sexta-feira, 28 de agosto de 2015

REUNIÃO DA COMISSÃO DE REESTRUTURAÇÃO DAS CARREIRAS COM AS PRAÇAS

Nota informativa aos leitores bombeiros sobre a reunião desta semana.



Aconteceu na tarde do dia (26) no auditório A do quartel do comando geral, o encontro da comissão que trabalha na reestruturação dos planos de carreiras de praças e oficiais com os 70 militares que voluntariamente se inscreveram para contribuir com ideias.

Recebemos os relatos dos que estiveram presentes e apresentaremos aqui na íntegra.

O sub secretário de Defesa Civil, Cel Saraiva, deu início aos trabalhos apresentando a linha de ideia da comissão para corrigir as distorções em nossa pirâmide hierárquica:

- Informou que o governo disponibilizou 600 vagas para ingresso de soldados na corporação em 2016;

- Apresentou a vertente do projeto principal que seria acabar com o CFC e o CFS (objetivando manter por um pouco mais de tempo homens na atividade fim, na tentativa de oxigenar a base da pirâmide hierárquica). 

- As promoções seriam somente por tempo de serviço como segue o atual interstício até a graduação de subtenente com 25 anos de efetivo serviço;

- CHOAE a partir de 3° SGT — A praça ao chegar ao posto de 3º sargento (com 12 anos de serviço), mais o interstício de 3 anos, (somatizando 15 anos), e um curso de nível superior no curriculum pessoal, estaria apta a concorrer direto ao CHOAE. (O curso seria por um período de aproximadamente 1 ano na academia de bombeiro em Petrópolis)

- Também editaria-se lei para promover ao posto de 2º tenente o subtenente que somatizar 32 anos de serviço, semelhante a lei que contempla os tenentes coronéis BM;


Todas estas ideias foram apresentadas sem maiores detalhes, ainda estão realizando estudos para se ter certeza da viabilidade, segundo informou o Subsecretário.

Depois de apresentada a linha de ideia principal, franqueou a oportunidade aos presentes para contribuírem com ideias. 

Todas as propostas apresentadas pelas praças foram anotadas e serão discutidas pela comissão na próxima reunião no dia 02 de setembro.

Também foi concedido pelo Subsecretário de Defesa Civil o ingresso na comissão de mais uma praça, o Sgt Erlon Alves, do QOCG.

A grande novidade mesmo ficou por conta da possibilidade do 3° SGT com nível superior poder concorrer ao CHOAE. No mais é refletirmos sobre o que nos foi apresentado e continuarmos a debater com seriedade o futuro do CBMERJ e seus integrantes. 

SOS BOMBEIROS: O sentimento dos presentes foi de que a missão é complexa e a decisão final certamente desagradará a alguns. Por isso o esforço terá que ser no sentido de não prejudicar os que já fazem parte da corporação e ajudaram a construir as melhorias que hoje temos. Bem como estabelecermos contato com as praças integrantes da comissão para darmos a eles mais ideias de soluções para os nossos problemas.

163 comentários:

  1. Gostaria de lembrar q muitos dos sgt, sub e até oficiais que gozam das respectivas graduações é graças a contribuição de muitos cabos q aí se encontram (2008) e acabar com as provas do CFC e cfs é permitir que os mesmos sejam apunhalados pelas costas. Mesmo q o número de vagas para CFC e Cfs sejam pequenas, elas não podem acabar, isso seria um retrocesso. o problema desse quadro inchado é a total falta de planejamento, se entra muito oficial e pouco praça, além do mais manter concursos internos regulares é planejar e estar sempre a par do contingente. Não vamos cair no conto da carochinha, estamos calejados demais pra isso. A culpa não é do praça!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vimos Cabos,num patamar,onde se falou muito em meritocracia e assim não vejo,pois temos excelentes profissionais que são Cabos e Soldados,pelo fato de vermos nos tempos atuais o Cbmerj,a maioria entrando já com curso superior,fato este que o conhecimento é para todos e o saber nunca é demais.Quem está com certeza aumentando seu poder de conhecimento é o Casarão Vermelho.Vários elementos de execução,formados em todoas e diversas áreas,cabe ao Comando rever o melhor para todos e o fim do Cfc e Cfs,não é o melhor caminho,o espaço como citado é para todose quem não quiser estudar que fique com a posição de esperar o tempo e não tirar dos mais novos o conhecimento.Jsf.

      Excluir
    2. Anônimo das 07:20
      Concordo com vc qdo diz q o saber é para todos, entretanto não é privilégio seu nem de sua turma ter entrado já possuindo nível superior. Se presa tanto a questão di nível superior deveria ter prestado concurso relativo ao nível superior, no entanto prestou para CB.
      E só para sua ciência tenho nível superior, 2 pós, e mestrado.

      Excluir
    3. O ANÔNIMO DAS 23:19h ESTA CERTO.

      Excluir
    4. CARREIRA ÚNICA,ENTRA RECRUTA E CHEGA A CORONEL,AI TEREMOS 100 POR CENTO DE ACEITAÇÃO COM A POPULAÇÃO.DAREMOS MAIS VALOR AINDA.


      Excluir
    5. Qualquer praça pode tomar o atalho da Academia. Basta fazer o vestibular da UERJ. 50 vagas todo ano ( sem limite de idade). Isso é oferecer oportunidade para todos. Vão querer pagar o preço??????

      Excluir
    6. Amigo, minha continência ao seu comentario.

      Excluir
    7. * TODOS OS ANOS CONCURSO PARA SOLDADO COMBATENTE QBM 00
      -ESPECIALIDADES (BUSCA E SALVAMENTO, MOTORISTA/ARTÍFICE, COMUNICANTE, CORNETEIRO, MARÍTIMO, HIDRANTE E GUARDA-VIDAS) APÓS UM (1) ANO COM SD COMBATENTE;
      * MANTER O CFC, CFS E CHOAE;
      * CAS COM UM (1) ANO DE 3º SGT;
      * CHOAE A PARTIR DE 3º SGT COM DOIS (2) ANOS NA GRADUAÇÃO. NÍVEL SUPERIOR EM QUALQUER ÁREA. POSTO DE MAJ BM ATÉ OS TRINTA (30) ANOS DE SERVIÇO
      - EXEMPLO: NA MARINHA DO BRASIL, ESCOLA NAVAL - NÍVEL MÉDIO, QUADRO COMPLEMENTAR - NÍVEL SUPERIOR;
      * MUDANDO A PROMOÇÃO POR TEMPO DE SERVIÇO, OS CB QBM 06 E OS CB CURSADOS, PROMOÇÃO COM SEIS (6) ANOS NA GRADUAÇÃO
      - NÃO É JUSTO O MILITAR ESPERAR DOZE (12) ANOS PARA SER PROMOVIDO JUNTO COM OS COLEGAS QUE NÃO PRESTARAM CONCURSO;
      * MANTER O RESTANTE DAS PROMOÇÕES: PRETERIÇÃO, CURSADOS E TEMPO DE SERVIÇO.
      * INTERSTÍCIO DE OFICIAIS:
      - 2º TEN P/ 1º TEN DOIS (2) ANOS;
      - 1º TEN P/ CAP TRÊS (3) ANOS;
      - CAP P/ MAJ CINCO (5) ANOS;
      - MAJ PARA TEN. CEL CINCO (5) ANOS;
      - TEN. CEL P/ CEL CINCO (5) ANOS.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Nas próximas,se houver,venham todos,pois próximos,temos outra visão!!!

      Excluir
  3. Parabenizo ao Cmt Geral e sua equipe,pela grande valia em que se deu as conversações,onde todos se respeitaram e esse é o fato de sabermos que a Caserna Cmts e Comandados,privam pelo que diz:Hierarquia e disciplina,onde o respeito mútuo,quem ganha é o Cbmerj e dizer que a Comissão ganhou um elemento de grande conhecimento e visão Sgt Erlon!!!Onde em momento algum,faz mensagens de andar sozinho e não olhar pelos Cabos e Soldados,mantendo em si a veracidade que o Cfc e o Cfs,tenham que serem mantidos,pois todos temos que evoluir por sermos Pais de Famílias,onde as Graduações nos dão melhoras financeiras e o espaço é para todos,Abraço a Todos do Amigo de Todos Leão da Montanha!!!!Cmt Geral e Secretário de Defesa Civil Cel Ronaldo Alcântara,parabéns pela bela iniciativa!!!E que todos pensem não só em si e sim em todos,pois quem mais sai ganhando com isso é a Caserna,o nosso tão querido CBMERJ!!!!UMA LUTA!!!UMA VIDA!!!!UM IDEAL!!!!CBMERJ,VALEU CMT GERAL E SECRETÁRIO DE DEFESA CIVIL JUNTAMENTE COM SUA EQUIPE!!!ABRAÇO COMO CITEI ACIMA!!!LEÃO DA MONTANHA!!!!

    ResponderExcluir
  4. Parabenizo ao Cmt Geral e sua equipe,pela grande valia em que se deu as conversações,onde todos se respeitaram e esse é o fato de sabermos que a Caserna Cmts e Comandados,privam pelo que diz:Hierarquia e disciplina,onde o respeito mútuo,quem ganha é o Cbmerj e dizer que a Comissão ganhou um elemento de grande conhecimento e visão Sgt Erlon!!!Onde em momento algum,faz mensagens de andar sozinho e não olhar pelos Cabos e Soldados,mantendo em si a veracidade que o Cfc e o Cfs,tenham que serem mantidos,pois todos temos que evoluir por sermos Pais de Famílias,onde as Graduações nos dão melhoras financeiras e o espaço é para todos,Abraço a Todos do Amigo de Todos Leão da Montanha!!!!Cmt Geral e Secretário de Defesa Civil Cel Ronaldo Alcântara,parabéns pela bela iniciativa!!!E que todos pensem não só em si e sim em todos,pois quem mais sai ganhando com isso é a Caserna,o nosso tão querido CBMERJ!!!!UMA LUTA!!!UMA VIDA!!!!UM IDEAL!!!!CBMERJ,VALEU CMT GERAL E SECRETÁRIO DE DEFESA CIVIL JUNTAMENTE COM SUA EQUIPE!!!ABRAÇO COMO CITEI ACIMA!!!LEÃO DA MONTANHA!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. REAFIRMO POIS NOSSA PROFISSÃO É INDESCRITÍVEL!!!!UMA VIDA!!!UMA LUTA!!!!UM IDEAL!!!CBMERJ!!!VIDAS ALHEIAS E RIQUEZAS SALVAR.

      Excluir
  5. Terminou para os subt de curso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nas próximas façam-se presentes,pois é o futuro e o interesse de todos.

      Excluir
    2. Porque o comando não ponhem as ideias que aqueles que participaram da primeira e da segunda reunião no boletim para sim a corporação saber o que os praças presentes estão apresentando de melhor para todos os praças da corporação. seria mais transparente.

      Excluir
    3. Pq quando vc escreve "PONHEM" o comando começa a rir e achar q tu está de sacanagem.

      Excluir
    4. Amigo de 12:40 respondendo a sua pergunta,te digo pq já está tudo certo para ser assim.

      Excluir
  6. Não acho justo cobrarem curso superior para poder fazer o Choae. O oficial que entra hoje não tem curso superior. Porque querem cobrar isso dos praças? Talvez pro futuro seja uma idéia válida, mas não na realidade atual.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São tudo estudos,nada concreto,participem,pois assim todas as dúvidas não as terão mais.

      Excluir
    2. Ao saírem, saem com superior.
      Mas poderiam então cobrar nível médio, o militar cursar por 2 anos e sair tecnólogo. Isso com 15 anos de serviço mínimo

      Excluir
    3. Por isso falam sempre,participem,saiam do conforto de seus lares e busquem o melhor para a Tropa.Pois ai ficam vários anônimos,que nunca aparecem,e indo ao encontro do seu interesse exponha as suas razões e necessidades,pelo menos uma vez,apareçam.

      Excluir
  7. Se querem melhorar a pirâmide há uma solução fácil. Fechar a ESFAO por alguns anos e disponibilizar essas vagas para o choae. O quadro de oficiais se encontra tão invertido quanto o de praças. Nisso ninguém quer mexer né. Acabar com os cursos regulares é enterrar de vez o ensino de praças e o estímulo ao aprendizado no CBMERJ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Companheiro, Vc nunca vai conseguir acabar com a Academia de oficiais. Faça o vestibular da UERJ e se torne um Oficial Combatente. Não existe mais limite de idade. Pegue esse atalho e em 4 anos já será oficial. Vcs não falam que é fácil????? Vão querer pagar o preço????

      Excluir
  8. Alguém perguntou ao Saraiva se ele sabe quando começa a olimpiada do ano que vem,eu falo começa em 5 de agosto .Ele falou que o concurso já esta autorizado para junho ou julho para 600 vagas, resumindo os sargentos e subten ,fazendo trabalho de soldado e sendo massacrado na escala nos quarteis . Vamos cair na realidade a policia militar é concurso de 7000 vagas de 5000 vagas e a gente não tem força para abrir 2000 vagas agora para que ano que vem eles já possam estar prontos para o combate . Temos que implorar ,ai vem o cara falar ,mas isso é politico mas ok é a politica ,mas cade nossa força ,chega uma hora que palavras não adianta mais e sim atitudes a corporação urge ,não tem hierarquia ,não tem disciplina sem elemento de execução e todos nos sabemos disso . Bla Bla Bla eu fui na reunião mas concurso que é primordial nada de imediato ,tudo isso por falta de efetivo.

    ResponderExcluir
  9. Não vejo porque beneficiar 2008. Essa turma ja foi benrficiada demais. Ja tem ate 2 sgt - com 7 anos... enquanto os antigos penaram a vida inteira sem promoções... me poupem... e a turma que mais dá alterações de toda espécie... enquanto se pemsava que iriam substituir os antigos no gse e hcap, que nada... os antigos q estão aí sustentando a corporação...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se incomodem com o próximo,vá as reuniões,entrem nos blogs para melhor se informar e buscar o seu direito.

      Excluir
    2. Quando VC antigao não estudou para fazer CFC OU CFS PORQ e outros estudaram e passaram NAO RECLAME E FALE BESTEIRA !!! E não me venha com essa de eu estudei e o peixe do CEL entrou se VC tivesse estudado pra tirar 10 passava!!! Agora vá estudar, vá correr atrás do seu prejuízo pois a turma d 2008 vai atropelar vocês!!!

      Excluir
    3. Companheiro, não entendo seu comentário, trabalho na ponta desde que entrei na corporação em 2008, muitos dos meus colegas de turma não estão mais nas ambulâncias devido do excessivo trabalho(que antes da SAMU não existia). Se tem colegas que hoje são segundos sargentos é graças aos estudos e aos seus próprios méritos. Sei que é duro dizer, mas existem antigos que também foram promovidos rapidamente após ingressarem na corporação. Então seu discurso, além de ser errado pois divide a tropa, mostra o quão despreparado o senhor é para comandar praças em alguma atividade

      Excluir
  10. sugiro como foi adotado pelo Exercito Brasileiro, uma nova tabela de interstício o Sgt chegaria com 18 anos de sv a graduaçào de 1o Sgt, com 22 anos St, 24 anos 2o Ten, 1o Ten com 27 anos e a capitão com 32 anos de serviço.

    ResponderExcluir
  11. Com certeza não é retirando direitos adquiridos pelos praças que o comando vai resolver o problema do quadro invertido nas graduações de praças. Isso passaria pela vontade política de realizar concursos periodicamente. Que contrapartida o comando oferece? Pq só retirar direitos? De novo são os praças que têm que pagar pelos erros de governos e comandos sucessivos?

    ResponderExcluir
  12. companheiros, vai acontecer o mesmo que aconteceu em 1996 com o decreto de tempo de serviço.

    Vai prejudicar muitos militares. Vocês vão ver.

    ResponderExcluir
  13. Que Deus abençoe essa restruturação queria sabe sobre os 25 anos da aposentadoria integral ninguem fala sobre a mesma temos ou näo direito ??? Obrigado aguardo resposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando não participam de nada,não sabem de nada,quanto aos 25 anos,já é lei,só que tem que entrar na Justiça,não sabem que é assim que funciona.

      Excluir
    2. Se já e lei cadê minha insalubridade que não recebo

      Excluir
  14. Propostas que beneficiará todos os praças e não somente a um grupo , Torno a repetir essa proposta irá beneficiar os praças com mais de 20 anos, os com menos de vinte anos, também beneficiará os praças com nível superior e aos militares promovido por curso :

    1) Reformulação do CHOAE , deixando de ser mais um concurso para os praças e se tornando um curso sem critérios de provas para reprovar o militar praça , com isso o subtenente iria fazer o curso no CHOAE para se tornar um oficial. Seria estipulado todo ano 100 vagas , onde o critério para os Subtenentes serem convocados para realizar o curso seria : Comportamento no mínimo Bom e depois os Subtenentes mais antigos .


    2) O fim do TAF em critério de prova para promoção, ficando o TAF somente para ingressar na corporação e para condicionamento físico do militar.

    3 ) Militares Praças com Nível Superior chegariam até. Coronel na ativa

    4) Militares Praças com Ensino Médio chegaria até Capitão na ativa.

    5) Fim da promoção por merecimento, ficando a promoção por Bravura.

    Outras propostas em outros quesitos são bem vindas.



    Forte abraço

    Subtenente Quintanilha HCAP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não creio que vc perdeu tempo escrevendo tanta asneira. Tanto burrice. Meu amigo pra ser oficial não basta só querer. Tem que ralar, tem que sofrer. Não é assim de bandeja não. Vejo que vc já chegou longe demais como Sub

      Excluir
    2. Esse Quintanilha é muito limitado mesmo. E não possui o mínimo de autocrítica. Haja paciência!

      Excluir
    3. Anônimo 27 agosto das 19:28 . Posso vê com suas ofensas e ignorância, você não tem o conhecimento dos militares que sempre estiveram na luta para que se tenha um Corpo de Bombeiros com dignidade para todos bombeiros, esse bombeiro subtenente que tu ofende , sempre teve buscando melhorias para todos, inclusive para você oficial muquirana e outra coisa os praças são os que mais ralam . Você oficial muquirana deve ficar na sua insignificância com a sua boca calada ao ofender um praça e principalmente ao Guerreiro Subtenente Quintanilha.

      Excluir
    4. Eu Subtenente Quintanilha, com essas proposta estou analisando até os cofres do estado, pois com essa minha sugestão os subtenentes que estão para irem para reserva não iriam com o intuito de obterem as promoções de oficial e com isso o estado não teria de abrir concurso público para repor, conclusão, é melhor para o estado pagar promoção do que gastar com contratação e mais com bombeiros na reserva.

      Obrigado ao anônimo que saiu em minha defesa.


      Forte abraço

      Subtenente Quintanilha HCAP

      Excluir
  15. o período de um ano em petrópolis do choae será de internato ou não

    ResponderExcluir
  16. TERIA QUE DAR OPORTUNIDADE AS PRAÇAS QUE TEM NÍVEL SUPERIOR, CONCORREREM AS VAGAS CONFORME A SUA GRADUAÇÃO. POR EXEMPLO TEMOS PRAÇAS QUE SÃO FARMACEUTICOS, DENTISTAS, ADMINISTRADORES, BACHAREIS EM DIREITO. PORQUE NÃO APROVEITÁ-LOS ASSIM..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai fazer um concurso de nível superior, meu. Pede baixa.

      Excluir
    2. Concordo. Quadros de oficiais assim como aqueles que existem nas forças federais que agora não me recordo o nome.

      Excluir
  17. galera, na primeira reunião pretendo ouvir. pois não adianta argumentar e fazer solicitações sem o real conhecimento de causa sob todos os aspectos. mas de antemão entendo que reformar a piramide adm é algo que não terá uma solução fácil, tampouco favorável a todos. mas entendo que não adianta tentar sanar o corpo da cintura pra baixo. a reestruturação deve ser da cabeça aos pés. qualquer pensamento diferente desse é um mero paleativo que também trará consequências futuras. honestamente, me sinto feliz em poder acompanhar de perto e de transmitir aos senhores as noticias em primeira mão, e não tenho absoluta certeza se estou a altura do desafio, mas conto com a ajuda e o apoio de vocês, tudo que posso prometer é que darei o melhor de mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Subtenente BM Valdelei Duarte.27 de agosto de 2015 17:38

      Boa tarde companheiros(a), boa tarde Erlon. E também quero deixar aqui os meus agradecimento ao CmT. Geral Coronel BM Alcântara, ao Subscretário Coronel BM Saraiva, aos membros da Comissão de Reestruturação das Carreiras dos Praças, e aos companheiros que se voluntariaram e compareceram na primeira reunião, com ideias e propostas, os meus parabéns à todos. Além de muito salutar a iniciativa do Comandante Geral e do Subsecretário dessa reunião, foi e está sendo um momento histórico, e nos meus 34 anos de BOMBEIRO MILITAR, nunca soube de fato semelhante a este nos 159 anos do CBMERJ. Todos nós lá presentes somos além de bombeiros, trabalhadores, homens, chefes de família buscando o de melhor, e conquistar o que sempre sonhamos e até mesmo lutamos, que é a nossa DIGNIDADE para TODOS nós companheiros(a).
      E não consegui enxergar o que alguns companheiros pessimistas, ou mesmo talvez desacreditado pelo tempo, e por tanto sofrimento na vida castrense chegam a ficarem descrentes, desconfiando, e até desacreditado dos esforços em conjunto, do trabalho que está sendo realizado por toda essa comissão, muito pelo contrário, enxergo um trabalho altruísta por parte de todos.
      E a minha proposta ontem lá na reunião, foi que aprovado este projeto que seja da seguinte forma: " Que os Sargentos com 12 anos de serviços, e com o nível superior, não tenham que cumprir o interstício de mais 03 anos na graduação, podendo fazer o concurso de imediato para oficial ".
      E a nós os Subtenentes, que sejam promovidos a segundo Tenente com 30 anos de serviços, e não 32 anos, já que estes, e principalmente aos que chegaram essa graduação aos 25 anos de serviço, não tendo que permanecer 07 anos pára alcançar este benefício ".

      " A satisfação reside no esforço, não no resultado obtido. O esforço total é a plena vitória ".
      Mahatma Gandhi

      JUNTOS SOMOS FORTES.

      Excluir
  18. Erlon vc é um cara iluminado ta altura sim um abraço sou sou subten

    ResponderExcluir
  19. Ou seja, nada mudou! graças a Deus, já tenho 29 anos e alguns meses e vou para a minha reserva remunerada feliz da vida...e essa reunião foi uma kaozada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso companheiro, eu tbm

      Excluir
    2. Sempre assim,com o pensamento pequeno,por isso há anos não respeitavam os Praças.Isso sim é kaosada.

      Excluir
    3. Com devido respeito, muitos precisam realmente ir embora para que o CBMERJ tenha uma nova oxigenação. Já fizeram muito pela corporação; ganharam o triângulo. Agora ADEUS...

      Excluir
    4. Cara, vc é desprezível. Custa sair e deixar a casa arrumada? Será inativo e pedirá para que o soldado de hj lute por melhorias, e faremos e lutaremos pelo Sr...pois somos Bombeiros, um corpo.

      Excluir
  20. Ouvi tbm que o CB com 06 anos na graduação seria promovido a 3 Sgt. Procede?

    ResponderExcluir
  21. Ai para vocês bombeiros que tem um NÍVEL SUPERIOR:

    Porque vocês não tentam fazer um concurso para NÍVEL SUPERIORRRRRRR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já fiz dois e passei nos dois! bay bay

      Excluir
  22. Companheiros do SOSBOMBEIROSRJ, sim concordo quando diz: Tem que ser feito com cautela, para não prejudicar os que aqui estão. Sendo ele primeiro sargento e subtenente com 20 e 25 anos de corporação. para não só beneficiar uma minoria.

    ResponderExcluir
  23. Os subtenentes de 2000 e 2003, vão ficar cozinhando no caldeirão se não tiverem nível superior.
    Nadou, nadou e morreu praça. Como eu.

    ResponderExcluir
  24. Aceitamos como formadores de opinião e por sermos pracas poder somar forças e ao mesmo tempo cumprir nossas cargas horárias como formando nos em direito remunerados como tal nos prontificar junto a associação sosbombeiros RJ saber se é do interesse da diretoria um somando forças ao outro pois juntos somos fortes.até por estar acompanhando o belo trabalho que em pouco tempo de instituição os senhores vem apresentando.

    ResponderExcluir
  25. Aceitam a ajuda como estagiários de direito e por sermos pracas do câmera dando essa ajuda aos nossos estágios diretores do sosrj

    ResponderExcluir
  26. Quem não participa ou por medo ou acomodação ou por colocar carga em cima dos amigos isso sim é caozada

    ResponderExcluir
  27. Que reestruturação e essa!!! Culpar praças pela pirâmide invertida!!! Fazer o cabo e o soldado ficar tanto tempo para ser sgt!!!
    Tem sim q reestruturação de cima para baixo !!! O início e de cima!!! Como pode 50 oficiais todo anos fazendo a cada ano 50 majores!!!! E concurso para soldado !!!! A respeito do choae sim!!! Sgt com curso superior choae nele e 1 ano na academia!!! Sgt com nível médio CFO e 3 anos na academia!!! Quem quiser faça o que achar melhor porque as bonequinhas q entram para o CFO tem o nível médio!!! CARREIRA ÚNICA!!!!! Isso sim e uma reestruturação completa!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc pode fazer prova para a Academia e se tornar oficial. Só depende de vc. Não tem mais limite de idade. Vai querer pagar o preço?

      Excluir
  28. O tenente Coronel Rene do 7gbm cancelou todos os progs dos militares envolvidos nas provas profissionais nos dias s treinamento além d criarem uma competição entre o Cba antes das provas profissionais. Porra é muito esculacho com o Praça. É as contas como ficam vou oferecer uma medalhinha pra Light.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ha voces do 7° Gbm, aceitam tudo q esse cmt. manda...corre atras e esculacha ele tambem

      Excluir
    2. Sabem porque alguns comandos fazem isso com alguns Gbms,pois sabem que estão lhe dando com frouxos.Pois sabem muito é dizer que são Sgt,para debater com seus pares e subordinados,quando tem que tomar postura de Homens,colocam o rabo entre as pernas.

      Excluir
    3. Deniuncia esse cara por abuso de.poder!Vcs tem q aprender a não ser submissos

      Excluir
  29. Esse tal de Cel Simões conseguiu desmantelar a carreira dos Oficiais, pois promoveu a coronel, sem qq critério, gente moderníssima.E agora, vem essa tal de Reserva Compulsória! Parabéns ao Cel Simões pela grande cagada que promoveu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inclusive vão chover processos má justiça por preterição.

      Excluir
  30. Gostaria se possível de um momento para juntos refletirmos...
    Ingressei na corporação em 1990 e após um curso de 10 meses fui promovido a soldado e nesse período só poderia realizar concurso para cabo com dois anos na graduação e em seguida ficou uma eternidade para realização de concursos subsequentes.
    Acredito que o CBMERJ evoluiu e faço a seguinte pergunta á todos: Who moved my cheese? do livro original inglês.
    Realmente Senhores, uma das turmas que mais se prejudicou no CBMERJ foi de 1990. Já sou Subtenente há mais de 03 anos e o último concurso para o CHOAE foi em 2013. No passado Subtenente com mais de dois anos era chamado por antiguidade para cursar para o CHOAE e agora existem colegas com mais de 08 anos e ficam a ver navios?!
    Tentei inscrever-me para coparticipar mas infelizmente não consegui.
    Vamos pensar um pouco...Amanhã os Senhores poderão estar numa situação muito pior!!! Temos que acabar com os concursos internos, sabe porque? Por que eles não existem para os oficiais...Eles são chamados no período certo para cursar, assim como acontece com o relógio suíço...
    Vocês acham justo prejudicar os subtenente e 1º sargentos antigos e oss mesmos irem para reserva apenas com a promoção subsequente???!!!

    ResponderExcluir
  31. BOA NOITE COMPANHEIROS (A),

    Companheiros não se esqueças do que já conquistamos através de sangue, suor, lágrimas, porrada e bombas !!!
    Temos que progredir e não regredir !
    Porque os oficiais quando saem da Academia não realizam concurso para as promoções subsequentes?!
    Não podemos abandonar os companheiros que possuem mais de 20 anos e amanhã estaremos na mesma situação.
    Tem estados da federação que plagiaram o nosso modelo de promoção. Já pensaram se caso venhamos regredir ???
    Nada que vem do Comando Geral é benéfico a nós praças.
    Não podemos esquecer de companheiros que não possuem curso superior e são excelentes profissionais.
    Já pensaram? Dá oportunidade para quem tem curso superior para se promoverem e aqueles que não possuem permaneceram quanto tempo em uma mesma graduação?!
    Vamos focar no coletivo e tomar cuidado para não ser seduzidos pelo canto da sereia...
    Sou Subtenente tenho curso superior e não acho justo deixar na mão aqueles que não tem !!! Vamos ombrear e se possível vamos mais uma vez irmos pra rua!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada contra curso superior apesar de ser específico, pois um oficial com curso superior em letras por exemplo, vai exercer a função de bombeiro ou vai pra sala de aula ser professor?Será que vão aproveitar os oficiais nas escolas públicas como fizeram com os médicos na UPAS?

      Excluir
  32. Primeiramente, fica nítido que a alta cúpula do comando quer manter os militares mais modernos por um tempo maior nas patentes da base da pirâmide. Querem poder sugar o cara ao máximo, poder usar o cara como burro de carga, ao máximo que eles puderem. Querem congelar as carreiras inicias, isso está tão claro como a luz do sol e nada vem a nos ajudar. Em segundo lugar, quem estará disposto a passar um ano em Petrópolis, caso possuir o ensino superior em seu currículo particular, para ser oficial administrativo do corpo de bombeiros? Quando o militar chega a 15 anos de corporação já tem a vida dele aqui. Ele irá se afastar da família? Acho pouco provável. Entretanto, achei justo, e somente justo, o que porventura venham a fazer com os Subtenentes. Isso inclusive já deveria estar valendo a muito tempo. Na próxima reunião, rezemos para que outras propostas sejam colocadas em pauta, porque essas daí, em sua maioria, não agradaram a tropa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas a intenção é realmente essa, vc tem razão e o comando também, o cara faz curso pra soldado e tem que passar um período longo na base como elemento de execução mesmo.
      Vc quer que o militar entre soldado e saia rapidamente subtenente, aí para resolver a carência de soldado abra-se concurso e logo depois os militares desse concurso serão subten, hoje temos 1698 de subten para 310 vagas, resultado de sua proposta no futuro. 5500000000000 de subten para 310 vagas. Subten sendo cabo da faxina e sentinela da guarda. Pelo amor de Deus vamos raciocinar né!

      Excluir
    2. Para alguns o raciocínio parece algo muito difícil.

      Excluir
  33. Concordo com o CHOAE na graduação de 3º SGT com nível superior, mas acabar com o CFC e CFS é um absurdo e covardia... A Praça esperar 12 anos sem fazer prova para chegar a 3º SGT não existe! A princípio poderiam aproveitar o concurso de 2013 com todos os aprovados, não teriam dispesas nenhuma, e manter esse tempo de 12 anos para os que não passarem nos próximos concursos ( 2 em 2 anos). CONCURSO PARA SOLDADO ANUAL COM NO MÍNIMO 300 VAGAS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem nada certo nas próximas saíam do conforto e busquem através do diálogo os seus direitos e posicionem se Parem de serem medrosos.

      Excluir
  34. A QUEDA DO INTERTICIO FOI UMA BURRICE E SÓ FAVORECEU OS JURUNAS... AGORA QUEREM PREJUDICAR OS MILÍTARES QUE SE INTERESSAM EM CRESCER PROFISSIONALMENTE CANCELANDO CURSO INTERNO? ABSURDO!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vá as reuniões e exponha pare sempre de ficar reclamando.

      Excluir
  35. Pelo que entendi, para que os praças tenham m,ais dignidade financeira seria através dos curso internos e com o nível superior? Só pode ser piada de salão!!!
    Se para ter acesso na academia basta apenas o curso médio e em seguiida as promoções são realizadas em datas já pré-determinadas, ou seja, o aspirante ao sair da academia, poderá realizar um gráfico com as suas futuras promoções até o último posto ! A cada turma por exemplo de 50 aspirantes, serão no futuro 50 coronéis sem realizar concurso nenhum... Nem no Exército Brasileiro ou na Marinha Americana essas promoções automáticas são realizadas assim como acontece no nosso Corpo de Bombeiros.
    Já que somos reserva do Exército temos que seguir o seu modelo de promoções !
    No ano vindouro serão aproximadamente 114 á 140 alunos oficiais por ano em uma Academia que custou mais de 10 milhões e de forma independente e sem contato com os praças, ou seja, eles copiaram AMAN. Academia Militar das Agulhas Negras....
    Quem viver verá, a cada ano a quantidade de novos e futuros coronéis vai aumentar, sabem porque? Por que a quantidade de coronéis também aumentaram. Eles irão juntar a fome com a vontade de comer e nós praças ficaremos a segundo plano e apenas se preocupando com PROGs E PRESTAÇÃO DE TAREFA POR TEMPO CERTO e a nossa família fica onde?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo plenamente com o amigo ai das 22:08

      Excluir
    2. Não se compara promoção de Oficial com promoção de praças, são carreiras diferentes. Eles fazem 03 anos de Academia em internato e saem com nível superior, suas promoções como você citou acima DEPENDEM DE VAGAS, as de praças não tem esse filtro e o CFSd é mais curto que o CAO (aperfeiçioamento de Oficiais) e não é a distância.
      Vamos colocar vagas para promoções por tempo de serviço também, ok? Temos 310 vagas de Subten e 1968 na graduação, imagina quando abriria vaga para subten? Promovendo mais de 1500 a 2º Ten fazendo CHOAE????? Acorda cara, não se compara, fica feliz pq vc não precisa de vaga para promoção

      Excluir
    3. Entram com nível médio, mas saem com curso superior. Logo, todo aspirante tem nivel superior.

      Excluir
    4. Exatamente. O problema é o que eu e muitos outros cansamos de dizer. Bombeiro quer ganhar muito, trabalhar pouco e estudar nada. Senhores, senhores! Precisamos ganhar bem sim, mas em contrapartida honrar o nosso trabalho (como a maioria já o faz), bem como crescer culturalmente. É preciso estudar. O CHOAE com exigência de Curso Superior a partir de 3º Sgt. está correto sim. Chega de comodismo. Se queremos respeito precisamos fazer por onde sermos respeitados. O estudo faz parte desse processo.

      Excluir
    5. O curso de formação de oficiais do CBMERJ é de nível superior conforme parecer do MEC.Queiram Vcs ou não! Contra fatos não há argumentos!

      Excluir
  36. MENSAGEM DO DIA DO SOLDADO – 25 DE AGOSTO


    O dia do soldado é comemorado no dia 25 de Agosto. A data, que tem por objetivo homenagear o trabalho dos militares.


    JULGAMENTO DE UM SOLDADO


    O Soldado colocou-se de pé e ficou diante de DEUS, pronto para última inspeção pela qual teria que passar, desejando que, assim como a fivela do cinto e os emblemas de metal, também os seus coturnos estivessem a brilhar.


    Um passo a frente, soldado!!!! Como vou fazer contigo ? Fostes fiel à Igreja ? Destes o outro lado da face ao inimigo?


    O soldado se perfilou respondendo: ” NÃO ! NÃO SENHOR!

    Nós que andamos armados, nem sempre podemos ser amor!

    Na maioria dos domingos, eu estava de serviço, na igreja não fui não Senhor…

    Em muitos momentos, eu falei de modo impuro…

    Houve muitas vezes em que fui violento, pois meu mundo é muito duro…

    Mas nunca guardei um tostão que a mim não pertencesse…

    E quanto mais uma conta se acumulava, aos trabalhos extras eu me dedicava, e de minha família me afastava…

    Mas às vezes, SENHOR, me perdoa, eu chorei por coisas à toa, e por dores dos outros. Reconheço que não mereço ficar entre os que já estão em seu meio; que jamais me quiseram por perto, a não ser quando sentiram receio…

    Se tiver um lugar para mim, como nunca consegui muito mesmo, luxuoso não precisa ser.

    E caso não haja nenhum, eu saberei entender”…


    Faz-se silêncio em redor do trono, onde os Santos passeavam. E o soldado esperou, o veredicto do SENHOR…

    Teu corpo serviu com alma e coração… fez-te escudo para o próximo…

    Portanto, anda em paz pelo paraíso…

    INFERNO já foi tua missão…

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falar de inferno,é em vida,pois vemos as pessoas se matando por imundices do Mundo,a materialidade e és que vão aos templos exaltar o nome do Senhor em Vão!!!

      Excluir
  37. Quero agradecer a todos os 70 bombeiros que pararam suas diversas tarefas para estarem presentes na reunião. Isso demonstra claramente a união e a preocupação da tropa com a nossa instituição.
    É hora de aproveitarmos a oportunidade e participarmos efetivamente desse momento,direta ou indiretamente.
    Parabéns aos membros da comissão e minha continência.
    Podemos até não sermos "donos da empresa", mas toda empresa que presta um serviço de excelência possui uma administração moderna e agora, depois de tanto tempo os senhores deram o primeiro passo pra isso acontecer.Que Deus ilumine a todos e um grande abraço.

    ResponderExcluir
  38. Qual a nossa posição como oficiais quando dá posição do tribunal de justiça da inconstitucionalidade do fundo de saúde.vamos retirar ou continuaremos a descontar mesmo sabedores que é ilegal?

    ResponderExcluir
  39. Qual a nossa posição como oficiais quando dá posição do tribunal de justiça da inconstitucionalidade do fundo de saúde.vamos retirar ou continuaremos a descontar mesmo sabedores que é ilegal?

    ResponderExcluir
  40. Sou contra acabar com o cfc e o curso de sargento pois se jsf e nao tem com pensar diferente se somos todos praças mesmo já sendo sargento e aos que pensam diferente da se o nome de egoísta.

    ResponderExcluir
  41. Aos que nunca vão aos as tem medo aos covardes se liguem se inter em sem essa de ficarem sempre se escondendo.

    ResponderExcluir
  42. Se representem pelo menos como homens pelo menos uma vez.ou se não forem pelo menos sei terem nos sites.medo de tudo.

    ResponderExcluir
  43. EXTRA! EXTRA! A MAJOR CARLA DE RAMOS, DETERMINOU QUE OS BMS DE FOLGA, ISSO MESMO, DE FOLGA!!!! QUE OS MESMOS DEVAM COMPARECER A UMA SOLENIDADE, MOÇÃO NA CAMARA DE VEREADOR, PARA FAZER POLITICA PARA O JORGINHO DA SOS, OU SEJA, O NOSSO VEREADOR MARCIO GARCIA, TEM TIDO TRATAMENTO DIFERENTE, DE OUTROS PARLAMENTARES DO GOVERNO!!! E QUEM NÃO FOR SOFRERÃO PUNIÇÕES!!!! ALO M.P, ALO CORREGEDORIA, ALO OAB, ALO CHEMG.........NÃO SABIA QUE UM VEREADOR MANDAVA TANTO, TENDO EM VISTA O CBMERJ SER ESTADUAL E A COMPETENCIA SER DA ALERJ! THE END

    ResponderExcluir
  44. é isso , até quando este ciclo vicioso de que coronel fazendo filhos oficias ! e ai os praças para em subtenente , veja c quantos anos não abre o CHOAE E TODOS OS ANOS ABRE PARA CADETE ! BASTA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkk,vai ter filho assim lá na China!!!kkkk!

      Excluir
  45. Outra coisa errada que deve ser revista, e que todos os soldados depois de aprovados, ficam na capital e no interior o deficit sempre continuara, as vagas deveriam ser distribuidas por gbm, assim talvez o equilibrio volte. Atençao comandante........

    ResponderExcluir
  46. Isso nao vai dar em nada.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então porque ainda vive e se tem Família e tão negativo,Mentes iguais a sua,Deus perdoa,pois fato:Faça a sua parte que Deus os ajudará,nada cai do céu.Dinheiro e evolução não da no sofá da sala.

      Excluir
  47. A verdade é que estamos sendo penalizados por culpa das mentes brilhantes que lá estiveram ( comissão de promoções) , e que só trabalharam em prol dos oficiais. A conta agora, quem está pagando somos nós. Por que eles não falam em limitar as vagas para o ingresso no cfo? Essa máquina de fazer oficiais, tem que ser freada, pois se realmente a condição de ter ensino superior fosse sinônimo de ser melhor, então não estaríamos passando por isso agora, ou seja, teríamos lá na comissão de promoções, oficiais capazes de elaborar um bom plano pra todos os bombeiros. Pensem, só os praças estarão perdendo e os poucos que ganharem, vão gerar revolta em muitos antigos cursados que aí estão!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carreira unica entrs recruts e chega a coronel

      Excluir
    2. É isso!!Carreira única,é a única solução!

      Excluir
    3. Chega a ser cômico, entra recruta e sai coronel..... Isso não existe em lugar nenhum do mundo. Vocês são muito recalcados, temos uma pirâmide invertida e temos que resolver, agora pergunto se pegarem as 50 vagas de cadete e transferir para o CHOAE ou CFSd não irá ter solução alguma na pirâmide que é o foco do trabalho, se for apresentada essa proposta é capaz de perdemos as 50 vagas de cadete para sempre e nem ganhar de CHOAE e CFSd.

      Excluir
  48. Deixem em paz E a vontade os que querem cursar pois todos merecem.

    ResponderExcluir
  49. Não podemos deixar essa covardia nao ao fim dos cursos regulares!!! Isso é regredir e desestimular os praças.... Ficar 15 anos mofando na graduação até 3 sgt e quando abrir o choae, se abrir, e somente para aqueles que tiverem o superior, abrir com 10 vagas não adianta chorar!!! Esse plano de carreira atual não pode mudar para pior, vamos evoluir a culpa não é do praça por a pirâmide estar invertida e sim do governo que não abre concurso para soldado. Na PMERJ são 6.000 vagas todo ano.

    ResponderExcluir
  50. Como em 2011 poucos lutaram e todos se beneficiaram,principalmente os oficiais!! Devemos pensar em todos , somos um corpo e todos temos familia para sustentar. Precisamos de um líder para levar uma proposta justa que de possibilidade a todos que querem crescer .Daciolo precisamos da sua intervenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Subtenente BM Valdelei Duarte.29 de agosto de 2015 13:11

      COMPANHEIRO Anônimo 28 de agosto de 2015 23:20 Esqueça o Daciolo, ele já resolveu a vida dele...

      Excluir
  51. Concordaria acabar com o CFS e CFC mediante diminuição do tempo de interstício para Cb e 3º Sgt (4 em 4 anos para todas as graduações). E assim sermos submetidos aos cursos para promoção (assim como os oficiais). Fora dessa hipótese, seria injusto acabar com o sonho daqueles que pretendem estudar e assim investindo em si e na corporação.
    Deveria ser levado também a proposta para correção dessa grande injustiça de um Cabo BM cursado esperar 12 anos de caserna para ser 3º Sgt. Ele deveria cumprir o tempo na graduação, para sim ser promovido.

    ResponderExcluir
  52. O que esta fodendo a todos que alguns so pensam neles so tomam atitude sefor lhes beneficiar agora acabar co os cursos so por cáusa dos sargentos egoustas nao procede.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vejo atualmente cabos e soldados muito mal acostumados. Cumpram sua etapa e depois estudem para o CHOAE, ponto.

      Excluir
    2. Mal acostumado nada...os tempos são outros. Estamos em tempos de direitos, o coronelismo está acabando. Se pode melhorar que melhore, esse discurso de que goi de tal forma antigamente já passou.

      Excluir
    3. EU SOU CABO DE 2008. DORMI NA ESCADARIA DA ALERJ, FUI PARA BRASILIA, COPACABANA, FLAMENGO QUARTEL CENTRAL E GEP. SEMPRE BRIGUEI PARA TODOS. NO MEU QUARTEL TEM UM GRUPO DE 1° 2°SGT DIZENDO QUE CABO E SOLDADO VÃO PARA O INFERNO!!! HOJE A TURMA DE 90 E 91 NÃO TERIA VAGA PARA SUBTEN FOI A TURMA DE 2008 QUE SOMOU COM TODOS!! AGORA É AUTOMATICO FEZ 25ANOS JÁ É SUB TEN

      NA EPOCA O COMANDANTE DO MEU QUARTEL ME COLOCOU EM UMA SALA COM VARIOS OFICIAIS PEDIDO PARA ESQUECER O MOVIMENTO SOS BOMBEIRO QUE ELE IA ME PRENDER

      EU FALO PARA ESSA TURMA VAMOS VOLTAR O QUE ERA ANTES???
      ERAMOS DA SECRETARIA DE SAÚDE, SERGIO CORTE ERA NOSSO CHEFE.
      O INTERSTÍCIO ERA MAIOR NÃO TINHA PRETERIÇÃO, CURSO DE CAS ERA DIFICIL ABRIR VAGA, O SALÁRIO ERA DE 980 ,REAIS NÃO TINHA PROG, TRABALHAVA DE GRAÇA NO ROCK IN RIO, SAMBÓDROMO.

      Excluir
    4. Subtenente BM Valdelei Duarte.29 de agosto de 2015 13:10

      ME DESCULPE Anônimo 28 de agosto de 2015 23:20 O momento agora é outro, chega de dar " MURROS EM PONTA DE FACAS ", vamos doravante nos mobilizar sim, mas com articulação e inteligência.

      JUNTOS SOMOS FORTES.

      Excluir
    5. Valdelei como o tempo são outros se esse safado do anonimo das 18:21h esta falando isso tudo no dia de hj. Valdelei hj vejo vc tbm só brigando pelo seu grupo. caminhei da alerj até Copacabana e peguei aquele temporal tbm na porta do quartel central que a praça da bandeira estava com água até o peito. lembra disso.???

      Excluir
  53. Ta de sacanagem que to vendo praça concordando com esse papo de nível superior para choae , é temos que se ferrar mesmo ,academia nível médio choae superior brincadeira somos um bando de frouxo mesmo .kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Escola Naval - Ensino Médio
      Auxiliar da Armada - Nível Superior

      São situações distintas companheiro. Estude, aprenda, entenda ...

      Excluir
    2. Praça precisa aprender a gostar de ESTUDAR... Nível Superior hoje é obrigação. Vamos aprender um outro idioma. Enfim...

      Excluir
    3. O curso de formação de oficiais é de nível superior. conforme parecer do MEC. Oficial combatente sai com nível superior. Contra fatos não há argumentos, queiram ou não.

      Excluir
    4. A questão é precisa ter nível superior para entrar na academia...?rsrs.

      Excluir
  54. CONCORDO EM PARTE!!!! Acho que não precisa acabar com o CFC e CFS, mas sim reservar 1/6 das vagas para os mais antigos, as outras vagas por concurso.

    Para o CHOAE, disputa a partir de 2º Sgt (16 anos de serviço) e com nível superior.

    Não vejo necessidade do CHOAE durar 1 ano, já que só terão militares com pelo menos 16 anos de serviço e com nível superior!!!!!!!!!! 6 meses já está de bom tamanho!!!!

    ResponderExcluir
  55. Gostaria que alguém me respondesse:Se abrir o CHOAE hoje, quantos bombeiros estariam aptos a se inscrever.Considerando o novo modelo terceiro sargento com doze anos nivel superior e dois anos na graduação. ou acima de terceiro sargento com nivel superior também vale.Por favor alguns companheiros poderiam tirar esta dúvida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo infelizmente vejo uma forçada de barra para tirar os cursados de 2008 que ainda não tem 12 de serviço e ja são 2°sgt da disputa para o choae e privilegiar mais uma vez(nada contra vocês ,quem foi promovido por tempo como a turma de 2000 e 2012,)poderem fazer prova para oficial na nossa frente entendeu e ainda tem bombeiro antigo aqui dizendo que querem ajudar a turma de 2008,é brincadeira ,vamos ver 3°sgt por tempo ir a oficial na frente de 2° sgt 2008 e mais talvez quando isso acontecer ja vai ter 1°sgt 2008 tendo que esperar fazer 12 anos de serviço para concorrer,vai ser como a turma de sgt tem que entrou 3° sgt e foram promovidos a 2°,1°,e sub sem fazer 16 anos de serviço e por isso não podiam fazer choae continua ,coronel paulo continua mandando no cbmerj rsrs...

      Excluir
    2. Subtenente BM Valdelei Duarte.29 de agosto de 2015 13:06

      Anônimo 28 de agosto de 2015 18:41 Não será implantado de imediato essa nova reestruturação da carreira, levará um tempo segundo o Coronel Saraiva, para que TODOS tenham igualdade de condições.

      JUNTOS SOMOS FORTES.

      Excluir
  56. curso superior para o CHOAE essa é ruim de engolir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É ruim de engolir para os acomodados. Amigo é inacreditável, mas temos no CBMERJ, ainda hoje, bombeiros apenas com o ensino fundamental e acham isso engraçado. Necessitamos melhorar culturalmente para que haja desenvolvimento financeiro. Não dá para querer ser respeitado tendo apenas a 4ª série forte e ainda achando isso engraçado.

      Excluir
    2. Não devemos generalizar dizer que todo praça que não tem nivel superior é acomodado,se temos no CBMERJ bombeiros somente com ensino fundamental a culpa é do sistema que sempre quis o praça como seu escravo e iludiu com promoção por tempo de serviço não incentivando o estudo,tudo no CBMERJ foi sempre voltado para oficial,agora que levantaram essa bandeira CHOAE com nivel superior praça que tem nivel superior já se acha melhor.Se liguem somos praças

      Excluir
  57. Após 150 anos de Cbmerj,es que surge um canal de diálogo,e ao invés de aproveitarmos,o que vemos:sempre as mesmas posturas,um criticando o outro,um querendo ser melhor que o outro,e uns pensando sempre como poder tirar proveito de situações..Críticas construtivas,são válidas,agora,querer desmerecer sabedores que o ideal acreditamos ser um só,Dignidde,pois com os erros aprendemos,mais o foco é a União,como já se não bastasse o passado onde elegemos um Deputado Estadual e vemos hoje o mesmo isolado.Pois quem não fez perdeu a vez e o desprezo será dado a todos que tiverem oportunidades reais e não souber trabalhar em prol de todos os Bombeiros Militares.Quando se afirma que Juntos Somos Fortes,não cumprimos o que nós mesmo falamos,parece até que é da boca pra fora.Bom final de semana a todos e que Deus nos abençoe e nos proteja.

    ResponderExcluir
  58. Tinha que ter interstício de 5 em 5 anos seja soldado ou ten. O praça chega a oficial no final da carreira e os of chegam a cel no final também

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Discurso da Acomodação... Sempre assim. Estudar ninguém quer... AFFF

      Excluir
    2. É anônimo,estudar no Cbmerj,só se for competir com os senhores no Cfo do papai.A proposta será levada para o Governador Pezão,carreira única,ai teremos excelentes profissionais,seu filho ou sobrinho de coronel.Quer que citamos seus nomes?

      Excluir
  59. Acabou para os SUB TEN com 25 anos de serviço. O último fecha a porta e apaga a luz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Metam o pé,já deram o que tinham que dar.Vão procurar outra ocupação,como só vivem Cbmerj e só sabem dar arriadas nos pares e subordinados.Só por isso não saem.Tremem de medo dos Oficiais.

      Excluir
  60. Kd a meritocracia que tanto falaram? Vou dar meu sugestão de que o sub que tem nível superior, cursado e com 5 anos na graduação seja inscrito direto no choae sem concurso,assim daria oportunidade a quem não quer estudar e a quem estudou.

    ResponderExcluir
  61. 3 Sgt fazer choae e se mais,estão a cada dia Ince tivando o bombeiro a não estudar.

    ResponderExcluir
  62. Sou totalmente contra acabar com CFS e o CFC, pois acredito que a competição, de FORMA JUSTA E INTEGRA, favorece aos merecedores.
    Outro ponto a se destacar e que não vejo pegada paras as pessoas que fizeram concurso interno sejam prejudicadas, uma vez que fizeram concurso interno para que suas promoções sejam diferenciadas, dessa forma adquirindo direito de ser promovido de forma diferente.
    O que me vem na cabeça também que essas medidas, em sua maioria, são extremamente imediatista, vez que pra se corrigir verdadeiramente a piramede o que realmente de vê ser feito são concurso regulares todo ano.

    ResponderExcluir
  63. Sou bombeiro da turma de 90 e acho errado acabar com o curso o que eu nao acho certo é essa tal de preteriçao iisso rebentou apiramide tem que acabar com preterição bom sabado suten

    ResponderExcluir
  64. Esse tão falado nível superior dos oficiais, é reconhecido pelo MEC? gostaria de saber se vale alguma coisa aqui fora....pelo oque eu soube, não vale de nada e se vale, são graduados em que?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Companheiro, o Curso de Formação de oficiais do CBMERJ é de nível superior, equivalente ao cursos civis de mesma natureza, conforme parecer n 722 do conselho federal de educação, de 03 de dezembro de 1992 ( consulta aí na pg do MEC). Contra fatos não há argumentos. Diversos companheiros já saíram para outros orgãos apresentando o diploma da ACADEMIA DE OFICIAIS. Temos companheiros que foram para PF, para SEFAZ-RJ, Para Auditor do Ministério do trabalho etc. Contra fatos não há argumentos. A academia de Oficiais é um ótimo atalho. O praça que quiser ser oficial rapidamente deve fazer o vestibular da UERJ e em 04 anos já será oficial. Querem pagar o preço?????

      Excluir
    2. Não tem especialização nem graduação em nada para conseguir um emprego em qualquer empresa, tanto é verdade que muitos fazem uma graduação qualquer depois de formandos para terem um diploma que valha alguma coisa.

      Excluir
    3. Apenas esclarecendo o amigo anônimo de 29/08 - 12:46, tanto é verdade que o CFO equivale a uma graduação de nível superior que há hoje vários ex-oficiais que deixaram as fileiras do CBMERJ e prestaram concurso público para outras carreiras, como por exemplo auditor da receita federal, que exige o nível superior completo como uma das condições para tomar posse no cargo. Espero ter ajudado.

      Excluir
  65. Acho que os cursos devem continuar, cfs e cfc, aplausos a quem se dedicou sgt juruna.

    ResponderExcluir
  66. Até agora estou vendo um monte de inteligente. Ou essa inteligência veio agora, se não vocês teriam feito prova para o ministério público, seriam oficiais das agulhas negras. Mais não entrou para o CBMERJ e agora se acha melhor que os outros. É inteligente... FAZ PROVA PARA OFICIAL E MUDA SEUS PARES... UM MONTE DE PRAÇA RECAUCADO... JÁ FIZ UM CONCURSO PUBLICO. COMPETI COM CENTENAS... PARA TER ESTABILIDADE... APRIMORAMENTO QUE NOS TEMOS QUE TER É PROFISSIONAL.... ME PARECE QUE VOCÊS QUEREM ESTATOS E FACILIDADES PARA CONQUISTAR... REPITO... VOCÊ GOSTA DE ESTUDAR ENTÃO SEJA INTELIGENTE E VIRE UM OFICIAL... POIS NA FILEIRA PRECISAMOS DE GUERREIROS...

    ResponderExcluir
  67. Eu quero meu posto de coronel, pois já fiz o CHOAE! Analfa ou não, já fiz o CHOAE e quero ser coronel. Para ser bombeiro nunca se exigiu curso superior, seja oficial ou praça.

    ResponderExcluir
  68. Mudança que não seja porta única para ingressar no CBMERJ, ou seja, porta única para praças e oficiais. E Balela! Todas essas reuniões e só jogar pra galera. Enfim, esse triângulo permanecerá escaleno. Não sabe ne analfa! Vai estudar.

    ResponderExcluir
  69. Quem tem tempo que vá embora logo, o militar que não construiu nada até agora, dificilmente construíra.

    ResponderExcluir
  70. Tem pessoas com nivel superior passando necesdidade e desempregada pra mim o que vale é profissionslismo quando eu entrei no bombeiro no ano de 1990 havia muitos bombeiros sem nivel superior mais bons profissionais que sabia trabalhar em cima de uma arvores usavam bem o antigo aparelho de retirar pessoas presas nas ferragens hoje muitos bombeiros se dizem ter nivel superior e desmaiam no local de sorroco prefiro um bombeiro com.segundo grau mais profissional parem de tirar onda por terem terceiro grau sejsm humildes vi comentarip de bombeiro falando de outro que entraram com o primario deixe de falar isso talvez ele seja mais profissional dp que aqueles que entraram para o cbmerj com nivel superior parabens sos subtem boa noite

    ResponderExcluir
  71. A proposta é boa, o único detalhe que pode e precisa ser melhorado é que qualquer SGT que tenha curso superior possa realizar o CHOAE sem ter que esperar 5 anos é um absurdo ter que esperar tanto tempo assim ......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melhor q QQ praça com nível superior possa.

      Excluir
  72. O curso dos oficiais é nível superior equivalente aos cursos civis de mesma natureza.
    Se o oficial de carreira quiser prestar um concurso nível superior, por exemplo, pode apresentar seu diploma.
    Sou sd 49 milhão e pretendo meter a cara e ir fazer o cfo ao invés de chorar migalhas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O curso dos Oficias CFO não e equivalente ao nível superior por que só tem duração de 3 anos. Amam tem.

      Excluir
    2. Amigo anônimo de 30/08 - 14:29, basta ver o Parecer 722/92 do Conselho Federal de Educação (acolhido na íntegra pela Câmara de Ensino Superior), onde consta a fundamentação legal da equivalência do CFO aos cursos de nível superior civis. Querendo conferir, basta dar uma olhada no link abaixo.

      http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cd003597.pdf

      Excluir
  73. Não sei porque o almanaque de subtenente esta lotado. Metem o pé.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querem sair Coronéis.Só sabem querer apertar e mesmo assim os seus direitos não cobram,Sub-ten tirando cmt da Guarda.Só sabem reclamar.

      Excluir
  74. Amigos 70% dos policiais militares e bombeiros militares de Brasília possuem formação superior(oficiais e praças), o que não entendo é essa correria dos coronéis tentando corrigir essa porta aberta que deixaram rastros, é no minimo estranho fiquem atentos senhores praças principalmente os da saúde, pois abriram precedentes para vcs subirem um pouco mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carreira Única é a solução.

      Excluir
  75. Atenção Subtenentes com mais de 24 anos de bombeiro, isso tudo que estão elaborando não irá te favorecer em nada.

    Primeiramente o Coronel Saraiva disse que tudo que ficar decidido, será posto em prática daqui há 4 anos. Portanto será para o outro Governador que irá assumir em 2019 acatar ou fazer como todos fazem, não foi no meu governo portanto não quero nem saber.


    Todos estão sendo iludidos com essa história.


    Essa história é para abafar o assunto do Fundo Saúde.


    Sou Subtenente e estou pedindo a minha reserva.

    ResponderExcluir
  76. Para o civil que quer ser oficial exigem o ensino médio, para bombeiro que quer ser oficial atraves do choae ensino superior..... Cbmerj sempre valorizando seus profissionais!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo, para ser oficial combatente tem de ter nível superior. O civil entra com nível médio através do vestibular da UERJ, torna-se cadete ( cadete não é oficial, e sim praça especial) , depois faz os três anos de Academia de oficiais ( nível superior conforme parecer do MEC) e depois o Aspirantado ( estágio). Aí sim ele é promovido a Oficial ( 2 TEN ). É assim em qualquer academia militar ( AMAN, AFA, EN, APM etc). Todos oficiais combatentes são formados internamente, dentro da instituição a que pertencem, para conjugar matérias militares com disciplinas de ensino superior). Vocês estão confundindo as coisas!!!!!!!

      Excluir
  77. Anônimo das 18:37 os salários dos Bombeiros do RJ , REALMENTE DAR PARA PAGAR OS ESTUDOS DOS FILHOS E AINDA PAGAR A FACULDADE DO BOMBEIRO , QUE NÃO VAI COMPROMETER NO ORÇAMENTO FAMILIAR , POIS GANHAMOS OS MESMOS SALARIOS DE DF. VC SÓ PODE ESTAR DE BRINCADEIRA

    ResponderExcluir
  78. * TODOS OS ANOS CONCURSO PARA SOLDADO COMBATENTE QBM 00
    -ESPECIALIDADES (BUSCA E SALVAMENTO, MOTORISTA/ARTÍFICE, COMUNICANTE, CORNETEIRO, MARÍTIMO, HIDRANTE E GUARDA-VIDAS) APÓS UM (1) ANO COM SD COMBATENTE;
    * MANTER O CFC, CFS E CHOAE;
    * CAS COM UM (1) ANO DE 3º SGT;
    * CHOAE A PARTIR DE 3º SGT COM DOIS (2) ANOS NA GRADUAÇÃO. NÍVEL SUPERIOR EM QUALQUER ÁREA. POSTO DE MAJ BM ATÉ OS TRINTA (30) ANOS DE SERVIÇO
    - EXEMPLO: NA MARINHA DO BRASIL, ESCOLA NAVAL - NÍVEL MÉDIO, QUADRO COMPLEMENTAR - NÍVEL SUPERIOR;
    * MUDANDO A PROMOÇÃO POR TEMPO DE SERVIÇO, OS CB QBM 06 E OS CB CURSADOS, PROMOÇÃO COM SEIS (6) ANOS NA GRADUAÇÃO
    - NÃO É JUSTO O MILITAR ESPERAR DOZE (12) ANOS PARA SER PROMOVIDO JUNTO COM OS COLEGAS QUE NÃO PRESTARAM CONCURSO;
    * MANTER O RESTANTE DAS PROMOÇÕES: PRETERIÇÃO, CURSADOS E TEMPO DE SERVIÇO.
    * INTERSTÍCIO DE OFICIAIS:
    - 2º TEN P/ 1º TEN DOIS (2) ANOS;
    - 1º TEN P/ CAP TRÊS (3) ANOS;
    - CAP P/ MAJ CINCO (5) ANOS;
    - MAJ PARA TEN. CEL CINCO (5) ANOS;
    - TEN. CEL P/ CEL CINCO (5) ANOS.

    ResponderExcluir

Comentários com palavras de baixo calão, agressivas ou que estimulem a violência ou prática criminosas não vão ser publicados.

Citações ou acusações pessoais somente são publicadas com a identificação do autor do comentário.

Se sentiu ofendido? Quer ter o direito de resposta? Faça contato pelo email (enderecumemaium@gmail.com) ou use os comentários para defender seu ponto de vista.

O BLOG é seu. Use-o com sabedoria.