sábado, 2 de julho de 2016

NOTA DE FALECIMENTO

Sepultamento do Sgt Antônio será no Cemitério do Caju, capela L, horário: 16:00h


O descontrole e falta de segurança em que o Estado chegou é realmente calamitoso. Hoje, um dia em que por razões profissionais deveríamos estar radiante, na verdade pelo contexto político que afeta a toda a sociedade, e infelizmente em especial a família bombeiro militar, pela forma brutal com que perdemos mais um dos nossos heróis para a violência desenfreada no Estado, estamos de luto.


O Sargento Bombeiro Militar Antônio Marco da Silva, RG 23.925 (do ABS do GOCG) carinhosamente conhecido como "Tio Chico" foi covardemente assassinado na noite de ontem(01/07). As primeiras informações dão conta de que sofreu um cerco por um bonde de vagabundos em São Gonçalo e foi reconhecido como bombeiro, não fizeram por menos. 

  

Deixará saudades, pois quem o conheceu teve a oportunidade de conviver com um ser humano especial e um profissional dedicado. 

No dia do Bombeiro, deixamos aqui nossas continências a esse herói, cuja vida foi ceifado pela violência que massacra os agentes da segurança pública do Rio de Janeiro.




QUE O ESPIRITO SANTO DE DEUS CONSOLE O CORAÇÃO DOS FAMILIARES, AMIGOS E A TODOS NÓS QUE FICAMOS CHOCADOS COM TAL NOTÍCIA.

64 comentários:

  1. Chico meu amigo!! Uma perda muito grande!! Quero saber o que as autoridades vão fazer? Vai ser só mais um pra estatística?! Secretário são seus homens que agora estão morrendo! Vai esperar chegar a 50, 60 ou mais como os policiais?!

    ResponderExcluir
  2. CANALHAS E COVARDES ESSAS BANDIDOS !
    GOVERNO COVARDE E OMISSO !
    #OLIMPIADASNAO

    ResponderExcluir
  3. Que Deus conforte o coração dos familiares.

    ResponderExcluir
  4. O Corpo de bombeiros e a população perdem um bombeiro de grande profissionalismo e nós um grande amigo. Descanse em paz herói.

    Deus conforte aos seus familiares.

    Ass. Subtenente Quintanilha HCAP.

    ResponderExcluir
  5. CADÊ OS DIREITOS HUMANOS?SE FOSSE AO CONTRÁRIO,ESSA CAMBADA DE DEFENSORES DA BANDIDAGEM ESTARIAM METENDO O PAU NO BOMBEIRO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Liguei para os direitos humanos e disseram que para qualquer ação e preciso ir ate a cede deles pois os parentes dos bandidos vão . A sede fica na rua mexico n 11 , 15andar tel 2332 6346 horário de atendimento de 10 as 17h. Vamos todos começar a procura los e ver se terão tanta boa vontade quanto com os bandidos.

      Excluir
  6. Esses vagabundos: Bandidos e governo.

    ResponderExcluir
  7. Só tenho a agradecer a Deus por ter conhecido esse profissional que me ensinou a ter amor por esta farda. E pedir a Deus que tenha misericórdia de nosso estado, pois a coisa está insustentável. SGT Antônio não pode ser apenas estatística, precisamos nos mobilizar em prol da segurança pública!

    ResponderExcluir
  8. Como pode agentes do Estado serem caçados por vagabundos. Enquanto essa legislação fraca cheia de benefícios para os vagabundos não mudar, é daí pra pior. Na verdade não se trata de aumento de pena, simplesmente que se acabe com tanta progressão de pena.

    ResponderExcluir
  9. É uma vergonha o ponto que chegou o Estado do Rio de Janeiro, por conta desse Desgoverno e da omissão e incompetência dos três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário, que estão vendo agentes da Segurança Pública, que antes de tudo, são chefes de Família, serem caçados, julgados e assassinados covardemente por marginais, que dominaram e fazem o que querem neste Estado. É uma verdadeira inversão de valores,e os políticos não fazem absolutamente nada de útil para combater essa situação deplorável, não alteram, sequer as Leis, impondo a esses marginais penas mais severas. Que Deus me perdoe,mas é uma pena que não são os parentes dos políticos omissos, que estão sendo assassinados pelos marginais, talvez assim, eles tomassem providências. Pela Lei, não existe Pena de morte nesse País,mas só pela Lei, porque pelos bandidos,que não cumprem a Lei, já praticam a Pena de morte, contra o cidadão de bem, a muito tempo e todos os dias, bem debaixo do focinho dessas autoridades de bosta e dessa Imprensa calhorda e manipuladora, que divulga as notícias de acordo com os seus interesses e não cobram atitude do Governo. Só não saí,ainda dessa "Zona", para viver num País desenvolvido, onde os Governantes respeitam o Povo, onde o cidadão vive com Dignidade, o que está longe de acontecer nesse país, porque não tenho ainda condições, mas tenho essa esperança!

    ResponderExcluir
  10. descanse em paz nos braços do senhor,mais uma familia destruida e ai governador secretario o vai nos dizer.

    ResponderExcluir
  11. 2°Sgt Crislei - Humaitá2 de julho de 2016 10:32

    Minha continência a esse grande chefe de família,amigo,profissional e companheiro de curso 2°sgt Antônio (DE ZE NO VEEEEE). Não costumo publicar aqui porém queria que todos soubessem do caráter deste amigo que partiu.A família do 1°GBM Humaitá está de luto.

    ResponderExcluir
  12. Por que ocorre isso? Pq não tem pena maior para quem mata agente público.
    Triste.. mas ta tudo invertido! Bandido solto e herói morto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Subtenente BM RR Valdelei Duarte.2 de julho de 2016 22:04

      Já existe essa lei, mais a pena maior quem paga é quem morre assassinado irmão:

      PROJETO DE LEI Nº846,DE 2015(Dos Srs.Leonardo Picciani e Carlos Sampaio).

      O Congresso Nacional decreta:
      Art. 1º O Decreto - lei nº 2.848, de 07 de dezembro de 1940 –
      Código Penal – passa a vigorar com a seguinte redação:
      “Art. 121 .....

      § 8º
      A pena é aumentada de 1/3 (um terço) até a metade se o crime for praticado contra autoridade e agente de segurança pública descritos no art. 144 da Constituição Federal.”
      Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

      Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

      JUSTIFICAÇÃO
      Com respeito aos princípios de individualização da pena, em tempos em que se almeja o efetivo combate ao crime organizado e a punição eficaz dos criminosos, urge penalizar com mais rigor, pessoas que cometem homicídio consumado o tentado, na forma simples ou qualificada, se o crime for praticado contra autoridade e agente de segurança pública, descritos no artigo 144 da Constituição Federal, com o cristalino escopo Estatal de tentar prevenir ou diminuir a prática do crime contra profissionais que atuam no front no combate à criminalidade.
      Como se sabe, o país tem vivido uma escalada no número de ações de quadrilhas que se valem do uso de explosivos para subtrair os valores guardados em terminais de autoatendimento de instituições financeiras(os populares caixas eletrônicos ou caixas 24 horas),bem como de roubos a empresas, terminais de cargas e outros empreendimentos comerciais em que o uso de armamento pesado, restrito, torna a conduta muito mais grave e potencialmente danosa.

      Excluir
  13. Quero ver o 02 (cel emerson)dar uma morar pra familia..será q o 01 no comando do central(maj bruno) vai sustentar colocar como deslocamento para o serviço? Visto q o bombeiro era um dos mais padroes de sua prontidao!
    Nunca vi um cmt tao a deriva de seu comando quanto este q esta no central agora...se for comandante geral vai ser ótimo para o cbmerj..pois teremos um maj no comando!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aos b dois que só prendem os Praças vão buscar os caras em São Gonçalo.

      Excluir
  14. Vai em Paz, nobre amigo. Neste dia 2 de julho, choramos sua perda. Vc sempre foi Bombeirão, e esses covardes não sabem o tamanho da merda que eles arrumaram pra eles mesmo.

    ResponderExcluir
  15. Não tenho palavras para externar uma perda de uma pessoa tão querida como era. Excelente amigo, bombeiro exemplar. Quem conheceu sabe da grandiosade que era. Descanse em paz amigo.

    ResponderExcluir
  16. Pior que se o bombeiro tiver menos de 10 anos de serviço não pode em nem tem autorizaçao do Cbmerj para comprar uma arma de fogo para sua defesa, isso é um absurdo pois o corpo de bombeiros do RJ se acha no poder de passar por cima de dureitos adquiridos de leis federais, carta magna. O estatuto do desarmamento nao abrange os militares de todas as forcas!

    ResponderExcluir
  17. QUEREM SABER A VERDADE E ELA E SO UMA, COMEÇA PELO EXERCITO BRASILEIRO LIMPANDO LEGISLATIVO, EXECUTIVO E JUDICIARIO DEPOIS MANADANDO ESTA CAMBADA DE DIREITOS HUMANOS PARA PQP AI FAREMOS NOS MILITARES UMA LIMPEZINHA GERAL E DEPOIS O ESTADO MAIOR DAS FORÇAS ARMADAS FARAM LEIS DURAS PARA OS VAGABUNDOS QUE FICAREM POR AI E FODA-SE O QUE O RESTO DO MUNDO VAI PENSAR QUE TEM QUE SABER ONDE A CORDA APERTA SOMOS NOS E NÃO ELES!! E O QUE EU PENSO E TENHO ESTE DIREITO!!

    ResponderExcluir
  18. Força para a família

    ResponderExcluir
  19. Q o Senhor conforte o coração da família desde nobre colega de trabalho.

    ResponderExcluir
  20. NÃO TIVE O PRAZER DE CONHECE-LO MAIS A FARDA JÁ O REPRESENTA COM UM AMIGO HERÓI SALVADOR DE VIDAS.QUERO REGISTRAR AQUI MINHAS SINCERAS CONDOLÊNCIAS A FAMÍLIA DESSE COMPANHEIRO E QUE DEUS OS CONFORTE .MAIS UM COMBATENTE QUE TEM SUA VIDA CEIFADA PELA INTOLERÂNCIA DESSE PAIS.POXA NÓS SOMOS BOMBEIROS,NÃO TIRAMOS VIDAS.NÓS SALVAMOS VIDAS SEJA ELA QUAL FOR,ATÉ A DESSES MARGINAIS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Subtenente BM RR Valdelei Duarte.2 de julho de 2016 21:51

      Eu também não tive essa oportunidade e a honra de conhece-lo, mais como DIRETOR DE INATIVOS E PENSIONISTA DA ASSOCIAÇÃO SOS BOMBEIROS RJ, me coloco a disposição, e no que for do nosso alcance para ajudar a viúva do Sargento Antonio Marco, e me solidarizar com essa perda brutal do seu esposo e companheiro.

      Excluir
  21. A perda de um irmão de farda é irreparável, principalmente quando ela acontece por uma falta total de responsabilidade de nossos governantes! Vai com Deus irmão!

    ResponderExcluir
  22. E AGORA, O QUE O ESTADO VAI FAZER PELA FAMÍLIA DESSE GUERREIRO?
    TEMO QUE INFELIZMENTE NADA, POIS, NÃO ERA MARGINAL, NÃO ERA VAGABUNDO.
    GOVERNO LIXO.
    DIREITOS HUMANOS HIPÓCRITA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Subtenente BM RR Valdelei Duarte.2 de julho de 2016 21:47

      Que tal a ASSEJUR\CBMERJ entrar com um pedido de indenização de R$ 3.500.000,00 (três milhões e quinhentos mil reais) igualmente foi para a família do Amarildo ???

      Excluir
  23. SE OS BOMBEIROS FOSSEM MAIS UNIDOS IRIAM ATRÁS DESSES FDPS

    ResponderExcluir
  24. Vamos fazer um ato de repúdio por essas mortes e pelo descaso desse governo!

    ResponderExcluir
  25. De imediato vamos fazer uma homenagem as Vidas ceifadas na Segunda Feira dia 04 de Julho,no Aeroporto dó Galeão. Horário às 06:00 horas.Avancem todos Bradou Geral.

    ResponderExcluir
  26. Mandem está Vida do Bombeiro que foi ceifada para a Midia do exterior.Direitos Humanos Internacionais.

    ResponderExcluir
  27. Mandem está Vida do Bombeiro que foi ceifada para a Midia do exterior.Direitos Humanos Internacionais.

    ResponderExcluir
  28. Amigo, irmão, companheiro e excelente profissional. Muito triste isso. É ainda querem olimpíadas nesse país que está completamente fora de controle. Digamos não as olimpíadas!!!;; Sgt Gilson.

    ResponderExcluir
  29. FOGO SE COMBATE COM FOGO!!!
    O livro Sagrado que é a BIBLIA diz:
    OLHO POR OLHO DENTE POR DENTE!!
    QUEM COM FERRO FERE TMABEM SERÁ FERIDO.

    O VELHO TESTAMENTO É BEM CLARO!
    É UMA ORDEM DE DEUS...
    Se estiver errado alguém por favor me corrija,ou então, me explica por que os Falsos PROFETAS ficam usando o DÍZIMO esta no velho testamento para arrancar o DINHEIRO dos fieis?!

    ResponderExcluir
  30. Imagina o risco constante que os bombeiros da ambulância sofrem,pois,tem que entrar na favela toda hora por causa deste samu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São frouxíssimo tão tomando revolvada direto sendo esculachado e não se negam para entrar nessas favela!!!!!!

      Excluir
  31. Meus sentimentos...

    Está ridícula essa situação

    ResponderExcluir
  32. Infelizmente sabemos que nada será feito, trazendo a memória que se trata de duas perdas no dia do BM, a primeira foi do Cap Adriano Saldanha, e sabe o que fizeram pela família? Nada!!
    Agora o Antonio, amigo de turma no curso de salvamento em alturas do falecido Cap Saldanha, e sBe o que podemos esperar? NADA!! Infelizmente
    Lembrando que os fatos foram bem diferentes, mas a nossa dor é a mesma!!
    SOCORRO MEU DEUS!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Subtenente BM RR Valdelei Duarte.2 de julho de 2016 21:44

      E as comemorações e demonstrações foram canceladas, lembra ???
      Essa é que a diferença irmão...não querendo fazer também comparação !

      Excluir
  33. Vamos correr atrás desses vagabundos vamos mostrar a nossa força em São Gonçalo

    ResponderExcluir
  34. Senhor abençoe essa família ...mas um guerreiro se foi ..

    ResponderExcluir
  35. Senhor abençoe essa família ...mas um guerreiro se foi ..

    ResponderExcluir
  36. Tive o prazer de conhecê-lo, um exemplo de profissional, com vários cursos sempre aprendendo e repassando os conhecimentos aos colegas. Lamenta. Muito triste.
    Ass. 2° Sgt Elcir

    ResponderExcluir
  37. Tive o prazer de conhecê-lo, um exemplo de profissional, com vários cursos sempre aprendendo e repassando os conhecimentos aos colegas. Lamenta. Muito triste.
    Ass. 2° Sgt Elcir

    ResponderExcluir
  38. Gente só vou externar minha opinião e ninguém e todos tem o direito de concordar ou discordar, pois é apenas um ponto de vista:
    - Lamento profundamente a morte do companheiro, isso é um absurdo e ponto!!!
    - Está mais que na hora dos "governantes" dessa tranqueira que se chama BRASIL, tomarem as rédeas da situação, liberando as FFAA, BM, PM, GM, PC, PRF, PF pra passar o rodo na vagabundagem, sem pena e sem dó...tem passagem? tá na infração? ferro vai pra vala e arquiva o inquérito....
    - O CBMERJ (Oficiais/Gerência/CMDO) precisa aprender a parar de brincar de ser militar. Ou é ou não é pô!!!...Somos segurança pública, somos cassados por isso, tem que ter porte sim (quem quiser né), mexeu com o BM, que se corra atrás do prejuízo, junto com as outras forças de segurança.
    - Oficiais, aprendam com as corporações vizinhas....é só olhar os vizinhos...ES, MG e SP...estão anos-luz à frente do CBMERJ, quando era para ser o contrário;
    - Só para exemplificar o item anterior, compare o DBM 5/21 de Bom Jesus-RJ com o destacamento do CBES Guaçuí-ES, inaugurados quase que simultaneamente. Viaturas, estrutura física, material, e por aí vai. Vão chegar à conclusão que parece que o CBES está completando 160 anos e o CBMERJ é recente....(é o contrário)...
    - A impressão que tenho é que no RJ somos sempre deixados em segundo plano, quando se fala em segurança pública. Nos outros estados, o BM faz parte ativa das estruturas de segurança dos estados...em orçamento, decisões conjuntas...etc;
    - Por fim, deixo uma reflexão: se não somos tratados como militares de verdade, principalmente em nossos direitos ou prerrogativas, pra quê ser militar?...pra quê ficarmos sujeitos a este regulamento arcaico?...não está na hora de mudar, evoluir?....
    - Gente é só meu ponto de vista "hoje", passivo de mudanças...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Digo: "todos tem o direito de concordar ou discordar, pois é apenas um ponto de vista"

      Excluir
  39. Covardes...canalhas bestiais e assassinos...quero ver agora os direitos humanos....

    ResponderExcluir
  40. Precisamos de uma intervenção militar urgente! Somos militares e temos direito ao respeito! Somos a força desse país! É hora dessas forças se unirem e não deixar acontecer mais barbárie como essa! Que Deus conforte a família desse Herói!

    ResponderExcluir
  41. SUGIRO UMA MANIFESTAÇÃO NOS AEROPORTOS COMO FIZERAM OS POLICIAIS CIVIS PARA ALARDEAR GERAL A MIDIA INTERNACIONAL, AVISAR AO TURISTA QUE VIR PARA O RIO É IR PARA O AFEGANISTÃO. QUR ISSO QUE ÓDIO! BONSONARO PRESIDENTE!!!

    ResponderExcluir
  42. A minha humilde opinião seria a implementação de uma lei que quando um marginal tirasse uma vida de uma pessoa, pagaria com sua própria vida. (Vida por vida), ai eu queria ver essa vagabundagem teria coragem de ficar matando seres Humanos como se fossem baratas. Eu gostaria muito que esse modelo de direitos dos manos fosse pra vala, pq só serve para proteger quem tira a vida do próximo.

    ResponderExcluir
  43. Agora estão matando nossos heróis. Aonde vamos parar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior de tudo.Quem vai segunda no Galeão?Sem salários e com Covardia Inativos e Ativos.

      Excluir
  44. Ainda tem uns Picianis e Freixos da vida q ficam se metendo quando o Cmdo Geral do CBMERJ viabiliza a aquisição por parte dos BMs de armas de calibre restrito...
    Enfim, o Estado não nos garante segurança, e nem nós, por conta desses vermes corruptos q andam cheios de segurança e não tão nem aí pro BM, podemos garanti-la pelos meios de defesa legais.
    É o fim!!!
    Meus sentimentos aos familiares!!!

    ResponderExcluir
  45. ENQUANTO EXISTIR ESSES FDP DOS DIREITOS HUMANOS PARA DEFENDER ESSES MEDAS ESTAREMOS FUDIDOS. SOU DA ÉPOCA QUE VC AVISTAVA UM CAMARÃO VC SE CAGAVA DE MEDO HJ EM DIA SE O PM QUEBRAR VAI PRA RUA O VAGABUNDO TEM MAIS DIREITO QUE NÓS. O MARCELO FREIXO TOMA CONTA DELES VTNC!!!!!MÃO BRANCA DENOVO QUEM NÃO SE LEMBRA ESQUADRÃO DETETIVE LÊ COCO

    ResponderExcluir
  46. A culpa dissi e do comando q fica emprestando bombeiro a policia civil e ai toda tropa fica exposta. E ainda tira o porte de arma dos militares aposentados. Mais bandidi ta ai armado ate os dentes com fuzil e armamento de guerra. Agora choramos esta grande perda de um militar trabalhador.

    ResponderExcluir
  47. Alguém sabe informar qual forma d adquirir uma arma pra quem tem menos d 10 anos.por doação o cbmerj por negar?

    ResponderExcluir
  48. Descanse em paz guerreiro Antônio !
    Sentiremos saudades.
    2ºSgt BM Dos Santos - CSM/MOP

    ResponderExcluir
  49. Na reunião com CMT Geral do CBMERJ que aconteceu no 27• GBM, foi discutido o assunto sobre atitudes militar, o mesmo pediu para termos calma, pois a crise assola o nosso estado.Foi dado a palavra aos militares que ali estava e a minha pergunta foi: Bom dia comandante, gostaria de saber qual a possibilidade da queda do interstício para aquisição de arma de fogo, tendo em vista como o Sr. mesmo disse, estamos em estado de calamidade, não é novidade creio eu que o Sr. saiba que nós adquirimos armas para nossa defesa buscando outros meios, meios esses legais como, associando-se a clube de tiros e até mesmo comprando com identidade civil, que é o meu caso, informo que possuo armamento desde de quando ingressei e nem por isso sou irresponsável. A resposta que tivemos foi que ele até tentou aumentar o número de armas adquirida para nós, mas o mesmo gerou desconforto para o secretário que solicitou a revogação da publicação em boletim, gostaria de informar que 90% dos praças de 2008 possuem armamento e gostaríamos de ter este direito de defesa por nossa corporação, não só essa atitude mas,todos os assuntos ali na reunião abordado, gostaríamos de uma resposta direta e prática. Queremos do comandante o orgulho de servir a esta corporação e ao mesmo, informo que foi uma hora falar com o meu COMANDANTE E QUE TENHO ORGULHO DE FAZER PARTE DO CASARÃO VERMELHO, não vai ser qualquer salário de miséria ou secretáriozinho de segurança pública que vai me abalar.
    BOMBEIROS ACIMA DE TUDO, BRASIL.
    Meus sentimentos ao meu irmão de farda.

    ResponderExcluir
  50. Como cidadã, lamento mais esta tragédia! É revoltante ver profissionais dedicados, comprometidos com o bem da sociedade, sendo brutalmente assassinados. Todos pagam muito alto pela segurança pública, inclusive o mendigo que pega seu 1,00 ou mais e compra o café, a pinga, seja o que for. E o que recebemos em troca? A cúpula da gestão pública anda de blindados, escoltados ou sobrevoando de helicópteros e o resto, profissionais da defesa, do resgate e população vive no salve-se quem puder, todos na condição de sobreviventes, sem saber quem será a próxima vítima! Uma loteria do horror! E as ações públicas para conter esta violência? Após tragédias, os discursos estão sempre prontos, na ponta da língua! Temos que cobrar sim, como um todo! Não tenho militar na família, mas não há como ficar apenas como expectadora deste filme diário! Muito crime é desvendado na carona das câmeras de segurança de prédios residenciais e comerciais e cidadãos que filmam ocorrências. Se não há como colocar policiamento em cada esquina, por que pelo menos não criam centrais de monitoramento em tempo real, além de veículos estrategicamente posicionados para monitorar as ruas? A cidade está perdendo investidores, turistas e os Administradores Públicos e Cia só preocupados em manterem seus cargos.

    ResponderExcluir
  51. Dia 10 vou estar em Copacabana no posto 4 exigindo que o governo encontre os assassinos do Antônio.

    ResponderExcluir
  52. chegamos ao extremo não dar mais,banalizou geral a vida de homens de bem,principalmente a queles que arrisca a sua para salvar outras!!NÃO DAR MAIS PARA ESPERAR!!! DIGNIDADE JÁ PASSOU DA HORA, FINGIR DE COMANDAR E GOVERNAR ESGOTOU SEGURANÇA PUBLICA ESTA PAGANDO COM VIDA DEIXANDO SUAS FAMILIAS NA MERDA A VERDADE É ESSA!!!! É AGORA OU MORRA!!!!!

    ResponderExcluir
  53. Hoje somos obrigado até esconder nossas identidade por falta de vergonha do governo e de um secretário de segurança que serve para merda alguma e só sai com escolta. A que ponto chegamos o que precisa e todo mundo parar o estado assim os governantes e políticos iriam ficar na merda.

    ResponderExcluir

Comentários com palavras de baixo calão, agressivas ou que estimulem a violência ou prática criminosas não vão ser publicados.

Citações ou acusações pessoais somente são publicadas com a identificação do autor do comentário.

Se sentiu ofendido? Quer ter o direito de resposta? Faça contato pelo email (enderecumemaium@gmail.com) ou use os comentários para defender seu ponto de vista.

O BLOG é seu. Use-o com sabedoria.