segunda-feira, 12 de junho de 2017

Cães de busca do Corpo de Bombeiros do Rio se aposentam com honras

Nina, Shakira e Linda foram homenageadas em cerimônia militar

Com todas as honras, três cães de busca, resgate e salvamento do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) foram homenageados por serviços prestados ao canil da corporação. Após oito anos integrando a tropa, as labradoras Nina, Shakira e Linda tiveram suas aposentadorias oficializadas em uma cerimônia militar realizada no Segundo Grupamento de Socorro Florestal e Meio Ambiente (2º GSFMA).

- Elas fazem parte do primeiro grupo de cadelas empregadas no Serviço de Operações com Cães do CBMERJ. Agora que atingiram o limite de idade, passam para a tutela dos condutores ou de voluntários. É uma enorme honra e também uma grande responsabilidade garantir o merecido descanso para nossos cães soldados - afirmou o tenente-coronel Suassuna, comandante do 2º GSFMA.

Nina, Shakira e Linda vão ficar sob os cuidados, respectivamente, da capitão Tatiane Cruz, do subtenente Roberto e do 1º sargento Santos.

- Honrar e homenagear nossos heróis caninos é uma forma de reconhecer o valor do serviço de operações com cães da corporação. Nossos animais têm um histórico de missões no Estado do Rio de Janeiro e no exterior - afirmou o oficial.

Hoje, o Corpo de Bombeiros conta com 12 cães: sete adultos prontos e cinco filhotes em treinamento. Os animais auxiliam o trabalho de busca e resgate em grandes desastres naturais e urbanos. O canil da corporação atuou, por exemplo, no terremoto do Haiti; no deslizamento do Morro do Bumba; nos deslizamentos na Região Serrana e na queda de uma edificação na Rua 13 de Maio, no Centro do Rio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário