sexta-feira, 11 de novembro de 2016

COMANDANTE DO CBMERJ AMEAÇA RENUNCIAR - TIRO SAIU PELA CULATRA

Após adesão de oficiais superiores à mobilização contra a aprovação do pacote da maldade, inclusive de comandantes de unidades, o comandante geral estuda a possibilidade de uma renúncia para evitar sua exoneração. 


A via da renúncia seria uma forma de, em suas palavras, "garantir uma saída honrosa" e de manter uma boa relação com os oficiais superiores ativos e inativos que diariamente enfileiram na porta do seu gabinete cobrando um posicionamento em defesa dos seus, ou melhor, dos nossos salários.






O tiro saiu pela culatra. Cel BM Alcântara enviou alguns emissários à reunião dos oficiais no clube dos oficiais essa semana para conduzirem o processo de construção de uma pauta e manter tudo sob controle. Porém, seus emissários foram atropelados pelos Cel Bm RR e outros oficiais da ativa que não admitem nenhuma das pautas sugeridas pelo governo. Resultado: saíram de lá com a definição de não aceitarem nada do pacote de maldades e todos aderirem à manifestação no dia 16. Noite de festa e euforia, mas o dia seguinte iria chegar.

Após o conhecimento do Comando Geral sobre desfecho dessa reunião (que não concordou com o posicionamento da assembleia) medidas de retaliação começam a serem tomadas, e mensagens retificando o que fora divulgado já circulam com aquelas frases "Não foi bem isso que queríamos dizer"

Infelizmente, ainda não se manifestou em nossa corporação, no posto de comando geral, homens com a fibra e honradez do Cel PM RODRIGO SANGLARD que de cabeça erguida tomou as atitudes que visavam o bem estar da coletividade, além de se posicionar ao lado dos mais frágeis e injustiçados sem se intimidar com a possível perda de seu cargo.

Um breve parênteses para reproduzir aqui sua carta da passagem de comando:

"Bom dia a todos!!!

1 ano, 6 meses e 14 dias... Não parece que foi ontem, não!!!

Parece que tem pelo menos o dobro do tempo.

Escolhi ser militar e gosto de ser militar. E como tal cumpro as ordens a mim dirigidas, desde que não sejam absurdas ou ilegais. Ser militar é defender, mesmo com o risco da própria vida, a constituição, leis e normas que garantem o bem estar e a liberdade de uma nação ou sociedade.

Hoje transmito o comando do BPGE, sem nenhum absurdo ou arbitrariedade, cumpro uma ordem totalmente legal!! Estamos conscientes de que os motivos estão relacionados aos acontecimentos do dia 08 de novembro, que superaram negativamente as expectativas das autoridades relacionadas e com competência direta ao assunto.

De fato nós também não queríamos acreditar que uma manifestação, que era para ser pacífica, evoluísse para uma invasão ao plenário da ALERJ. O dano causado ao patrimônio público da ALERJ, incomodou sobremaneira o Sr. Presidente daquela Casa Legislativa, bem como foi amplamente divulgado pela mídia.

Independente de valores, são bens materiais que podem ser substituídos. Na nossa visão de gestores de segurança em grandes eventos, onde estão inseridas as manifestações, avaliamos que o dia se encerrou com um grande e absoluto sucesso.
Éramos 340 PMs, distribuídos em diversas formas de policiamento, onde o BPGE era o protagonista principal. Entre os manifestantes que totalizavam o número compreendido entre 10 e 12 mil, PMs, BMs, PCs e CEAPs predominantemente. Arisco um palpite de que havia pelo menos mil pessoas armadas. E, por volta das 17:30h, depois de todos os acontecimentos desagradáveis, encerramos nossas atividades com o admirável número de zero policiais e zero manifestantes mortos ou feridos .

Nós consideramos isso um sucesso absoluto!! Mas outros se preocupam mais com mesas, cadeiras e computadores. 

Será que alguma entidade ligada aos direitos humanos fará alguma referência elogiosa a isto?!?! Creio que não. De qualquer forma saber que nosso trabalho talvez tenha evitado um deslocamento triste do nosso Comandante Geral, ou do Comandante Geral dos Bombeiros, ou do Chefe da PC, ou do Secretário da SEAP, ao cemitério Jardim da Saudade, isto não tem preço!!!

Em meu último ato como Comandante do BPGE, na tarde de ontem, dia 09 por volta das 16h estive presente no Quartel General do Corpo de Bombeiros, onde fui cordialmente recebido pelo Senhor Cel BM Robadey, Chefe do EMG. A ele entreguei, conforme havia me comprometido com bombeiros militares na ALERJ, uma reivindicação institucional, para a análise e deliberação, respeitando se é claro, a autoridade a ele investida.

Quero agradecer a Deus que tem me atendido sempre com sua medida certa!! Menos do que eu quero, porém bem mais do que mereço.

Ao meu pai, Djalma em memória, que foi o exemplo de dignidade perfeito para minha vida.
A minha mãe, Maria Helena, que com seus métodos de vigilância e um par de chinelos de couro de baixa letalidade, me mantiveram coberto e alinhado.

Ao meu irmão, Alexandre, que é um grande amigo e com a palavra amigo já descreve todas as suas virtudes.

A minha esposa, Sandra, que é a melhor do mundo e não devo fazer muita propaganda.
A minha filha, Bárbara, que faz jus ao nome, e por quem me empenho para fazer dela uma verdadeira cidadã para o mundo.

Lamento a velocidade dos últimos acontecimentos. Gostaria de ter tido a oportunidade de avisar a minha esposa e minha mãe sobre a minha exoneração, ao invés delas terem recebido a notícia pela impressa assim como aconteceu com a maioria dos meus amigos.
Gostaria de ter tido a oportunidade de trazer aqui hoje, minha mãe, minha esposa e minha filha. Poder apresentá-las aos senhores e plagiar o Major Fonseca, nosso Comandante de Corpo de Alunos na Escola de Formação de Oficiais, apresentando-as como 1º, 2º e 3º artigos de qualquer código de ética e conduta social.

Agradeço aos oficiais e praças do BPGE, pela fidelidade e companheirismo, que foram de vital importância para a dinâmica da unidade.

Agradeço ao Sr. Comandante Geral, Cel Wolney Dias, por ter me dado a oportunidade de explicar lhe pessoalmente os fatos ocorridos no dia 08, me concedendo algumas horas dentro de sua agenda onde o dia de 24h se torna ínfimo. E por seu enorme empenho junto aos Deputados Estaduais, para que se sensibilizem com nossa causa.

Agradeço ao Sr. Cel Lima Freire Chefe do EM e ao Sr. Cel Henrique Sub Chefe Operacional pela confiança em mim depositada e por nunca terem me negado um minuto que fosse para ponderações e esclarecimentos de demandas.

Agradeço ao Sr. Cel Beloni que não só confiou no meu trabalho, como me concedeu grande liberdade de planejamento e execução, ao ponto de até nos falarmos pouco, pois apenas confirmávamos as demandas, em uma linha de raciocínio extremamente semelhante.

Agradeço aos meus motoristas e minhas secretárias, que pela proximidade, compartilharam momentos de alegria e mau humor. Por fim, agradeço a todos que fazem parte da minha vida e contribuem com minha carreira profissional, inclusive a todas as mensagens de solidariedade, carinho e motivação, que foram tantas que ainda não consegui ler a maioria. Numa coleção de amigos não existem figuras repetidas.

Ao meu sucessor, Ten Cel Peixoto, a quem transmito o comando com grande satisfação, desejo muita paz, sucesso e energia. Transmito o BPGE em um momento muito delicado. As manifestações têm tomado proporções extremamente inconvenientes e é visível o desgaste da tropa incluindo os oficias, sua capacidades físicas, técnicas e psicológicas, estão atingindo o limite do suportável.

Todavia diante da capacidade técnica, competência e adaptabilidade do Ten Cel Peixoto, entendo que todas as adversidades são apenas um toque de tempero ao seu desafio. Para encerrar repetirei aqui um juramento que fiz a Bandeira há muitos anos.

“Prometo pela minha honra, fazer o melhor possível, para cumprir o meu dever, para com Deus e minha Pátria, ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião e obedecer a Lei Escoteira”.

Eu tinha 12 anos.
Os demais juramentos que fiz, com muito orgulho foram à confirmação deste. 
Que Deus ilumine a todos nós.

Rio de Janeiro, 10 de Novembro de 2016."


Especula-se que hoje o Comando geral terá uma oportunidade com o governador para falar de assuntos a respeito da segurança em grandes desastres naturais, porém, se de fato esse encontro acontecer sabe-se que 90% da pauta será a manifestação do dia 16 e seu posicionamento junto a tropa. Porque até agora está acovardado.

A falta de liderança, reconhecimento da tropa e postura de comandante o deixa numa situação delicadíssima. Ou apoia, e compra a briga da tropa e dos oficiais que se levantaram e fica contra as medidas do governo correndo o risco da exoneração (atitude incompatível com seu perfil), ou renuncia e evita o mesmo vexame que outrora o Cel Pedro passou em 2011. Eis o dilema!!!

Aguardamos ansiosos pelos Rodrigos Sanglard do CBMERJ.

44 comentários:

  1. Isso já era esperado agora é todos juntos somos fortes ...eu disse todos !!!

    ResponderExcluir
  2. Uma pergunta que não quer calar. Os mesmos que estão aderindo hoje, são os mesmos que excluíram num passado recente os militares? Uma pergunta sem qualquer ironia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cel Miguel Ângelo é um deles.

      Excluir
    2. Sim, são os mesmos. Se a tropa reincidir os crimes militares cometidos no passado, como greve e insubordinação, não esperem qq tipo de apoio. A lei será cumprida. Sem mais

      Excluir
    3. É PORQUE AGORA VÃO MEXER NO DELES, SE FOSSE SÓ NO NOSSO, IRIAM CONTINUAR NOS SEUS GABINETES REFRIGERADOS E CAGANDO PARA A TROPA. INFELIZMENTE ESTA É A MAIS CRISTALINA REALIDADE.

      Excluir
    4. Muita falta de visão, estimular revanchismo em um momento destes. Olha p frente, olha para os lados, os Oficiais não são e nunca foram inimigos. A força do ofício nos faz fiscalizadores.

      Excluir
  3. Esse cara já era pra ter renunciado há muito tempo! Estamos fartos de gente que quer comando só pra se dar bem! Cada um só olha pro seu umbigo! E o presente cmte geral adotou atos e discursos que denotaram a defesa de seus interesses particulares somente!! Vá com Deus! E a sua saída já será esquisita da mesma forma. Enquanto o Cmte-Geral da PMERJ estava lá na ALERJ junto a seus comandados, o do CBMERJ estava aonde??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estava articulando o que ia fazer com a tropa, mas se deu mal, a resposta foi outra, pois teve que afetar o bolso deles para eles acordarem o gigante que também está dentro deles. Já que acordaram tem a obrigação de por em prática sem querer pensar na política de por alguém deles na Alerj ou Câmara dos Deputados.

      Excluir
  4. A diferença é que agora todos estão perdendo...por isso eles estão aderindo... SIMPLES ASSIM SENHORES!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente, mas agora é a nossa vez de aproveitar o bom senso deles e ver o lado de todos.

      Excluir
  5. Ainda querem picuinhas internas? Não é o momento desses comentários ... TODOS JUNTOS INDEPENDENTE DE QUEM SEJA. Ou seremos massacrados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é picuinha,irmão,acho que são bem vindos.Apenas não podemos deixar de vigiar.

      Excluir
  6. Esse Coronel Alcântara ja está demorando muito nesse comando, não sei como a tropa ainda não derrubou esse capacho do governo nunca defende a tropa, esse papagaio de pirata do governador. Ele só quer saber do lado dele é o resto que se dane. Tem aproximadamente 30 militares só GSE respondendo Pad por reivindicar um decreto que o governador prometeu assinar, e esse comandante covarde que em audiência pública falou estar do lado desses militares, covardemente mandou participar esses militares que estavam reivindicando um acordo entre deputados, escola de líderes, líder do governo, governador e comando do Cbmerj. O que esperar de um comandante sem palavra, ele é pior que o Coronel Pedro. Ele merece cair igual aconteceu com o Coronel Pedro ele é tão omisso quanto o Cel Pedro.

    ResponderExcluir
  7. Pessoal não queria acreditar ,mais quem quebrou o gabinete na alerj foi os próprios funcionários da alerj, agora a mando de quem? agora a bancada de vidro foi a galera que subiu, infelizmente o vidro não suportou o peso, agora eles vão superfaturar e vão colocar um vidro melhor e um gabinete mais luxuoso...

    ResponderExcluir
  8. Agora que temos q ir todos! Ou teremos Rodrigos Sanglard conosco ou Pedrocas?!

    ResponderExcluir
  9. Bom dia srs...
    Se pudesse ter um dedinho de prosa com nosso cmdt, gostaria de indicar a cobrança de uma data base para nosso aumento!!!! Pois todo o funcionalismo tem uma data/mês específico para o aumento anual, nós tbm já tivemos(se não me engano até o Governo Marcelo Alencar), mas hj já não temos e vivemos a Deus dará... Sem esqcer q nossi aux. Transporte está congelado a +/- 05 anos!. Comandante, de uma solada no governador, traga boas resposta e juntr-se a NÓS, pois realmente JUNTOS SOMOS FORTES!!!!!

    ResponderExcluir
  10. E falo mais.... deixem ele ir sem darmos ibope. Afinal pra mim ele não faz a menor diferença

    ResponderExcluir
  11. Gostaria de elogiar a atitude desse cmt.
    Mais a verdade é uma só agora que está respirando neles, eu acredito sim que vai mudar alguma coisa para melhor.

    ResponderExcluir
  12. Inacreditável, que em um momento como esse, ainda tenham Bombeiros limitados querendo estimular rixa entre oficial x praça. Lamentável, não temos tempo p recalcados

    ResponderExcluir
  13. PESSOAL VAMOS OBSERVAR O DEPUTADO WAGNER MONTE, OK, SEMPRE QUE TEM UMA MANIFESTAÇÃO DOS BOMBEIROS, ELE(WAGNER MONTE), TEM UMA DESCULPA, VCS LEMBRA DA MANIFESTAÇÃO EM 2011?, POIS BEM, ELE FUGIU PARA NOVA YORK, HOJE ELE FICA ANUNCIANDO PROBLEMAS EM OUTROS ESTADOS DIZENDO, NÃO É SOMENTE AQUI NO RIO? VAMOS CONTINUAR LIMPANDO A BUNDA DESSE MANE? ELEGENDO-O?. NUNCA FEZ NADA PARA OS POLICIAIS MILITARES E BOMBEIROS E POLICIAIS CIVIS. VAMOS OBSERVAR QUAIS OS DEPUTADOS QUE IRÃO ASSINAR A FAVOR DO PACOTE DA MALDADE. E BANI-LOS, ATRAVÉS DO NOSSOS VOTOS.

    ResponderExcluir
  14. Falou, falou e não disse nada e a galera da geral continua orfã.

    ResponderExcluir
  15. Em um momento que o CBMERJ sofre o maior ataque de sua história, não podemos nos dividir, todos somos militares por opção, por vocação e eu me orgulho muito disso. Atacar o cedo geral só nos enfraquece como instituição e facilita a vida de quem quer nos arrancar direitos. Ten Cel Flávio Valle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro oficial superior ao qual tenho a honra de me dirigir.Vale lembrar que a questão vai além do que atacar o cmte geral mas sim de apreciar a sua postura,uma vez que a sua tropa está agonizando e ele não se posiciona,apenas se limita a fazer discursos meramente políticos.Sou BM mas o meu caráter como militar foi forjado nas Forças Armadas onde lá servi por 4 anos e dentre muitas coisas que lá aprendi,a principal delas é de
      que numa batalha o cmte é aquele que tem a "obrigação" de ir à frente de sua tropa,atitude está que nunca presenciei de nenhum cmte do CBMERJ em quase 20 anos de sv

      Excluir
  16. Soltarei fogos no Campo de Santana se ele sair!!!!! Rala Alcântara!!!!

    ResponderExcluir
  17. Parabéns ao CEl. Da PM Rodrigo.

    ResponderExcluir
  18. Dinheiro ele sempre teve por conta das empresas que tem.
    Só lhe faltava poder e agora que já satisfez seu ego, parta pra bem longe!

    ResponderExcluir
  19. Deus proverá fazendo assim o gigante desmoronar sob todos sendo assim nós fazendo vencedores custe o que custar... Deus é fiel creiam!!!!

    ResponderExcluir


  20. Uma idéia para ajudar o ESTADO, concordo com o desconto de 30% para ajudar o estado, só se for cancelado todos os descontos bancários no meu contracheque e proibir o banco de meter a mão na minha conta salário, até os 16 meses como o governo quer...após 16 meses volta a descontar, simples... e o piso de R$ 21,000,00 para o governador tá ótimo, nenhum funcionário do estado tem que ganhar mais que o governador idéia excelente, e infelizmente vai mexer no bolso de gente graúda, agora ferrou, a boiada com certeza vai atrás... jsf!

    ResponderExcluir
  21. Dia 16 vcs vão ver a merda quevai dá. Esse governo não tem mais nada a perder.Covardias irão ser feita com o funcionalismo, os ssalários irão atrasar e estaremos num barco furado.Não temos onde e aquem recorrer.Pergunte aos coroneis, eles conhecem esses metodos coverde de maldades.Quando eles estavam nos comandos da vida nunca se preocupou com a tropa.Lembram do comando do CFAP nos anos 97 98 isca de figado e macarroz-bucho com arroz.Aperto e corvadia.Não vejo uma luz no túnel.To cansado e doente só me resta esperar a morte chegar.

    ResponderExcluir
  22. O momento é de união, mas sempre aparecem uns covardes, aproveitando_se do anonimato para desagregar

    ResponderExcluir
  23. PMERJ ESTÃO DE PARABÉNS PELA PESSOA DESTE VALOROSO HOMEM E OFICIAL SUPERIOR,SOUBE LEVAR COM GALHARDIA SEM NENHUM FERIDO POIS COMO CMT SABE QUE SÃO SALVAS DE TIROS,BANDEIRA DO BRASIL E DEPOIS A FAMÍLIA DO MILITAR MORTO EM COMBATE QUE PASSE FOME!!!E O MEIO DELES NOS GANHAR É NOS DESUNINDO,PARABÉNS FUTURO CMT DA PMERJ!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ESTOU PLENAMENTE DE ACORDO, COM VOCe O CORONEL FOI EXEMPLAR, POIS EVITOU MUITOS FERIDOS OU ATÉ MORTOS. PARABENS CEL SEJA FELIZ. O MESMO EU NÃO FALO DO COMANDANTE DO CHOQUE: POIS BATER EM PROFESSORES, E EM CIDADÃOS QUE PRECISAM ALMOÇAR POR 2 REAIS É MOLE. QUERO VER VOCÊ CHUPAR O DEDINHO DO PÉ DO PEZÃO. AÍ SEI NÃO. E QUANTO A VOCES SUBORDINADOS É O TERMO MAS EU NÃO GOSTO. ÖRDEM ABSURDA NÃO SE CUMPRE, DA PRÓXIMA VÊZ AJAM COM DIGNIDADE, E HONRRA, SUAS PROMESSAS SALVAR E DEFENDER.

      JUNTOS SOMOS FORTES"'''''''

      Excluir
  24. Este comandante do corpo de bombeiros deveria ter conhecido e Ten BM Trindade, militar íntegro, honesto, responsável, que em outras épocas encabeçou revindicações salariais em benefício de sua classe. É uma pena que ele faleceu porque hoje estaria aqui na frente da tropa para nós defender desa covardia que querem fazer conosco.

    ResponderExcluir
  25. PEZÃO DEU UM TIRO NO PÉ, E O DELE É DIFICIL DE ERRAR.

    ResponderExcluir
  26. Fiquei emocionado com as palavras do comandante geral da PMERJ,espero que sirva de exemplo para futuros oficiais não só da PM,mas em todas as forças,parabéns CMT da PMERJ,eu tenho certeza que todos gostariam de ter lhe dado um abraço,e dizer obrigado CMT por Deus ter colocado o senhor para fazer parte dessa história que só está começando,precisamos de heróis como o senhor em nossas colunas...

    ResponderExcluir
  27. É uma lástima que em um momento como este, ainda existam alguns militares que vão buscar no passado uma tola richa entre oficiais e praças. Vamos evoluir e parar com esta tolice. Somos militares, usamos a mesma farda e temos os mesmos ideais. Nao cabe mais estas frases e estes mimis que nada acrescentam. Parem e analisem os fatos. O momento é agora.

    ResponderExcluir
  28. Eu tava vendo algumas imagens do quebra quebra na Alerj...alguns com camisa do SOS Bombeiros. Isso tira nossa legitimidade,nossa força,nossa razao. O SOS deveria saber quem sao essas pessoas e proibi.las de usar a camisa do nosso movimento. Outra coisa: cmt geral sair? Já é mais q previsto né?
    Ele esta respirando a base de aparelhos. Somos todos um só nessa luta!!!!

    ResponderExcluir
  29. Boato rolando que sergio simoes voltara a ser CG do CBMERJ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. GRANDE COISA, SIMÕES ADVOGADO DAS CAUSAS PERDIDAS.
      ESTAMOS JUNTOS PORQUE SOMOS MAIS FORTES;

      Excluir
  30. Se tem uma coisa que aprendi em 2011 é de oficial so v o umbigo dele!!!! E MAIS NADA!!! NÃO SÃO TODOS MAS 90% É ASSIM!!!! Enquanto eles tiverem salário para pagar AP, terem para pagar carro Zero e escola dos filhos o resto q se f....., o resto somos nós praças que temos q nos f..... para complementar nosso salário e dar um pouco de dignidade as nossas familias!! Agora que o Governo vai mexer no deles e tirar o conforto deles eles querem que nos juntemos a eles???? Mas de jeito nenhum vou ombrear com eles!!! nunca jamais !! 2011 e prova disso!!!!! Vou continuar saindo de casa e vendendo Coca cola gelada no sinal e complementando minha renda pois nao sou acomodado como vários praças que tem aí, baba ovos de oficiais e os que vivem de romantismo e orgulho de CBMERJ!!!! mas nunca mais dividirei palanque com eles!!!! Vão vender água no sinal ou continuem se corrompendo na SsT.

    ResponderExcluir
  31. O Comandante geral tinha q ser o Coronel Rodrigues q comandou o 8º GBM e CSM/MOTO, aí sim q o bicho ia pegar. Ele ia era mandar esse pezão tomar no C_ seu FDP. Ele não ia se acovarda. Saudade português, tú era pica.

    ResponderExcluir
  32. Por isso que perdeu as eleições , todos estão cansados de suas invenções , em vez de fazer um planejamento para influenciar seus amigos na ALERJ, perdeu seu tempo para fazer falsas acusações do comando, se liga !

    ResponderExcluir

Comentários com palavras de baixo calão, agressivas ou que estimulem a violência ou prática criminosas não vão ser publicados.

Citações ou acusações pessoais somente são publicadas com a identificação do autor do comentário.

Se sentiu ofendido? Quer ter o direito de resposta? Faça contato pelo email (enderecumemaium@gmail.com) ou use os comentários para defender seu ponto de vista.

O BLOG é seu. Use-o com sabedoria.