terça-feira, 29 de setembro de 2015

NOSSA MISSÃO É SALVAR

É o Bicho: a missão é salvar os amigos peludos
Casos de resgate devem servir de exemplo para todos


MARIA INEZ MAGALHÃES
Niterói - Todos os dias leio matérias sobre animais. Sejam histórias felizes ou, infelizmente, tristes. Mas nenhuma me chamou tanto a atenção quanto a do piloto de um voo da Air Canada. Ele alterou a rota da viagem e fez um pouso de emergência para salvar a vida de Simba, um buldog francês de 7 anos, que estava na aeronave. A atitude dele impediu que o cão morresse congelado.



É claro que todos que tiram um animal de situação de perigo merecem nossos aplausos. Mas, imagina, quando a operação envolve um avião pesando toneladas, com centenas de pessoas a bordo e a mil e tantos metros de altura! 

Simba estava no compartimento de bagagem quando o piloto percebeu um problema no sistema de aquecimento. É lá que os animais viajam em companhias que ainda não permitem que eles fiquem com os donos. Sabendo que o cão poderia ser congelado, o piloto decidiu pela manobra. O avião seguia de Tel Aviv, em Israel, para Toronto, no Canadá, mas pousou em Frankfurt, na Alemanha. O prejuízo da empresa foi de mais de U$ 10 mil (mais de R$ 40 mil) e atrasou a viagem em 1h15. 

Em entrevista à CNN, o comandante afirmou que é responsável pela vida de todos no avião, inclusive dos animais. O porta-voz da companhia informou que os custos do salvamento serão arcados pela Air Canadá sem prejuízos ao piloto herói. 

Por aqui também temos heróis que têm garantido finais felizes, como o de Simba, aos peludos. Quem viu o vídeo do resgate do gato pendurado na janela de um apartamento em Vila Isabel, no início do mês, sabe do que estou falando. 

As imagens bombaram na internet. A todo instante parecia que o gato ia cair. Foi tenso. Mas, graças ao Corpo de Bombeiros, o animal foi salvo e até adotado. O tenente Leonardo Leão comandou a operação.Para o oficial, toda vida deve ser preservada e, a partir do momento que são acionados, ajudar é a missão deles.

E missão dada é missão cumprida. Além das técnicas, os militares improvisaram. Valia tudo para salvar o felino. E deu certo. O edredom pego de uma moradora do prédio ajudou a amparar o bichano quando ele caiu. À noite, voltaram ao local e salvaram outro gato. 

Dias depois, outra equipe ajudou mais um gato a escapar da morte. Asfixiado pela fumaça em um incêndio num restaurante no Centro do Rio, ele foi retirado do local já imóvel e com a respiração ofegante, como me contou o o 2º Sargento Guilherme Tavares. 

Para restabelecer o felino ele usou a máscara de oxigênio, a mesma usada em humanos, e devolveu a respiração a ele. Tavares relatou que a todo instante o bichinho o olhava como se agradecesse. De arrepiar!

O gato foi levado pela Guarda Municipal a um veterinário e passa bem. Tavares faz questão de chamar o gato de vítima e de lembrar o lema da corporação: vidas alheias e riquezas a salvar.



SOS BOMBEIROS : A nobre missão de salvar vidas da corporação, não faz distinção se é animal ou humana, para os heróis do corpo de bombeiros, havendo vida em perigo nada lhe é indiferente. 
A dedicação e empenho para que tudo corra bem é total em todas as ocorrências; e assim , através destas atitudes, a cada dia, está linda corporação vai contribuindo para uma sociedade com mais paz e que valoriza a vida.

12 comentários:

  1. Galera esse Sisgrav, no sistema dos BOMBEIROS, que mais parece os TRAPALHOES, pois os ERROS são maiores e mais recorrente de quando era 193, nas proprias UNIDADES! O que era pra resolver um problema, esta criando muitos outros do tipo: chega no local e não é nada; o endereço é diverso da solicitação; o PTM já ficou bom ou meteu o pe; 4 eventos juntos ou mesmo o acionamento do mesmo endereço pra unidades diferentes, e olha que os operadores estão na mesma sala; e outros tantos problemas. Tem que tira ESSA VELHARIA DE LÁ, os sopa de pelanca NÃO PENERAM NADA, embrulha e manda, ta igual ao COGS (Corpo de Otarios Gostam de Sacanear)! O SISGRAV gastou mais de 3 milhoes, para essa M.........? Essa administração é a PIOR DO MUNDO, GUEENS BOOK neles! Esse MALANDRÃO não se Emenda, malandro é malandro mané é mané, podes cres que é....................jsf

    ResponderExcluir
  2. Agradeço pela oportunidade e aproveito para convidar a todos os colegas Subtenentes Bombeiros, para juntos estarmos na próxima 4ª feira ás 14:00 horas no Gabinete do Deputado Paulo Ramos. Assunto: Mudança do artigo 99 do nosso Estatuto. Acredito que com a sensibilidade de nossos Deputados e com a mobilização de nossos companheiros, iremos conquistar muito mais. Devemos lembrar que o nosso Estatuto foi elaborado antes da constituição do Estado do Rio de Janeiro e carece de um olhar técnico e mais adequado. NÃO DEVEMOS SE ESQUECER TAMBÉM QUE, AO SAIRMOS DE CASA PARA TRABALHARMOS, NÃO SABEMOS SE VOLTAMOS....Eu sou Costa Melo, Subtenente BM há quase quatro anos e também luto pelos meus ideais e pela minha família. Por favor divulguem e repassem aos nobres colegas ! Contato: 22- 999030193. Obs.: Sou candidato a melhor pai, filho e irmão e nada mais, obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Aproveitando também, pedir que aprovem a PL 33.

    ResponderExcluir
  4. Aproveitando, será que o vereador pode dar uma força para aprovar a PL 33 ??? Obrigado

    ResponderExcluir
  5. hahaha por falar em animal, li, Paulo Ramos...
    Mas nada foi tão tosco qto esta matéria, amigos peludos, putz... Comparar o pouso de uma aeronave ao salvamento de gato fujão... Qq aviso de mau funcionamento em qq parte duma aeronave é motivo para pouso e reparo e consequentemente no compartimento havia um cão... Coisa linda para os defensores de animais, mas o q se vê nas ruas do RJ é um vdd descalabro. Talvez devessem colocar a patrulha ambiental da GM pra fazer este tipo de trabalho e enfim eles fariam alguma coisa!

    ResponderExcluir
  6. Já conheço esse discurssinho político. O falciolo também dizia não ser candidato a nada. Conversa para boi dormir. Estou cansado de ser enganado!! O único alento é o representante do bombeiro na capital que está cumprindo bem o seu papel!!

    ResponderExcluir
  7. Já conheço esse discurssinho político. O falciolo também dizia não ser candidato a nada. Conversa para boi dormir. Estou cansado de ser enganado!! O único alento é o representante do bombeiro na capital que está cumprindo bem o seu papel!!

    ResponderExcluir
  8. Companheiro " Anônimo " das 14:46: Essa é a primeira mensagem que postei. Você me conhece para indagar-me? Certeza que não ! Acredito que você nunca foi á Brasilia e se foi...foi a passeio...Não queira dividir a tropa para que os aproveitadores conquiste.
    Tenho caráter e personalidade e quem me conhece sabe que não sou oportunista. Porque você não se identifica? Ou liga pra mim ? O CBMERJ é muito mais do que imaginamos.
    Por que você não vai ombrear na próxima 4ª feira?
    Só a título de informação, no ano da eleição para Presidente da República, quando estávamos de serviço de prontidão e ao recebermos no portão principal da nossa unidade um determinado candidato a Deputado Federal,tivemos que nos reportar aos Comandantes do CBA, do GBM, Ministério Público e Justiça Eleitoral, o que você quer mais? Conta a sua história com H?!
    Eu sou Costa Melo, Subtenente e o meu RG. 11937 e Id Func. 2674084 e Você?!

    ResponderExcluir
  9. Cbmerj tem a pior administração pública do Brasil

    ResponderExcluir
  10. Pezao apenas adiou a mudança da nova previdência mais datas festivas Natal Ano novo e Carnaval muitps viajam ai eles votam na Alerj em caráter excepcional.Pois há pressão do funcionalismo.

    ResponderExcluir
  11. Sabe qual é a diferença entre vcs e o Daciolo?
    Nenhuma, exceto ele ter vencido a queda de braço. Se não estão preparados para críticas amadureçam ou tirem a mascara!

    ResponderExcluir
  12. Senhores, vamos com tudo, DEP Federal Valdelei, DEP Estadual Márcio Garcia, e agora nos municípios dobradinha PRB E PR, vamos ajudar até a proxima para o Estado.

    ResponderExcluir

Comentários com palavras de baixo calão, agressivas ou que estimulem a violência ou prática criminosas não vão ser publicados.

Citações ou acusações pessoais somente são publicadas com a identificação do autor do comentário.

Se sentiu ofendido? Quer ter o direito de resposta? Faça contato pelo email (enderecumemaium@gmail.com) ou use os comentários para defender seu ponto de vista.

O BLOG é seu. Use-o com sabedoria.