sexta-feira, 17 de junho de 2016

COMUNICADO DOS GUARDA-VIDAS

Guarda-Vidas se articulam mais uma vez. Parece que a questão da escala de serviço problemática, até hoje não foi resolvida. Já vimos aqui algumas movimentações deles, agora circula pelas mídias sociais um comunicado.




SOS BOMBEIROS: As antigas questões que os comandantes relutam em enxergar e não resolvem sempre voltam à tona.

Com toda certeza esses homens e mulheres já devem ter tentado explicar aos seus comandantes a realidade do dia a dia do serviço, todavia, certamente foram enrolados com promessas futuras que não dão nenhuma segurança. Isso porque eles acreditam que conhecem o serviço de praia, onde na verdade só sabe quem fica na areia, dia após dia, que está na linha de frente, tomando o leste na cara, sol na carcaça, comendo marmita a hora que dá, e sem nenhum suporte para um auxílio qualquer. (Se fosse diferente do narrado aqui, não haveria tantas tentativas de evasão da praia)

Depois tentam justificar que não era necessário tomar certas atitudes, quando o caldo entorna não adianta mais chamar para conversar. Até o momento está claro a tentativa de diálogo por parte dos GV's, o objetivo é regulamentar uma escala de praia digna. Pois ninguém suporta mais as indesejadas dobras e o 1x1 no verão do Rio de Janeiro. É escravizante. 

Alguns questionamentos sempre vêm a cabeça quando se reflete no que todos já sabem, mas que o Cel Simões numa formatura externou aos presentes: 




Qual o incentivo e/ou benefício de ser Guarda-vidas (pra fazer o serviço que faz) dentro do Corpo de Bombeiros? Tem uma responsabilidade enorme sobre a vida das pessoas. É responsável pelo socorro e toda a condução do mesmo, quase sempre atua sozinho; e por todo esse risco e responsabilidade o que este profissional recebe?

Por que será que a procura para cursar o Csmar pelos outros bombeiros quando dos cursos internos é insignificante? Não é mais um sonho ser Guarda-Vidas???

Quem tiver as respostas por gentileza respondam.

12 comentários:

  1. Eu não quero ir pra quartel de fogo depois que ficar velho, igual disse o Cel Marcelo Pinheiro. Eu quero me aposentar na areia. No meu último dia de serviço, quero finalizar descendo do posto, desativando a praia no por do sol. Mas quero condições dignas de um profissional especialista e não trabalhar igual um mulambo, abandonado a própria sorte. Com a total falta de presença do Estado nas praias cariocas, eu GV, carrego sozinho estampado nas minhas costas, uma instituição GIGANTESCA como o CBMERJ!

    É muito desproporcional...

    ResponderExcluir
  2. Chama os reservas do concurso de 2015... essa escala de vocês é ridícula...

    ResponderExcluir
  3. Tratem o Gmar com a dignidade que esses profissionais merecem

    ResponderExcluir
  4. Cel Marcelo Pinheiro, eu acredito no senhor e que irá ajudar a regulamentar esse escala justa. O senhor é um dos maiores defensores dos guarda vidas, por isso que o nosso melhor

    ResponderExcluir
  5. Cel Marcelo Pinheiro, eu acredito no senhor e que irá ajudar a regulamentar esse escala justa. O senhor é um dos maiores defensores dos guarda vidas, por isso que o nosso melhor

    ResponderExcluir
  6. Vamos arrancar essa escala para o Gv nem que seja na base da invasão!O Comandante do 2 Gmar é o único que coloca a tropa de Gv para dobrar... é lamentável sacrificar o Gv em tempos de "paz"!

    ResponderExcluir
  7. A HISTÓRIA SE REPETE17 de junho de 2016 14:48

    Sou da primeira turma de gvs civis( que não eram bms) 1985 , fizemos na época uma operação padrão , onde devido a escala de 1×1 e transferências de bms nos recusamos a assumir as praias por algumas horas, alguns lideres foram presos pela b2 na época, quero dizer com isso que escala de serviço é uma reivindicação antiga e que por ser sempre o serviço de praia ser comandado, por oficiais que numca puxaram posto na areia, fica sempre dificil o diálogo, isso só mudará quando comandar um oficial que tenha coragem de colocar esses jovens oficiais recem formados gvs a tirarem serviço.na areia, como fazem nos quarteis de fogo, enquanto isso não acontecer vai passar anos e anos e a eacala não mudará, as mudanças são necessarias, pois por falta de orientação que na época não era tinha uma atenção que tem hoje, varios bms das turmas 85 e 90 se encontram hoje com câncer labial, devido a exposição ao sol sem proteção e dia sim dia não na praia de serviço, vcs gvs da nova geração, com mais acesso as informações do que nós tinhamos na época, devem correr atraz do prejuízo , pois se vcs não o fizerem podem ter certeza que o comando está cagando pra vcs, como sempre fizeram nestes muitos anos de gmar,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Subtenente BM RR Valdelei Duarte.18 de junho de 2016 23:39

      Do "FUNDO DO BAÚ " este depoimento(comentário)A HISTÓRIA SE REPETE !!!
      Sim nesta época nós já reivindicávamos a escala 12h X 60h. E tínhamos um grupo denominado "GRUPO HIDRA" ! Um dos supostos líderes foi transferido para Copacabana, o então Sd BM GV Aires,porque já realizávamos reuniões reclamando dessa escala, que era 1X1 de segunda a sexta, e TODOS nós dobrávamos aos SÁBADOS, DOMINGOS E FERIADOS, e quando caia um feriado no meio da semana, era um desespero e um sofrimento sub-humano !
      E quando eu cheguei para assumir o serviço fui informado do fato, e em forma de protesto, e apoio a transferência do Sd.BM Aires não fomos para o posto, e isso logo após a fim do regime Militar, e no primeiro Comando de um Comandante do CBMERJ, que era o Cel.BM Halfed Filho !
      Já naquela época nós GUARDA-VIDAS éramos UNIDOS.
      Com a promessa que a transferência seria CANCELADA fomos para os postos, o Comandante era o então. Ten.BM Duarte.
      Após o término do horário do banho, todos os suposto líderes foram recolhidos ao GRUPAMENTO MARÍTIMO, e quem nos entregou foi um da turma de 1985, que ainda vestiam camiseta branca.
      E os líderes presos para o GRUPAMENTO MARÍTIMO FORAM OS SEGUINTE:
      Eu, SD BM GV VALDELEI; SD BM SERGIO MOREIRA, SD BM AIRES, SD BM EDGAR, SD BM VINICIUS,SD BM CABRAL; SD GOMES.
      E não querendo causar uma revolta maior fomos detidos apenas por 04 dias. E não houve mais transferências,somente a do SD BM AIRES, porque essa era a intenção de separar e transferir o "GRUPO HIDRA", Que era muito UNIDO.
      Hoje TODOS estão na Reserva Remunerada !
      Primeiro Tenente BM Sergio Moreira;
      Subtenente BM Valdelei Duarte;
      Subtenente BM Aires;
      Subtenente BM Vinicius;
      O Cabral foi primeiro para segurança do METRO\RIO e depois para POLÍCIA CIVIL.
      O mesmo caminho tomou o Edgar, que já é falecido.
      Também foi para a POLÍCIA CIVIL o Gomes, que também faleceu neste ano.

      JUNTOS SOMOS FORTES.

      Excluir
  8. A intenção do toquinho é escravizar os recrutas e ponto final! Já sofri com essa escala cel Marcelo Pinheiro... ninguém merece esse essa escala 12x36! A escala adequada ao nosso serviço independente do tempo serviço é 12x60 e ponto final! Quem estiver contra a mudança da escala é porque nunca apertou praia.

    ResponderExcluir
  9. Tratem o Gmar com a dignidade que esses profissionais merecem

    ResponderExcluir
  10. sera que eles nao entendem que regularizando a escala de 12 x 60 que aumentaria a sobrevida do gv na areia e o proprio gv nao procuraria outros funcoes pra ter uma qualidade de vida. e dificil entender isso?

    ResponderExcluir
  11. Chama os reservas do concurso de 2015...

    ResponderExcluir

Comentários com palavras de baixo calão, agressivas ou que estimulem a violência ou prática criminosas não vão ser publicados.

Citações ou acusações pessoais somente são publicadas com a identificação do autor do comentário.

Se sentiu ofendido? Quer ter o direito de resposta? Faça contato pelo email (enderecumemaium@gmail.com) ou use os comentários para defender seu ponto de vista.

O BLOG é seu. Use-o com sabedoria.