terça-feira, 17 de novembro de 2015

BOMBEIROS RJ, FINALISTAS, SÃO DESTAQUE NA IMPRENSA

Bombeiros do Méier são finalistas de prêmio internacional de salvamentos


Equipe já foi vencedora no ano passado, por resgate de feridos na Linha Amarela.





RIO — Pelo segundo ano consecutivo, bombeiros do quartel do Méier, na Zona Norte, estão entre os finalistas do "Oscar" dos salvamentos e resgates. Trata-se do "Conrad Dietrich Magirus Award", concurso alemão que premia a melhor atuação entre bombeiros do mundo inteiro. As tragédias enfrentadas pelas equipes concorrentes são dignas de roteiro de filme. Na edição do ano passado, a mesma unidade foi o vencedor, pela ação de resgate após a queda de uma passarela na Linha Amarela, que deixou cinco mortos em janeiro de 2014.


Em 2015, eles foram um dos 11 selecionados pelo júri, pelo combate às chamas que quase destruíram o telhado do Shopping Nova América, no dia 16 de fevereiro. A operação mobilizou 100 bombeiros de 10 quartéis, comandados pela unidade do Méier. Dois milhões e meio de litros de água, em plena crise hídrica, foram lançados. Três bombeiros acabaram levemente feridos: um cortou a mão com vidro e os outros inalaram fumaça.

O comandante do quartel, o tenente-coronel Claudio Nicácio, lembra que abandonou um almoço de família quando soube da notícia e foi um dos oficiais que abriram mão do dia de folga e se dirigiram para o local. Trabalhou no caso até a quinta-feira seguinte, quando o shopping reabriu.

— A preocupação maior foi tirar todo mundo ao mesmo tempo do combate às chamas. O troféu terá um valor simbólico para nós — conta. A ação do Nova América foi a primeira do Brasil que utilizou um helicóptero para apagar um incêndio em perímetro urbano.

O bicampeonato não será tarefa fácil. Salvamentos decorrentes de tragédias famosas estão na final. A ação de bombeiros franceses entre os destroços do Airbus que caiu nos Alpes em março, matando todos os passageiros, é uma das finalistas. Há também um concorrente brasileiro: os bombeiros paulistas responsáveis por controlar o incêndio de uma semana em tanques de combustíveis da empresa Utracargo, em Santos, no último mês de abril. Os cariocas, entretanto, defendem seu feito:

— A situação era desoladora, o prédio era antigo, não tinha por onde a fumaça sair. A visibilidade era muito ruim e nos prejudicou muito. E parte do teto desabou. Se não fosse a boa atuação, o incêndio tomaria todo o shopping — enumera o subtenente Renato Neves.

Os bombeiros do subúrbio admitem viver um "paradoxo". Afinal, conseguiram destaque, em parte, devido à grandiosidade dos incidentes, que por vezes deixam mortos, como no caso da passarela da Linha Amarela. O tenente Igor Calixto, presente nos dois resgates indicados à premiação, costuma repetir que o grupo "não enaltece nenhuma desgraça":

— Só falamos do nosso trabalho. Em outubro do ano passado, encontramos com os feridos resgatados na Linha Amarela e dissemos que se tudo desse certo e ganhássemos o prêmio, era porque eles estavam ali vivos — recorda o tenente.

As tragédias "premiadas" do quartel do Méier são apenas exemplos de uma rotina atribulada. O grupamento é responsável pela área de grandes favelas, e os incêndios em barracos e durante protestos de moradores, com barricadas e ônibus em chamas, são comuns. Os bombeiros também atuaram durante a reintegração de posse do antigo prédio da Oi, no Engenho Novo, que terminou com três ônibus queimados. De janeiro a outubro, 619 incêndios foram combatidos pelo quartel. Ao todo, somaram-se 13 mil ocorrências no mesmo período, sendo a maioria salvamentos de todos os tipos (2.130). A unidade tem 134 bombeiros.

— Dizem que o raio não cai duas vezes no mesmo lugar, mas acabou caindo. Pode ser que nos próximos anos não aconteça nada na nossa área — diz o suboficial Neves. Para votar na equipe do quartel, é preciso acessar o site http://world-of-firefighters.com/vote/ até o dia 13 de dezembro.
Fonte:http://oglobo.globo.com/rio/bombeiros-do-meier-sao-finalistas-de-premio-internacional-de-salvamentos-18069631


SOS BOMBEIROS: Conforme já tínhamos noticiado (Matéria do blog) nossos heróis do Meier são destaque, mais uma vez nesta competição internacional. Vamos dar todo apoio aos irmãos de farda que brilhantemente cumprem dia após a nobre missão de salvar.


O site está em inglês, mas é relativamente simples:


Depois escolher a opção: Fire in a shopping mail interrupts the carnival party in rio


Por fim, vá até o final da página, prencher: Name (nome), Last (sobrenome), e-mail e clicar no botão verde (submit your vote!)

Saibam que todos vocês nos enchem de orgulho e engrandece o nome da corporação mais antiga do Brasil. Rumo a mais uma vitória!!!

12 comentários:

  1. É possível que vençamos novamente, independente de merecimento, afinal, compramos viaturas com eles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E com efetivo que temos, e os BOMBEIROS votando, não tenho dúvidas que venceremos mais uma vez.
      Não sou a favor desse critério de escolha.
      " NEM TUDO QUE É LEGAL, É MORAL ".

      JUNTOS SOMOS FORTES.

      Excluir
  2. Parabéns a todos os heróis que participaram do socorro, não apenas do Méier, mas de toda a Corporação. Vamos rumo à vitória!

    ResponderExcluir
  3. Com todo o respeito aos amigos do Méier, mas o incêndio do shopping nem se compara ao incêndio do tanque de combustível em santos, que se acontecesse aqui no Rio iria dar muita merd....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aconteceu igualzinho aqui no RJ, na PETROGOLD, procure se informar, vai torcer pra bombeiro paulista...

      Excluir
  4. Na PM tem meta no BM tem que ter também poxa essa meta do interior e uma sacagem BM tem que ter essa meta o governador tem que rever isso ai esses BMS merecem

    ResponderExcluir
  5. Falei isso Direto com o Comandante Geral, Coronel Alcântara. Ele me respondeu que foi um erro da administração passada, é já que toquei no assunto ele vai encaminhar um estudovpra ver o que pode ser feito pra nós do CBMERJ receber. Isso foi lá no primeiro Gmar na reunião do Gabinete Intinerante.
    E ele pediu que cobre dele uma resposta. Como já fui pra Reserva Remunerada, vocês devem cobrar do Comandante.
    JUNTOS SOMOS FORTES.

    ResponderExcluir
  6. Todo ano SOMOS o vencedor ! Como o pior salário do Brasil ! Tá bom...????

    ResponderExcluir
  7. Como podemos ganhar alguma coisa, vejamos:
    - o incêndio foi extinto porque o combustível acabou;
    - Só não houve mais propagação porque as ruas não permitiram e funcionaram como aceiros;
    - Os comerciantes ficaram muito putos pq os bombas inundaram tudo, teve loja que foi destruida pela quantidade de água absurda que foi empregada;
    - Não foi por falta de vtr, equipamento, nem de água, foi incompetência mesmo;
    - O que mais se via na reportagem nos dia do incêndio eram as plataformas jogando água no nada, muito fogo e nenhum combate eficiente;
    Até acho que o socorro da passarela mereceu, mas o do Nova América foi uma cagação de pau enorme.

    ResponderExcluir
  8. Valdelei ainda somos o pior salário do Brasil?

    ResponderExcluir
  9. Parabéns a galera do Méier, vcs são os caras!

    ResponderExcluir

Comentários com palavras de baixo calão, agressivas ou que estimulem a violência ou prática criminosas não vão ser publicados.

Citações ou acusações pessoais somente são publicadas com a identificação do autor do comentário.

Se sentiu ofendido? Quer ter o direito de resposta? Faça contato pelo email (enderecumemaium@gmail.com) ou use os comentários para defender seu ponto de vista.

O BLOG é seu. Use-o com sabedoria.