quarta-feira, 23 de setembro de 2015

ACD'S QUEREM SER RESPEITADOS COMO BOMBEIROS

Recebido por e-mail:


Bom dia SOS Bombeiros RJ,


Nós, ACD's lotados nas diversas Unidades Odontológicas de nossa Corporação, gostaríamos de compartilhar com todos a falta de respeito e preconceito com que somos olhados e tradados; somos bombeiros assim como todos são. 

Vejam que o tratamento diferenciado que se dá, de acordo com o ambiente de trabalho.


Conforme imagem abaixo, nossas Unidades foram surpreendidas com algumas determinações do Diretor de Odontologia em acordo com as do Comandante Geral Cel BM Alcântara.




Sabemos que o atual Diretor, Cel Schwartz, assumiu as funções a pouco tempo e pensávamos que teríamos uma valorização de nosso trabalho e respeito a hierarquia, já que muitos Sgts e Subten se sentem desmotivados, não tendo suas graduações levadas em consideração pelos Oficiais da Odontologia no exercício da atividade fim. 

O mesmo já não acontece com os ACD's que trabalham fora dos consultórios, são vistos e considerados, respeitados e tratados como bombeiros.  

Alguns pontos gostaríamos de esclarecer quanto a carga horaria diferenciada que temos devido nossas funções específicas e contagiosa. Além do Estatuto dos Bombeiros, somos regidos pela Lei Federal 1234 de 14/11/1950,  onde diz:







Esta lei ainda esclarece que em algumas situações o Servidor não terá direito a Gratificação. Art 4°




Diante de tais esclarecimentos e determinações de que teremos que cumprir 03 expedientes e mais 02 serviços de prontidão ficam os questionamentos:

a) Quando tirarmos serviço na prontidão queremos poder correr no socorro e não somente ficar de guarda;


b) O Comando irá reajustar o Auxilio Transporte? Pois se faremos em 01 mês 12 expedientes e 2 prontidões e utilizando o Sistema de Bilhete Único o valor gasto será bem superior aos atuais 100,00;


c) Com a demanda de atendimentos aumentando teremos mais instrumentais e insumos?


d) Com aumento de carga horária e novas funções os ACD's irão continuar levando os mapas de despesa para casa ou vai ser pago hora extra para lançarem no Prontuário Odontológico as despesas? Lembrando que o oficial que deveria fazer isso.


e) Com a redução de militares da SAd e de acordo com o Art 4°, os militares da SAd também terão que comparecer 04 expedientes? E como fica os dispensados? E os motoristas dos diretores? Também só irão 02 dias?


f) Se os ACD's podem tirar o serviço na prontidão, porque não nos é dado o direito de fazer PROG e PROEIS?


g) Porque os Oficiais dentistas só cumprem 02 expedientes, enquanto que Médicos e combatentes comparecem mais de 03 expedientes E os que recebem a gratificação porque só cumprem 16hs e não 24hs como diz a lei?


A titulo de informação a escala de emergência Odontológica é feita com o efetivo de Ten e Cap dentistas. Essa escala tem um ciclo de 04 a 06 meses. Os Majores Dentistas concorrem a escala de Supervisores de Dia em "casa". Diferente dos médicos que recebem Raio X, onde estão todos os meses na escala sempre. 

Não estamos reclamando dos serviços, mas da injustiça quanto à carga horária entre ACD's x Dentistas x Médicos!! 


Comando, não feche os olhos para este problema. Chega de injustiças!!!

58 comentários:

  1. Se acham que cumprir somente 3 dias de expediente ( 2, 4 e 6 meio expediente) e na outra ( 3 e 5 ) e somente 2 servicos no mes é desrespeito... kkkkk....
    Pedem pra sair dele...
    Odonto sempre foi uma mamata na corporacao...
    Nao se trata disso... o gde problema q ngm quer fazer nada...
    Oq tds tem que entender ... nao somos tds bombeiros... independente de qbm.
    Hje vejo muita gente reclamar do expediente... mas fala em tirá-los dele...pooo...so falta morrer...

    Fico com pena no povo das ambulancias... que estao sofrendo com esse governo...levando a corporacao nas costas...
    Com serviço mais que insalubre...
    E que nao ganham 40% a mais erradamente...
    E que nao tem direito a dois periodos de20 diaa por ano...
    E estao expostos a tdo tipo de contaminacao...
    Fazendo em media um evento atras do outro... sem ao menos ter o direito de comer... ir ao banheiro...e mto menos descansar....
    que cumprem um intersticio horroroso de 12 anos para galgar a primeira promocao assim como vcs cumpriram calados e omissos...



    Sei que cada um deve levantar a sua bandeira...
    Mas se olharmos para o proximo...veremos que nao ta tao ruim assim...

    Fica aqui meu respeito a tds os militares da corporacao... independente de qbm.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os enfermeiros então precisam brigar pela sua categoria. Falas como a sua só divide ainda mais a corporação. Existe uma lei federal que determina a jornada de trabalho máxima semanal para quem opera RX. Isso vai ser desconsiderado? Sou totalmente contra a escala 24h para ACD em OBM que não tem serviço odontológico 24h. Que função terá o ACD no quartel? Que aumentem a carga horária dos dentistas também! Pq estes só fazem 16h semanais! Mais atendimentos semanais e não escalas absurdas apenas para cumprir horário. Onde somos considerados inúteis! Ficamos a merce do escalante das OBM que muitas vezes usa de má fé nos colocando em escalas duvidosas para forçar uma 'permuta' e ganhar dinheiro fácil, pois muitos tem sua rotina planejada já e como sempre as regras mudam no meio do jogo. Em pleno setembro muda tudo. Dignidade pra quem trabalha. Acorda comando!

      Excluir
  2. Não estamos contestando o expediente ser 3 e mais 02 prontidão e sim o fato dos oficiais não terem a mesma carga horaria mesmo recebendo a gratificação de raio x! Isso sim é mamata com eles! Enquanto que médicos cumprem 24hs ou 40hs e Combatentes 40hs! Eles dentistas só cumprem 16hs!!

    ResponderExcluir
  3. Ao anônimo releia o ultimo parágrafo " Não estamos reclamando dos serviços, mas da injustiça quanto à carga horária entre ACD's x Dentistas x Médicos" que recebem a Gratificação de Raio X!!

    ResponderExcluir
  4. As leis estão aí para serem cumpridas por todos e pra todos.
    A carga horária não pode ser ultrapassada sem a devida remuneração.
    Existem bombeiros com funções específicas a serem desempenhadas. E isso não é respeitado. Se ficaram 12 anos sem promoção, que procurem seus direitos legais!

    ResponderExcluir
  5. Vcs estão corretos em reivindicar o q acham justo para vcs, só estão se excedendo por quererem colocar os dentistas no fogo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ninguém quer colocar o dentista no fogo, mais vc a de convir que se todos ganham todos tem que trabalhar, e os dentistas ficam na moita porque todos tem serviços lá fora,então é fácil querer só escalas para ACDs, já que na verdade esses acham que praça não tem direito, não tem trabalho lá fora, e não tem direito de crescer.

      Excluir
  6. ------------------------------E MANDE ESSA INJUSTIÇAS ,,,,PARA TJRJ ,,,TJT,,MPERJ ...ALERJ...PARA EMPRENSA ;;;TV..JORNAIS,,PARA OAB...E PROCURER ..UM BOM ADVOGADO.......A JUSTIÇA TARDA MAIS NAO FALHA..---------------------BOMBEIRADAS .....MUITA PIMENTA NO ...RABO E NO XIFRE....DOS DITADORES ARRIOES.....MASCARADOS...E..PECULATOS,,,E O MELHOR CALMANTES PARA ELES .........E DEPOIS ELES RESPONDERAM LA NO CAPA PRETA.....LA ELES VIRAM MENINAS,,,,,TUDO PAU MANDADO;;;;;;COVARDES....UNIDOSJUNTOSSOMOSFORTES...

    ResponderExcluir
  7. A lei federal é bem clara: 24hs semanais exposto ao raio X . As outras 16 hs converteram em serviços na Prontidão!! Acho justo q respeitem a lei do raio x mas que seja tanto para praças quanto para oficiais dentistas!! Quanto ao serviço de prontidão abram exceção para PRIG e PROEIs ou será que o Comando não sabe que tem ACD no DETRAN!!

    ResponderExcluir
  8. Concordo com o anônimo das 13:26,as escalas dos oficiais de saúde deveria ser como a das praças de saúde ou mesmo como a escala dos oficiais combatentes.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns Bombeiros, vocês conseguiram o que o Comandante mais quer, brigas entrs as Qbms, discórdia e individualismo! Assim como sempre foi os praças desunidos e os oficiais Unidos e fortes!
    Acredito que cada um tem que ser respeitado como ser humano e dentro da corporação cada um com suas especificidades, mas é muito triste um abuso de poder chegar a esse absurdo de mexer c a vida de milhares de militares!
    É lamentável ver todos esses abusos seja de políticos seja dentro de uma Instituição na qual prestamos serviço.
    Que Deus nos abençoe e nos de sabedoria para enfrentar esse momento.

    ResponderExcluir
  10. E mexer com dentista que rapidinho algo acontece.

    ResponderExcluir
  11. Nóis acds não estamos reclamando e sim pedindo um pouco mais de respeito com agente ,que atende seus filhos,suas esposas ,seus netos etc..com carinho ,respeito e dedicação.falar que agente fica na mamata é mole quero ver vim fazer nosso serviço, quero ver botar cara.

    ResponderExcluir
  12. Nóis acds não estamos reclamando e sim pedindo um pouco mais de respeito com agente ,que atende seus filhos,suas esposas ,seus netos etc..com carinho ,respeito e dedicação.falar que agente fica na mamata é mole quero ver vim fazer nosso serviço, quero ver botar cara.

    ResponderExcluir
  13. No meu entender a legislação citada não ampara o ACD, o máximo que conseguirão com estes questionamentos, com estas argumentações é que o benefício seja retirado de seus contracheques. Matéria mal elaborada que tende a prejuízo mas do que qualquer outra coisa. Pensem melhor e busquem mais esclarecimento ao invés de se exporem desta forma. E espero muitíssimo que não busquem discutir a legalidade disto, pois só terão prejuízos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não ampara o ACD ampara quem então?!?! Vc por acaso sabe "fazer massinha" sabe moldar sua arcada dentária " sabe esterelizar um material contaminado por virus da hepatite, sabe o tempo necessário para revelar a película que foi usada no seu dente para num raio X?? Então leia e releia a lei aproveite e Consulte o Conselho de Odontologia!!

      Excluir
  14. Sou ACD e também achei uma falta de respeito utilizar a escala dos dentistas como parametro .
    Devemos lutar sim pelo que está errado , concordo na parte que não somos tratados como bombeiros e o desrespeito dentro das OBMs .
    Mas desnecessário colocar os dentistas no meio .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá na cara que vc é daqueles ACD's que puxam saco de oficiais só pra ficar na molezinha e se bobear os colegas trabalham em dobro pra vc ficar na mamata!! Diz ai quem te dá regalia ou usa o seu triângulo do fogo?!?!

      Excluir
    2. Voce como ACD, tem que ter vergonha, de publicar isso. vc mesmo esta se desvalorizando, ou eu é que estou errado, de repente vc é um daqueles que vivem entre as penas de um oficial.

      Excluir
  15. tem um erro básico de interpretação de texto na argumentação seguida pela letra G. A lei não determina que se trabalhe 24 horas semanais e sim Até 24 horas, portanto qualquer carga horária abaixo disso está dentro dos parâmetros legais.

    ResponderExcluir
  16. Quero ver eles trazerem os médicos que estão alocados em outros órgãos, por nas fileiras militares administrativos do setor de finanças, dgps,seseg,prefeituras,alerj etc.

    ResponderExcluir
  17. Muito engraçados essas bombas nunca dão para os oficiais de saúde sempre para as praças,por que não atingem direto os oficiais de saúde,por que não igualam a escalas dos oficiais de saúde,com os oficiais combatentes?

    ResponderExcluir
  18. Todas as vezes que querem atingir os oficiais de saúde, acabam botando na conta das praças de saúde, como se eles fossem o mal da corporação, levem isso ao conhecimento da alerj,MP por desvio de função, entraram pra ser profissionais de saúde ou combatentes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muita conversas e atitudes que é bom nada.blá blá blá reclamar e criticar SO FAZEM isso.

      Excluir
  19. essa mamata tem que acabar mesmo! podem fechar todas odontoclinicas! nao tem necessidade disso e colocar esse pessoal pra correr pra fogo!

    ResponderExcluir
  20. Penso que o pleito e válido, difícil e lutar por categoria que sua grande maioria entrou pela janela!!!
    Ah, como vcs querem correr no trem de socorro se a grande maioria, nem sabem reconhecer uma classe de incêndio?

    ResponderExcluir
  21. Seja qualquer especialidade dentro da corporação, têm que cumprir 44h semanal. Se não estão satisfeitos, pedem BAIXA E VÃO EMBORA. NÃO VÃO FAZER FALTA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anonimo das 19:44 VC está louco ou desorientado,VC já viu oficiais de saúde cumprirem 44 horas semanais,médicos 24 horas,dentistas 16 horas,Assistentes sociais,Enfermeiros,fono e etc 24,somente as praças de saúde,e praças combatentes e oficiais combatentes 70 horas semanais ou mais.

      Excluir
    2. até parece que o cbmerj tem dono ridiculo, esse pensamento está ultrapassado, então acaba com o militarismo e rasga esse rdcbmerj que da nojo.

      Excluir
  22. Infelizmente eu estou tendo uma visão de futuro ,não sou a mãe Dina mas estamos caminhando para outra paralisação ,só porque os donos da fazenda não tem sensibilidade e ficam catucando onça com vara curta . Gente os gastos vão aumentar muito para os praças indo praticamente todos os dias ,depois não vão dizer que não tem culpa por causa de outro sururu na corporação .

    ResponderExcluir
  23. As diferenças nas escalas e horas trabalhadas é simples: ACD é praça e Dentista e Medico são oficiais. Precisa explicar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então é só deixa-los fazer todos os serviços de saúde sozinhos!!!

      Excluir
    2. Pensando bem se os Subten ACD's podem tirar de aux. De Oficial de Dia pq os dentistas não podem tirar de Auxiliar de of de Dia! Pelo menos no HCAP independente da especialidade todos tiram de Of de Dia!!

      Excluir
  24. É mais fácil sugar o expediente tentando tapar falta de efetivo do que regressar TODOS que estão em órgão externo (TJ, TCE, Prefeituras....)

    ResponderExcluir
  25. SOS ,chegou a hora de vocês tomarem alguma atitude,todos sabemos que não teremos ajuda de custo para pagar passagem e com isso quem vai sentir e a nossa família em casa ,haja vista a falta de dinheiro até para fazer um passeio . Chegou o tempo de separar os meninos dos homens .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O SOS e composto dos Bombeiros e com medo ninguem aparece nao querem se expor mais querem o bonus.Saíam do sofá.

      Excluir
  26. Greeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeve. OPERAÇÃO PADRÃO JÁ, JUNTOS SOMOS FORTES

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voltem todos para a Alerj pois quando passar as olimpíadas vai ficar pior ainda.Tanto que já estão nos tirando todos os direitos mais Unidos. Pois um Corpo dividido não subsiste.Parem de uns criticarem os outros se unam pois é o que eles menos querem.UNIAO.

      Excluir
  27. Tem tanto triângulo de fogo usado, quem nem com meia sola da jeito.

    ResponderExcluir
  28. Acho que os ACDs deviam lutar para fazer serviços administrativos em toda a corporação!!!! Pois além da Lei. 1234/50 existem outras leis e decretos que conferem que o militar precisa no mínimo operar ou se expor a radiação e desculpa os ACDs não fazem nenhum dos dois!!!!! Tenho certeza que muitos ACDs seriam de grande valia nos expediente e colocando os combatentes nas fileiras!!!! Quanto aos médicos se eles não tratarem bem, os médicos pedem baixa e o que já não é 100% nosso atendimento médico, ficará pior ainda!!!! E aos dentistas, são muitos salvo engano uns 350, seriam outros que ajudariam muito no expediente sendo chefes de SAd e outras atribuições!!!!!

    ResponderExcluir
  29. O engraçado de tudo isso é que só tem que mudar a carga horaria dos praças, isso tudo é por que os oficiais tem outras coisas a fazer, como consultórios, dão aulas e outras coisas, ou seja tem outra vida alem do corpo de bombeiros, imagina se mexer com eles, fica difícil pro comando né?
    E como o comando é de oficiais não vai fazer isso. pois todos reclamam de salários não só os praças

    ResponderExcluir
  30. SOMOS TODOS IGUAIS, PORÉM PESSOAL ACD FORA DOS BOMBEIROS O SALARIO QUE PAGO PARA A SUA PROFISSÃO É O SALARIO MINIMO SE AQUI ESTA RUIM PEÇAM BAIXA, LA FORA DEVE ESTAR MELHOR,O CORPR DE BOMBEIROS NÃO CHAMOU NINGUÉM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ao anônimos das 22:30 pq VC está ofendido,somos tão concursados quanto vc ,no minimo deve ser um dentista que só trabalha 16 horas semanais e atende super mal.

      Excluir
  31. ONDE ESTÃO OS MÉDICOS QUE ESTAVAM NAS UPAS,TODO DIA SAI NO BOLETIM MÉDICOS SENDO MANDADOS PARA SECRETARIAS E OUTROS SETORES QUE NEM DA SAÚDE SÃO, OS MÉDICOS QUE NÃO TEM PEIXE E NEM PADRINHO ESTÃO NA MESMA SITUAÇÃO QUE NÓS,SÓ VEJO UM FALAR DO OUTRO OU MELHOR DA FUNÇÃO DO OUTRO, TA TODO MUNDO NO MESMO BARCO, QUEREMOS MOLEZA OU UM CORPO DE BOMBEIROS MELHOR PARA TODOS, PARECE QUE CADA UM SÓ VÊ O SEU UMBIGO,O PRÓPRIO COMANDANTE APARENTEMENTE ESTA SEM APOIO DESTE GOVERNO, JÁ TRARÃO A TAXA DE INCÊNDIO , SÓ FALTA TIRAREM Á NOSSA SECRETARIA. VAMOS PARAR DE BRIGAR E UNIRMOS FORÇAS , OFICIAIS E PRAÇAS SAIBAM QUE ESTAMOS NO MESMO BARCO E NÃO SOMOS E NEM PODEMOS SER INIMIGOS EM TODO LUGAR EXISTEM OS MAUS PROFISSIONAIS E AQUI NÃO É DIFERENTE PORÉM SÓ SEREMOS FORTES QUANDO ACABARMOS COM ESTA GUERRA ENTRE PRAÇAS E OFICIAS SOMOS TODOS IRMÃOS BOMBEIROS.

    ResponderExcluir
  32. É ISTO QUE O DEPUTADO DACIOLO QUER , ELE ESPERA O CIRCO PEGAR FOGO E AI NA HORA QUE ELE TIVER ALGUM INTERESSE OU MELHOR NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES QUANDO ELE QUISER ELEGER A DJANIRA AI SIM ELE VAI SE MANIFESTAR E FALAR MAU DO COMANDO E VIR COM UM MONTÃO DE PROPOSTA ENGANOSAS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda te digo mais! Se ele não conhece a área de saúde é por falta de interesse ou comodismo de seus assessores Eduardo Freire e Ernesto um AXE e um ACD! Tem gente que gosta de uma teta ai são 2!!

      Excluir
  33. Anônimo preocupado com todos os militares.24 de setembro de 2015 04:32

    Não só as ACDs que trabalham nas Odonos, temos que olhar por todo o expediente. Precisamos de ajuda. 4 expedientes e um 24 hs ao mês fora da escala do expediente. Mães com filhos pequenos aumentará seus gastos com babá, além de aumentarem os gastos com passagens e o aumento do gasto físico e psicológico. Militares tendo que largar outra fonte de renda pra cumprir essa escala, estão ficando nervosos, pois já contam no orçamento de seus lares. A corporação vai adoecer com tal determinação. EXPEDIENTE EM GERAL, PRECISA DE AJUDAAAAAAAA. SOS

    ResponderExcluir
  34. O que nos divide nos enfraquece.

    ResponderExcluir
  35. Capital e Interior agradecem.Muito obrigado Daciolo por virar as costas não precisa mais ja foi eleito7

    ResponderExcluir
  36. Acho justo!! Finalmente alguém falou!! Os oficiais não nos respeitam como militares!! E na maioria das vezes o que vale é o coleguismo ou melhor o puxa saquismo!! De ambas as partes!! É dentista agradando esposa de oficial ou é praça agradando!! Mas na hora que um dos 2 é punido não aparece um FDP nem que seja pra consolar e ainda nos apontam o dedo de culpado! Desculpem o desabafo

    ResponderExcluir
  37. Continuem puxando o Saco nao é por falta de aviso.Qem nao tem vergonha na cara não tem jeito mesmo fodido vai continuar babando Oficiais.

    ResponderExcluir
  38. Continuem puxando o Saco nao e nem foi por falta de aviso.Quem nao tem vergonha na cara não tem jeito mesmo fodido vai continuar babando Oficiais.

    ResponderExcluir
  39. Como fazer uma denúncia no MP???

    ResponderExcluir
  40. Po meus amigos, todos nós sabemos que a maior parte dos ACDs foi um cabide de emprego que deram a vocês. Não precisava nem te estudo, era só ter uma carta assinada por um dentista comprovando a experiência, e assim 99% entrou pela janela. Agora vocês estão querendo se igualar a médicos, estão querendo respeito, estão de scg... Rsrsrsrs vocês tem que agradecer a Deus todos os dias por estarem empregados

    ResponderExcluir
  41. Amigão tem acds,dentistas e of combatentes também pela janela .

    ResponderExcluir
  42. Pelo jeito vamos para as ruas novamente e não sairemos enquanto não pararem de nos ficar sacaneandoo.O bom que 2016 serão eleições e Olimpíadas.Vamos para.as ruas.


    ResponderExcluir

Comentários com palavras de baixo calão, agressivas ou que estimulem a violência ou prática criminosas não vão ser publicados.

Citações ou acusações pessoais somente são publicadas com a identificação do autor do comentário.

Se sentiu ofendido? Quer ter o direito de resposta? Faça contato pelo email (enderecumemaium@gmail.com) ou use os comentários para defender seu ponto de vista.

O BLOG é seu. Use-o com sabedoria.