quinta-feira, 16 de junho de 2016

PRATA DA CASA FAZENDO A DIFERENÇA - GMAR

Corpo de Bombeiros inicia processo para construção de 51 postos de salvamento na orla carioca

Posto Via 11, na Barra da Tijuca, será o padrão a ser seguido nas demais localidades. Ideia é expandir o projeto para outras praias do Estado

Com o objetivo de melhor atender a população nas praias do Estado do Rio e oferecer condições de trabalho adequadas para os guarda-vidas, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) já deu início ao processo para construção de 51 novos postos de salvamento na orla carioca. No momento, o projeto já tramita na Diretoria Geral de Apoio Logístico (DGAL) da corporação para abertura do processo licitatório. A ideia é seguir os padrões de construção do posto Via 11, na Barra da Tijuca.

O projeto arquitetônico foi elaborado pelo subtenente Athayde, do CBA XI, que trabalhou por muitos anos na área operacional da Barra da Tijuca. Ele é formado em arquitetura e agregou aos seus ensinamentos a sua experiência profissional no serviço de salvamento marítimo.

- Elementos como resistência, funcionalidade e preservação do meio ambiente foram levados em consideração na execução do projeto – afirmou o subtenente.

Toda essa iniciativa está sendo coordenada e acompanhada pelo CBA XI e pelo 2º Grupamento Marítimo (GMar-Barra).

Fonte: Portal do CBMERJ

SOS BOMBEIROS: Gostaríamos de parabenizar a toda equipe do CBA XI que se empenhou grandemente para chegar a essa conquista, que são os postos de salvamento nos trechos de praia que não os tem.

Em especial a grande contribuição do Subtenente Bombeiro Guarda-vidas Athayde, que ofertou gratuitamente o seu conhecimento profissional em arquitetura, adquirido com esforço próprio, ano após ano de estudos. Sua dedicação e empenho em montar um projeto que atendesse as necessidades do serviço e meio ambiente, um bom designer e baixo custo foi notório à todos que tem proximidade com ele.

Sua ida para o CBA XI recebeu criticas de alguns colegas que ainda não compreenderam a importância e o valor que todos que desejam ajudar tem; todavia aos que tinham dúvidas de suas intenções esta aí para quem quiser ver, críticas por críticas se respondem com trabalho.

Que os Guarda-vidas saibam aproveitar os bombeiros talentosos que têm, dispostos em agregar valores às boas ideias que visam o desenvolvimento e modernização do Grupamento Marítimo, bem como do CBMERJ.

1. O estranho é ver que uma atitude que demora mais de anos que não sei precisar, fizeram algo que nós GMAR lutamos para conseguir, quando falo GMAR somos nós praças que sal vamos muito para vocês levarem a fama... ALIÁS PORQUÊ NA PM TEM E NO COMBATE O OFICIAL VAI AS VEZES PARA O COMBATE, PEGA O OFICIAL GMAR PARA APERTAR AREIA COMO NÓS PÊLO MENOS 10 ANINHOS DESTA BRIOSA AREIA E SOCORROS. AÍ SIM EU VOU COMEÇAR A OUVIR HISTÓRIA... MAIS SE NÃO... COMO ELE FALAM... É SUA OBRIGAÇÃO... COMANDO CADÊ COMANDO...

2. Parabéns Athayde.

O posto vai ser muito útil para guarnecer os guerreiros guarda-vidas que até então ficavam totalmente expostos às intempéries.

É óbvio que o posto tem suas limitações e não pode ser comparado com estruturas robustas e instaladas em via pública, mas representa sim um avanço, uma importante conquista dos Gvs, mas ainda temos muito o que fazer para garantir à nossos valorosos bombeiros às condições compatíveis com sua nobre missão: "Vidas alheias e riquezas salvar."

3. parabens a iniciativa e construcao do posto via 11, um dos locais que com maior numero de salvamentos. Parabens ao mentor Subtenente Athayde, e os colaboradores Sgt Santuzzi e Sgt teixeira sem a ajuda desses companheiros seria impossivel tal feito, no meio do descaso vcs se destacaram positivamente.