terça-feira, 7 de março de 2017

Imposto de renda X 13º Salário




O início do prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda trouxe dúvidas aos servidores estaduais. O motivo é o atraso do pagamento de rendas em 2016. O grande ponto de interrogação, neste momento, é sobre como declarar o 13º salário. Os servidores não receberam o abono natalino de 2016, mas terão de declarar as parcelas que receberam do 13º de 2015.

Segundo a Secretaria estadual de Fazenda e Planejamento, o servidor estadual terá de declarar as quatro parcelas do abono de 2015. O campo no qual o servidor terá de declarar está disponível no Informe de Rendimento liberado pelo estado e disponível no Portal do Servidor. No caso de aposentados e pensionistas, os informes também estão liberados pelo Portal do Servidor e pelo site do Rioprevidência.

Para lembrar o servidor: em 2015, o estado atrasou o pagamento da segunda parte do 13º salário. Em dezembro, o governo decidiu parcelar esta parte em cinco. As parcelas foram pagas entre dezembro de 2015 e abril de 2016. Portanto, segundo a Secretaria de Fazenda e Planejamento, serão essas quatro parcelas que terão de ser declaradas este ano.

Servidor deve se informar antes de fazer a declaração

Nas declarações às quais o EXTRA teve acesso, os rendimentos sobre o 13º salário estão citados como “Rendimentos Sujeitos a Tributação Exclusiva”. Neste campo estará especificado, na visão do Estado do Rio, quanto o servidor recebeu em forma de abono natalino no ano de 2016. O entendimento da administração tem base em uma norma da Receita Federal, de 2014.

Para o advogado Bruno Miguel Drude, da Salusse Marangoni Advogados, é importante o servidor ter o aconselhamento de um profissional neste momento. Para ele, como o 13º de 2015 não foi pago no ano de competência, ele deverá ser declarado em 2016 como “renda recebida de pessoa jurídica”:

“O serviço público tem suas peculiaridades. Podem existir duas avaliações sobre as declarações. Como recomendação da Receita, o servidor deve seguir a orientação da fonte pagadora”.

Fonte: http://extra.globo.com/emprego/servidor-publico/servidores-do-estado-em-duvida-sobre-ir-2017-como-deve-ser-declarado-13-salario-21011403.html

15 comentários:

  1. OS GOVERNANTES DO RJ EMBOLSARAM O 13 SALÁRIOS DOS FUNCIONÁRIOS DO RJ. O QUE É PIOR DE TUDO ISTO: NINGUÉM FAZ RIGOROSAMENTE NADA EM FAVOR DOS FUNCIONÁRIOS DO RJ NO SENTIDO DE OBRIGAR O GOVERNO DO ESTADO A PAGAR O 13 SALÁRIOS AOS FUNCIONÁRIOS DO RJ.

    ResponderExcluir
  2. É UM ABUSO O QUE VOU FALAR!!!
    A MAJ CARLA, QUE JA FIGUROU VARIAS VEZES, AQUI NO SOS,(NO CASO DA LINGUIÇA ETERNA), (NO P.I QUE ERA DUBLE DE BOMBEIRO E, NÃO DEU EM NADA A SINDICANCIA, MAIS CONHECIDA COMO PIZZA), (NO CASO DO SUB QUE RASGOU A BOCA NA PORTA DO QUARTEL), (NO CASO DOS FANTASMAS DA ESCALA), MAS DESSA VEZ ELA SE SUPEROU.......OS BMS DE RAMOS JÁ NAO AGUENTAM MAIS COMER ALMONDEGAS TODOS OS DIAS, NO CAFE DA MANHA, ALMOÇO, JANTA E CEIA.......SERA QUE ELA CONSEGUE ALGUM DESCONTE EM ALMONDEGAS? OU TEM CARTÃO FIDELIDADE PARA GERAR KM DE VANTAGENS?
    FALTA BM EM CADA ALA E AINDA EXISTEM OS PEIXES, QUE POR OBRA E GRAÇA FICAM FORA DA ESCALA, ENQUANTO ISSO O ABT CORRE SOZINHO, POIS 2 BMS É O MESMO QUE INOPERANCIA. SEM CONTAR QUE ISSO É ASSEDIO MORAL, PREVISTO NA LEI 3921 E NOTA CMDO 256, QUE INSTITUI NUMEROS DE BMS NAS GUARNIÇÕES.
    MAS O PONTO CENTRAL E´QUE JÁ FORAM VARIOS BMS PARA CASA, A TAL DA R.R E MESMO ASSIM, A ETAPA DE ALIMENTAÇÃO DIMINUIU E PIOROU, COMO ASSIM?
    ACHO QUE ELA MERECE UM OSCAR, POR FAZER TANTA MERDA E NÃO PERDER O COMANDO QUE JA DURA 3 ANOS ........UFAAAAAAAAAAAA.........OU ELA É A MELHOR OU NÃO TEM LUGAR MELHOR PARA COLOCAR ELA.........PREFIRO ACREDITAR QUE NO ORGANOGRAMA DO COMANDO GERAL, RAMOS ESTA EXCLUIDO, DO SUA COSTUMEIRA INSPEÇÕES E CAFE DO BOMBEIROS.
    ACORDA ALCANTARA............
    JA TEVE UM SUB QUE RASGOU A BOCA........
    TA ESPERANDO O QUE? JSF

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. infelizmente ela é peixe do jorginho da sos,por isso ela não cai de lá...

      Excluir
    2. O pior é o Sub ten Gomes, que faz um monte de esquemas, não tira serviço e ainda é sub cmte.......kkkkkkkkkk sub sub cmte, UNICO NO CBMERJ!!! E fora os esquemas das suas empresas, que logico é acobertado pela maj carla!

      Excluir
  3. Boa noite Presidente! Como tinhamos conversado...o cara t dizendo q pagou o Ras p Cbmerj...tudo ko...montao d gv e combatente trabalhou e nao recebeu...vms p cima deles.
    Tmj!

    ResponderExcluir
  4. O que são os 14.179,16 que constam no campo Outros, em rendimentos isentos e não-tributáveis? Porque não há especificação no quadro 7?

    ResponderExcluir
  5. BRASIL É PENTA CABRAL É EXA CAMPEÃO.

    ResponderExcluir
  6. BRASIL É PENTA CABRAL É EXA CAMPEÃO.

    ResponderExcluir
  7. O QUE O GOVERNO DO RJ FIZERAM COM O DINHEIRO DA VENDA DA CEDAE? O DINHEIRO DA VENDA DA CEDAE NÃO ERA PARA PAGAR O 13 SALÁRIO DOS FUNCIONÁRIOS? E ATÉ AGORA NADA DE 13. SERÁ QUE OS GOVERNANTE IRÃO EMBOLSAR TAMBÉM O DINHEIRO DA VENDA DA CEDAE?SOCORRO PELO AMOR DE DEUS ALGUÉM FAZ ALGUMA COISA PORQUE DO JEITO QUE ESTÁ NÃO PODE CONTINUAR.

    ResponderExcluir
  8. O GOVERNADOR FALOU QUE IRÁ PAGAR O SALÁRIO DA SEGURANÇA PÚBLICA EM DIA. GRANDES COISAS, ELE NÃO FAZ MAIS QUE SUA OBRIGAÇÃO.

    ResponderExcluir
  9. Gente kd o 13 .? Nao e possivel q ninguém faz nada. Ninguém aperta esses safados

    ResponderExcluir
  10. Gente kd o 13 .? Nao e possivel q ninguém faz nada. Ninguém aperta esses safados

    ResponderExcluir
  11. TANTOS PROBLEMAS E A CORPORAÇÃO VIROU DE OFICIAIS E SUBTENENTES. NO CBMERJ A PIRÂMIDE É INVERTIDA!!! NÃO EXISTE MAIS CONCURSOS PARA CABOS E SARGENTOS, POREM PARA OFICIAIS DA ACADEMIA ACONTECE TODOS OS ANOS E CHOAE EM 2015, VAI TER EM 2017, ETC. CADÊ O CONCURSO INTERNO QUE SAIU NO CALENDARIO PARA 2017? EXIJO TAMBÉM A CHANCE DE TER MINHA CARREIRA! TENHO VERGONHA DESSE SISTEMA...

    ResponderExcluir
  12. http://odia.ig.com.br/brasil/2017-03-10/reforma-da-previdencia-evitara-que-pais-acabe-como-rj-mg-e-rs-diz-temer.html. Este golpista não enfatisa a necessecidade de se devolver imediatamente os BILHÕES, que foram roubados pelo políticos, desviados das estatais (BNDS, PETROBRÁS e etc...). Não fala da diminiução do número de deputados e senadores, que são uma verdadeira suga nos recusros. Não fala na tranformação dos municípios em condados, com estrutura enxuta, como nos países desenvolvidos. O problema não está na previdência. Não tem déficit, mas sim desvio da previdência para outros locais. Pergunta, quando a economua melhorar muito, vamos ver os políticos tão empenhados e rever algo? Querem comparar com país desenvolvido, só que lá, os impostos não são tão altos e são revertidos para a população, diferente daqui.

    ResponderExcluir
  13. Alerj quebrar tudo si assim

    ResponderExcluir

Comentários com palavras de baixo calão, agressivas ou que estimulem a violência ou prática criminosas não vão ser publicados.

Citações ou acusações pessoais somente são publicadas com a identificação do autor do comentário.

Se sentiu ofendido? Quer ter o direito de resposta? Faça contato pelo email (enderecumemaium@gmail.com) ou use os comentários para defender seu ponto de vista.

O BLOG é seu. Use-o com sabedoria.