quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

A HORA DA DESVINCULAÇÃO É ESSA. FORA SAMU!!!

A municipalização de 16 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), resultado de um acerto entre o empossado Prefeito do Rio Marcelo Crivella e o Governador Pezão, já está em andamento e tem previsão de ter consumada a transferência de gestão até o mês de Março.



Fato é que diante desse cenário caótico qual o governo do estado enfrenta, ele tem a prioridade de diminuir os gastos e encargos, ou seja, enxugar a máquina pública ao máximo possível se almeja honrar com os compromissos ou mais sério ainda, se pretende se livrar de ter de explicar suas contas no final do mandato para a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Dito isso, abordemos o Serviço Móvel de Urgência (SAMU) que na área metropolitana do Rio de Janeiro está sob a administração do Estado, sendo executado o serviço não pela iniciativa privada, mas sim pelos Militares do Corpo de Bombeiros do Estado. É importante ressaltar que por decreto presidencial o SAMU é um serviço de verba Federal franqueado a execução dos Municípios, a fim de desconcentrar a atenção efetuada exclusivamente pelos pronto-socorros.

O caso é que os bombeiros já veem a tempos reclamando que estão extenuados dessa jornada em seus serviços, atendendo duplamente chamados de Emergência devido a Vincualção do SAMU ao CORPO DE BOMBEIROS  (http://www.sosbombeirosrj.com/2015/05/vinculacao-do-samu-ao-corpo-de.html), que provoca prejuízo a qualidade do serviço prestado a população devido a esse desvio de função, pois o atendimento do SAMU em nada tem a ver com a atividade fim do BOMBEIRO e devido ao alto grau de desgaste físico, mental e emocional causado ao servidor.

Nesse último domingo 08/01, noticiamos um caso polêmico desta situação de desgaste físico/mental, quando a Tenente enfermeira foi presa (http://www.sosbombeirosrj.com/2017/01/a-face-da-desumanidade-dentro-do-cbmerj.html) após informar não ter condições para dar continuidade ao serviço alegando problema físico-emocional, o que foi encarado pela tropa como um grande ato de falta de Humanidade por parte do comando. O caso da Tenente ainda está sendo analisado pelo comando do Corpo de Bombeiros mas já se tem noticia de que ela está passando por avaliações médicas.

O fato é que hoje os bombeiros clamam ao Sr. Prefeito Marcelo Crivella que a exemplo das UPA’s, entre em acordo com o Governador Pezão e assuma de vez o Serviço do SAMU. Os benefícios seriam não só para os bombeiros que estariam menos sobrecarregados, mas também para a população que estaria se beneficiando com a nova mão de obra menos desgastada, sem contar a abertura de novos postos de emprego o que traria alegria para um número enorme de famílias dentro desse cenário de crise.

SOS bombeiros: Essa atitude tem que ser tomada com urgência. O serviço da Samu deve ser devolvido imediatamente a prefeitura. Falta de salário, sobrecarga de serviço e um tratamento desumano resultaram na tragédia vivida pela oficial enfermeira nessa semana. 

Quantos mais precisarão tombar extenuados em serviço? 

Até quando nossos militares da saúde conseguirão suportar toda essa "carga"?    

31 comentários:

  1. Esses bombeiros que estão no SAMU tem de serem lotados no HCAP e nas Policlínicas , pois estão necessitando muito de bombeiros da área da saúde devido a grande quantidade de bombeiros que foram para a reserva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, deveriam retirar o SAMU dos militares e loterem esses militares em hospitais e policlínicas devido a demanda de bombeiros q estão reformando, e outra coisa tbm ,fizeram um levantamento de 18 vtrs do SAMU quebradas sem previsão de concerto, agora pq não acertam as férias do pessoal é muita covardia.

      Excluir
  2. Tudo em nome da grana federal.

    ResponderExcluir
  3. Fora samu pra ontem #somostodosbombeiromilitar

    ResponderExcluir
  4. URGENTE , Comandante do destacamento de bombeiros de Santo Antonio de Pádua manda dar fim em cães que viviam no entorno do DBM 2/21 e os bombeiros foram flagrados por uma senhora protetora de animais a qual fez denuncia na PMERJ 36 BPM e nada foi feito mas agora esta sendo divulgado em mídias jornalísticas locais e será que o mesmo comandante vai ser punido com o rigor da lei?
    O nome do Comandante é MAJOR BM OTÁVIO LUIZ MARTINS.

    ResponderExcluir
  5. O CBMERJ e o governo do Estado tem que devolver o SAMU para o município...
    Estamos com dupla função... Sem receber nada a mais por isso... Estamos no limite dá loucura...
    Trabalho escravo...
    Onde temos um comando arbitrário... Que está enlouquecendo os militares da ponta com inúmeras escalas extras por falta de pessoal...
    Não aguentamos mais... Queremos ser bombeiros... Fazer o serviço de bombeiro...
    Não ser táxi móvel... Onde a meta é gerar estatísticas... Mando vtrs pra dor de cabeça... Mal pressentimento... For no joelho após dançar a noite toda... Cansaço por ter ficado o dia todo na praia... Estamos no limite...
    SAMU tem q sair do bombeiro....
    Esse serviço não é nosso...
    Exigimos respeito....

    Oq aconteceu com a Tenente...
    Está bem próximo de acontecer com todos... Estamos a beira dá loucura...Morrendo a míngua... Sem ter a quem recorrer ...

    Quase 9 anos dá SAMU já deu pra um monte de coronel ficar milionário com esse serviço na corporação...
    Com contratos milionários de manutenção... Compra de insumos... E outras coisas mais... E o MP amordaçado não faz nada....
    Coronéis e outros senhores com bens e empresas q não condiz com seus salários... Isso ngm vê...

    Cadê a verba federal ? Q seria pra pagamento do pessoal dá SAMU ? No bolso de quem tá ?
    Não recebemos nada pra fazer um serviço que não é nosso...


    O sistema é falido... SAMU no cbmerj... Acabou com a credibilidade e qualidade no atendimento...
    Acabou com o cbmerj...
    Hje somos chacota em todo local que chegamos...


    SAMU NAO É BOMBEIRO...
    SAI SAMU
    PREFEITURA ASSUMA AQUILO QUE É DE VCS .

    CBMERJ ... SENHORES CORONÉIS NAO SEJAM COVARDES COM A TROPA... SE MANIFESTEM... E FALEM Q SAMU NAO É DO CBMERJ...
    Q INTERESSE VCS TEM EM PERMANECER NO CBMERJ...
    A TROPA TA DOENTE... NGM AGUENTA MAIS ISSO...
    JA CHEGA!!!!

    OU DEVOLVE ISSO LOGO PRA PREFEITURA...

    OU VAMOS PARAR GERAL... JA CHEGA... O AMOR ACABOU PORRAAAAAAAAA....


    FORAAAAA SAMUUU

    VTNC


    ResponderExcluir
  6. FORAAAAA SAMUUU

    Pela prisão e investigação dos coronéis ....

    Estão milionários com a SAMU no cbmerj

    Bens que não condiz com suas rendas...

    Donos de empresas milionárias de ambulâncias e outros...

    Desvio de verba de manutenção e insumos...

    Fora SAMU...
    Fora SAMU

    ResponderExcluir
  7. Já passou da hora, essa bomba não era nossa e empurraram goela abaixo. Já chega, FORA SAMU!!!

    ResponderExcluir
  8. Cadê a verba federal que era destinada a pagamento do pessoal do SAMU...?

    Pq já estamos a quase 9 anos trabalhando de graça em um serviço que não é nosso?


    Pq militares que estão adidos a outras funções recebem gratificações... E já estamos 9 anos desviados dá nossa missão cbmerj... E nunca recebemos nada... Cadê esse dinheiro...?

    MP cadê vcs ???

    ResponderExcluir
  9. Estamos doentes... A quase 9 anos desviados de função...
    SAMU não é nossa missão...
    Pq tanto interesse por parte do comando malandro em manter SAMU no cbmerj... Quanto ele tá levando por isso?


    ResponderExcluir
  10. Com certeza, somos sobrecarregados, mtas das vezes não conseguimos nos alimentar e ir ao banheiro.
    Isso sem falar q qdo temos uma ambulância do Bombeiro atendendo casos de "samuber" simultaneamente vítimas de trauma morrem por falta ou demora de ambulância.

    ResponderExcluir
  11. Investigação urgente !!!!
    SAMU não é nosso...

    Façam suas denúncias no MP e CNJ...
    Devolvam a SAMU pra prefeitura...


    Queremos somente aquilo que é nosso...
    Cadê a nossa dignidade???

    ResponderExcluir
  12. Seria um sonho realizado. Um pouco de qualidade de vidas aos bombeiros.

    ResponderExcluir
  13. Pelo amor de Deus, não aguento mais o samu, estou morrendo aos poucos, não posso trabalhar em 2 lugares ao mesmo tempo e desumano. Sem salário e trabalhando de graça para o samu há 8 anos. Nos salve prefeito crivella.

    ResponderExcluir
  14. Otimo devolver samu para municipio e a promoçao cabos da saude que ralam nas viaturas cade assinatura do decreto. Documento esta casa civil porque nao assinam. Engavetaram???

    ResponderExcluir
  15. O bombeiro executa várias atividades que se caracterizam como desvio de função, o SAMU é uma delas. O caso dá tenente teve visibilidade, mais quantos bombeiros estão afastados pela psiquiatra ou com problemas osteomusculares e isso é ocultado!!
    Os bombeiros estão a cada dia ficando mais doentes, ou esses trabalhadores realizam somente suas atividades constitucionais ou daqui a algum tempo não terão mais bombeiros para socorrer a população nas ruas, pois estarão afastados tratando de suas doenças decorrentes do excesso de trabalho e tratamento desumano por parte de seus pares que deveriam zelar pela saúde de seus comandados ou invés de só cuidar da manutenção dos benefícios de seus cargos!!
    Como conseguem dormir a noite sabendo que dia após dia o número de bombeiros adoecidos é cada vez maior?
    A média de atendimentos que as as ambulâncias fazemé de 10 por dia, geralmente se leva 2 horas em cada atendimento, ou seja, os bombeiros das ambulâncias como a tenente presa das suas 24 horas de serviço trabalham 20. Na revolução industrial se trabalhavam de 14 a16 horas por dia,a história nos mostrou os impactos sobre a saúde nessas condições de trabalho!!
    Não vamos deixar os bombeiros chegarem a exaustão e adoecer!!
    PREFEITURA ASSUMA O SAMU QUE É SUA RESPONSABILIDADE!!

    ResponderExcluir
  16. O bombeiro executa várias atividades que se caracterizam como desvio de função, o SAMU é uma delas. O caso dá tenente teve visibilidade, mais quantos bombeiros estão afastados pela psiquiatra ou com problemas osteomusculares e isso é ocultado!!
    Os bombeiros estão a cada dia ficando mais doentes, ou esses trabalhadores realizam somente suas atividades constitucionais ou daqui a algum tempo não terão mais bombeiros para socorrer a população nas ruas, pois estarão afastados tratando de suas doenças decorrentes do excesso de trabalho e tratamento desumano por parte de seus pares que deveriam zelar pela saúde de seus comandados ou invés de só cuidar da manutenção dos benefícios de seus cargos!!
    Como conseguem dormir a noite sabendo que dia após dia o número de bombeiros adoecidos é cada vez maior?
    A média de atendimentos que as as ambulâncias fazemé de 10 por dia, geralmente se leva 2 horas em cada atendimento, ou seja, os bombeiros das ambulâncias como a tenente presa das suas 24 horas de serviço trabalham 20. Na revolução industrial se trabalhavam de 14 a16 horas por dia,a história nos mostrou os impactos sobre a saúde nessas condições de trabalho!!
    Não vamos deixar os bombeiros chegarem a exaustão e adoecer!!
    PREFEITURA ASSUMA O SAMU QUE É SUA RESPONSABILIDADE!!

    ResponderExcluir
  17. O SAMU É UM ESTELIONATO PERMITIDO, POIS DEVERIA TER O SAMU NA PREFEITURA E AS AMBULANCIAS DO CBMERJ. MAS O QUE FIZERAM? UM CAMBALACHO DA ÉPOCA DO CABRAL E ESCONDERAM AS AMBULANCIAS DO BM E COLOCARAM O SAMU DENTRO DO CBMERJ. Perde o bombeiro e a população.
    PEDE UMA AUDIÊNCIA COM O CRIVELLA E MOSTRA ESSE ESTELIONATO PRA ELE!

    ResponderExcluir
  18. Podemos conseguir essacdesvinculaçào do samu junto ao dr carlis eduardo nivo secretáriocdevcrivela que é coronel médico.

    ResponderExcluir
  19. Fora SAMU do Cbmerj !!!
    Não fizemos concurso para o SAMU !!!
    Não recebemos para trabalhar no SAMU !!!
    Não recebemos nenhuma gratificação por estar atendendo no SAMU e desempenhando DUPLA FUNÇÃO (SAMU e Cbmerj)...
    Somos concursados do Estado do Rio de Janeiro(Cbmerj) e não concursados do Município do Rio de Janeiro (SAMU)!!!
    Estamos sobrecarregados com esses atendimentos SEM NOÇÃO do SAMU, que tem uma regulação horrível, não faz uma triagem descente, mas mesmo assim manda ambulâncias !!!
    Estamos sendo escravos do Cbmerj por causa do SAMU !!!
    Todos estamos sobrecarregados ( médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e até os motoristas )!!!

    Fora SAMU !!!
    Fora SAMU !!!
    Fora SAMU !!!
    Fora SAMU !!!
    Fora SAMU !!!

    ResponderExcluir
  20. tem que saber quem foi que mandou prender a oficial enfermeira e se a prisão estava dentro da legalidade.Para representar contra este oficial no MP.

    ResponderExcluir
  21. A bombeirada tem que aprender o caminho do Ministério Publico e denunciar as arbitrariedades de certos oficiais.La o Leão vira GATINHO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou tudo é só denunciar

      Excluir
  22. A bombeirada tem que aprender o caminho do Ministério Publico e denunciar as arbitrariedades de certos oficiais.La o Leão vira GATINHO.

    ResponderExcluir
  23. O prog também é um estelionato oficial obrigam o bomba a tirar serviço que sabem que não vai pagar

    ResponderExcluir
  24. Já passou da hora...chega de covardia, chega de serviço extraordinário, chega de SAMU.Pelo respeito e dignidade do Bombeiro Militar! !!!!!

    ResponderExcluir
  25. Companheiros, infelizmente, há muito tempo nossa corporação tem políticos travestidos de militares em funções de chefia. Seus objetivos não são os mesmos que os da tropa, pois só pensam em cargos, verbas e boquinhas.
    Como não tem argumentos plausíveis, usam uma lei de 1969 para punir seus subordinados. Uma lei da época da ditadura, feita para as Forças Armadas. Trata-se de pura demonstração de força e vaidade.
    Infelizmente ou felizmente, alguns ainda acreditam no “missão dada é missão cumprida”, quando na verdade, aqueles que possuem poder decisório visam somente seus próprios interesses.
    O SAMU atrelado aos bombeiros significa verba, cargos e interesses – só isso. A tropa está desgastada, arrasada, trabalhando apenas por amor, mas nada disso interessa.
    Uma profissão tão linda e respeitada como a nossa é colocada em segundo plano. Nossos quartéis são antigos, nossos equipamentos são obsoletos e nossos hospitais funcionam apenas por intervenção divina.
    A Tenente pediu socorro e foi presa, isso é fato. Ela pode ter errado? Talvez. Mas quem nunca errou? Se a pessoa não está capaz de desempenhar sua função de forma segura, para si e para outrem, é muito melhor que ela fique onde está.
    O oficial que se disse ofendido pela Tenente já desempenhou cargo político, inclusive em prefeitura, além de receber uma moção pública de um deputado que foi cassado. É mais um preocupado com cargos e boquinhas, ao invés de apoiar a tropa.
    A grande influência política que a corporação sofre nos leva a absurdos como este e, infelizmente, muitos não conseguem enxergar a verdade.

    ResponderExcluir
  26. Porque não usaram o regulamento disciplinar na Tenente, transgressão número 18, que diz a mesma coisa ?

    ResponderExcluir
  27. Para eles a tropa que se dane.
    Veja o caso da major do GSE que mandou prender a tenente: é major dos bombeiros, é médica do hospital dos servidores do estado, é sócia em uma empresa de radiologia (proibido pelo artigo 204 do código penal militar) e, é claro, já recebeu várias moções de políticos....
    Ela está preocupada com a tropa ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gse tinha era q acabar parceiro pq agente q está na ponta é que estamos sem saúde e eles lá dentro só no ar condicionado assim até eu .

      Excluir
  28. Vejo a indignação dos amigos bombeiros militares e sei que se não houver mudanças estamos lascados , mais li acima q todos os irmãos não aguentam mais essa dupla função e o sobre carregamento físico e mental , vendo isso sei que não somos muito amigos pela nomenclatura que nos dívide Sou Bombeiro Profissional Civil , nossa classe estar uma merda e devido muitas outras burocracias nos separam do atendimento a alguns clientes , Mais se o Sr.Pezão junto ao novo Prefeito Crivela e os Superiores do Comando , poderia nos permitirem aumentar nossa carga horária de ensino para ser compatíveis a de São Paulo e demais estados que ja apoiam essa força , E chegarem num bom senso e nos da a oportunidade de atuarmos na SAMU através da prefeitura municipal criando assim um GBCM juntos ao apoio da Guarda Municipal e logico a força Maior da CBMERJ estariamos aliviando o atendimento excessivo dos companheiros e teriam mais tempo para atuar em sinistros muito maiores e daria portas abertas a homens de família que tbm estão sofrendo e sendo diminuidos diante a socorros prestados por nós em estabelecimento e eventos , onde não somos reconhecidos como tal e acabamos sendo humilhados por clientes e tbm por pessoas que atuam na área da saúde , vejo q se houvesse essa brecha para nos seriamos mais vistos e a atuação junto a CBMERJ seria menos esgotantes para nossos companheiros que os comandos leiam com atenção isso e se houver alguém que possa nos ajudar nessa missão estou aqui pronto a servir , BOMBEIROS BUSCAR , SALVAR E RESGATAR , HOOP GUERREIROS AVANTE POR MUDANÇAS!

    ResponderExcluir

Comentários com palavras de baixo calão, agressivas ou que estimulem a violência ou prática criminosas não vão ser publicados.

Citações ou acusações pessoais somente são publicadas com a identificação do autor do comentário.

Se sentiu ofendido? Quer ter o direito de resposta? Faça contato pelo email (enderecumemaium@gmail.com) ou use os comentários para defender seu ponto de vista.

O BLOG é seu. Use-o com sabedoria.