quarta-feira, 6 de abril de 2016

GUERRA DE EGOS NO CBMERJ AFETA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DO GMAR À POPULÇÃO

O grupamento marítimo reivindica o envio urgente dos soldados guarda-vidas, (não estão recebendo instrução no CFAP) que estão aptos para trabalharem em nossas praias.



A situação dos servidores do Estado do Rio de Janeiro é drástica e de conhecimento de todos; todavia no grupamento marítimo ela tem se apresentado com contornos ainda mais profundos. Além da questão salarial, existem os problemas estruturais e de baixíssimo efetivo.



Escala de serviço super vazia, bombeiros sendo escalados sozinhos na maioria dos postos, quando isso nunca deveria acontecer. A outra escala é de dobra (sábado e domingo) que na verdade não supre a necessidade, vários postos da reserva ficam desguarnecido





Em 2015 houve concurso, onde no edital e em todos os jornais publicados, noticiava-se que a seleção era para Soldado Bombeiro Militar GUARDA VIDAS; a esperança de melhora renovava-se.

Durante 7 meses, mesmo com todos os problemas administrativos e de efetivo para formar um corpo docente, precisou-se de uma colaboração mútua no ceio da tropa, os que foram destinados para a formação (instrutores e monitores) deram o sangue, dedicação máxima para forjar os futuros Guarda Vidas, já que todos sentem na pele a necessidade de novos homens para somar no serviço de praia. 



Passaram-se os 7 meses, onde os alunos treinaram fisicamente, tecnicamente, teoricamente; estagiaram cumprindo a carga horária prevista, realizaram atividades necessárias para a formação de bombeiro militar no CFAP, durante esse período... mas a situação está um tanto "estranha" atualmente. 

O CSMar (curso de salvamento no mar) terminou, e como os alunos são vinculados ao CFAP (um equívoco), tiveram que retornar para cumprirem as obrigações que restavam. Porém, temos recebido informações de que os alunos estão abandonados, sem receber instruções, e pior que isso ouvindo, em forma, do comandante do CFAP o senhor Ten Cel Henrique Moraes, palavras desanimadoras, e mais grave, palavras que denigrem a excelência do trabalho realizado pelo GMar e toda sua tropa. 

"Respeitamos o CFAP, todo seu trabalho e história. Mas se o concurso foi para Guarda Vidas, quem entende de Guarda Vidas é o Grupamento Marítimo. O Gmar não interfere na instrução e formação do CFAP, porém o referido Centro de formação ignora e discorda da seleção feita pelo CSMAR, que separou os alunos que não apresentam condições de se formarem Guarda Vidas...(estão tentando formar alunos, sem condiçoes, para ocuparem vagas de quem tem aptidão para o serviço) e o comandante, em forma, perante o corpo de alunos, diz que não existe divisão, que os alunos são um só, e quem decide é o CFAP. 

O senhor comandante Ten Cel Henrique Moraes deveria entender, que quem vai pagar é a população, que não terá um profissional capacitado a realizar sua função. Outro relato importante, é sobre uma possível confraternização que seria realizada pelos alunos que o GMar informou estarem em condições de se formar, a chamada Turma A. Ao saber da notícia, o comandante, em forma, alegou que não existe turma A, B ou C... Que quem decide é o CFAP... E que "preferiria ir à uma praia sem Guarda Vidas, do que em uma praia onde haja Guarda Vidas desunidos", culpando os alunos da divisão, mostrando-lhes que a seleção feita pelo GMar é errada, inválida, que ninguém será desligado. Descredenciando o trabalho do GMar." - Disse um grupo de monitores do CSMAR 2016

Há diversos outros relatos de palavras proferidas pelo comandante deste Centro de Formação, que respeitamos, porém, não tem o mínimo conhecimento do que é o serviço de Guarda Vidas. Enquanto isso, as praias estão com diversos postos desguarnecidos, os Guarda Vidas adoecendo e tentando entender essa situação. 


Alunos ociosos, sem instrução, sentados nos fundos do CFAP

Alunos ociosos, sem instrução, sentados nos fundos do CFAP

Esperamos verdadeiramente que o senhor Ten Cel Marcelo Pinheiro,  comando do CBA XI, tome as medidas cabíveis e necessárias. Perante a tropa se coloca como um ferrenho defensor do Gmar; que seja assim perante a cúpula do CBMERJ e junto a DGEI.


SOS BOMBEIROS: O velho e conhecido problema de apadrinhamento dentro do CBMERJ; a pressão em cima do comandante do CFAP deve estar forte para ele formar todos os alunos, inclusive os que NÃO PREENCHEM os requisitos para ser um guarda-vidas.

Os alunos que estão aptos a desempenharem a função de guarda-vidas estão de saco cheio da rotina inerte e sem finalidade do dia a dia largados nas dependências do complexo de ensino. Estão doidos para irem pras praias.

Agora vamos ver o poder de fogo e disposição do comandante do CBA XI, Ten Cel Marcelo Pinheiro. A bola está com ele.

56 comentários:

  1. Eles nao estao nem ai pro cbmerj...
    Nao estao nem ai para instrucao...servico...aprendizagem...te garanto q tem muita gente boa nesse meio...mas nao estao aparando as arestas...nao estao formando guarda vidas de vdd...depois o resultado todos nós ja sabemos...

    ResponderExcluir
  2. E o fim do prog?
    Acabou?
    Ta rolando no whatsapp um doc da pge dizendo do cancelamento em caso de nao pagamento no prazo de 90 dias...
    E toma.lhe servico compulsorio nas costas do bomba!

    ResponderExcluir
  3. Ta de brincadeira. O Gmar depende do Marcelo Pinheiro. Fecha as portas e entrega para a guarda municipal. Acabou o gmar

    ResponderExcluir
  4. Perdoa o comandante do cfap senhor.. ele não sabe o que e ser guarda vidas!!! Sera que ele sabe que o guarda vidas por diversas vezes segura quatro afogados!? Seria o fim do mundo um guarda vidas sair do mar afogado!!! Quero ver o senhor cel Marcelo Pinheiro..apertar o comadante do cfap para forma os garotos!!! Apertar os guarda vidas que ja estao estão massacrado na areia e fácil!!! A qualquer hora,tempo e mar.

    ResponderExcluir
  5. Sem ter o que fazer com a tropa, o cfap, que ja adiou a data da formatura, e o cmdt disse q nao tem compromisso de formar ninguém, estao repetindo as matérias e instruções do modulo 1. Falta de respeito com os alunos e com quem realmente deu o sangue no curso.

    ResponderExcluir
  6. enquanto isso todos os dias os alunos são feitos de " trouxas " , homens que são tratados como animais , sem respeito , sem valorição , sem esperança

    ResponderExcluir
  7. E não bastando for , o ten cel Henrique Moraes ainda pronúncia perante a tropa : " Não percam o seu tempo se preocupando com formatura alguma , isso não significa nada , EU NÃO TENHO COMOPROMISSO ALGUM E MUITO MENOS OBRIGAÇÃO EM FORMÁ - LOS ! " .

    ResponderExcluir
  8. Pessoal! Tem intenções ocultas nisso aí! Durante o verao inteiro os supostos "alunos" trabalharam nas praias e ali tinham a responsabilidade de guarda vida... Aí, depois de 3 meses vem essa história de que eles ainda não estão formados? É claro que a preocupação não é com a formação dos alunos! Enquanto eles estão lá no CFAP marchando, recebendo instrução repetida ou simplesmente ficam a toa, eles não estão recebendo o salário integral! Acontece que o salário integral está no orçamento de 2016! Ou seja: tem alguém se aproveitando disso aí!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. poderia realmente ser política, mas relembrando vc vê q não. primeiro os alunos botam os alunos pra estagiar do Natal até o carnaval(como se o verão fosse só esse período) e nem no 1 x 1 como todos vcs. agora só sábados e domingo(como se não desse socorro dia de semana). ai q vc percebe q não é politicagem é q os caras realmente não sabem nada do serviço de salvamento no mar.

      Excluir
  9. Situacao desagradavel em que se encontram os alunos, nao há nenhuma satisfacao por parte do Comando e ainda sendo tratados um bando no CFAP. O Cmdt disse que nao tem o conpromisso de formar ninguém. Complicado.

    ResponderExcluir
  10. Formatura 18 de março. Cadê???

    ResponderExcluir
  11. Pra mim tava as 1000 maravilhas no GMAR,ontem sorridentes no RJTV brincando de Olimpíada...

    ResponderExcluir
  12. Vamos esperar para ver qual será a retaliação contra os alunos por parte do CFAP , certamente essa reportagem irá acarretar em severas sanções do CFAP.

    ResponderExcluir
  13. Qm fez essa denúncia não representa a realidade dos alunos. As instruções estão sim sendo realizadas. Todos nos sabemos que o fato de ainda não estarmos formados se deve a crise gerada pela corrupção no governo no Rio.
    Adeficiência na escala dos quarteis se devem não apenas a poucos GV e sim aqueles encostados nos SAJ's. Bem como a foto apresentada na matéria, parece ser referente a chegada ao CFAP, aquela por volta das 6:30 antes da formatura matinal as 7:30.
    Ou seja, a materia apresentada tem um amplo carater maldoso e não consiz com a realidade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho certeza q vc é um dos alunos afogados com medo de perder a chance de virar combatente. Seu fraco sem ideal AFOGADO

      Excluir
  14. Obs: Coronel Marcelo Pinheiro

    ResponderExcluir
  15. Isso e culpa dos nossos governantes....eles q roubam e a populaçao q paga ....isso so vai acabar quando eles precisarem....utilizar do serviço publico....ai eles vao da valor e investir mais na segurança publica...e outros setores...precarios como saude....o pezao tinha q se tratar la no inca como um de nos ficar la aguardando meses pra fazer um exame...

    ResponderExcluir
  16. Srs costumo dizer q a muito tempo nossa corporaçao está administrativamente, FALIDA, E AI ESTA A PROVA DE MINHAS PALAVRAS.
    Por favor o último q sai apague a Luiz
    A alguns anos ATRAZ tínhamos 20,25 coronéis, agora temos sentenas e milhare d of superiores e nada melhorou, só piora a cada dia
    Muitos caciques e poucos índios o abt correndo 2,3 o ABS 2,3 os postos d gvs com 1,2 e of superiores batendo cabeça sem saberem o q fazer. LAMENTAVEL

    ResponderExcluir
  17. Um absurdo reaproveitarem os alunos que não cumpriram as metas, e que não são capazes de salvarem a população. Lamentável tudo isso!

    ResponderExcluir
  18. Lamentável essa situação! É também quererem aproveitar os candidatos que não cumpriram a meta e não conseguiram nem nada no mar, se formarem o que será da população , morreram afogados. Muitos candidatos aguardando para serem chamados e Tb com reservas aguardando e eles querendo formar os candidatos inaptos. Lamentável a falta de guarda vida.

    ResponderExcluir
  19. Após 7 anos sem concurso,o CBMERJ resolve repôr o baixo efetivo,não aumentar,e quando os alunos estão prontos, pelo menos alguns, não os liberam.e é muito triste tbm saber q pode haver alunos reprovados exercendo a função...parece Mentira!!

    ResponderExcluir
  20. É lamentável esses comentários ignorantes. Eu, como BM, fico envergonhado de ver companheiros trocando ofensas em um site aberto, pois isso rema contra o significado de corporação. Acredito que o CFAP sabe mais do que ninguem, o que é uma formação de um bombeiro MILITAR. Se o CFAP vê que o militar que já está a mais de sete meses e cola as placas para fazer uma bandeira, não consegue ficar parado em forma durante dez minutos, não consegue marchar no padrão e muito mais, então, ficarão mais tempo em formação.
    E ao meu conhecimento, alunos da "turma C", os quais foram colocados para escanteio, fizeram salvamento na praia da Barra da tijuca, então senhores, temos que rever nossos conceitos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala merda não camarada, VC se quer deve ir na orla para ver a atual situação dos gvs, deve ser um combatente rola cansada querendo falar de ordem unida para uma rapaziada que fez concurso para estar na praia, estão sendo desmoralizados pelo comando pois ali no cefap não é o lugar deles... Se situa e para de defecar pela boca.

      Excluir
    2. Nossa...q atitude...

      Excluir
    3. Pode ver que esse ai é da turma C.

      Excluir
    4. Sai daí afogado, ordem unida e pra combatente

      Excluir
  21. Existem meios legais e legítimos de se tentar fazer valer o que cada um entende direito. Todavia, críticas nada construtivas envolvendo duas Unidades do mesmo Corpo de Bombeiros me parece de louça sensatez. É bem verdade que o Concurso foi para prover cargos de Guarda-Vidas. Mas também é certo que o edital previa que os candidatos aprovados poderiam exercer outras funções existentes na Corporação. Nesse sentido, se é de conhecimento de todos que o efetivo do GMar é precário, também é notório que o efetivo de combatentes não fica atrás. Há Destacamentos com um efetivo diário de 4 Bombeiros para 2 viaturas de socorro. Quero deixar claro que não aprovo a formação de maus profissionais, mas os que estão no Curso são os melhores classificados no concurso e isso deve ser levado em consideração. Quanto à aparente "guerra" entre GMar e CFAP relatada por muitos, não creio que exista de fato. O GMar exerce um trabalho de excelência na formação de Guarda-Vidas e o CFAP, igualmente, forma combatentes. Juntos, elevam o nome do Corpo de Bombeiros!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então o que acontece com os combatentes q não tiveram condições nem notas para se formar. Todos q começam o curso se formam? Nao podemos nos desmoralizar com afogados colocando a camiseta do Gmar

      Excluir
    2. Só um detalhe. Existe concurso válido para combatente.

      Excluir
  22. Cada dia da mais nojo de fazer parte do cbmerj! Um sonho q foi embora, sou sd combatente de 2014! Entrei com um ideal e um sonho q foi jogado no lixo! Amo a profissão de bombeiro mas tenho nojo de fazer parte dessa corporação! Por isso que a maioria da minha turma e dos bombeiros andam desanimados. A prioridade não é a atividade fim que é o socorro. O negócio é arrumar algo na folga e pagar serviço mesmo. Pq isso não vai mudar nunca, infelizmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, o sistema pode estar falho e corrompido, mas quem ama a Corporação, dela não pode ter nojo.

      Excluir
  23. Coronel Paraquedista Soares7 de abril de 2016 15:09

    Sugetão: o Inverno está chegando com perspectivas de Mar agitado com ondas altas a partir da próxima frente fria, então o GMar e o CFAP poderiam juntos colocar os alunos para estagiar em numa escala de 1x1 nas Praias até se formarem, para saberem quem de fato e de verdade estão aptos para o cargo de Guarda Vidas. Financeiramente também seria interessante para a Corporação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ta maluco? Ja pagamos nossa etapa.... Se for assim pega os combatentes e coloca 1 x 1 também. Pode colocar um TAF. Como o dos alunos do Csmar para ver se sobra alguem. Vai pirua errado em outra freguesia

      Excluir
    2. Coronel Paraquedista Soares8 de abril de 2016 07:19

      O senhor é tão corajoso que se esconde atrás do AMONIMATO. Está com medo de que?

      Excluir
    3. Sou aluno. Depois de formado converso ate cara a cara se voce quiser.

      Excluir
  24. Estou esperando a mudança que o senhor falou que iria fazer no Gmar cel Marcelo Pinheiro... até agora o senhor só está apertando os guarda vidas que ainda resistem na areia...essa e a tal mudança!? Estamos em condições precaria de material humano e material operacional como falta de nadeira...sunga e camiseta em farrapos...alimentação de pessima qualidade...barraca de sol destruída pelo leste... radio que funciona quando bem entende com a bateria acabando no meio do dia...enfim senhores...estamos nas mesmas condições do passado com um agravante de salario atrasado e com sério risco de ser parcelado! Quero ver o senhor resolver todos esses problemas do GMAR Cel Marcelo Pinheiro...aperta o guarda vidas da areia fácil. O gmar só server para promove alguns oficiais politiqueiros como no passado e ponto final.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não chegou nadadeira ? Em que GMar você está ? Passa lá e pega uma das 2.000 mil que já chegaram. Quanto ao uniforme, aperte o TCE que travou o processo.

      Excluir
    2. Assinado: Praça do CBA.

      Excluir
    3. Mais um praça do CBA q se vendeu para não apertar a vala. Só do Gmar Barra foram uns 8 BMs pra ficar escondido embaixo da asa do Cel. Esses praças tão se achando oficiais, nunca serão. Para de se esconder e bota a cara na areia AFOGADO.

      Excluir
  25. Os alunos da turma A estao indo para o serviço desde de dezembro e enquanto os da turma c que foram desligados desde metade do curso estao fazendo nada. E o comandante do Cfap diz que todos se formarão. Esta desigual essa etapa.

    ResponderExcluir
  26. Hoje já começaram algumas das retaliações do CFAP contra os alunos , tudo por causa da denúncia nesse site.

    ResponderExcluir
  27. Sou aluno da C , e mesmo sendo beneficiado pelo CFAP, não acho justo os alunos da A/B ficarem se arrombando à toa na praia e quartel.

    ResponderExcluir
  28. Coronel Paraquedista Soares8 de abril de 2016 07:33

    Ao Administrador dos Cometários.

    Prezado Senhor
    Venho pela presente sugerir à Va.Sa. que o comentários não sejam Anônimos. É muito fácil se esconder atrás do Anonimato e falar o que quer. Tal atitude é covardia ou mal caratismo ou quem sabe os dois.
    Eu estou sempre no Clube Militar na Lagoa na quadra de Tênis. Quem quiser conversar comigo é só me procurar.
    Pássaros de Penas Iguais Voam Juntos.
    Coronel Soares

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coronel Paraquedista . Sabemos perfeitamente o que aconteceria se os comentários não fossem anônimos, todos sofreriam represálias em seus quartéis por seus superiores, inclusive o senhor seria o primeira a caçar os bombeiros, então por favor Seja mais consciente.

      Bombeiros, estamos disputando migalhas deste governo sujo e corrupto, não devemos criar ou alimentar essa guerra interna, JUNTOSSOMOSMAISFORTES

      Excluir
    2. Exatamente , chega a ser cômico o comentário desse Cel Soares kkkkk

      Excluir
    3. Vocês são fracos de Corpo, Mente e Alma.

      Excluir
    4. Vocês realmente acham que estão no anonimato com a tecnologia existente hoje. Ainda por cima completante desprovidos de informações. Cômico são vocês. Kkkk

      Excluir
  29. Anônimo das 18:57..vamos faze de conta que você resolvel o problema da nadadeira!!! Vai fazer o que com o restante dos problemas apontado pelo colega das 15:51????????? Se não for oficial politiqueiro e praca puxa saco de oficial!!! Honra e gloria nas costas de quem está se ferrando na areia com uma escala massacrante fácil.

    ResponderExcluir
  30. Sal e cimemto não se mistura, avisa para esse CMD do cfap

    ResponderExcluir
  31. Nunca escutei os gvs casca grossas como eu reclamarem de estarem na areia. Pelo contrário, ainda iam surfar, correr e nadar nos dias de folga. Coloque a mão na consciência e veja que, apesar da crise do estado, os materiais tem chegado. Rádios, chegaram 450 e o problema de funcionamento é outra coisa, barracas foram compradas pelos comandantes com verba própria, pois o processo dos andaimes está travado e depende da DGAL. Quanto a comida, reclame com o rancheiro. Tem certeza que vc está sendo massacrado com a escala ? Seu problema deve ser pessoal.

    ResponderExcluir
  32. Em qual Gmar você trabalha casca grossa!? Vou pedir transferência para o seu quartel..kkkkkkk você e um brincante anonimo das 18:55..vai ser baba ovo do comando na ponte que caiu!!! A realidade e uma só babavo!!! Gmar e bom para poucos como você que deve ser oficial politiqueiro ou babavo de coroné. Acredito que você era da epoca que a marmita chegava no posto com ovo cozido.. hoje em dia chega com frango!!! Falta e boa vontade do comando para melhorar o serviço de praia..você não reclama porque você e um encéfalo que fala,anda e "papa" essa comida horrível!!!

    ResponderExcluir
  33. Caro companheiro revoltado. Procure o serviço social do CBA, disponibilizado para te ajudar. Cleto, Ninja, Soneca e Marques. Pelo visto, vc realmente precisa saber de tudo que está sendo feito para você e por você. Diante da sua falta de argumentos, restou a qualidade da comida. Informe qual quartel está fornecendo essa alimentação de baixa qualidade, pois até caixa térmica foi disponibilizada para que a alimentação chegue aquecida. Isso não parece ser falta de boa vontade do comando. Suas mágoas e ressentimentos não resolverão nada, a não ser que vc tenha outros propósitos. Obrigado.

    ResponderExcluir
  34. Precisamos e de guarda vidas na praia anônimo das 9:04...serviço social e vigia a vala e não deixar o colega sozinho no posto! No que se refere a material até agora nada mudou...viva o mundo magico do coroné Marcelo Pinheiro que só sabe aperta o gv da praia! Enquanto isso o gv da praia vai segurando tudao...dobra no final de semana e feriado...tá bom para você!? Entendo o porque você defende tanto o comando companheiro! Não a nada melhor que folgar final de semana e feriadão! Quando chegar o tal material me avisa pois meu uniforme está precário...trabalho na praia e você sabe como e...bom na verdade você não sabe como e o serviço de praia oficial politiqueiro ou baba ovo de coroné.

    ResponderExcluir
  35. Coloca esses guardas vidas na praia companheiro! Só assim vai acabar com a dobra de final de semana...afinal lugar de guarda vidas e na praia.

    ResponderExcluir
  36. Tá ofendido com a verdade "companheiro"? O cara rasgou vcs seus frouxos! Kkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir

Comentários com palavras de baixo calão, agressivas ou que estimulem a violência ou prática criminosas não vão ser publicados.

Citações ou acusações pessoais somente são publicadas com a identificação do autor do comentário.

Se sentiu ofendido? Quer ter o direito de resposta? Faça contato pelo email (enderecumemaium@gmail.com) ou use os comentários para defender seu ponto de vista.

O BLOG é seu. Use-o com sabedoria.