terça-feira, 4 de agosto de 2015

REESTRUTURAÇÃO DAS CARREIRAS DE OFICIAIS E PRAÇAS DO CBMERJ

No último dia 29, o coordenador do gabinete de gestão de projetos tornou público a convocação para a reunião do grupo de trabalho que irá pensar na reestruturação das carreiras de oficiais e praças. 

Queremos que você tome conhecimento dos oficias que estão engajados neste trabalho, para através de nossos comentários apresentarmos as modificações pertinentes às carreiras de oficiais e praças.

Com toda certeza a opinião de quem vive o atual modelo de carreira ajudará em seu aperfeiçoamento e valorização profissional bombeiro militar.





SOS BOMBEIROS: Deixe aqui sua contribuição sobre o que deve ser ajustado nos planos de carreiras da nossa corporação. Uma das reuniões se dará no próximo dia 12 de agosto.

62 comentários:

  1. Pena que muitos se esquecem e muitas das vezes só procuram ou quando não precisam ou quando estão a perigo.Vale lembrar quando Deputado Estadual,o Cel Rodrigues,tinha em suas mãos,o projeto que seria dessa maneira:com dez anos de serviço,todos os Militares do Cbmerj,sairiam 3 Sgt,este projeto,quando eleito,o mesmo engavetou,para usar como algo para sua reeleição,só pecando quando disse em alto e boa voz:São foram os Bombeiros Militares que me elegeram.Fica o alerta.Pegando este gancho Cel Alcântara,está em suas mãos o destino de vários Pais de Famílias e Militares exemplares.Jsf.Em tempo:Não foram os Bombeiros Militares que me elegeram,como se ele não fosse Bombeiro Militar e és que o Cmt Geral,Cel Ronaldo Alcântara,pode nos contemplar,dessa maneira:Com vinte anos de Caserna,todos serem promovidos a Oficiais e com certeza comando,estará muito bem na fita e foto com todos da Tropa.Melhor bizu que esse,só se ensinar a todos qualquer benefício seja do senhor,dos Parlamentares,tanto para os bombas como para a População,jamais as pessoas esquecem.Boa sorte e Juntos Somos Fortes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bombeiro quer tudo de mão beijada!!! Tem que estudar amigo...

      Excluir
    2. Irmão, sou praça, promovido por tempo de serviço, mas tenho noção da impossibilidade desse pleito. Vamos tentar colaborar com sugestões plausíveis. Dentro do que você disse, acho que o mais próximo é haver promoção ao oficialato, nesses termos, como há para coronel full, ou seja, o sub que atingir 30 (não 32) e quiser ir para reserva, faça a solicitação e tem promoção automática a 2° Ten, indo pra reserva de maneira compulsória.

      Excluir
  2. Em se tratando de Hierarquia e Disciplina,em se tratando de respeito para com seus Superiores Hierárquicos em se tratando de respeito a todos,A Associação SOSBOMBEIROS RJ,vem por meio de amizade,dizer ao Sr Cmt Geral e Secretário de Defesa Civil,Ronaldo Alcântara,que estamos aberto ao diálogo,não julgar ninguém,pois cabe a Deus,não somos contra Oficiais e sim buscar a Dignidade de todos,até porque também esta Instituição é Filantrópica e sem fins lucrativos(nesta gestão,pelo menos temos a certeza que não viemos para enganar a ninguém),mudando de Diretoria ao longo dos anos,ai já não será mais com estes Homens que representam tal frente de trabalho,e quem vier a ser o Cmt Geral,que fique bem claro,estamos prontos para ajudar,somar e não dividir,pois os únicos que perdem,são todos nós.Porque só JSF.Em Brasília é assim:Comando e Comandados Unidos.Até porque julgar e ver a vergonha que alguns fazem.Como criticar Comandos e Oficiais.JSF.

    ResponderExcluir
  3. Desse time não saira nada que nos una ou nos agrade, aguarde e verao!jsf

    ResponderExcluir
  4. Reestruturação das carreiras de oficiais QOS podendo as demais carreiras que não sejam de médicos e dentistas serem promovidos ao posto maximo.

    ResponderExcluir
  5. Pelo quantitativo de Bombeiros da área da saúde, percebemos que essa comissão será imparcial e equânime nos direitos dos militares. O quadro de Oficiais e Praças da saúde precisa ser revisto e reestruturado com urgência.

    ResponderExcluir
  6. QUADRO DE PRAÇAS AO OFICIALOTO PARA SOCORRO E OFICIAIS QOC SERIA RESPONSAVEL POR TODA ADMINISTRAÇÃO DO CBMERJ TODOS OS SUB TEN AO QUADRO DE OFICIAS ESPECIAIS A TÉ CAP 2 GRAU E PARA MAJ EM DIANTE TER CURSO DE 3 GRAU EM QUALQUER ÁREA. OBS MUITOS ESTÃO INDO EMBORA POIS QUANDO CHEGA A SUB TEN NÃO TEM NENHUMA ESPECTATIVA DE ALCANÇAR AO OFICIALATO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Senhor,
      Me chamo Felício, sou Bombeiro Militar da Reserva Remunera do CBMERJ e gostaria de compartilhar uma breve análise dos inúmeros casos de de Militares que se encontram na minha situação.
      Quando se opta pela Reserva Remunerada, normalmente os motivos são os mais variados possíveis, dentre eles, podemos elencar os mais usuais.
      Descontentamento com a situação salarial;
      Longa permanência na mesma graduação;
      Falta de incentivo para a permanência na Ativa;
      Desequilíbrio na distribuição das vagas para o Oficialato Administrativo......

      Minha sugestão é que a permanência na Reserva Remunerada possa ser alterada por iniciativa do Militar, uma vez que, as condições na ativa sejam favoráveis ao crescimento profissional. Isso se daria através da alteração do Estatuto de Bombeiros.

      Art. 3º - Os integrantes do CBERJ, em razão de sua destinação constitucional e em decorrência das leis vigentes, constituem uma categoria especial de servidores públicos do Estado, denominados de bombeiros militares.

      § 1º - Os bombeiros militares encontram-se em uma das seguintes situações:
      a - na ativa;
      I) os bombeiros militares de carreira;
      II) os incluídos no CBERJ voluntariamente, durante os prazos a que se obrigarem a servir;

      III) Os componentes da reserva remunerada do CBMERJ, quando convocados (ALTERAÇÃO) e/ou por iniciativa do BM, desde que não ultrapasse o limite de idade prevista para sua permanência na ativa;

      Essa medida poderia evitar o imenso vazio que surgirá nos próximos anos, pois, cerca de 2000 Bombeiros estarão indo para reserva gerando um desequilíbrio imenso nas contas públicas.
      Tal medida poderá atrair novamente para a ativa os Bombeiros que poderão ser promovidos e consequentemente aumentarão sua renda de forma produtiva e estarão colaborando com o equilíbrio do finanças públicas.



      Atenciosamente,

      Felicio Antonio Medeiros Valiengo
      Subtenente Reserva Remunerada
      Q10/90 - RG: 12.553

      Excluir
  7. gostaria que nessa reunião ,fosse abordada uma forma de adequar militares de concurso e militares promovidos por antiguidade, tendo em vista que os dois citados são cursados.os concursados tem enumeras preterições e os cursados por antiguidade so tem direito quando da o tempo estipulado,muitas vezes sendo atropelado nas promoções,se o militar não passar nos cursos cfc,cfs e cas não e promovido mesmo tendo tempo estipulado.revejam isso por favor, nos nao somos numerados parece que não somos bombeiros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc não estudou pro concurso interno e quer ser promovido como os cursados.Vc será promovido por tempo de serviço pois assim quis.

      Excluir
    2. vejo com muito pesar sua colocação tenho mais de 18 anos de cbmerj e presenciei como os cursos internos são questionáveis, militares da qbmp 8 cursando com nota 3,mlitares pedindo revisao mudando de pontuação de 2,5 para 9,0 eu vi.porem o intuito e somar e não dividir a tropa retificando concursados todos nos somos para ingressar nesta instituição ,e militares promovidos por antiguidade ´"tempo de serviço" fizemos inspeção de saúde,taf,treinamento no cfap,prova escrita com media7,0,porqual motivo somos discriminados não somos numerados e não temos direito a preterição .
      ,

      Excluir
    3. Realmente lamentável a colocação preconceituosa do Anônimo de 4 de agosto de 2015 20:48. Eu vi de perto inúmeras irregularidades nos concursos, sem poder denunciar, pois a coisa é mais séria e perigosa do que parece... Rolou muito dinheiro. Muitas vezes o preconceituoso é um dos beneficiados pela fraude. Boa sorte a todos. Aqui não é lugar pra trocar ofensas, sim propor melhorias para corporação. Paremos de olhar para o próprio umbigo e olhemos a corporação como um corpo

      Excluir
    4. O interstício caiu mais uma vez,o que vcs querem mais sem estudar,fica difícil desse jeito meu amigo,como administrar as suas ociosidades ,usam erro do passado pra justificar a sua penumbra. Quem estudou e passou no concurso interno deixe ser feliz e não nos cite de novo.

      Excluir
  8. mas alguém tem uma idéia de como será essa reestruturação?

    ResponderExcluir
  9. Gostaria que pensassem na reestruturação da QBMP 6 e corrigissem as injustiças cometidas as turmas mais antigas e TB mais modernas, que proíbem e proibiram miliares dessa qbpm de fazerem concurso interno por 6 e 8 anos tudo errado.Corrijam TB a escala desses profissionais com a de oficiais Enfermeiros o que é muito justo,pois são eles os operários da saúde.

    ResponderExcluir
  10. Gostaria que além das inúmeras sugestões,quando fizer reuniões,apareçam todos.Pois depois não vem com essa:A ei não sabia.

    ResponderExcluir
  11. CARREIRA UNICA NO CBMERJ UMA SÓ PORTA DE ENTRADA ISSO SIM SERIA JUSTO E MELHOR , REVOLUCIONARIA O CORPO DE BOMBEIROS COMO ESTA SENDO FEITO NA PMERJ, UM SOLDADO CHEGANDO AO POSTO DE CORONEL!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa uma só porta de entrada!!!

      Excluir
    2. Isso sim é bom e justo acabaria com essa festa de ter todo ano concurso para oficiais e um monte de bm ja desgastado na ponta enquanto um monte de bombeiro cheio de gas ta trabalhando em sad major com 33 ou 35 anos comandando enquanto velhinho de cabeça branca ta ralando isso sim corrigiria esse erro a longo prazo,esses jovens iriam dar muito mais a população ralando como praça até chegar ao aficialato do que ja entrando comandando seria o mais justo mais também é o mais distante de acontecer eles não vão querer ver praça que tem nivel superior fazendo prova para oficial ou ver os prças serem incentivados a fazer faculdade,para terem uma chance de crescer isso infelizmente esta muito distante de acontecer mais é a melhor sugestão,pois mataria varios problemas de uma vez,acabaria com esse cabide absurdo de emprego que é essa academia de bombeiros,isso sim da desfalque aos cofres públicos e não o que eu vejo alguns praças dizendo que tinha que parar essas promoções por preterição.

      Excluir
  12. Senhor Márcio Garcia, porque não se faz um seminário com todos os círculos hierárquicos, para que se possa ouvir daqueles que sofrem na pele as dores da indiferença e da exclusão. Se reunir com meia dúzia de pessoas que não nos representam, não nos dá a oportunidade de expormos nossas percepções e idéias sobre o que está acontecendo. Resolver a carreira de todos os oficiais na opinião dessas pessoas é no mínimo injusto.

    ResponderExcluir
  13. Acho que as próximas turmas de CHOAE deveriam seguir somente o critério de antiguidade, pois a maioria dos subtenentes antigos que não foram agraciados com preterições ficaram na época anterior aos decretos de promoções, pelo menos 6 anos como terceiro sargento, de seis a cinco anos como primeiro sargento e já estão completando 5 ou mais anos de subtenente, o que passa a ser uma desigualdade um militar que leva menos de quatro anos para chegar de segundo sargento a subtenente disputar com muito mais facilidade, pois são mais novos para concorrer em um concurso com os militares mais antigos. outra coisa é se excluir Português e Matemática, fiz concurso pra CFSD, CFC, CFS e CAS tudo com Português e Matemática e presencial, por isso não entendo o que mais tenho que provar em relação a isso.Por isso senhores que se faça valer a hierarquia tão cobrada até mais que a disciplina para que se de aos mais antigos o mérito esperado.
    Sub Tenente antigão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque esse Sub antigão não estudou para ser QOA? Na época em que os prazos para promoção por tempo eram maiores, os antigãos mais aplicados, não ficaram esperando, preferiram estudar e saíram QOA, estes benefícios que são recentes, eles não tiveram, porque são novas regras para os modernos que agora chegam a Sub com 12 anos de serviço sem ter estudado, e provavelmente nunca chegarão a Oficiais QOA, porque não gostam de estudar e não tem comprometimento com a corporação, sequer sabem fazer um ofício, dizem que não sabem usar o computador, mas vivem no zap zap e facebook, o que vc quer é o mesmo que os que estão na reserva querem, que as regras atuais sejam aplicadas a quem ficou parado no tempo esperando melhorar.

      Excluir
  14. Reestruturação do QOS pois na atual estrutura ficam por mais de 10 anos no mesmo posto. Exemplo: os QOS/Enf/08 estão a maioria 7 anos como Tenente e sem nenhuma perspectiva de promoção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amigo se vc ainda não percebeu saúde no cbmerj não é respeitado em nada so toma prejuizo .

      Excluir
  15. Poderia colocar os praças como numerados, assim como os Oficiais, ou seja, fixar vaga pra cada graduação e no caso dos Oficiais o agregado contar vaga, para acabar com essa bagunça de todo mundo sendo promovido a qualquer modo, ficaremos sem salário na nossa previdência, com todos no último posto, não há sistema que aguente isso.

    Temos que ter vagas para promover, seja pra Cabo até Coronel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sua qbmp deve ter muita vaga por isso que vc diz isso,se vc fosse qbm 11 esperando 5 ou mais anos para ser promovido pq não tem vaga,queria ver defender isso

      Excluir
  16. Praça chegar ao oficialato por tempo de serviço e, além disso, terem os mesmos direitos dos praças concursados???!!! Para de ficar esperando cair do céu e vai estudar!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me tira algumas dúvidas companheiro, um Sargento promovido por tempo de serviço vai ser menos cobrado e assumir menos responsabilidade que um Sargento concursado? Os deveres serão iguais, mas os direitos não? O CBMERJ acaba de ser divido então? existem duas classes de Sargentos? Sem falar na lisura dos concursos internos, onde é de conhecimento de todos. Você sabia que no concurso de 2005, foram disponibilizadas 93 vagas na QBMP 0 e se formaram 96, sendo que esses três a mais não eram os primeiros reservas?

      Excluir
    2. Claro que na hora de ser cobrado e assumir responsabilidades não tem que haver tratamento diferenciado, pois quer receber como sargento mas não quer as responsabilidades? Quer o bônus mas não quer o ônus? Mas tem que ter incentivo para que o militar estude e vá cursar um Curso de Formação e não ficar esperando o tempo passar e fazer um Curso Especial semi presencial. Nas FFAA, também existe mais de uma classe de Sargento. Existe o Sargento Temporário, o Sargento de Carreira (que entrou como soldado e foi passando nos concursos) e o Sargento Especialista (que já entra como Sargento). Cada um com diretos diferentes com relação a carreira, mas com as mesmas responsabilidades e cobranças em razão da graduação.

      Excluir
    3. KKKK, já pensou se numa empresa séria, o Presidente promovesse todos os serventes ou os cabineiros que não estudaram a gerente de pessoal ou Diretor, só porque eles tem vinte anos de serviço ? Qual seria o nível da Diretoria ? Com certeza esta empresa iria a falência.

      Excluir
    4. O que o concursado estudou mais que o tempo de serviço? Teve curso regular a distância, mesma carga horária e matérias dos cursos especiais. E sobre aqueles quem entram pela janela nesses cursos? O problema está na vaidade, o vaidoso não quer se graduar somente, ele quer passar os outros. Onde que o promovido por tempo está prejudicando os considerados cursados?
      Se esta empresa der os cursos adequados para seus funcionários, com certeza alguns irão aproveitar a oportunidade. Tem colegas com mais de vinte anos de serviço e não passam no CAS, com isso, não são promovidos a primeiro sargento. Portanto, esta promoção não vem de graça.
      Continuo na dúvida, Deveres iguais e direitos diferenciados? E o princípio da isonomia?

      Excluir
  17. voces estao de sacanagem...só podem...acreditando neles???
    ate que ponto somos vitimas??? ( coniventes )
    induzindo a tropa///a luta mudou mesmo: não são mais os mesmo pensamentos.
    como o raio de sol que toca a terra...a ferida ainda está aberta ( não me comprarão )
    PODEMOS MAIS!!!

    ResponderExcluir
  18. Os QBMP 06 CB, devem ficar somente Seis anos para ser promovidos a 3°Sgt, e não doze anos como acontece hoje em dia,assim como também os que passarem em concurso interno devem ficar somente o tempo estimado da graduação em diante (exemplo, os SDs que passaram para CB com dois anos de Corporação devem ir a Sgt seis anos após o término do curso de CB )e não ficar esperando por mais DEZ anos... Isso é injustiça pra quem se dedicou e estudou para ter um futuro melhor dentro do Cbmerj !!! Corrijam isso já !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não concordo, no meu entender deve cumprir 12 anos e aí sim ser promovido a 3sgt. Essa é a minha opinião, qbmp 6 não corre sangue de bombeiro nas suas veias

      Excluir
    2. Ohh nobre anônimo, o que está se falando aqui é de uma perda salarial em atrazo de 06 anos. Nenhuma outra QBMP sofre com isso e nós sofremos. Talvez vc não tenha olhado por esse angulo, mas estamos falando de famílias que estão sendo cercidas de seu direito de melhoria financeira sem prescedentes, sem uma justificativa plausível de diferenciação de fluxo de carreira em um grupo. Com isso é que o nobre companheiro não deveria concordar em apoio a colegas de farda, de corporação.

      Excluir
  19. Os oficiais da saúde também são muito injustiçados, pois os mesmo são ultrapassados por oficias combatentes mais modernos,havendo assim uma QUEBRA de hierarquia... Depois ficam falando o tempo todo em hierarquia e disciplina... Fala sério né !!!

    ResponderExcluir
  20. Por ser reestruturação de carreira de oficiais e praças, senti falta da presença de Oficiais QOA, pois estes são oriundos de praças, e da presença de praças!

    Moraes Antas

    ResponderExcluir
  21. A ASSOCIAÇÃO SOSBOMBEIROS RJ,vem através de seus Diretores,Amigos e Colaboradores,dizer que além de vários convênios,descontos e Faculdades,etc e etc,disponibiliza também a todos os Associados ou não,ajudas no que tange a incapacidade de locomoção,por vários motivos,inclusive acidentes em geral,pois ninguém está livre,esta ajuda Humanitária também o é para Oficiais e Praças,como exemplos:Cadeiras de rodas,cadeiras higiênicas,camas hospitalares,etc e etc,pois somos realmente voltados para o bem maior de Todos que são Nossas Vidas!!!Tudo que tiver aos nossos alcances,peçam,porém aqueles que por ventura utilizar das necessidades,se responsabilize pelo que lhe foi entregue,somem,ajudem,participem todos Juntos,Diretoria e Associados,pois desse jeito realmente Juntos Somos Fortes e a mesma é Filantrópica e sem lucros para ninguém.JSF.

    ResponderExcluir
  22. Vocês querem CHOAE vão ficar cozinhando no fogo bem brando no caldeirão kkkkkkk.

    ResponderExcluir
  23. Com certeza o anônimo do dia 05 de agosto de2015 09:48 é o tipo de elemento que não contribui em nada e não está preocupado com um momento tão importante no CBMERJ que é a reestruturação da carreira do bm.Deve ser aquele elemento que trabalha em algum setor de alimentação no CBMERJ pois sua metáfora com todo respeito aos profissionais dessa area diz tudo.Oficial QOA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça ao contrário dele,deseje ao mesmo um bom dia e que Deus o abençoe e a sua Família,pois este anônimo de 09:48 já é uma pessoa sem alma,sem amor e sem propósito.Na verdade um pobre coitado e pobre de espíritoJsf.

      Excluir
  24. Reestruturação da carga horaria do cbmerj de praças e oficias,sejam combatentes ou da saúde, ou mesmo uma escala igualitária a todos.

    ResponderExcluir
  25. Essa reunião não vai melhorar em nada para os praças, ainda mais se depender do cel lincol, que nem bom dia dá e nem olha na cara do praça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaziada,o maior que podemos fazer é dar desprezo,pois se o Lincon se acha o dono do Mundo,quer matar o ser humano,despreze,se valorizem.Ajam com Educação quem os trata bem.E o resto dos Homens,entreguem nas mãos do SenhorJsf.

      Excluir
  26. plano de carreira é para os novos militares, os antigos vão pedir reserva e cuidar da família enquanto tem um pouco de saúde, o tempo passa rápido, e o bombeiro tem que curtir a reserva remunerada.. e pronto! quer ir embora na pedra? ohh!

    ResponderExcluir
  27. Acho que as próximas turmas de CHOAE deveriam seguir somente o critério de antiguidade, pois a maioria dos subtenentes antigos que não foram agraciados com preterições ficaram na época anterior aos decretos de promoções, pelo menos 6 anos como terceiro sargento, de seis a cinco anos como primeiro sargento e já estão completando 5 ou mais anos de subtenente, o que passa a ser uma desigualdade um militar que leva menos de quatro anos para chegar de segundo sargento a subtenente disputar com muito mais facilidade, pois são mais novos para concorrer em um concurso com os militares mais antigos. outra coisa é se excluir Português e Matemática, fiz concurso pra CFSD, CFC, CFS e CAS tudo com Português e Matemática e presencial, por isso não entendo o que mais tenho que provar em relação a isso.Por isso senhores que se faça valer a hierarquia tão cobrada até mais que a disciplina para que se de aos mais antigos o mérito esperado.
    Sub Tenente antigão.

    ResponderExcluir
  28. Vamos parar com essa palhaçada de querer ser TEN CAP MAJOR, ME DA UM SALARIO DE CEL QUE LAVO BANHEIRO 30 ANOS PORRA!!! NAO DO DIVISADA NA HORA DE COMPRAR FEIJÃO , ARROZ, E CARNE NO MERCADO!!!!! Tem que e se coçar e pra aumento!!!!! Não essa ladainha de sgt , TEN!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem coronel lavando 26.450,00 todo mês, com esse salário eu lavo privada e carrego pasta 30 anos

      Excluir
  29. ATOS DO PODER LEGISLATIVO
    LEI COMPLEMENTAR Nº 161 DE 15 DE SETEMBRO DE 2014
    REGULAMENTA O INCISO III, DO § 4º, DO ART. 40, DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA, NO TOCANTE À APOSENTADORIA DO SERVIDOR PÚBLICO ESTADUAL QUE EXERÇA AS SUAS ATIVIDADES SOB CONDIÇÕES ESPECIAIS QUE PREJUDIQUEM A SAÚDE OU A INTEGRIDADE FÍSICA.


    Alguém sabe que pé deu nisso ???????

    "Falta pouco para completar um ano dessa Lei e nada de regulamentação".

    ResponderExcluir
  30. PLANO UNICO DE CARREIRA É O MAIS JUSTO E BENÉFICO PRA CORPORAÇÃO!

    ResponderExcluir
  31. Bom dia a todos.
    Antes de mais nada, como ocorre nas Forças Armadas há muitos anos, temos criar O OFICIAL TEMPORÁRIO DE SAÚDE!!!
    Num sistema minimamente racional, não é possível admitir que tenhamos um oficial fonoaudiólogo, oriundo do concurso de agosto de 2008, sendo promovido a Major em dezembro de 2014!!! Isso é apenas um exemplo da excrecência do nosso sistema atual!!!
    Daqui a 2, 3 anos esse mesmo profissional vai ser promovido a ten cel (nunca vai comandar uma OBM, para que promover a ten cel?!) e ficar mais 20 anos no último posto do seu quadro, pois há previsão que seja promovido a Cel.
    Essa situação, na minha humilde opinião, é ruim para o profissional (pois não terá mais perspectiva na carreira) e para o CBMERJ(tendo em vista que terá provavelmente um militar desmotivado e sem ambição para galgar novas aspirações no transcorrer da carreira).
    Contudo, o oficial QOA não pode ser promovido a Ten Cel, no entanto têm vários que comandam DBMs!!!

    Enfim, temos muitas oportunidades de melhoria a frente.

    Um bom fds a todos.

    Ass: Oficial Combatente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boaa gostei. Um quadro de Oficiais temporários iria sanar muitos problemas. Fonoaudiologia, Fisioterapia, Nutrição, acredito que poderiam ser temporários cumprindo 8 anos como nas forças federais. Odontologia, Medicina e Enfermagem seguiriam de carreira para suprir o Hospital, as odontoclínicas e policlínicas em postos de comando.

      Excluir
  32. Sobre a matéria que convoca bombeiros-militares pra entrarem com ação retirando o fundo de saúde pra manutenção da área medica do CBMERJ; opino:

    Poderia algum Oficial Superior Médico ir às 4 Alas dos quartéis e tb enviarem uma circular à residência dos bombeiros militares q estão cedidos em Órgaos Externos para explicar o caos q será nos hospitais e policlínicas sem receberem o Fundo de Saúde, que hj é descontado no contracheque do bombeiro militar do Rio de Janeiro ? O bombeiro hj, conforne link a seguir, está praticamente sendo convidado a retirar tal desconto - amanhã quando ele ou seu familiar precisar dos serviços médicos do CBMERJ - sente e chore. Não existe milagre na Economia - sem dinheiro nada. Ainda existe o risco do Estado do RJ assumir integralmente a nossa rede hospitalar e além de nós, todo povo do RJ usa-las. Aí pergunto: pelo q se vê hj nos Carlos Chagas, Souza Aguiar, vc ainda quer que o HCAP se estadualize ? Pense bem.

    ResponderExcluir
  33. 2o Ten Oficial BM9 de agosto de 2015 07:42

    ostaria de pedir aos que vão participar da Reunião de Estruturação dos Planos de Carreira de Oficiais e Pracas do CBMERJ estudem a possibilidade do Oficial QOA chegar a Ten-Cel BM. Hj só podem ir a Major. Como aumentou a compulsória pra 60 anos na ativa, o Maj BM QOA da ativa poderia ter mais tempo pra Corporação antes de ir pra Reserva.

    ResponderExcluir
  34. 2o Ten Oficial BM9 de agosto de 2015 08:06

    mandei a msg a seguir, hj, pro Diretor-Geral de Pessoal: peça ajuda a algum Oficial Superior que conheça, pros Oficiais QOA poderem chegar até Ten-Cel BM :

    ResponderExcluir
  35. 2o Ten Oficial BM9 de agosto de 2015 08:07

    Gostaria de pedir aos que vão participar da Reunião de Estruturação dos Planos de Carreira de Oficiais e Pracas do CBMERJ estudem a possibilidade do Oficial QOA chegar a Ten-Cel BM. Hj só podem ir a Major. Como aumentou a compulsória pra 60 anos na ativa, o Maj BM QOA da ativa poderia ter mais tempo pra Corporação antes de ir pra Reserva. Só pra ter uma idéia: no último CHOAE 2013/2014, o meu, dos 12 Subten concursados ( os outros 24 Subten foram cursar por tempo de serviço ), bem, dos 12 concursados, só eu e mais 1 tem mais de 40 anos e entramos no CBMERJ em 1990; os outros têm em média 35 anos de idade e ingressaram no CBMERJ em 1997.

    ResponderExcluir
  36. O CHOAE tem que ser por turma do curso de formação de sargento.

    ResponderExcluir
  37. Pois é! Vejo ao longo de tantas postagem, a luta por reconhecimento profissional, onde muitos se sentem desvalorizados, principalmente com a falta de incentivo a uma posição melhor por parte CBMERJ. Como se sentir valorizado? onde há desigualdade entre praças de mesma graduação.
    Sou bombeiro de 1990, morador do interior do Estado, onde tive que passar por inúmeras dificuldades no inicio de carreira, onde fiz Escola por um período de 10 meses, em seguida CFC onde durou 7 meses, CFS de 6 meses e por fim Subtenente por ressarcimento na primeira turma. A pergunta é: Ouvi pessoalmente do Cel, Simões sobre fácil acesso do praça ao oficialato, no qual estou esperando ate o momento. Não que meus companheiros não mereçam, mas eu galguei cada degrau, É legal, mas não é justo! Quando fui promovido a Subtenente, a minha turma era 3º SGT.
    Final de 2015 todos estarão em igualdade. Que vantagem obtive ao longo de minha trajetória?

    ResponderExcluir
  38. Concordo com o anônimo das 17:29, CHOAE todo ano com no mínimo 50 vagas e por turma de SGT do quadro de acesso e outra com 1/5 desse quantitativo para a antiguidade, dessa forma teremos motivação para continuarmos na ativa.

    ResponderExcluir
  39. Peço para que esse grupo de trabalho reveja o tempo de promoção do QBMP/06 que ingressa na graduação de CB e permanece nessa graduação por 12 anos para ser habilitado receber a proxima graduação. Em termos de fluxo de carreira, esta condição gera prejuizo financeiro irreparável uma vez que é a único quadro profissional da corporação que sofre com essa diferenciação em 6 anos perdidos em atrazo. Em termos da moral corporativa, sempre exerceu sobre os praças profissionais da Saúde a impressão de um aceno de desvalorização do recurso humano por parte do Comando e dos outros quadros profissionais do CBMERJ, tendo em vista que a situação se arrasta desde 1986 (data de criação do GSE) e até os dias atuais apesar de diversas súplicas e tentativas através de diversos meios, nada foi feito ou alcançado para reparar essa distinção no quadro.

    ResponderExcluir
  40. A nossa promoção poderia ser até por prova, mas não disputando vaga. Devemos nos empenhar, estudar. Creio que se perde muita gente boa por causa de vaga. Fez a média, está apto para cursar. Um abraço!

    ResponderExcluir

Comentários com palavras de baixo calão, agressivas ou que estimulem a violência ou prática criminosas não vão ser publicados.

Citações ou acusações pessoais somente são publicadas com a identificação do autor do comentário.

Se sentiu ofendido? Quer ter o direito de resposta? Faça contato pelo email (enderecumemaium@gmail.com) ou use os comentários para defender seu ponto de vista.

O BLOG é seu. Use-o com sabedoria.