sexta-feira, 22 de abril de 2016

SALVAMENTO HEROICO NA MESMA MADRUGADA QUE O MAR DERRUBOU A CICLOVIA EM SÃO CONRADO

A fúria do mar na madrugada do dia 20 para 21, não só derrubou a ciclovia na Niemayer, mas também colocou a prova os bombeiros do Gmar e GBS. Extraímos a narrativa emocionante de um dos participantes deste heroico socorro; a maneira perseverante e destemida com que os bravos de plantão nessa noite atuaram, nos faz sentir muito orgulho de sermos bombeiros. Acompanhe:




"Na madrugada de ontem (21), dia da tragédia na ciclovia de São Conrado, estava de serviço no 2º GMAR - Barra da Tijuca, quando por volta das 00:30h entrou um pedido de socorro para apoiar um salvamento em andamento, de um pescador que tinha caído das pedras na localidade do Roncador entre a Macumba e a Prainha.

Chegando no local haviam algumas viaturas do bombeiro e um bote do GBS posicionado para entrar pelo canal da macumba, pois o pescador estava desgarrado com um bombeiro do GBS, o CB Wagner, a mais ou menos uns 300 m da boca do Roncador, com uma boia luminosa. O cenário estava horroroso! Devido ao mar estar subindo desde o dia anterior, e como o pescador já estava muito longe, desgarrado com o bombeiro, eu Sgt Reinaldo Ferreira (21149/97) e o Sub Ten Serginho (13113/90), decidimos não arriscar a equipe e entrar pelo mar da Macumba. 

Entramos no mar próximo ao canal da Macumba, a noite e sem visibilidade nenhuma devido a neblina. Conseguimos varar o mar e fomos em direção ao oceano em busca da vítima. Perdemos a visão da bóia luminosa e depois de algum tempo achamos o pescador (um jovem de 22 anos onde o seu filho estava completando 2 anos) e o CB Wagner. Para nossa surpresa o Cb Wagner trabalhava no GBS mas tinha feito o CSMAR (curso de salvamento no mar). O mesmo encontrava-se somente de calça de prontidão, camisa vermelha, sem nadadeira e havia levado um colete salva-vidas onde serviu de flutuação para os dois. 

Devido a água está gelada, a vítima encontrava-se em início de hipotermia. Depois de descansarmos um pouco começamos a rebocar a vítima em direção a Prainha, para sairmos do mar. Depois de muito tempo chegamos na linha da arrebentação e verificamos que o mar tinha subido mais ainda, e devido a vítima está muito debilitada, não tinha condições de sobreviver as ondas. Resolvemos voltar para alto mar e esperar amanhecer e ser resgatado pelo jet ou o águia...não tinha mais o que fazer...

Foi quando por volta das 4:00h da manhã apareceu a L11, a lancha do bombeiro, que mesmo com a mar em péssimas condições, saiu de Botafogo e veio em nosso socorro. Houve dificuldade de embarcar pois o mestre não conseguia posicionar a lancha como queria devido ao mar agitado. Um GV que estava na lancha se jogou ao mar e o outro lançou uma boia salva-vidas, onde fomos pescados. Depois de todo mundo embarcado a vítima foi atendida pelo enfermeiro e fomos para o Gmar de Botafogo com o mestre da lancha pilotando através dos equipamentos, pois a visibilidade era muito ruim.

Detalhes do socorro:

- Presença muito forte de Deus do começo ao fim. Todos os passos e decisões foram Dele. Só o ser humano não dá!

- A bóia luminosa que foi o equipamento que possibilitou achar a vítima e o CB Wagner, FOI ACHADA dento d'água logo assim que se atirou ao mar para o salvamento (DEUS);

- A equipe que ficou em terra foi fundamental;

- A equipe tentando entrar de bote foi impressionante!

- A lancha do bombeiro, a L11 e sua tripulação altamente profissional, foram decisivos pois a vítima não estava mais suportando a água gelada e teríamos que esperar amanhecer. A lancha é bonita demais!

Num local extremamente perigoso como o Roncador, onde as estatísticas apontam pouquíssimas chances de sobrevivência para quem cai ali, esse jovem pescador ganhou mais uma chance. 

Que a aproveite! Ele disse que nunca mais vai pescar...
Fonte: Extraído do Facebook do SGT Reinaldo"


SOS BOMBEIROS: A nossa homenagem e orgulho de todas as equipes que atuaram (Gmar Barra, GBS, Gmar Botafogo) para salvar a vida de um jovem de 22 anos que caíra no mar quando pescava.

Toda honra e toda gloria seja dada ao Senhor Jesus por ter guardado a todos, e sem a menor dúvida ter utilizado cada homem lá presente para a manutenção da vida.

Parabéns aos nossos heróis!!!

8 comentários:

  1. INATIVOS E PENSIONISTAS COBREM DO CABO DEPUTADO FEDERAL BOMBEIRO MILITAR DACIOLO.POIS QUANDO FOI EXCLUÍDO COMO A TROPA O AJUDOU.AGORA INATIVOS DACIOLO,PEDEM SOCORRO!!!!ABRAÇO LEÃO DA MONTANHA.

    ResponderExcluir
  2. Com tudo isso:INATIVOS e Pensionistas.SÓ tem um que se fosse realmente CRISTÃO e humilde pode ajuda-Los.CABO DACIOLO eleito pela Tropa deputado Federal.POIS quando foi excluído a tropa não lhe virou as costas.Pois pensamos sempre nos seus filhos Um casal.É teve um mês que chegamos a arrecadar trinta e cinco mil reais.Mostre es CRISTÃO.AJUDE seus irmãos dinheiro tem.Várias vantagens como deputado Federal tem.SÓ falta Boa vontade e consciência. ABRAÇO LEÃO DA MONTANHA.VOU COBRAR SEMPRE.POIS NÃO SE BRINCA COM A DUGNIDADE DA PESSOA HUMANA.

    ResponderExcluir
  3. Com tudo isso:INATIVOS e Pensionistas.SÓ tem um que se fosse realmente CRISTÃO e humilde pode ajuda-Los.CABO DACIOLO eleito pela Tropa deputado Federal.POIS quando foi excluído a tropa não lhe virou as costas.Pois pensamos sempre nos seus filhos Um casal.É teve um mês que chegamos a arrecadar trinta e cinco mil reais.Mostre que es CRISTÃO.AJUDE seus irmãos dinheiro tem.Várias vantagens como deputado Federal tem.SÓ falta Boa vontade e consciência. ABRAÇO LEÃO DA MONTANHA.VOU COBRAR SEMPRE.POIS NÃO SE BRINCA COM A DUGNIDADE DA PESSOA HUMANA.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns a todos os envolvidos. Mesmo em momentos de crise, o que nos sustenta é o amor pela profissão. Ass: Um fervoroso "GBSIANO"

    ResponderExcluir
  5. Quem é GV sente a emoção e parece que está fazendo o socorro só na narrativa do amigo. Parabéns a todos envolvidos nesse salvamento, principalmente aos herois que entraram nesse mar Cb WAGNER (GBS),Subten SERGIO 13113 lenda viva do Gmar, Sgt REINALDO (gianechini "el nino")21149.A vítima caiu nas mãos das pessoas certas. Orgulho de fazer parte desta tropa.

    A qualquer hora
    Com qualquer tempo
    Em qualquer mar

    ResponderExcluir
  6. " QUE SEJA O MAR COM SEUS SEGREDOS E MISTÉRIOS, O LOCAL DE ONDE RETORNAREMOS A CADA SALVAMENTO COBERTOS DE AREIA E GLÓRIAS ".

    ResponderExcluir
  7. Moro no conjunto dos bombeiros em Campo grande e hoje vi dois bombeiros desse SOS batendo nas casas de inativos e pensionistas necessitados, segundo soube seria para suprir suas necessidades acerca de alimentação e remédios. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim verdade amigo,esses dois era eu e o Subtenente BM RR Jânio.
      Fizemos alguns cadastros de INATIVOS e PENSIONISTAS !
      Infelizmente ouvi relatos dramáticos e pedidos de ajuda.
      Peço por favor quem tiver condições de ajudar, ajude por favor. Hoje não foi diferente,visitei o conjunto Campo belo do mendanha,e entrevistei uma PENSIONISTA de um CB BM;ao abordá-la e me identificar,e dizendo a mesma quem eu era, e o quê estava fazendo, e ela começou a chorar, e me perguntou se o socorro a ela já chegaria amanhã,dia 25/04 amigos (a).
      Portanto e concluindo,a situação é mais grave que a gente imagina,somente a nossa solidariedade e a nossa união que poderemos suportar essa mazela que está nos atingindo,e se você tem conhecimento de alguém que esteja precisando,nos comunique imediatamente.

      JUNTOS SOMOS FORTES.

      Excluir

Comentários com palavras de baixo calão, agressivas ou que estimulem a violência ou prática criminosas não vão ser publicados.

Citações ou acusações pessoais somente são publicadas com a identificação do autor do comentário.

Se sentiu ofendido? Quer ter o direito de resposta? Faça contato pelo email (enderecumemaium@gmail.com) ou use os comentários para defender seu ponto de vista.

O BLOG é seu. Use-o com sabedoria.