Há casos relatados em que o funcionário foi avisado pelos gerentes das instituições financeiras nas agências de que ele está com a margem consignável negativada pelo estado.
Rio - Não bastasse o atraso dos salários que atormenta a vida do funcionalismo estadual nos últimos meses, servidores e pensionistas têm sido surpreendidos ao tentarem pegar empréstimos com desconto em folha nos bancos. Há casos relatados à coluna em que o funcionário foi avisado pelos gerentes das instituições financeiras nas agências de que ele está com a margem consignável negativada pelo estado mesmo sem nenhum contrato assinado para ter o crédito na conta.
Muitos servidores apelam para o empréstimo consignado por conta do atraso nos vencimentos. E fazem do consignado, que têm juros mais baixos, a tábua de salvação para poder honrar os compromissos.
Questionada pela coluna, a Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão (Seplag) reconheceu que ocorreram situações de negativação. A pasta informou que “devido à publicação do Decreto 45.563, de 27 de janeiro de 2016, que reduziu a margem consignável a 30% da remuneração do servidor, foram realizados ajustes no Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH), que ocasionaram alguns problemas no cálculo das margens”.
A secretaria esclareceu, no entanto, que “os problemas foram corrigidos na folha de junho e, desde então, não foi verificada qualquer reclamação”.
RECLAMAÇÃO FORMAL
A pasta orientou os servidores que tiveram problemas a procurarem o Setor de Recursos Humanos de seu órgão de origem. A secretaria informou ainda que caso alguém tenha dúvidas sobre a margem consignável deve fazer reclamação formal no RH, “que encaminhará a solicitação à pasta”. “Caso esteja errada, a Seplag verificará e corrigirá no sistema”, informou por nota.
EMPRÉSTIMO CONSIGNADO !!!
ResponderExcluirPRA QUÊ SE NEM MESMO O SALÁRIO ESTÁ GARANTIDO !!!
“Não vejo perspectiva de pagamento de 13º salário e, quiçá, de mais uma ou duas folhas salariais. Faltam três folhas até o fim do ano e não tem nenhum recurso extraordinário para entrar”, explica. Somente com servidores ativos o estado gasta R$ 24 bilhões por ano. O deputado diz que com o fim dos grandes eventos “deve crescer o desemprego, pela desmobilização da construção civil e o esfriamento do comércio”.
Fonte:http://odia.ig.com.br/rio-de-janeiro/2016-09-18/deficit-orcamentario-leva-estado-ao-fundo-do-poco.html
Já que estamos em plena campanha eleitoral, e plagiando o Deputado Tiririca,quando disse que:" PIOR QUE ESTÁ NÃO FICA ". Não vote em candidatos do PMDB nessa eleição, porque igualmente e em conluio com o PT, o PMDB nos 16 anos de Governo destruiu o estado do Rio de Janeneiro !
JUNTOS SOMOS FORTES.
Empréstimos consignados uma lei criada pelo PT , onde se torna um vício e leva o servidor a falência.
ResponderExcluirPara conseguir respeito e fazer valer a justiça. Alguém terá que ser sacrificado. Sem o Caos não venceremos.
ResponderExcluirUma solução para os que estão endividados com consignados é mover estes bancos na justiça, pois eles empurraram dinheiro alem do permetido do desconto em folha , tem pessoas que chegam a 60% de desconto quando tem que ser 30% no contrache, isso incluindo os descontos obrigatórios.
ResponderExcluirEmprestimo consignado não é obrigado a fazer,faz quem achar que deve. Já me ajudou muito em algumas situações.
ExcluirÉ ISSO AÍ.
Excluir