) q os prepararia p o oficialato. A ascesao obedeceria os criterios d antiguidade. E para concorrer as vagas para cel dependeria d especializaçao especifica (pos graduacao) e provas.
      Dessa maneira, fortaleceriamos a base a cada ano...fariamos a piramide andar...e obviamente colocariamos os peixinhos p conhecer a realidade d bombeiro...o q poderia contribuir p formaçao de lideres mais humanos e q conhecem d fato a Realidade d serviço e d Cbmerj.

      Excluir
    3. eu tambem fui prejudicado em 2002. tinha que ter R$8.000,00 na época pra ficar no gmar. sendo fera na natação ou não, esse foi o cheque-mate. O pscologico abalou. mas bola pra frente.

      Excluir
  5. Temos que abrir os olhos para o quartel de Barra Mansa. Os bombeiros estão sendo sobrecarregados em função das provas profissionais. A etapa de rancho foi diminuída e a intransigência do comando está insuportável. Parece que ele está fazendo de tudo para dificultar a vida dos militares. Ele não está liberando a van para buscar os militares no rio. Vamos ajudar os militares de Barra Mansa! Juntos somos fortes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ja tem varios dias q os Bombeiros dr Barra Mansa estao pedindo Socorro e ate o momentos nao vi ninguem da Associacao se manifestarem....com a palavra o cara.....

      Excluir
    2. Alguém é obrigado a ir? Na verdade vocês são voluntários!

      Excluir
    3. A Associação só pode se envolver quando o ato é ilegal e de forma oficial é provocada,acredito eu. Nesse caso concreto vocês são voluntários. vejamos: A sua escala é 24x72 e isso tem previsão legal! O que estiver fora do previsto só pode ser feito com a sua anuência. Essa é a minha opinião.

      Excluir
    4. Duvido que alguém vai botar a cara pra resolver esse problema. Cabe a você aceitar ou não.

      Excluir
    5. Poderia ser pior! Imagine se você estivesse agora numa fila procurando emprego.

      Excluir
    6. Pessoal, ele não é voluntário, não é funcionário público concurso do. Por causa dessa mentalidade de "não gostou, pede baixa" é que a gente está nessa situação ruim engolindo sapos gigantes. Esse comodismo de "podia ser pior" tem que acabar.

      Excluir
  6. Creio que quem colocou na suposta proposta do blog a ascensão a coronel full a necessidade de mestrado, não tem noção do que se destina tal formação, O Mestrado Acadêmico, também chamado stricto sensu, é voltado para a pesquisa científica, normalmente exigindo dedicação exclusiva. Qual a serventia de que todos os coronéis do cbmerj, instituição que não tem nenhuma vertente de pesquisa científica, um órgão que não se destina a vida acadêmica exigir esse tipo de formação aos seus graduados? Mestrado não é status, tem finalidade específica. Outro ponto, o cbmerj liberaria da sua carga horária na corporação todos os militares que cursarem mestrado? carga horária necessária para a realização dos trabalhos, das disciplinas e da dissertação é pesada. Estima-se que, para cada hora de aula, se tenha uma hora de estudo e trabalhos em casa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me parece que o desconhecimento sobre a utilidade da formação stricto sensu é voltada somente para pesquisa.
      Primeiro acabaria com a banalização de um monte de Cel full sem o mínimo de condições, envergonhando a corporação. Depois aqueles que de fato chegassem lá teria o conhecimento adequado sobre gestão e não fariam as lambanças que os curiosos estão fazendo com a pirâmide hierárquica da corporação.
      Nosso hospital teria um gestor a altura e não um oficial QOC que só aprendeu a comandar com a força do covarde regulamento. Se o apresenta outra forma de resolução de problema cola as placas. É claro que não são todos, mas a maioria.
      Outro ponto que o nobre colega desconhece, a demanda de tempo para buscar esta formação de mestre não necessita do tempo que o amigo colocou. Meu sogro é mestre e eu o vi se formar tendo dois trabalhos, e em um deles era diretor. Portando, não fale do que desconhece. O plano de carreira Único pode até não ser a melhor alternativa, mas daí a afirmar que o mestrado não terá utilidade dentro da corporação. Ta achando que as pessoas são tontas. O que não dá é ter um monte de soberanos que não enxergam um palmo a frente do nariz. Abçs

      Excluir
    2. Trabalhar devidamente em dois empregos e cursar mestrado, só se for na faculdade da tia cocota. Outra coisa cada carreira tem suas particularidades não são todas que comportam mestrado profissionalizante o único tipo que não exige dedicação exclusiva.Quero ver os professores do mestrado liberarem os alunos devido as particularidades do sistema do cbmerj, isso não pode ser exigência nunca de forma genérica, sem respeitar o tipo de formação de cada um.

      Excluir
    3. Se o amigo considera o instituto Makenzie ensino da tia cocota só me cabe respeitar.

      Excluir
    4. Concertaram a matéria para mestrado profissional, mas como disse os cursos não são abrangentes para todas as áreas. Agora concerta lá o termo pós graduação, pois mestrado e doutorado são cursos de pós graduação, acho que quem elaborou gostaria de se referir a uma especialização. Só gostaria de lembrar que um curso de mestrado custa cerca de R$ 2000 mensais.
      Se a questão para quem propõe é falta de conhecimento tecnico para gestao publica seria mais inteligente propor parceria com uma universidade publica, para um curso de formação em gestao pública, pois nada mais justo do que qualificar seus profissionais e dar condições para isso, mais justo do que simplismente colocar exigencias atingiveis somente para uma parcela e no que esquema " dá seu jeito" com cargas horarias e valores a serem investidos.

      Excluir
    5. Mas é por aí mesmo. Em que ligar do mundo um profissional so com o segundo grau pode administrar um hospital? Pode ser secretário de defesa civil? Não estou dizendo que é assim mas o sistema abre essa brecha..

      Excluir
  7. Cel Paulo, com todo dinheiro e marra, foi e sempre será a coisa mais escrota que passou pelo CBMERJ.
    Quarteis e viaturas na cor amarelo, ostentações, tudo que possa ter sido inutil para a corporação.
    Os babas, que sempre existirão, devem estar se remoendo.

    Juntos sempre seremos fortes!
    Ainda que a vitória seja tardia, assim como para a torcida vascaína.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cel Paulo destruiu o CBMERJ, com seus peixes e suas bandeirados.

      Excluir
  8. Tentarei ser bem objetivo. A pirâmide invertida que está sendo apresentada, só é do soldado ao subtenente? É isso que estão querendo dizer? Os problemas só se concentram no círculo dos praças?
    Li as propostas, e em nenhum momento vi qualquer mudança no que diz respeito às promoções dos oficiais QOC.
    É isso mesmo!?
    O cara entrar na ESCBM, e em menos de oito anos, já ter sido promovido a capitão, isso está normal!? Não tem problema algum!?
    A pirâmide invertida é até subtenente!?
    Só podem estar de brincadeira!?
    Há tantos OFICIAIS NO CBMERJ, QUE ELES NÃO SABEM ONDE COLOCA-LOS!
    MANTER OS CONCURSOS PARA OFICIAIS QOC, ANUALMENTE, PODE? AS PROMOÇÕES METEÓRICAS DOS OFICIAIS, PODE? O CARA COM 17, 18 ANOS DE SERVIÇO, JÁ TER SIDO PROMOVIDO A TCEL, PODE? FICAR DE 15 A 18 ANOS, COMO TCEL E CORONEL, PODE!? TERMOS CENTENAS DE TENENTES CORONÉIS E CORONÉIS, PODE?
    AS MUDANÇAS SÓ ATINGEM OS PRAÇAS!?
    PORQUE NÃO AUMENTAM O INTERSTÍCIO DOS OFICIAIS, COMO É O DOS PRAÇAS?!
    SUGESTÃO:
    - SOMENTE COM 25 ANOS, O QOC SERIA PROMOVIDO A TENENTE CORONEL. NÃO ACHAM JUSTO?
    - DEPOIS DE SAÍREM DA ESCOLA, FICAM UM ANO COMO ASPIRANTES, AÍ SIM SAEM 2 TENENTES;
    - DE 2 TENENTE A 1 TENENTE, ESPERAM 8 ANOS;
    - DE 1 TENENTE A CAPITÃO, ESPERAM 12 ANOS;
    - DE CAPITÃO A MAJOR, ESPERAM 20 ANOS;
    - DE MAJOR A TENENTE CORONEL; ESPERAM 25 ANOS;
    - E A PROMOÇÃO A CORONEL, CONTINUA POR "INDICAÇÃO".
    LEVEM ESTA PROPOSTA, NÃO ESTÃO QUERENDO MUDANÇAS!?
    POR FAVOR, NÃO SE DEIXEM ENGANAR!!!
    VERGONHOSO, O QUE ESTÃO PROPONDO AOS PRAÇAS!
    OBS.: PRECISAMOS DE MUDANÇAS, DESDE QUE, SEJA EM TODA A PIRÂMIDE!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. Concordo.

      Excluir
    2. Concordo,hoje vou defender os oficiais de saúde que amargam como capitães até 12 anos sendo ultrapassados por que entrou aspirante muito injusto isso,o mesmo ocorre com os qbmp 6 que entram como cabos e são ultrapassados por soldados chegando a terceiro sargento por tempo de serviço primeiro ou junto com os cabos qbmp 6,como tb ocorre com os oficiais de saúde.

      Excluir
    3. Concordo com você mas essa frouxura de trabalhar só um plantão por semana tem que acabar.

      Excluir
  9. Gostaria apenas q alguém representasse a pirâmide em números reais...alguém da DGP, por exemplo.

    ResponderExcluir
  10. Sou da R/R desde 2006, nunca vi praças sendo beneficiado em relação a promoções.
    Náo cheguei a pegar a chuva de promoções no governo Cabral, tanto para praças quanto para oficiais, maior engano de melhorias que já tivemos. Promove, para não dar aumento.
    Não temos concursos de admissão ao CBMERJ, a não ser alguns gatos pingados
    Existe hoje uma corporação de oficiais, muitos subten, sgts e alguns cabos.
    Soldados? coisa rara, está em extinção ?
    Está aí para quem quizer ver e comprovar.
    Pior que é em ambito geral, combatentes, saúde, metrópole, interior, tudo.


    Sgt BM R/R - Brito.

    ResponderExcluir
  11. Concordo plenamente

    ResponderExcluir
  12. É O MAIS JUSTO ACABARIA COM A MOLECADA DE ASPIRANTE QUE SEM EXPERIENCIA NENHUMA TRATA O VERDADEIRO PROFISSIONAL (BOMBEIRO) COMO ALUNO DO JARDIM DE INFÂNCIA!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tratam aos que baixam a cabeça,

      Excluir
    2. os que baixam a cabeça, nao... porque cansei de ver em copacabana, asp... saindo de academia.. indo a 2 ten, como tem um 1 ten ainda, que vive humilhando 1 sgt e sub, pai de família...curtindo com a cara deles, moleque novo..., achando que é Deus.. deixando de lado todo o conhecimento do bombeiro experiente e impondo a lei do mais antigo. Achando que sabe de tudo. Muitas das vezes colocando até em risco a operação, por nao deixar , como se fosse uma humilhação, o praça tomar frente da situação.

      Excluir
  13. Até que enfim foi apresentado algo com lucidez! essa é a solução, porém deve valer para aqueles que entrarem depois que a lei passar a vigorar, já que nós já estamos no jogo e não podemos sofrer as consequências da mudança. A cagada não foi nossa!,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, devo lhe dizer que se essa ideia fosse aplicada agora "com o jogo rolando", valeria p/ todos os bombeiros, tanto p/ os que entrassem a partir de agora, como p/ os que já aqui estão. Isto conforme consolidada e pacífica jurisprudência dos tribunais superiores que entendem que NÃO HÁ DIREITO ADQUIRIDO A REGIME JURÍDICO POR PARTE DE SERVIDOR PÚBLICO OCUPANTE DE CARGO PÚBLICO (CIVIL OU MILITAR).

      Excluir
    2. Se todos pensarem que são melhores,não chegamos a lugar nenhum,Associação Forte e com respaldo,isso sim são representados,todos imbuídos num ideal.Dignidade.Diretoria e Associados caminhando lado a lado,para ninguém mais ser enganado.Se todos contribuírem um pouquinhoJsf.

      Excluir
    3. Obrigado pela informação! Você tem razão.

      Excluir
  14. Seja de que forma for, me parece que só um plano de carreira único vai consertar essa lambança.

    ResponderExcluir
  15. Boa matéria. Parabéns ao editor. Sempre fui a favor da carreira única mas infelizmente temo que ainda não será dessa vez

    ResponderExcluir
  16. Boa matéria. Parabéns ao editor. Sempre fui a favor da carreira única mas infelizmente temo que ainda não será dessa vez

    ResponderExcluir
  17. Boa matéria. Parabéns ao editor. Sempre fui a favor da carreira única mas infelizmente temo que ainda não será dessa vez

    ResponderExcluir
  18. Cel FUL é por mrecimento o resto é conversinha!
    Quem manda são os que governam. Vamos cuidar dos Praça que estão se arrombado Sgt varrendo sub limpando privada. Cara o Ten Cel reclama de barriga cheia quanfo não comanda folfa pra cacete. Aquele CICC e o COCBMERJ UM SERVICONHO SÓ. DEIXA O CMT GERAL CUIDAR DISSO CAMOS FAZER O NOSSO.

    ResponderExcluir
  19. Socorrooooooooooooo!!! eu quero reservaaaaaaaaaaa!!!! não aguento mais uma corporação onde todos só olham o seu próprio umbigo!!!! ninguém quer trabalhar, só querem ganhar, ganhar, ganhar.
    Tá cheio de analfa ganhando mais de 6.000,00 , tá cheio coronel ganhando mais de 20.000,00 e só pensam em fazer maldade!!!! socorrooooooooooooo!!!!! que corporação é essa meu deus?????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ser bombeiro agora é título de nobreza. Ninguém quer trabalhar, ninguém quer estudar, aposenta bem pra caramba e ainda sonha em ser coronel pela carreira única. Fechem o guarda chuva porque a chuva de dívisa tá acabando.

      Excluir
    2. Respondendo ao Anonimo das 21:14 Realmente você esta certo ,talvez por isso os coronéis acada concurso ficam correndo do quarto para cozinha para poder por seus filhos na academia .Seu bosta deixa de hipocrisia nós sabemos que tem oficiais que realmente passaram na prova ,mas também é de conhecimento geral que vários só estão ai por causa do pai coronel. Ai temos que aturar uma capitã dizer :o meu pai não é coronel ,só que a mesma esqueceu de dizer mas o meu tio é ,e dou um doce se o anonimo da nobreza descobrir de qual turma ela é ... deixa eu dizer logo para você , turma de 2002 que surpresa !!! Não adianta nunca foi novidade para ninguém sobre isso ,sempre numa turma de nobres tinha 4 ou 7 filhos ou sobrinhos mas 80% da turma ser filho de coronel só a turma de 2002 e sem esquecer 2001 que também não fica para trais .Eu mesmo já ouvir de um oficial caneta que o mesmo tem vergonha dessas turmas. Eu sou praça mas ando de cabeça erguida e nem meu pai pode dizer um dia eu botei você no cbmerj .

      Excluir
    3. basta vc entrar no site, http://www.consultaremuneracao.rj.gov.br/pages/consulta.jsf ninguem se esquiva mais.. vc vai ver que 20mil está pouco para alguns.. tem TEN CEL ganhando mais do que isso. NAO PRECISA DE CPF, SO O NOME DO CANDANGO.

      Excluir
  20. ALGUEM SABE O EFETIVO REALMENTE E SUA DISTRBUICAO POR GRADUACOES E OFICIAIS?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei , Saúde 60%, Combatentes 40%, Oficiais QOC 3.000, QOS 4.900, QOA 14, QOE 06, Praças combatentes 3.000, Praças da saúde 4.000. O quadro de saúde ocupa 60% do efetivo, mas não estão ativos no CBMERJ , estão nas UPAS e nos táxis ambulâncias.

      Excluir
    2. Não fala besteira! Temos 965 oficiais combatentes na ativa do CBMERJ. Duvida? Vá a DGP e se informe.

      Excluir
  21. 1 sgt ou sub por prova interna chegaria a oficial e junto com o curso ja começaria a realizar alguma graduação a distancia, algum curso de interesse da corporação devendo o cbmerj arcar com o curso para os militares.

    ResponderExcluir

  22. Art. 1º Fica instituída a carreira única da Polícia e Bombeiro Militar a qual incia- se como soldado e encerra-se como Coronel de Polícia.
    Art. 2º – A Polícia e Bombeiro Militar criará normas e mecanismos para a ascensão profissional.
    Art. 3º – Unificam-se todos os quadros da Polícia e Bombeiro Militar ao Quadro de Policiais e Bombeiro Militares Combatentes, exceto o Quadro dos médicos que permanecesse conforme se encontra na lei.
    Art. 4º – Deixa de existir o número de vagas para promoção, havendo progressão funcional conforme tabela em anexo.
    Art. 5º – Todos os benefícios contidos nesta lei estendem-se aos policiais e bombeiro militares inativos, da reserva remunerada e as pensionistas.
    Art. 6º – Deixa de existir o interstício e passa a ter progressão funcional conforme tabela do anexo I.
    Art. 7º – Estabelece o Mês Março como sendo a data base do reajuste dos Policiais e Bombeiros Militares
    Art. 8º – Institui o reajuste anual para os Policiais e Bombeiro Militares no mesmo percentual concedido ao Fundo Estadual.
    Art. 9º – A promoção para 2º Ten. será exclusiva dos subtenentes ou, quando não houver subtenente habilitado, deverá ser primeiro Sargento obedecendo ao critério da antiguidade.
    Art. 10º – Cria-se a gratificação para os policiais e bombeiro militares que estejam exercendo função de monitor, instrutor e ou comandante de pelotões dos cursos de formação e profissionalização.
    Art. 11º – Cria-se a gratificação de escolaridade para curso acima de 120horas/aulas no mesmo valor pago referente a um serviço voluntário. Os cursos ministrados serão os seguintes:
    I – a Curso de Formação de Praças, o Curso de Formação de Soldado;
    II – a Curso de Aperfeiçoamento de Praças, o Curso de Formação de Sargentos;
    III – a Curso de Altos Estudos de Praça, o Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos;
    IV – a Curso de Formação, os cursos superiores exigidos para o ingresso dos militares dos Quadros de Oficiais Militares QOPMA e ESPECIALISTAS.
    Art. 12º – O Policial e Bombeiro Militar, quando completar trinta anos de efetivo serviço à Corporação, será promovido automaticamente ao posto ou graduação seguinte na escala hierárquica.
    Art. 13º – Cria-se a gratificação de escolaridade para os cursos de pós-graduação, mestrado, doutorado, bacharelado no valor pago referente a dois serviços voluntários por cada certificado apresentado.
    Art. 14º – Para a progressão funcional ao posto de coronel será exigido os cursos de bacharel em direito, Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, Curso de Altos Estudos de Oficiais, curso superior de oficial, que serão ministrados a partir do posto de capitão pela PM/BMRO..
    Art. 15º- Excepcionalmente, os (PM/BM), que a partir da publicação desta lei,farão jus à designação para os cursos constantes no Art.11, respeitando critério de antiguidade, na modalidade de Ensino à Distância para as disciplinas teóricas no âmbito de seus respectivos batalhões, sem prejuízo de suas atividades funcionais.
    Art. 16° – Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação

    ResponderExcluir
  23. Art. 17° -Revogam-se as disposições em contrário.
    TABELA DOS QUADROS DE POSTOS E GRADUAÇÕES DA PM/BMRO E SEUS RESPECTIVOS VENCIMENTOS
    Coronel PM
    NÍVEL ÚNICO R$ 18.275,00
    Tenente-Coronel PM
    03 ANOS /NÍVEL 03 R$17.947,00
    02 ANOS/ NÍVEL 02 R$17.321,50
    01 ANO / NÍVEL 01 R$17.021,00
    Major PM
    03 ANOS/NÍVEL 03 R$ 16.832,50
    02 ANOS/NÍVEL 02 R$ 16.521,00
    01 ANO / NÍVEL 01 R$ 16.075,75
    Capitães PM
    03 ANOS/NÍVEL 03 R$ 15.887,25
    02 ANOS/NÍVEL 02 R$ 15.530,75
    01 ANO/NÍVEL 01 R$ 15.085,25
    Primeiro-Tenente PM
    03 ANO/NÍVEL 01 R$ 14.935,00
    02 ANOS/NÍVEL 02 R$ 14.600,00
    01 ANO/NÍVEL 03 R$ 14.150,50
    Segundo-Tenente PM
    03 ANOS/NÍVEL 03 R$ 13.854,00
    02 ANOS/NÍVEL 02 R$ 13.542,00
    01 ANO/NÍVEL 01 R$ 13.175,00
    SubtenentePM
    03 ANOS/NÍVEL 03 R$ 12.827,00
    02 ANOS/NÍVEL 02 R$ 12.361,50
    01 ANO/NÍVEL 01 R$12.130.50
    1º Sargentos PM
    03 ANOS/NÍVEL 03 R$ 11.965,00
    02 ANOS/NÍVEL 02 R$ 11.499,50
    01 ANO/NÍVEL 01 R$ 11.034,00
    2º Sargentos PM
    03 ANOS/NÍVEL 03 R$ 10.968,50
    02 ANOS/NÍVEL 02 R$ 10.375,25
    01 ANO/NÍVEL 01 R$ 10.026,75
    3º Sargentos PM
    03 ANOS/NÍVEL 03 R$ 9.939,25
    02 ANOS/NÍVEL 02 R$ 9.473,75
    01 ANO/NÍVEL 01 R$ 9.008,25
    Cabos PM
    03 ANOS/NÍVEL 03 R$ 8.892,70
    02 ANOS/NÍVEL 02 R$ 8.310,00
    01 ANO/NÍVEL 01 R$ 8.198,00
    Soldado PM
    03 ANOS/NÍVEL 03 R$ 7.238,20
    02 ANOS/NÍVEL 02 R$ 6.850,00
    1 ANO/NÍVEL 01 R$ 5.952,20

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Subtenente BM Valdelei Duarte.31 de agosto de 2015 22:31

      Companheiro aonde você pegou essa informação ? Se foi no WhatSapp, nos poupe !
      Procure apresentar as fontes, e procure saber se estas são fidedignas.
      " Roraima (RR)
      Piso: R$ 801,40


      Contingente: 1,5 mil


      Principais Reivindicações:
      - A categoria paralisou por 21 dias em 2010 e conseguiu reajuste, mas, atualmente, não há perspectiva de novas greves. As reivindicações atuais dizem respeito a um novo código de ética, a uma lei disciplinar mais atualizada e a diretrizes para reajustes salariais ".



      Confira o comparativo dos salários das PMs do Brasil abaixo.

      http://www.idecrim.com.br/index.php/noticias/162-confira-o-salario-e-as-reivindicacoes-dos-pms-em-cada-estado-do-pais
      http://abamf.com.br/abamf/arquivos/12214
      http://reajuste.info/index.php/funcionarios-estaduais/119-policiais-do-rio-de-janeiro-tabela-de-salarios.html
      http://noqap.blogspot.com.br/2014/02/piso-salarial-das-policias-militares-do.html


      Copie estes link acima e confira, vamos ser mais transparentes e inteligentes, e passar aos companheiros informações precisas, e não iludir os companheiros.

      Abraços e JUNTOS SOMOS FORTES.

      Excluir
    2. Valdei é só uma proposta ninguém falou q já existe esse plano de carreira com esses salarios. Mas seria interessante se o cbmerj adotasse esse projeto!

      Excluir
  24. Tentarei ser bem objetivo. A pirâmide invertida que está sendo apresentada, só é do soldado ao subtenente? É isso que estão querendo dizer? Os problemas só se concentram no círculo dos praças?
    Li as propostas, e em nenhum momento vi qualquer mudança no que diz respeito às promoções dos oficiais QOC.
    É isso mesmo!?
    O cara entrar na ESCBM, e em menos de oito anos, já ter sido promovido a capitão, isso está normal!? Não tem problema algum!?
    A pirâmide invertida é até subtenente!?
    Só podem estar de brincadeira!?
    Há tantos OFICIAIS NO CBMERJ, QUE ELES NÃO SABEM ONDE COLOCA-LOS!
    MANTER OS CONCURSOS PARA OFICIAIS QOC, ANUALMENTE, PODE? AS PROMOÇÕES METEÓRICAS DOS OFICIAIS, PODE? O CARA COM 17, 18 ANOS DE SERVIÇO, JÁ TER SIDO PROMOVIDO A TCEL, PODE? FICAR DE 15 A 18 ANOS, COMO TCEL E CORONEL, PODE!? TERMOS CENTENAS DE TENENTES CORONÉIS E CORONÉIS, PODE?
    AS MUDANÇAS SÓ ATINGEM OS PRAÇAS!?
    PORQUE NÃO AUMENTAM O INTERSTÍCIO DOS OFICIAIS, COMO É O DOS PRAÇAS?!
    SUGESTÃO:
    - SOMENTE COM 25 ANOS, O QOC SERIA PROMOVIDO A TENENTE CORONEL. NÃO ACHAM JUSTO?
    - DEPOIS DE SAÍREM DA ESCOLA, FICAM UM ANO COMO ASPIRANTES, AÍ SIM SAEM 2 TENENTES;
    - DE 2 TENENTE A 1 TENENTE, ESPERAM 8 ANOS;
    - DE 1 TENENTE A CAPITÃO, ESPERAM 12 ANOS;
    - DE CAPITÃO A MAJOR, ESPERAM 20 ANOS;
    - DE MAJOR A TENENTE CORONEL; ESPERAM 25 ANOS;
    - E A PROMOÇÃO A CORONEL, CONTINUA POR "INDICAÇÃO".
    LEVEM ESTA PROPOSTA, NÃO ESTÃO QUERENDO MUDANÇAS!?
    POR FAVOR, NÃO SE DEIXEM ENGANAR!!!
    VERGONHOSO, O QUE ESTÃO PROPONDO AOS PRAÇAS!
    OBS.: PRECISAMOS DE MUDANÇAS, DESDE QUE, SEJA EM TODA A PIRÂMIDE!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa, muito boa! Manda colocar a PIRAMIDE DE OFICIAIS E MEDICOS (ENFERMEIROS, DENTISTAS, NUTRICIONISTA, ASSISTENTES SOCIAIS ETC) TODOS OS OFICIAIS, quero vê se dá menos de 10.000 no EFETIVO! Me poupem, quem não tem DINHEIRO, conta historia! E alem do mais se fossemos fazer uma AUDITORIA, daria pra fazer inscrição para ocupar 20.000 BMs, o que melhoraria e muito a NOSSA FILEIRA, porque de fileiras VIVE O CBMERJ, voce pode trocar tudo, menos AS FILEIRAS! TERCEIRIZAÇÃO DO HCAP E CLINICAS E SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS, inclusive os praças (servidores de cafezin, lavadores de cuecas, engraxates, ofice boy, empreguets, pintores, camelos, pedreiros, pintores) e, verão a prontidão linda e GRANDE, como deveria ser. Aos OFICIAIS: Assinadores de papeis, fiscais da bandeira e alvorada, NUTRICIONISTA (que não nutrem nada), COMPRADORES DO CBMERJ, sindicantes de Dia, ASPONES ufaaaa, se colocar dois por dia de serviço de 24/72 ainda sobra uns 8.000. A conta é simples, basta VONTADE! jsf

      Excluir
    2. "Os oficiais se sentem sobrecarregados"! "Por isso que é necessário fazer concurso todos os anos"!!!
      Quero deixar claro que não estou querendo "promover guerra" entre os círculos de oficiais e praças. Mas, do jeito que está não pode ficar!
      QUEM SÃO OS EXECUTORES? NÃO SÃO OS CABOS E SOLDADOS?! (PELO MENOS É O QUE CONSTA)
      É VERGONHOSO, OBSERVAR OS EVENTOS DE GRANDES PROPORÇÕES, E CONSTATAR QUE HÁ "340.000 GESTORES E 1/2 DÚZIA DE EXECUTORES"!
      VEJO PROTECIONISMO NO CÍRCULO DOS OFICIAIS!
      SARGENTOS E SUBTENENTES PODEM EXERCER A FUNÇÃO DE CABOS E SOLDADOS!? POR ISSO, DE FORMA DESCABIDA, NÃO ABREM CONCURSO PARA SOLDADOS!
      FALAM TANTO DE MILITARISMO, E NÃO FAZEM CUMPRIR A HIERARQUIA E DISCIPLINA!!!!
      SE OS SARGENTOS NÃO COLABORAREM COM OS COLEGAS SDs E CBs, IRÃO SOBRECARREGÁ-LOS!
      SE TIVESSE UM POUCO DE BOA VONTADE, SUSPENDERIAM OS CONCURSOS PARA QOC, DURANTE UNS CINCO ANOS NO MÍNIMO. ISSO SERVIRIA PARA ENXUGAR O QUADRO DE OFICIAIS, QUE ESTÁ VERGONHOSO, ABRINDO VAGAS, NÃO SÓ PARA OS PRAÇAS, MAS, PRINCIPALMENTE PARA OS PRÓPRIOS QOC!!!
      SÃO APENAS SUGESTÕES!
      COMO O COLEGA COLOCOU, BASTA VONTADE!

      Excluir
    3. Não fale besteira companheiro. Se você tivesse acesso ao site da DGP iria ver que temos na ativa hj apenas 965 oficiais combatentes. O restante é oficial da área de saúde, que representa a grande maioria dos oficiais do CBMERJ. Somando os QOC e QOS são 2650 oficiais. Ou seja, são 2650 oficiais num universo de 16000 militares. Informe-se antes de falar besteira.

      Excluir
    4. Não fale besteira! A carreira de oficial não tem nada haver com a de praça. Os oficias são promovidos à medida que as vagas surgem. Não existe inversão na pirâmide de oficiais. Existem alguns excedentes,mas não ao ponto de termos pirâmide invertida. Temos muito mais tenentes e capitães do que oficiais superiores. Duvida? Então vá a DGP verificar.

      Excluir
    5. meu amigo, eu acho que se o objetivo é cortar a própria carne para reformar a corporação, acho que TODOS tem que fazer sua parcela de sacrifício. não dá pra querer reformar só da "cintura pra baixo". não da pra curar o pé deixando a cabeça doente. a a julgar pelos comentários essa visão é unanime. claro que de forma educada e coesa, irei apresentar essas colocações na reunião. não tenham dúvidas disso.

      Excluir
  25. Parabéns pela matéria,e concordo com tudo!!!

    ResponderExcluir
  26. Enroleichon vem ai, paran paran pan pan, Enroleichon vem ai, tân rân, tân rân tan tan.....Acreditar em MALANDRÃO da nisso. Daqui a 4 anos, como assim? Ele nem sabe se comandara ano que vem, como jogar pra daqui a 4 anos? Essa comissão de praças SO TEM ANJOLAS!!!!!! JÁ tomaram volta, so que não sabem ainda! fiquem esperto! malandro é malandro e mané é mané, podes cres que é ............................jsf

    ResponderExcluir
  27. VEREADOR MARCIO GARCIA EU COMO CIDADA BRASILEIRA PEÇO PRA FISCALIZAR ,O PREFEITO EDUARDO PAZ QUE DEU QUANTROCENTOS MIL PARA PARADA GAY DE MADUREIRA
    ENQUANTO OS HOSPITAIS DO RJ PEDIR SOCORRO,E PREFEITO TANTO DINHEIRO DE GRAÇA PARA PARADA GAY.
    OBRIGADO MARCIO GARCIA.

    ResponderExcluir
  28. O primeiro passo, antes de tudo isso é tirar as laranjas podres. Uma operação séria do MP e da PC em cima dos BM mais sujos q pau de galinheiro. O Cel. Rodrigo Bastos, por exemplo. Como um criminoso desse ainda está comandando? O mesmo vale pra os citados..... Antes dessa limpeza, com os criminosos no poder, nada será feito.

    ResponderExcluir
  29. Quem foi a reunião se preocupa realmente com o futuro da nossa profissão.
    Tem Ten cel esperando promoção a quase 10 anos enquanto outros muito mais modernos são promovidos por merecimento. Está uma bagunça.
    O CBMERJ precisa e merece uma mudança MORAL.

    ResponderExcluir
  30. Pra ser Juiz, Desembargador, Delegado, dentre outras profissões q exigem nível superior, não é exigido pós graduação e muito menos mestrado, vocês querem exigir mestrado pra ser Cel.?

    ResponderExcluir
  31. Solução mágica,Auditoria Imparcial e externa em todas as Instituições e Associações.Em parceria com o Ministério Público Federal e Estadual,Receita Federal e lógico a Polícia Federal.Quem não deve não teme.

    ResponderExcluir
  32. Isso nao vai dar em nada.....

    ResponderExcluir
  33. Sempre tem um que acha que não vai dar em nada,porém do início do movimento até agora veja quantas coisas já mudaram.
    Temos um Dep.federal e um vereador.Eu também achava difícil, mas acredite,ainda teremos muitas vitórias.Praças e oficiais.

    ResponderExcluir
  34. Carreira Única Já!!!!

    ResponderExcluir
  35. MEUS AMIGOS , NÃO ENTENDO O QUE QUEREMOS , QUERÍAMOS PROMOÇÃO POR TEMPO, ELA VEIO, AGORA CRITICAMOS QUEM CONCEDEU-NOS ESTE DIREITO.O NÃO CONHEÇO O CEL ALCANTARA ,PORÉM NINGUÉM O ELOGIOU POR PEITAR O GOVERNO E NOS CONCEDER DIRETOS A VARIAS ARMAS ,( PREVISTO EM LEI),PEITOU UM GOVERNO QUE QUER NOS TIRAR O DIREITO A TER PELO MENOS UMA ARMA.SERA QUE QUEREMOS O MELHOR PARA TODOS , OU DESCOBRIMOS QUE CRITICAR COMANDO DA VOTO,

    ResponderExcluir
  36. Boa tarde senhores !
    Se alguém acha que haverá algum beneficio, já adianto que estão redondamente enganados. O Estado não quer que os novos Sub Ten, turma de 90/91, peçam reforma, e está dando um fio de esperança de que exista um plano de carreira único para que os mesmos continuem na corporação, enquanto isso vai enrolando o bomba. Se vc amigo Sub tem tempo de Forças Armadas, português, licença premio e férias não gozadas, mete o pé pq nada de novo virá. É melhor pagar vcs do que abrir concurso, se vcs forem embora será obrigatório a abertura de concurso. E os anjinhos que acham que vão entrar soldado e sair coronel façam-me o favor parem de postar bobagens pq isso nunnnnca vai acontecer, a não ser que se faça vestibular da Uerj.
    Este canal deveria ser para nos unirmos em um ideal, mas só vejo bms só pensando no próprio umbigo e não na coletividade.
    Já que falaram tantas asneiras fica aqui a minha, o bm entra coronel e sai general, fica a dica.
    Força e honra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CONCORDO PLENAMENTE AMIGO , SÓ FALTA DIZER QUE O FAXINEIRO DO BANCO TEM QUE VIRAR PRESIDENTE , QUE SÓ PODE SER PRESIDENTE DA REPÚBLICA QUEM FOR VEREADOR,QUEM SÓ PODE SER MÉDICO QUEM FOI AUXILIAR DE ENFERMAGEM, VAMOS FALA SERIO , SOMOS PRAÇAS , NÃO BURROS,JÁ ESTÃO COMEÇANDO A ESPECULAR, PARA ANO QUE VEM PEDIR NOSSOS VOTOS, PORQUE O DACIOLO NÃO NOMEOU OS BOMBEIROS EXCLUÍDOS EM SEU GABINETE? SOU PRAÇA E ENTENDO QUE ISTO SIM É UM PRAÇA AJUDAR AO OUTRO, FAÇA A SUA PARTE AO INVÉS DE SÓ CRITICAR OS OUTROS...

      Excluir
  37. Pessoal sugiro que possam dar uma oportunidade aos reservas do último concurso CHOAE E CFS.......Vejam no boletim do dia 17/08/2015 a reunião da comissão de promoções......Muitas vagas em claro de Terceiro Sargento e nenhum candidato habilitado.......Quantos Cabos estão esperando uma oportunidade de ocupar essas vagas?......Quantos Sargentos e ST's estão esperando para cursar CHOAE......Aproveitem os reservas do último concurso.......Nos dê mais uma oportunidade de melhorar a carreira e o salário......REPITO ASSOCIAÇÃO OLHEM O BOLETIM DO DIA 17/08/2015........É A NOSSA CHANCE DE APROVEITAR OS RESERVAS DO ÚLTIMO CONCURSO......MUITAS VAGAS DE SARGENTO EM CLARO SEM CANDIDATOS.........SOU CABO E QUERO TER A OPORTUNIDADE DE CURSAR ASSIM COMO EXISTEM COLEGAS SGT E SUB QUERENDO CURSAR O CHOAE........VAMOS FAZER UMA CORRENTE PELOS RESERVAS DO ÚLTIMO CONCURSO.......E BRIGAR PARA ABERTURA DE VAGAS PARA SOLDADO É LÓGICO.....A PMERJ PASSA POR ISSO?.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SE O NOBRE DEPUTADO AO INVÉS DE QUERER DESTRUIR O COMANDO, PRESTASSE A SUA ATENÇÃO PARA ESTES DETALHES, PODERIA ESTAR NESTE MOMENTO NEGOCIANDO COM O COMANDO SOBRE ESTA SUA SUGESTÃO, PORÉM ELE SÓ QUER LEVAR EM FRENTE SEU PLANO DE PODER E VINGANÇA ,CRITICA TANTO O COMANDO E SÓ VEM COM PROJETOS MILABORANTES E INVIÁVEIS .SOU PRAÇA , NÃO BURRO...

      Excluir
    2. No último concurso os JURUNAS ferraram com as vagas... abriram poucas vagas por que os quadros/graduações estavam lotados com a queda do interstício.

      Excluir
    3. acho uma ótima ideia companheiro!!! cadê a associação?

      Excluir
    4. não teria custo para o estado aproveitar essas vagas

      Excluir
    5. APROVEITAR AS VAGAS DE 2013 E AS VAGAS PARA SOLDADO 2014... SE LIGA ASSOCIAÇÃO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      Excluir
    6. Também concordo se as vagas existem, porque não promover? chamar os reservas não teria custo adicional para o Estado na contratação de banca. Quanto a pirâmide invertida sabemos da solução, mas a tropa tem que evoluir. Será que vão cortar as promoções dos oficiais também? Em outros estados as associações brigam junto ao comando por promoções para que a tropa melhore de vida. Essa briga é para as associações e para os políticos BMS. Fica a dica para a próxima reunião com o comando.

      Excluir
  38. Senhores, Não existe essa questão de carreira única. Em todos os órgãos sejam civis ou militares temos divisões. Na policia civil jamais o inspetor ( execução) se tornará delegado ( gestão) , a não ser que preste concurso para delegado. Nos Tribunais a mesma coisa. Não verão um técnico judiciário( execução) ascender internamente ao cargo de analista judiciário (gestão), a não ser que preste concurso para tal. E por aí vai. O mesmo ocorre nas carreiras militares. A carreira de oficial é de gestão e a de praça de execução. Todos têm sua importância dentro da instituição. Agora, os praças que quiserem fazer parte da gestão têm de concorrer ao vestibular da UERJ e cursar a Academia de oficias ( esse é o melhor atalho para o praça se tornar oficial) ou então concorrer às vagas do CHOAE. Chance existe para todos. Não existe mais limite de idade.Então, meus amigos, reflitam, não se iludam porque não há a menor chance de se unificar uma carreira de execução com uma de gestão.

    ResponderExcluir
  39. Gostaria de sugerir a publicacão aqui neste canal......Orientações quanto ao acionamento administrativo ou judicial do CMDO DO CBMERJ.....quanto ao preenchimento das vagas em claro de SGT e TEN QOA através do aproveitamento dos reservas do último concurso interno ou da abertura de um novo concurso.......e aproveitamento dos reservas dos últimos concursos de SOLDADO.......obrigado e fica a Dica.....

    ResponderExcluir
  40. Não sou a favor dessa proposta esdrúxula de entrar Sd e sair coronel (ainda que houvesse carreira única, engana-se quem acha que todos chegariam ao topo) , pois deve-se existir a carreira de praças e oficiais separadas sim ! Uns ingressam para obedecer e executar (praças ) e outros pra gerir e ordenar ( oficiais ) , sempre foi assim , assim é a civilização , até reino animal é assim , há os operários e o rei .
    Essa é mais uma proposta de praças preguiçoso que não quer estudar , mas quer chegar a coronel , já não bastam as terríveis promoções por tenho de serviço ? O que vcs querem mais ? Já não está de bom tamanho chegar a subten sem ao menos pegar num caderno ? Claro que está bom , pois se dependesse de mim , praça preguiçoso ia morrer soldado ( nada controle os soldados ) !

    CAP QOC luciano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem foi o ignorante que escreveu isso ? Vai se informar e veja no CFAP a lista de reprovados nos últimos cursos (CEFC e CEFS). Ninguém é promovido a 3o Sgt se não estudar e passar no curso. Quem escreveu essa asneira deve ser filhinho de Cel.

      Excluir
    2. Cap. A forma de ingresso seria unica, mas a ascensão ao oficialato seria por prova, de qualquer forma. A questão é fechar a porta para o civil entrar como oficial diretamente. Me assusta ver um oficial falando que todos querem ser coronéis, sabemos que isso é impossível.

      Excluir
    3. Não esperava nada de diferente de quem veio da CRECHE DO PAPAI, ora capitão, briga então por salario DIGNO, que tal? A sua carreira encerra daqui a pouco como MAJ e, vai vira agua de salsicha, pois MANDAR OU DÁ ORDEM é molinhooooo! Quero ve encarar UM DANTESCO, pois isso sim é SER BOMBEIRO, pois o resto é FUNCIONÁRIO PUBLICO ESTADUAL, com identidade de BRAVOS! jsf

      Excluir
    4. Ridículo. A tal creche do papai está aberta para quem quiser ser coronel. Boa sorte e bons estudos. Aceita que dói menos.

      Excluir
  41. Bem, acho que o "Cel Laranjeiras" citado de forma ofensiva não sou eu. Primeiro porque meu "Larangeira" é com "G"; segundo é que sou PM, não sou bombeiro militar, o que, por sinal, muito me orgulharia; terceiro porque não fiz nenhum comentário desairoso sobre os valorosos bombeiros. Quando o faço é só elogiando.; quarto é não fui "criado por vó"... Portanto, espero que o comentarista identifique a que "Laranjeira" verdadeiramente se refere.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que estão se referindo é o Cmt da Academia de Oficiais. O Sr é o Grande Cel Emir Campos Larangeira PM com alma de Bombeiro. Nosso amigo. Caçador de Bandido quando eles se faziam de intocáveis amigos das comunidades. O grande Cmt.

      Excluir
    2. O Cel foi o Único a conceber e passar um projeto que dava hora extra a BM e PM detre outros benefícios mas foi vetado na justiça pelo Governo do Estado. Poe pra gente ver.

      Excluir
  42. COMO DIZIA AQUELE ANTIGO PERSONAGEM "OLHA O GOLPE". É ISSO! PORQUE QUE O SARAIVA, COTISTA DE CORONEL, NÃO DÁ OS VALORES DA PIRAMIDE EM NUMEROS INTEIROS? PORQUE QUE É EM PERCENTUAL? PORQUE SERA? SERÁ QUE O NEGOCIO É TÃO FEIO QUE TEM QUE ENTERRAR, TIPO COCO DE GATO? ESSA DE DIZER QUE É DE 6% OS SOLDADOS, COMO ASSIM? 6% DE QUANTO? FAÇA-ME O FAVOR, QUER ME ENGANAR ME DA BALA! MALANDRO É MALANDRO, MANÉ É MANÉ PODES CRER QUE É.................

    ResponderExcluir
  43. Cap Qoc Luciano, e o que o senhor acha sobre os oficiais subirem por tempo de serviço? acha uma proposta esdrúxula também? Pimenta nos dos outros é refresco capitão! Aprenda que vocês oficiais não são Deuses e nao estão acima do bem e do mal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que vc acha de se colocar vagas para promoções de praças? Querem se igualar que se iguale tido. Promoção por tempo de serviço dentro das vagas que tiverem abertas.

      Excluir
  44. A propósito, alguém poderia informar porque os cabos de 2008 tem que cumprir 12 anos de serviço ativo para serem promovidos a terceiro SGT, tendo em vista que eles NÃO entraram soldados? É só uma dúvida que ninguém consegue me esclarecer com base legal!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pq o decreto diz que para ser promovido a 3 sgt precisa ter 12 anos de serviço e não 12 anos na graduação.

      Excluir
    2. 5 anos na graduação promoção por tempo de serviço.

      Excluir
  45. Já esta na hora do SOS ,começar a pensar sobre um movimento para ter concurso ou melhor chamar os paisanos do ultimo concurso .Não adianta reunião haja vista a falta de soldado que passou dos limites suportáveis dentro da corporação .Hoje a luta é por isso e é preciso uma atitude firme da associação .Sabe porque a hierarquia esta a beira do abismo ,porque hoje o soldado concorre o mesmo serviço até quarto de hora com o sargento . Olha estamos criando um mostro se a gente perder o nosso pilar que é justamente a hierarquia ,estamos fadados a virar civis como querem alguns políticos .Hoje nem no quartel central tem guarda ,o coração de qualquer unidade militar e o corpo da guarda ,se não existe é porque não é um quartel .Olha gente se nós perdemos a condição de militar será uma perda sem precedente . Vamos fazer pressão para o ingresso de no mínimo 2000 soldados de imediato e 500 acada ano seguintes . OPERAÇÃO PADRÃO JÁ . ATÉ O GOVERNADOR DETERMINAR A ENTRADA DE NOVOS RECRUTAS .

    ResponderExcluir
  46. Na moral, o Corpo de Bombeiros não precisa de Coronel. Basta Capitão para ser CMt Geral.

    ResponderExcluir
  47. É MUITO INJUSTO COLOCAR UM JOVEM INEXPERIENTE PARA COMANDAR PROFISSIONAIS COM 10, 15 OU 20 ANOS.
    SEMPRE FUI CONTRA O CONCURSO EXTERNO PARA OFICIAL. DEVERIAM TER AO MENOS 10 NO CBMERJ PARA DESEMPENHAR UMA FUNÇÃO QUE REQUER EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL.
    MANDAR É FÁCIL, COMANDAR É OUTRA COISA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para mandar,antes tem que se respeitar para ser respeitado.Se não da merda.Só os frouxos ficam quietos.

      Excluir
  48. FIM DO CFC E CFS? JUSTIÇA NELES!!! TODO ANO CADETE E DE 6 EM 6 ANOS SOLDADOS?

    ResponderExcluir
  49. Oportunidade única para todos,a partir de 2016,entrada única e carreira única.Infelizmente querem sempre estar pisando nos Praças.A pirâmide bagunçou geral.

    ResponderExcluir
  50. Já está tudo definido,essa de fazer reunião não cola.Porém iremos acompanhar bem de perto.

    ResponderExcluir
  51. Carreira única ja!!!não desestimular os militares acabando com os cursos regulares.pois a pirâmide está lotada de oficiais.

    ResponderExcluir
  52. Por favor nos ajudem, nós militares de barra mansa pedimos socorro,nos ajudem!

    ResponderExcluir

Comentários com palavras de baixo calão, agressivas ou que estimulem a violência ou prática criminosas não vão ser publicados.

Citações ou acusações pessoais somente são publicadas com a identificação do autor do comentário.

Se sentiu ofendido? Quer ter o direito de resposta? Faça contato pelo email (enderecumemaium@gmail.com) ou use os comentários para defender seu ponto de vista.

O BLOG é seu. Use-o com sabedoria.