quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

A NOVA VELHA CRISE NO ESTADO - SAMU

Crise prejudica abastecimento de ambulâncias do Samu
Veículos tiveram manutenção suspensa; 24 carros estão quebrados



RIO - Depois de atingir escolas, universidade e hospitais, a nova vítima da crise estadual é o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), cujo abastecimento — são 55 ambulâncias na capital — está ameaçado em pleno carnaval. Além disso, por falta de pagamento, a manutenção dos veículos está suspensa pela empresa Peça Oil Oficina. Hoje, 24 carros estão quebrados, o que equivale a quase metade do total empregado no serviço, que inclui socorrer pacientes em casa ou transportá-los de UPAs para hospitais.

Desde sábado, os postos de gasolina da Petrobras, que têm um contrato com o governo, não liberam mais o abastecimento das ambulâncias. O Corpo de Bombeiros, que é responsável pela gestão do Samu, admitiu que está enchendo os tanques “provisoriamente” nos quartéis. A Secretaria estadual de Saúde não informou o que levou à interrupção do abastecimento. Já Petrobras negou que não esteja atendendo aos pedidos de fornecimento de combustível.

Entre os bombeiros, a preocupação é crescente, já que a cota de gasolina é limitada para suprir a necessidade de outras 25 ambulâncias da corporação. Elas complementam o serviço de emergência nas ruas, enquanto a atuação do Samu é voltada para o atendimento domiciliar e para a transferência de pacientes entre unidades.



Estado queria repassar à prefeitura

Os sucessivos problemas no Samu e o agravamento da crise levaram o governo estadual a tentar repassar o Samu à prefeitura do Rio no fim de dezembro. O governador Luiz Fernando Pezão argumentou que o Rio é o único estado do país que faz a gestão do serviço. Ele, no entanto, desistiu da ideia após o prefeito Eduardo Paes aceitar a administração dos hospitais estaduais Rocha Faria, em Campo Grande, e Albert Schweitzer, em Realengo. O Samu é custeado por 50% de repasses federais, além de ter também uma contrapartida de 25% do município e outros 25% do estado.
Fonte: O Globo online




O SBT também noticiou essa vergonha de SAMU administrada pelo Estado. Não dá condições dos bombeiros atenderem bem a população, e de quebra, aos poucos, vão adoecendo os profissionais de saúde que atuam nas ambulâncias. Sem palavras para qualificar. 







SOS BOMBEIROS: Na verdade, a respeito deste assunto, acreditamos que já foi tudo dito e provado, mas o governo e/ou comando frágil do Corpo de Bombeiros não se importam em devolver para o verdadeiro pai o serviço no município. 

O SAMU só sai da corporação quando todo o sistema entrar em colapso, e olha que falta muito pouco. A nossa torcida é que até isso acontecer, os profissionais  que são massacrados, correndo nas ambulâncias, não adoeçam antes. 

Motoristas, comunicantes, enfermeiros, médicos e técnicos de enfermagem não permitam perder suas saúdes, unam-se e lutem contra todas as covardias que fazem com vocês.

31 comentários:

  1. Só vai de mal a pior, a zona oeste então, vários quartéis sem viatura ( Sepetiba, barra de Guaratiba, pedra de Guaratiba) e outros com viatura a menos ( santa cruz, campo grande, realengo ). Com isso só quem se prejudica são bombeiros que estão na atividade fim. 12 eventos na terça de carnaval!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. NÃO SE ESQUEÇAM DE CITAR OS COMUNICANTES DOS QUARTEIS , QUE FICAM, 24 HORAS GRUDADOS NO TELEFONE OUVINDO O PESSOAL DO COGS IMPLORAR POR AMBULÂNCIAS E TENDO QUE Á TODA HORA DIZER QUE NÃO TEM.NÃO TEMOS UM SEGUNDO PARA DESCANSAR E, AINDA TEM OS MÉDICOS QUE REGULA E CIVIS QUE REGULAM E IGNORANDO A SITUAÇÃO,ESTÃO DESLOCANDO AMBULÂNCIAS PARA EVENTOS DE, DOR DE BARRIGA, DIARREIA,DOR DE CABEÇA,FEBRE COM MAIE DE CINCO DIAS , TOSSE ETC.ESTÃO DE SACANAGEM.

    ResponderExcluir
  3. Está sub humano o nosso trabalho! Não temos tempo para urinar, almoçar ou jantar! Dentro daquele fardamento pesad o e quente! Queremos voltar a usar a vestia branca durante a primavera e verão! !! Queremos respeito e dignidade! Queremos receber nosso 13 salário pago integralmente! Aposto que o cmte geral do cbmerj gozou o carnaval com dinheiro no bolso!

    ResponderExcluir
  4. Chega de exploração! Não podemos comprar uma água na rua pq vem logo um oficial paisano dar esporro e relatar o fato ao cmte do quartel !

    ResponderExcluir
  5. Verdade. Se nao bastasse o trabalho escravo. O novo calendário de pagamento ainda temos que aturar oficiais e combatentes escrotos e incompetentes dando mijada em todo mundo! Tem quartéis, como o de jacarepaguá que todos os comandantes exigem alvorada e bandeira após as equipes de saúde correrem o dia,a noite e a madrugada toda!!! Militarismo ou desamanidade ????

    ResponderExcluir
  6. Realmente está indo de mal a pior. Só para fazer uma observação a respeito do que foi falado das ambulâncias dos bombeiros que complementam o serviço das ambulâncias do samu. Na verdade, elas não complementam, elas fazem exatamente o mesmo atendimento pq não há distinção entre bombeiro e samu no município do Rio de Janeiro. Infelizmente está o caos e para piorar a população que não sabe pra que serve uma ambulância, liga e chama ambulância para tudo que se possa imaginar e a regulação por sua vez, manda sem qualquer critério de avaliação. E ainda tem mais, muitas vezes somos deslocados da área do nosso quartel para atender parentes de oficiais superiores que tem planos de saúde e condições de ir por meios próprios para uma rede privada mas chama o "táxi do bombeiro".

    ResponderExcluir
  7. Passem o samu pra PM ... Eles vão adorar para poder dar pela porco no socorro.

    ResponderExcluir
  8. Culpa de quem? Quem é que permite que o Aph de uma cidade como o RJ esteja do jeito que está?

    ResponderExcluir
  9. Com a integração do Samu ao CBMERJ, perdemos o objetivo e a essencia da nossa corporação. Hoje não somos mais respeitados como serviço de emergência. Não existem protocolos, cada médico regulador trabalha como convém. Assim, a tropa é sobrecarregada sendo empenhada para eventos ridículos como todos sabemos. A NGA publicada em 2006 e que normatiza as atividades do APH nem se quer é respeitada pela central de regulação. Os bombeiros da ponta estão exaustos, sem direito ao suprimento de necessidades básicas como alimentação e higiene. Muitas vezes se faz necessário a imploração para ao menos tentar comer alguma coisa durante as 24h de serviço. E não estou falando em abrir mão das necessidades para o atendimento de uma emergência, até porque acredito que nenhum bombeiro titubearia por isso, mas sim para realizar o atendimento a populares sem nenhum risco de morte, pessoas muitas vezes com estado de saúde muito melhor do que o nosso. Só queremos exercer as atividades para as quais fomos treinados, para o real ideal de vidas alheias e riquezas salvar. Para quem ama ser da ponta, escutar pela rede bravo que tem uma vítima de trauma grave sem vtr disponível para o atendimento enquanto se está empenhado para o atendimento de uma diarreia doí.

    #foraSAMU

    ResponderExcluir
  10. Enquanto tiver cavalo, São Jorne não anda a pé. Já dizia meu falecido Pai.
    Voces vão pra escadaria da Alerj e fican dando mole pri Pezão.

    ResponderExcluir
  11. Como pode o estado assumir um serviço que compete a prefeitura? Quem está lucrando com isso?

    ResponderExcluir
  12. Até qdo vão nos impor esse trabalho q NÃO É NOSSO!!!!! Alguém nos ajude...o bombeiro pede socorro!!! Por favor! Nos ajude! Está mto pesado de sustentar esse peso...

    ResponderExcluir
  13. No dia que ambulância estiver sem ar condicionado, comunica ao COGS que a guarnição estará sem gandola durante os trajetos, minimiza um pouco, já fiz isto.

    ResponderExcluir
  14. Meu povo vamos acordar. Essa dança p inglês ver não da mais. Para as olimpíadas tem varias ambulância novinha. E o povo aguardando, a bomberada com suas dívidas atrazadas .

    ResponderExcluir
  15. Sou QBM 02 e trabalho em viatura da SAMU, não aguento mais, dia e noite dirigido, e ainda brada faxina toda hora ! Qratel de elite ? GRUPAMENTO BOMBEIROS SANGRANDO , (NÃO SOU FAXINEIRO) , OS RAROS MOMENTOS QUE PODERIA ESTÁ ME RECUPERANDO PARA CONTINUAR A EXAUSTIVA MISSÃO DE SOCORRER DOR DE BARRIGA ESTOU FAXINANDO !!!

    ResponderExcluir
  16. Total absurdo! Se mesmo com todas as viaturas funcionando já trabalhamos sobrecarregados, atendendo a eventos banais, imagina com a frota reduzida? O trabalho de bombeiro da saúde no municipio do RJ é desumano! Trabalhamos com viaturas sem ar condicionado, no calor insuportável do RJ, com um fardamento pesado, atendemos a eventos Samu e 193 (sem receber nada a mais!), nos deslocam para fora de nossas áreas operacionais para atender eventos ambulatóriais. De quem é a culpa? Da população desinformada que liga e solicita a ambulância ou de quem está na Regulação e libera a viatura??? Não precisa pensar muito. O sistema não é funcional, tem tudo para dar certo mas os Governantes não querem isso. E quem sofre somos nós, que estamos sendo manipulados pelo sistema e sob as ordem militares do CBMERJ.

    ResponderExcluir
  17. Total absurdo! Se mesmo com todas as viaturas funcionando já trabalhamos sobrecarregados, atendendo a eventos banais, imagina com a frota reduzida? O trabalho de bombeiro da saúde no municipio do RJ é desumano! Trabalhamos com viaturas sem ar condicionado, no calor insuportável do RJ, com um fardamento pesado, atendemos a eventos Samu e 193 (sem receber nada a mais!), nos deslocam para fora de nossas áreas operacionais para atender eventos ambulatóriais. De quem é a culpa? Da população desinformada que liga e solicita a ambulância ou de quem está na Regulação e libera a viatura??? Não precisa pensar muito. O sistema não é funcional, tem tudo para dar certo mas os Governantes não querem isso. E quem sofre somos nós, que estamos sendo manipulados pelo sistema e sob as ordem militares do CBMERJ.

    ResponderExcluir
  18. O que falta a esse governo é prioridade, a crise pode ate existir, mas beneficiar empresas privadas em detrimento da saúde e educação é uma vergonha!! Me sinto envergonhado em fazer parte (atividade fim) disso.

    ResponderExcluir
  19. A gênese de tudo isso sabemos bem onde é - antecede ao mandato desse governo - A corrupção beneficia a poucos a custa de muitos...ninguém se preocupa com o coletivo mas sim com seus próprios umbigos.

    ResponderExcluir
  20. Esse é o momento da samu ser passada definitivamente para a gestão da prefeitura do RJ. A referência de aph do Cbmerj se perdeu ao longo do tempo, desde que o governo do estado cresceu o olho no repasse do SUS jogando o serviço para o bombeiro. Somos a mão de obra mais barata do que da China, pois trabalhamos com acúmulo de funções e não recebemos por isso. Basta, não queremos ser escravos de um serviço que já faliu a muito tempo e ainda estão fazendo vista grossa pra realidade. Caos total!

    ResponderExcluir
  21. Olha só já parei de reclamar pois o ameba CMT geral ta nem aí!!! Os coronéis jogam o nome do CBMERJ na vala a custa de migalhas e tenho e ralar !!! Kkkk quebro mesmo!!! E n preciso d esforço esses cacarecos já quebram por si só!!! Rodo dia e se desmantela!!!!

    ResponderExcluir
  22. ALGUEM NO CORPO DE BOMBEIRO GANHA MUITO DINHEIRO COM ESSA BOSTA DE SAMU NO BOMBEIROS, POLITICOS DE MERDA ESTAO ACABANDO COM A NOSSA SAUDE, O DIA INTEIRO SANGRANDO NAS RUAS, E AINDA COLOCAM UNS MEDICOS DE MERDA QUE NAO SABEM NEM SABEM ORIENTAR A POPULACAO, SE BOTASSEM VCS NAS AMBULANCIAS QUERIA VER VCS SE F.... O DIA TODO RALANDO IGUAL A GENTE, MAS COMO SAO MEDICOS COVARDES, O CBMERJ ESCONDE VCS DO TRABALHO E BOTA A GENTE DA SAUDE DE TAXI

    ResponderExcluir
  23. SE O ESTADO DO RJ NÃO ESTÁ PAGANDO SEUS FUNCIONÁRIOS DIREITOS, IMAGINEM MANTER DE COMBUSTÍVEIS E MANUNTENÇÕES AS AMBULÂNCIAS DA SAMU.

    ResponderExcluir
  24. Alguma coisa tem que ser feita, estamos sendo obrigados a trabalhar de graça nas horas de folga sem receber nada...e sem espectativa de quando receber, aonde esta a abmerj com seu juridico que nao coloca um basta nesse desmando deste comando opressor, covarde e frouxo? sera que tambem esta fazendo jogo politico para eleger mais um deputado imprestavel?

    ResponderExcluir
  25. K D O MEU SALARIO. HOJE 11/02/16. NÃO TEM NADA NA MINHA CONTA.

    ResponderExcluir
  26. ATÉ AGORA NADA DE PAGAMENTO.

    ResponderExcluir
  27. ONDE ENFIARAM O DINHEIRO QUE O ESTADO DO RJ ARRECADOU NO CARNAVAL. UMA COISA É MAIS QUE CERTA, NA NOSSA CONTA BANCÁRIA É QUE NÃO FOI.

    ResponderExcluir
  28. Atrasar o pagamento dos Policiais e Bombeiros Militares é transgressão?Respondam Comandantes.

    ResponderExcluir
  29. Desfile das Campeãs,sábado,encham as arquibancadas de faixas."Fora Pezão"

    ResponderExcluir
  30. Ministério público ? kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  31. E não para por alguns comandantes de algumas OBMs sem respaldo legal nenhum estão querendo que militares da saúde em corram mas vtrs ar,alegando que com isso o Socorro as vítimas possa ser mais rápidos porém ficam igualmente aos combatentes sem ter muito o que fazer pois sem nenhum aparato médico, e sem contar se algo acontecer a esse militar nada o respaldo de esta correndo em outra viatura se não de socorro urgência e emergências

    ResponderExcluir

Comentários com palavras de baixo calão, agressivas ou que estimulem a violência ou prática criminosas não vão ser publicados.

Citações ou acusações pessoais somente são publicadas com a identificação do autor do comentário.

Se sentiu ofendido? Quer ter o direito de resposta? Faça contato pelo email (enderecumemaium@gmail.com) ou use os comentários para defender seu ponto de vista.

O BLOG é seu. Use-o com sabedoria.