terça-feira, 28 de junho de 2016

BOMBEIROS. MAIS QUE UMA PROFISSÃO. UMA MISSÃO DIVINA

Gostaríamos de respeitosamente pedir uma pausa no foco dos nossos problemas para chamar a atenção a essa história de milagre que Deus operou através de irmãos nossos de farda. Algo de arrepiar... guarnição trás a vida jovem que encontrava-se morto.



NADA QUE É HUMANO NOS É INDIFERENTE

Paciente deu entrada às 10:00h do dia 26/06/16 no quartel dos bombeiros de São Gonçalo 20º GBM, em parada cardiorrespiratória, após síncope durante partida de futebol em um colégio próximo a este quartel. 

Por desconhecimento técnico para diagnóstico de óbito do paciente, o Tenente Danilo - Oficial de Dia do 20º GBM, juntamente com o Cabo enfermeiro Mota retiraram o paciente morto do carro, colocaram na ambulância e iniciaram massagem cardíaca. Neste instante o soldado Deodato, foi até ao cassino dos oficiais para me chamar para descer, pois tinha acabado de chegar uma pessoa morta, em PCR, no quartel e que estava precisando da minha presença na viatura. 

Prontamente desci e ao entrar na viatura vi que o paciente estava morto (pupilas midriáticas, cristalino opaco, sem pulso periférico e central, cianose central, extremidades frias sem circulação periférica, sem atividade elétrica no monitor). Porém ao olhar para toda guarnição em fila atrás da viatura para revezar na massagem cardíaca, olhei para o paciente jovem, e falei para todos:  

- "Já que estão todos dispostos, vamos lá!" 

Aproveitei para ensinar massagem cardíaca para os combatentes. Desci da viatura entubei o paciente com o tubo 9,0, coloquei no respirador peguei um acesso no braço direito do paciente, coloquei um soro fisiológico e injetei ao mesmo tempo uma ampola de adrenalina e atropina na circulação do paciente. Mandei eles continuarem na massagem. 

Durante 40 min foram feitas massagens ininterruptas no paciente e nada mudava. Foi aonde dei um choque de 200 joules no paciente e mandei continuar massageando. Aos mais ou menos 50 min apareceu no monitor cardíaco uma atividade elétrica me surpreendendo pois o paciente estava morto... Continuamos as manobras, cardioverti 10 vezes... Depois de aproximadamente 1h sem mais esperanças de voltar dei 5 choques  consecutivos no paciente buscando uma regularidade no batimento, foi aonde apresentou um QRS alargado e manteve o ritmo. Apresentou pulsou central. 


Aumentei a sedação do paciente, fiz uma ampola de Bicarbonato, ajustei melhor o respirador... E o paciente foi apresentando outra coloração, diminuindo a cianose, quando fui examinar o reflexo pupilar do paciente estavam todos preservados... 

Subitamente meu olho encheu d'água com uma vontade absurda de chorar... Sai de perto da guarnição, respirei fundo e fui falar com os familiares. E disse: 

- Vocês acreditam em Deus? 

Se acreditam agradeçam e se não acreditam, dobrem os joelhos e comecem a orar pois ele estava morto e voltou a viver. 

Hoje, o paciente, encontra-se no CTI 4 no hospital estadual Alberto Torres.

Rômulo Campos de Paula
Cap Med BM
Fonte: Via Whatsapp


SOS BOMBEIROS: Louvado seja Deus pela vida dessa guarnição!

Que história linda! Homens que se entregaram em prol da vida de um jovem que estava morto sem se limitarem ao diagnóstico diante deles. 

Parabéns a toda guarnição pelo maravilhoso trabalho, com certeza merecem todas as honras e homenagens que nossa corporação tiver.

42 comentários:

  1. Muito bom estão de parabéns em acreditar que sempre tem esperança. Pena que não samos reconhecidos o governador tinha de ver isso

    ResponderExcluir
  2. Isso esses desgraçados não veem agora quem merece receber quem salva vidas todos os dias ou DEPUTADOS juízes que nao salvam ninguém injustiça parabéns a vcs guerreiros Deus abençoe a todos nós

    ResponderExcluir
  3. Esse é o Deus do Impossível, JesuS Cristo. Não desiste nunca🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  4. Parabéns a todos os envolvidos que mesmo tão desvalorizados, exercem sua profissão dignamente. E Louvado seja Deus.

    ResponderExcluir
  5. Glória a Deus!
    É o Bombeiro no local!

    ResponderExcluir
  6. PARABÉNS A TODOS OS BMS HERÓIS DE VERDADE !!!

    ResponderExcluir
  7. JOVEM quando voce sair do CTI, agradeça a DEUS e depois a FALANGE DE ANJOS DA GUARDA por essa NOBRE MISSÃO. PAZ!!!

    ResponderExcluir
  8. Meus parabéns a toda guarnição de serviço, pois o empenho de todos vcs foi fundamental e honroso. Vidas aleias e riquezas salvar.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns aos profissionais! Graças a deus que foi em outro município, pq se é no município do RJ, a guarnição estaria na rua atendendo dor de barriga e muito provavelmente esse jovem morreria!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! No município do Rio esse jovem teria MORRIDO!!

      Excluir
  10. Deus dá a vida a hora que Ele quer!!!
    Parabens guerreiros!!

    ResponderExcluir
  11. http://extra.globo.com/noticias/rio/funcionarios-do-hospital-pedro-ernesto-suspendem-cirurgias-por-falta-de-pagamento-19604528.html
    E o governo quer pegar empréstimos para pagar obras do metrô. Acorda Brasil, o dinheiro é nosso. Vocês concordam com isso?

    ResponderExcluir
  12. O pessoal que vai ser voluntário nessa olimpíada não tem vergonha na cara.Estao compactuando com esses absurdos.

    ResponderExcluir
  13. Glória a Deus pela vida do rapaz, mas o médico não fez mais que obrigação e ensinou tudo errado para a tropa, pois o protocolo está todo errado!
    E pra finalizar: ele é candidato a vereador!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não é o Cabo Enfermeiro o primeiro a atender a vítima, ela estaria fadada ao óbito, pois o médico, como ele mesmo disse, não teria investido no paciente, ignorando outro sinais característicos de um óbito. Parabéns ao Cabo Enfermeiro!!!!!

      Excluir
  14. Nossa tô sem palavras... Deus colocou vocês ali, anjos , parabéns por nunca desistirem , Deus abençoe a todos.

    ResponderExcluir
  15. Merecem destaque essa guarnição parabéns a todos que estavam empenhado nesse socorro vamos divulgar na mídia quem tem contato com as emissoras de rádio televisão etc vamos divulgar mais uma vez parabéns

    ResponderExcluir
  16. Esse é orgulho de ser bombeiro! Servir ao próximo sem olhar a quem. Isso é missão dada, missão cumprida podem ficar tranquilos que Deus viu. Parabéns a todos!

    ResponderExcluir
  17. Em pensar que alguns Homens ainda querem afrontar Deus fazendo maldade com os Familiares desses profissionais que dão suas Vidas pelas nossas.Mandem para os Políticos e a Mídia.Aos profissionais do CBMERJ tiramos o chapéu anjos enviados por Deus são os Senhores.

    ResponderExcluir
  18. Parabéns pessoal,são esses fatos que nos dão ânimo para continuar.
    Deus seja louvado.

    ResponderExcluir
  19. Parabéns ,bravos heróis.

    ResponderExcluir
  20. Divulguem esse salvamento na mídia

    ResponderExcluir
  21. Subtenente BM RR Valdelei Duarte.29 de junho de 2016 09:01

    Parabéns para todos envolvidos neste evento(socorro),e mais ainda a perseverança, a Fé na sua missão e profissão, e a vontade indeterminada em ajudar e salvar vidas, desses Heróis BOMBEIROS MILITARES, vocês são motivo de orgulho para todos nós do CBMERJ. Deus abençoe todos vocês, Deus abençoe e proteja todos nós do CBMERJ.

    JUNTOS SOMOS FORTES.

    ResponderExcluir
  22. OS ESTRANGEIROS IRÃO SAIR DOS SEUS PAÍSES PARA MORREREM NAS OLIMPÍADAS DO RJ. MATÉRIA DE HOJE NO JORNAL EXTRA: MÉDICO DO UPA DE REALENGO VAI SER EXONERADO DO CARGO SÓ PORQUE ESTAVA DANDO CONSULTA AOS PACIENTES SENTADO EM UMA LIXEIRA. QUEM TERIA QUE SER EXONERADO ERA ESTE GOVERNO ATUAL DO RJ E FREFEITURA JUNTOS COM TODOS OS SEUS SECRETARIADOS. ISTO SIM, PORQUE MÉDICO TAMBÉM TEM FAMÍLIA E RESPONSABILIDADES.E OUTRAS COISAS ENCARECEU TUDO NO BRASIL E ESTAR ENCARECENDO A CADA DIA AS COISAS NOS MERCADOS COM A INFLAÇÃO TOTALMENTE MENTIROSA, COM O RENDIMENTO DA POUPANÇA A NO MÁXIMO 2% E COM A INFLAÇÃO A MAIS DE 20%. E DIANTE DE TUDO ISTO QUE TEM ACONTECIDO NO RJ O GOVERNO DO RJ NÃO QUER PAGAR OS FUNCIONÁRIOS COM CORRUPÇÕES, LADROÍCES E COVARDIAS. O INFERNO NÃO IRÁ CABER DE TANTA GENTE PARA SEREM QUEIMADO. SÓ DEUS PARA AJUDAR OS POBRES E NECESSITADOS DESTE BRASIL.

    ResponderExcluir
  23. Pra ficar 1h lutando contra a morte de um paciente, subir favelas pra combater bandidos e enfrentar ondas de 3 metros para salvar um desconhecido todos somos bravos e destemidos. Vamos usar esta coragem e enfrentar o Estado, que nos humilha e mata aos poucos nossas familias. Nao vai ter Olimpiadas: vai ter aumento pra segurança publica ja! Basta!

    ResponderExcluir
  24. A não ser na maioria na área de Saúde, não se esqueçam água e óleo (Oficiais e Praças) não se mistura.Pois entre cair na vala e jogar na vala. Om certeza vão jogar-nos.E a postura de status de Coronéis nunca lhes saem da cabeça mesmo que sem salários.Mais a vaidade é e será sempre gritante.

    ResponderExcluir
  25. A não ser na maioria na área de Saúde, não se esqueçam água e óleo (Oficiais e Praças) não se mistura.Pois entre cair na vala e jogar na vala. Com certeza vão jogar-nos.E a postura de status de Coronéis nunca lhes saem da cabeça mesmo que sem salários.Mais a vaidade é e será sempre gritante.Salvo algumas exceções de Oficiais Superiores Combatentes Temos que sermos profissionais e não nos misturarmos.Para que os respeitemos e sejamos respeitados principalmente como Homens.

    ResponderExcluir
  26. PARABÉNS PARA TODOS ISSO É COMPROMETIMENTO COM VIDAS ALHEIAS,AINDA BEM QUE LEVARAM ESTE PACIENTE PARA O QUARTEL SE ESTIVESSE LEVADO PARA UMA UPA, TERIA CERTAMENTE MORRIDO!!

    ResponderExcluir
  27. PARABENS A GALERA DE ITAIPAVA DESEJA MUITA LUZ NO CAMINHO DE VCS

    ResponderExcluir
  28. parabéns a todos.Enquanto isso coronéis ficam arrumando dinheiro com a bunda atrás de uma cadeira. Não se esqueçam do encontro em realengo.É domingo dia 3 de julho.A Lita continua e precisamos da presença de todos os bombeiros para que possamos cobrar do nosso vereador providências.

    ResponderExcluir
  29. vamos todos pra realengo

    ResponderExcluir
  30. Quem tem que valorizar o serviço prestado é a população,por que se dependermos do comando,estamos mortos.

    ResponderExcluir
  31. Bombeiros tem que atender só serviços de emergência,combate à inseto como marimbondo,corte de árvore,entre outros serviços que não sejam de emergência,só quando os pagamentos forem legalizados. Não existe motivação para trabalhar com contas pra pagar,e as dívidas só aumentando.

    ResponderExcluir
  32. Muito bom companheiros,a população não pode pagar pela incompetência dos governantes de bosta que nós temos.

    ResponderExcluir
  33. Quem trabalha nos quartéis de campo grande,realengo,jacarepaguá,está muito desgastado pelo número de socorros.Não vai demorar pra militares começar a surtar.A responsabilidade só aumenta com os militares indo pra reserva.

    ResponderExcluir
  34. Precisamos de união neste momento difícil,bombeiros de GMAR são exemplo.Parem de pegar dinheiro emprestado para poderem ir para o quartel,não se endividem mais.

    ResponderExcluir
  35. Parabéns a tds, comprometimento e fazendo jus aos seus juramentos. Vida alheia e riquezas a salvar. Que Deus abençoe vcs, a vítima e a família.

    ResponderExcluir
  36. ONDE ESTÁ A MEFALHA " AVANTE BOMBEIRO " NESTA HORA ? PARA ESTA GUARNIÇÃO ?

    A TÁ.... ESTÁ COM DUDU NOBRE E SELMINHA SORRISO.

    ResponderExcluir
  37. Jose Carlos Macedo1 de julho de 2016 08:43

    Nunca vou esquecer esse fato e agora mais do que nunca vou sempre ter esses homens do nosso CB como heróis, pois esse rapaz além de ser um grande ser humano é muito querido por todos e meu amigo de muitos anos. Obrigado pelo trabalho e boa vontade de vcs. Assim que ele se recuperar, iremos ai no CBM. José Carlos Macedo

    ResponderExcluir
  38. jorge antonió de s. parabéns a todos dessa
    guarnição,ser bombeiro é trabalhar com diguinídade
    e respeito a vida [vamos luta pelos nossos direitos e alimentar e educar nossos filhos].

    ResponderExcluir

Comentários com palavras de baixo calão, agressivas ou que estimulem a violência ou prática criminosas não vão ser publicados.

Citações ou acusações pessoais somente são publicadas com a identificação do autor do comentário.

Se sentiu ofendido? Quer ter o direito de resposta? Faça contato pelo email (enderecumemaium@gmail.com) ou use os comentários para defender seu ponto de vista.

O BLOG é seu. Use-o com sabedoria.