quinta-feira, 7 de julho de 2016

“CASA DE FERREIRO, ESPETO DE PAU”


Uma das atribuições do CBMERJ é a fiscalização de Depósitos de Combustíveis e seus derivados. Mas infelizmente nos parece que tal atribuição vem sendo cumprida de forma um tanto quanto contraditória.




Recebemos inúmeras denúncias, que se comprovadas, mostram a contradição reinante no sistema de fiscalização da instituição. Tais denúncias são reforçadas por imagens de um suposto “Depósito” de Combustivel do DBM 2/21 - Santo Antônio de Pádua-RJ, onde produtos derivados de petróleo estariam sendo armazenados de forma irregular. Nelas é possível visualizar uma grande mancha no solo, provavelmente causada pelo derramamento prolongado de combustível, o que sugere que tal prática já faz parte da rotina daquele aquartelamento por um longo período de tempo. 

Vale ressaltar que este hipotético armazenamento encontra-se a poucos metros da margem esquerda do Rio Pomba e mais próximo ainda da cozinha daquele aquartelamento, onde vapores tóxicos estariam contaminando os alimentos ali preparados e principalmente preenchendo este estabelecimento com vapores inflamáveis.   

Apuramos a existência de vasta legislação referente ao assunto. Vejamos como exemplo o que estabelece a resolução nº 273 de 29 Novembro de 2000 do (CONAMA) Conselho Nacional do Meio Ambiente:  
Toda instalação e sistemas de ARMAZENAMENTO de derivados de petróleo e outros combustíveis, são considerados empreendimentos potencialmente ou parcialmente poluidores e geradores de acidentes ambientais. Vazamentos de derivados de petróleo e outros combustíveis podem causar contaminação de corpos d’água subterrâneos (lençois freáticos) e superficiais, do solo e do ar.”
Lembramos ainda que a Lei nº 9.605 de 12 de Fevereiro de 1998, em seu Artigo nº 56 estabelece pena de RECLUSÃO, DE UM A QUATRO ANOS, E MULTA a quem produzir, processar, embalar, importar, exportar, comercializar, fornecer, transportar, ARMAZENAR, GUARDAR, TER EM DEPÓSITO ou USAR produto ou substância tóxica, perigosa ou nociva à saúde humana ou ao meio ambiente, em desacordo com as exigências estabelecidas em leis ou nos seus regulamentos, incorrendo na mesma pena, quem abandona os produtos ou substâncias referidos no caput, ou os UTILIZA em desacordo com as normas de segurança.

SOS BOMBEIROS: A legislação retromencionada nos mostra que se confirmadas tais denúncias estaríamos diante de um Crime ambiental.

Com a palavra o Comandante implicado.
   

36 comentários:

  1. Ministério Público Estadual, chorar no blog não muda nada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente com o anônimo acima. ..um trabalho tão bem elaborado com legislação pertinente, mas falta coragem para levar ao ministério público estadual. ....vcs acham mesmo que alguém lê esse site e usa as informações aqui postadas pra elaborar uma investigação formal? Sério? É muita ingenuidade? Se não levarmos o caso para o MP nunca sairá da mera especulação. Sigamos o exemplo dos bombeiros que denunciaram a conduta do Cel Jardas. Mais de uma dizia deles entrou no MP estadual e relatou as ocorrências. Resultado o Cel referido perdeu o comando dias depois. Existem associações de bombeiros que podem fazer a denúncia pra evitar perseguições. ..Agora comentar por aqui sem provocar diretamente o órgão certo não vai dar em nada. .. OBS: os que criticam o comando usam o anonimato pra não serem perseguidos. ..Os que elogiam o comando usam pq? Ou pq são o próprio comando tentando se defender ou pq tem vergonha de mostrar a cara defendendo um comando que não pode ser defendido, puxando o saco escondidos no anonimato pq se fizerem publicamente certamente serão excluídos por seus próprios colegas de farda por defender quem não merece defesa nenhuma.

      Excluir
  2. Subtenente BM RR Valdelei Duarte.7 de julho de 2016 17:20

    Não me cabe comentar este fato....

    ResponderExcluir
  3. DENUNCIA SEM CABIMENTO, TEM UM BOM TEMPO QUE HÁ UM TANQUE DE COMBUSTÍVEL NO LOCAL. PARABÉNS CAP OTÁVIO POR TUDO QUE VEM FAZENDO. TEM UMA TURMINHA NO 2/21 QUE MERECE UM ARROXO AINDA MAIOR. TRANSFERÊNCIA PARA PARATI JÀ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BOMBEIRO DE PÁDUA8 de julho de 2016 05:53

      E essas fotos são montagens? Foram tiradas na estação espacial internacional?

      Excluir
  4. Vcs nao tem o q fazer nao?
    Acabou de sair o salario!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que prender quem roubou.
      Você só está pensando no salário?
      E o 13°?
      E as pessoas que morreram por superlotação e falta de atendimento médico por desvios da verba da saúde?
      Essa dívida não é minha.
      Minha esposa não usa anel de 800.000
      Cadeia neles!
      Cambada de salafrários.

      Excluir
  5. O GOVERNO DO ESTADO ENVIOU A ALERJ A ALTERAÇÃO DA LDO 2016 COM ISSO O LIMITE COM GASTO DE PESSOAL SERÁ ULTRAPASSADO!!! ATENÇÃO !!!! A ALERJ NÃO PODE APROVAR ISSO!!!

    ResponderExcluir
  6. Significado de Compulsório - O que significa, Conceito e Definição
    www.significados.com.br/compulsorio/
    Muitas vezes o trabalho compulsório é definido como "escravidão moderna", porque se não cumprirem as suas tarefas, os trabalhadores sofrem consequências ...
    AGORA ESTA ENTENDIDO O PORQUE DO PAGAMENTO, NA PM JÁ PUSERAM A ESCALA DE RAS COMPULSORIO QUE É AQUELE TRABALHO EXTRA QUE NAO É PAGO ORDEM DE OPERAÇAO 184/16 ONDE O POLICIAL COM UMA ESCALA DE 24X48 IRA TRABALHAR EM SUA SEGUNDA FOLGA E ENTRARA DE SERVIÇO NO DIA SEGUINTE COM MENOS DE DOZE HORAS DE DESCANSO ESTE SIM É O ESCRAVO MODERNO BURRO QUE NAO RECLAMA CARGA NELE.

    ResponderExcluir
  7. "estariam sendo armazenados de forma irregular". ESTARIAM?entao os senhores não sabem do que estão falando mas estão postando?
    "Nelas é possível visualizar uma grande mancha no solo, provavelmente causada pelo derramamento prolongado de combustível".POSSIVELMENTE?Mais uma vez mostra que não sabem do que falam.
    "o que sugere que tal prática já faz parte da rotina daquele aquartelamento por um longo período de tempo."
    Nesse ponto fica ainda mais evidente a vontade de induzir o raciocínio do leitor.
    Complicado em.Assim parece um site de fofoca e não um site que luta pela melhora da vida dos militares.
    Em tempo parabenizo a atitude de DENUNCIAR FARRA COM O DINHEIRO PÚBLICO NO RIO DE JANEIRO QUE ORIGINOU A CRISE pois essa atitude sim mostra que sabem lutar da maneira correta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Discordo amigo! O site em momento algum fez um pré julgamento do fato. O mesmo apenas deu publicidade as denúncias referentes ao suposto depósito(fotos). E ao suscitar a dúvida (...estariam sendo...) este importante canal de expressão da caserna, confirma total isenção em relação as matérias aqui veiculadas.
      Gostaria que o amigo comentasse sobre as fotografias da matéria. Suponho que o amigo saiba do que se trata.

      Excluir
    2. Estou esperando o amigo comentar sobre as imagens. São invenções?

      Excluir
    3. Não conheço o destacamento.Apenas comentei pois acredito que o site deveria verificar a veracidade dos fatos antes de postar qualquer informação ou denuncia.É apenas uma opinião.
      As fotos de fato parece que ocorre o que foi denunciado,mas nem tudo que parece é.Entao n farei julgamento se sao invenções ou não

      Excluir
  8. tudo mentira querem denegrir a imagem do comandante cap otavio somente com mentiras,trazendo um pessimo clima para o nosso quartel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria que o amigo falasse sobre as fotografias, foram tiradas em qual quartel?

      Excluir
    2. Amigo e as fotos?

      Excluir
  9. Os que estão em defesa dessa situação se de fato ela ocorre,incorre no mesmo erro de quem deveria extinguir e não o faz por conta da resiliência.
    Se está ocorrendo esse derramamento de óleo no solo é crime ambiental previsto em lei com punição aos responsáveis e com o agravante da prevaricação.

    ResponderExcluir
  10. Miracema on-line8 de julho de 2016 20:50

    Coronel Firmino comandante do cba, homem honrado. Tenho certeza q o senhor irá verificar essa denúncia gravíssima. Que quartel problemático. Será pq? Não tem muito tempo houve uma situação de bateria. E por falar em bateria, o q foi resolvido sobre a sindicância? Panos quentes? Não creio q haja corporativismo.
    Cap Otávio Luis, isso q foi denunciado é verdade? Apresente sua versão, mostre qual é a verdade. Sei q o senhor demonstra ser sério e não vai cometer esses erros primários. E as baterias? E É verdade ou não?
    Em tempo: Se fosse na era do cel Douglas essa denúncia já estaria sendo investigada.

    ResponderExcluir
  11. kkkkkkkkkkkkkkkk Estação Espacial foi otimo!!! kkkkkkkkkk aqui é uma ILHA DA FANTASIA, aonde nada funciona direito, somente o quartel central, os demais quarteis deveriam ser FECHADOS, pois vai encontrar uma, duas, tres, quatro, cinco etc de irregularidades, ato continuo, se fechar iremos pra onde? Bora focar no salario, pois nossas familias é mais importante que qualquer coronéee!!! jsf

    ResponderExcluir
  12. Desde q conheço o DBM 2/21 o combustível sempre foi armazenado assim, portanto quem postou isso deveria ja hà tempos
    ter feito uma parte para cmdo geral pq os bms tb são responsáveis haja visto que se passaram cmdos que já estão reformados ou tiveram a oportunidade de mudar isso, foram cmd do cba IV.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então anônimo das 18:27 do dia 9;o senhor já conhecia e não fez nada? Pois bem;nome disso é prevaricação...

      Excluir
    2. Vc sabe disso tanto quanto eu e pq vc nao fez, eu admito ser omisso mas e vc q tem tanta vontade de ver cmdo se ferrar. Denuncie e bote a cara a tapa.

      Excluir
    3. Isso é papel do comandante, ao assumir o comando, ver todas as irregularidades da unidade e participar ao seu superior hierárquico.
      Se o mesmo não o fez, cometeu crime de prevaricação. E se continuou na prática do delito, também cometeu o mesmo crime.

      Excluir
  13. Isso é praticado em 90% dos quarteus do CBMERJ... e quem está defendendo o comando nos comentários só pode ser o próprio, pois ele é unanimidade negativa nesse DBM q ele comanda.

    ResponderExcluir
  14. Cidadã Indignada11 de julho de 2016 19:16

    Que coisa feia hein CBMERJ! Uma instituição respeitada por todos e por muitos tida como uma espécie de último Rincão de Honestidade e Competência. Eu como esposa de Proprietário de Posto de Combustível vou levar o caso ao comando da corporação e ao MP e pedir providência.

    ResponderExcluir
  15. Sou proprietário de um posto de gasolina aqui em Pádua, e estarei me juntando a outros, para denunciar este fato diretamente a ANP. Pois na hora de cobrar e fiscalizar, apertam de um modo arrogante e intolerável, mas na hora de dar o exemplo não estão nem aí. Que eu saiba a lei é para todos.
    Pau que bate em Chico, também tem que bater em Francisco.

    ResponderExcluir
  16. É assim, que investem o dinheiro desta taxa de incêndio, esta semana chegou um boleto aqui em casa, e de ver está pouca vergonha, me animou mais ainda a rasga-lo. É isso que todos os Páduanos devem fazer. Não vou dar dinheiro para financiar uma bagunça.

    ResponderExcluir
  17. kkkkkkkkkkkkk vai pagar depois na divida ativa kkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  18. Vergonha. Também recebi os boletos de Taxa de Incendio. Pelo que me falaram esse dinheiro em nada vai para o bombeiro. O terreno foi doado pela prefeitura e o quartel me contaram que foi feita pela empreiteira d um coronel e foi superfaturada. E se os carros desse quartel não são abastecidos nesse local da foto, onde então estão sendo? Aqui nesse posto ao lado que não é. Bombeiross viraram mentirosos e agora extorquem a população com esta taxa abusiva?

    ResponderExcluir
  19. Pelo que percebo, o material estocado está prejudicando os militares, segundo relatos e também supostamente atingindo o lençol freático. Ambos os problemas afetam uma coletividade. Ao invés de se falar em crime, ministério público, e tc, sugiro um multidão por parte dos militares deste quartel. Todos, sem exceção, oficiais e praças, um dia bom seria sábado e domingo para não atrapalhar muito. Aí sim, vai dar a impressão de que vocês querem resolver o problema ao invés de passar a impressão de que querem fazer fofoca. Com a palavra os bombeiros deste quartel querido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, a sensatez se fez presente????

      Excluir
  20. Como falei anteriormente, em uma luta de boxe há doze ROUNDS, e este é o segundo, agora aguardem o terceiro.
    E só pra informar, que já concluí o décimo primeiro, e também tem tudo haver com combustível, pois é um certo capitão, saindo de determinado GBM, em um AR, com a carroceria do mesmo cheia de galões de diesel.
    Todos podem ver que tudo o que postei é fundamentado por fotografias, pois uma imagem vale mais do que mil palavras. E neste caso, além das fotos do crime, tem as fotos dos livros de encarregados de motoristas, das respectivas unidades que abasteceu e a que recebeu o diesel.

    ResponderExcluir
  21. Neste caso, quando for chamado no MP, ao invés de falar que tinha diesel nos galões, fala que era pinga.

    ResponderExcluir
  22. Quero aqui denunciar que este comandante de destacamento está ameaçando toda a tropa com escalas extras caso as denuncias continuem, fato este que se comprova com atrasos na folga alegando precisar bater um papo (ameaçar) com as alas que entram e saem de serviço e com uma formatura geral que fora marcada para a ultima terça feira e se repetiram ameaças que se continuassem as denuncias só quem irá sair perdendo é a tropa do DBM pois serão marcadas outras e outras afim de prejudicar a todos do DBM.

    ResponderExcluir
  23. Vou votar no Valdelei pra depois Federal

    ResponderExcluir

Comentários com palavras de baixo calão, agressivas ou que estimulem a violência ou prática criminosas não vão ser publicados.

Citações ou acusações pessoais somente são publicadas com a identificação do autor do comentário.

Se sentiu ofendido? Quer ter o direito de resposta? Faça contato pelo email (enderecumemaium@gmail.com) ou use os comentários para defender seu ponto de vista.

O BLOG é seu. Use-o com sabedoria.