segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Comissão de segurança pública da ALERJ investigará sobre ameaças sofridas por Bombeiros nos atendimentos

Comissão quer saber sobre treinamento do Corpo de Bombeiros

Socorristas são ameaçados por criminosos durante atendimentos em áreas de risco




Rio - A Comissão de Segurança Pública e Assuntos de Polícia da Alerj, presidida pela deputada Martha Rocha (PSD), vai cobrar do comando do Corpo de Bombeiros explicações sobre treinamento que militares recebem para atuar em áreas de risco. A deputada enviará ofício após O DIA mostrar ontem que equipe de socorristas ficou no meio do fogo cruzado, dia 18, no morro do Fallet, em Santa Teresa.

Os bombeiros foram agredidos por moradores que atacaram a ambulância. Eles foram chamados para socorrer dois baleados durante troca de tiros entre PMs e bandidos. Um dos feridos morreu no local.

Bombeiros ouvidos pelo DIA contaram a rotina de violência que passam durante a prestação de socorro em comunidades. Segundo eles, os miliares não constantemente abordados por traficantes com arma em punho e são ameaçados. Martha Rocha quer saber do comando dos bombeiros qual é o tipo de orientação dada aos socorristas quando atendem ocorrências em áreas de conflito e que tipos de equipamentos de segurança são disponibilizados pela corporação.

A presidenta da comissão também vai enviar ofício à PM para quer saber o que os policiais militares são orientados a fazer em casos como este. A capitão-médico dos Bombeiros Juliana Rangel afirmou que a equipe foi coagida por PMs a prestarem o socorro durante o confronto, caso contrário seriam presos. A denúncia da capitão-médico foi feita no livro de registros do quartel central da corporação.

12 comentários:

  1. mais um cursinho para perder folga pessoal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza você não trabalha na rua.
      A questão é equipamento apropriado e treinamento pra atuar nessas áreas. Um curso chegou a ser iniciado pelo Cepap, mas foi cancelado.

      Excluir
  2. Art. 5º. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer
    natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a
    inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade.
    Como acentua ALEXANDRE DE MORAES14
    , o direito à vida é o mais
    fundamental de todos os direitos, já que constitui-se em pré-requisito a existência e
    exercício de todos os demais direitos. A Constituição Federal, é importante ressaltar,
    protege a vida de forma geral, inclusive a uterina.
    ALFREDO ORGAZ9
    , aduz que a vida constitui um pressuposto
    essencial da qualidade de pessoa e não um direito subjetivo desta, sendo tutelada
    publicamente, independente da vontade dos indivíduos. O consentimento dos indivíduos é
    absolutamente ineficaz para mudar esta tutela, não sendo possível, assim, haver um
    verdadeiro "direito" privado à vida. Neste sentido, são absolutamente nulos todos os
    atos jurídicos nos quais uma pessoa coloca sua vida à disposição de outra ou se submeta a
    grave perigo. MANDEM ESSES CORONÉEEE, BUNDAS SUJAS, ESTUDAREM! jsf
    Cb Cursado em Direito

    ResponderExcluir
  3. A todos os colaboradores do site SOSBOMBEIROS RJ,Baixada,Região do Lagos,Região Serrana,Itaperuna,Angra dos Reis,Duque de Caxias,Capital,Interior,Nova Friburgo,enfim,todos sem exceção,mandem as denúncias pois somos Só um Corpo,e um Corpo Unido Jamais será punido e vencido.O momento é de todos,Oficiais e Praças e Nem um Passo Daremos Atrás.jsf.

    ResponderExcluir
  4. Quando trabalhei na CSRC, dei parte de situações como essa. Os BMs constantemente ficavam sob fogo cruzado, eu orientava os BMs a não entrar e relatar o fato por escrito, mas eles preferem ficar calados. Sugeri através de parte, coletes iguais da polícia e não aconteceu Mais de uma ocasião, por defender os BMs, ouvi indiretas tipo: Vc não gosta de seguir ordens. Essas e outras atitudes foram determinantes para minha transferência. Mas não me arrependo por ser solidário aos meus colegas. Vcs sabem quem sou. Infelizmente este comentário não será assinado, exercer meu direto de expressão já me gerou detenção e muitos problemas, porque poucos fazem o mesmo, e enquanto não houver união, a classe dominante manda, e quem tem juízo obedece.

    ResponderExcluir
  5. Agora está publicado em boletim.
    Quando não for possível fazer o atendimento, registrar na delegacia.

    ResponderExcluir
  6. Nada mudará... Eles vão dizer que dão treinamento pra atendermos em lugares de risco...e continuaremos na mesma merda,atender em locais de confronto...eles jamais darão algum suporte pra nós da ponta !!! Tem que tirar esse Samu do Cbmerj, chega de trabalhar sem receber nada (R$),pra onde está indo o dinheiro que o governo federal investe no Samu... Porque para os profissionais da saúde que estão trabalhando não vem nenhum tostão !!! Isso é trabalho escravo ...fora Samu !!! Desvinculação já !!!

    ResponderExcluir
  7. QUAL BOLETIM ? E QUANDO A DELEGACIA SE RECUSAR A FAZER OCORRÊNCIA PQ SE VC NÃO FOI IMPEDIDO COM AMEAÇA ARMADA ELES DIZEM QUE NÃO EXISTE CRIME COMO NA DELEGACIA 21°DP BONSUCESSO ,A COISA NÃO É TÃO SIMPLES ASSIM COMO SE PENSA LA EM CIMA ,TEM UMA MÉDICA DA REGULAÇÃO QUE DIZ QUE A ÁREA SER DE RISCO E ESTAR EM SITUAÇÃO DE RISCO É DIFERENTE,SE EU NÃO ME ENGANO É A MARCIA CAJUEIRO ,SEMPRE ELA PQ ELA NÃO VEM ENTÃO PRA PONTA ENTRAR LA COM ESSE PENSAMENTO ,E ANTES QUE VENHAM BOMBEIROS DA SAÚDE ANTIGÕES DIZER QUE JA ENTRARAM EM FAVELA E NUNCA TIVERAM PROBLEMA QUE BOMBEIRO NÃO QUER TRABALHAR,ANTIGAMENTE ERA BEM DIFERENTE DE HOJE ,NÃO TINHA GPS NA VTR PRA SER RASTREADA ,BOMBEIRO NA PONTA TINHA AUTONOMIA NÃO ERA COMO HOJE ,MANDAR DA CADEIRINHA SENTADO NO AR CONDICIONADO É MOLE,EU SEI QUE QUEM TA NA REGULAÇÃO É PRESSIONADO MAIS POR MAIS PRESSÃO QUE RECEBA NÃO TEM SUA VIDA POSTA EM RISCO DE VERDADE COMO TODOS QUE ESTÃO NA PONTA VE SE RESPEITA UM POUCO MAIS QUEM TA NESSA SITUAÇÃO .

    ResponderExcluir
  8. ESSE COMENTÁRIO 11:10h É DO MAJOR BANDEIRA QUE FICOU VARIAS VEZES PRESO PELO MOVIMENTO SOS BOMBEIRO.. ESSE É LUTADOR E 439 UM GRANDE ABRAÇO HERÓI MAJ. BANDEIRA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João Calvino,para ser cem por cento o Capitão Bandeira,só não podia ter feito o que fez,pois se pensamos no coletivo,o mesmo perdeu o pleito para a escolha ao Deputado Estadual e mesmo assim veio em outro partido.Acabou a confiança nele e em outros que fizeram o mesmo.jsf.Quando o Ser,perde a confiança,acabou.

      Excluir
  9. NÃO TEMOS QUE NOS SUBMETER A ESSAS SITUAÇÕES, NÃO TEM CONDIÇÕES DE SEGURANÇA NÃO ATENDE! OS HEROIS NÃO PODEM SOFRER AMEÇAS DE MARGINAIS MALDITOS! QUE SE DANEM!

    ResponderExcluir
  10. NÃO EXISTE TREINAMENTO PRA ISSO! QUE TREINAMENTO É ESSE CURSO DO BOPE? HIPOCRISIA

    ResponderExcluir

Comentários com palavras de baixo calão, agressivas ou que estimulem a violência ou prática criminosas não vão ser publicados.

Citações ou acusações pessoais somente são publicadas com a identificação do autor do comentário.

Se sentiu ofendido? Quer ter o direito de resposta? Faça contato pelo email (enderecumemaium@gmail.com) ou use os comentários para defender seu ponto de vista.

O BLOG é seu. Use-o com sabedoria.