quarta-feira, 19 de julho de 2017

Serviço que aciona Samu no Rio de Janeiro corre o risco de ser paralisado

Empresa responsável por operar os telefonemas para o 192 informa não receber desde novembro de 2016. Problema foi informado ao Corpo de Bombeiros.



O serviço de telefonia 192, que aciona as ambulâncias do Samu no Rio de Janeiro pode parar a qualquer momento. A empresa responsável pelo serviço informa que não está recebendo do governo do estado desde o ano passado. A falta de dinheiro deve comprometer o atendimento. 

A informação é da GloboNews.

A GloboNews teve acesso a um ofício enviado pela empresa terceirizada que opera o serviço à Secretaria Estadual de Defesa Civil e ao Corpo dos Bombeiros. No documento, enviado em 19 de julho, a empresa informa sobre a iminência de interrupção deste serviço.

Em nota, a assessoria da Secretaria Estadual de Defesa Civil informou que "a verba para o pagamento é descentralizada pela Secretaria Estadual de Saúde".
A secretaria lembrou que o Samu nos municípios é gerenciado pelas prefeituras. 

O Corpo de Bombeiros gerencia o serviço 192 apenas no Rio de Janeiro (capital). A média de atendimento fica em torno de 450 eventos por dia.

De acordo com o ofício encaminhado pela HSI Solutions, a empresa informa que não recebeu parte do pagamento referente a novembro de 2016, e os vencimentos referentes a dezembro de 2016 e de janeiro a junho de 2017.

"Não possuímos mais recursos, nem crédito junto ao mercado bancário, para arcar com nossos compromissos junto aos funcionários, bem como, aos prestadores de serviços diretamente relacionados ao contrato em referência e ao próprio governo", descreve a empresa no documento que continua: "não podemos garantir que funcionários trabalhem sem recebimento de seus salários e benefícios, nem que fornecedores continuem prestando seus serviços sem seus respectivos recebimentos", informou os representantes da terceirizada no ofício.

Essa empresa terceirizada é responsável para fazer o atendimento inicial que chega ao 192, além da primeira triagem e para onde o paciente deve ser levado. Se a empresa para de funcionar, todos os serviços iniciais podem ser paralisados.

Neste sistema do Samu operam no Rio de Janeiro, 50 ambulâncias próprias e outras 20 ambulâncias do Corpo dos Bombeiros.



26 comentários:

  1. O Corpo de Bombeiro Militar do Estado do Rio de Janeiro,exerce a função do SAMU somente no Município do Rio de Janeiro, sem nem mesmo saber o porque, digo por aqueles que trabalham na "ponta", diretamente nas ambulâncias. Serviço que é prestado curiosamente pelo CBMERJ,somente no município do Rio de Janeiro, há aproximados 09 anos, não sendo repassado valores inerentes ao serviço para a quem nele trabalha. Tal serviço seria de competência de cada prefeitura. Nunca se teve respostas do porquê desse serviço ser prestado pelo CBMERJ. E no atual momento a situação se agrava por não ter um setor responsável pela manutenção das ambulâncias, onde as mesmas encontram-se quebradas em diversas unidades da Corporação, sem respostas a que realmente está acontecendo. Sobrecarre

    ResponderExcluir
  2. Sobrecarregando o trabalho e prejudicando diretamente a população que é a mais dependente do serviço.

    ResponderExcluir
  3. Os quartéis de Campinho, Realengo, Jacarepaguá , Campo Grande, Santa Cruz, Vila Isabel, Guadalupe, entre vários outros, todos encontram-se com ambulâncias quebradas, sem manutenção. Este assunto necessita ser apurado, investigado e solucionado o mais rápido possível!

    ResponderExcluir
  4. O PMDB JUNTO COM A BASE ALIADA FALIRAM O RIO DE JANEIRO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NÃO FALIRAM SÓ O RJ,FALIRAM O BRASIL.

      Excluir
  5. O voto NULO está saindo muito caro!!

    ResponderExcluir
  6. Samu ja deveria ter saido das maos do cbmerj... Acabou com a credibilidade da corporaçao... E está acabando com a vida dos militares da corporaçao... Q ja estao a nove anos...fazendo dupla funçao sem receber nada por isso...
    Simples a soluçao... Devolva o samu para a prefeitura do rj... Ja deu pra mtos ficarem ricos com isso... Chega... Samu nao é funçao de bombeiro....

    Sou a favor da corporaçao recuperarbsua credibilidade perante os atendimentos de aph... No qual cresci vendo e dava orgulho... Hje ...sinto vergonha ao chegar 50 min para um atropelado...pois as vtrs estavam atendendo dor de barriga em residencia... Pelo fim do samu na corporaçao...
    Dê essa mandinga pra qurm quer q seja... Chega de sacrificar a tropa pra fazer numero...e segurar bocada de empregos de indicaçao politica...
    Cbmerj/Gse hje é uma vergonha...


    SAMU NAO É FUNÇAO DE BOMBEIRO....

    O COMANDANTE GERAL NO MINIMO TINHANQ SE POSICIONAR E FALAR QUE O SAMU NAO TEM COMO MAIS FICAR NAS MAOS DA CORPORAÇAO... VAI SUJAR AINDA MAIS A CORPORAÇAO... CASO PARE TUDO...

    #FORASAMU

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. UÉ,NO CBMERJ TEM COMANDANTE GERAL?

      Excluir
  7. essa escravidão no cbmerj tem que acabar mesmo.

    ResponderExcluir
  8. É só passar para a prefeitura e o serviço vai funcionar normalmente.... Isso já era pra ter saído do bombeiro....

    ResponderExcluir
  9. É só passar para a prefeitura e o serviço vai funcionar normalmente.... Isso já era pra ter saído do bombeiro....

    ResponderExcluir
  10. O Corpo de Bombeiro Militar do Estado do Rio de Janeiro,exerce a função do SAMU somente no Município do Rio de Janeiro, sem nem mesmo saber o porque, digo por aqueles que trabalham na "ponta", diretamente nas ambulâncias. Serviço que é prestado curiosamente pelo CBMERJ,somente no município do Rio de Janeiro, há aproximados 09 anos, não sendo repassado valores inerentes ao serviço para a quem nele trabalha. Tal serviço seria de competência de cada prefeitura. Nunca se teve respostas do porquê desse serviço ser prestado pelo CBMERJ.

    ResponderExcluir
  11. No atual momento a situação se agrava por não ter um setor responsável pela manutenção das ambulâncias, onde as mesmas encontram-se quebradas em diversas unidades da Corporação, sem respostas a que realmente está acontecendo. Sobrecarregando o trabalho e prejudicando diretamente a população que é a mais dependente do serviço.

    ResponderExcluir
  12. Os quartéis de Campinho, Realengo, Jacarepaguá , Campo Grande, Santa Cruz, Vila Isabel, Guadalupe, entre vários outros, todos encontram-se com ambulâncias quebradas, sem manutenção. Este assunto necessita ser apurado, investigado e solucionado o mais rápido possível!

    ResponderExcluir
  13. Os quartéis de Campinho, Realengo, Jacarepaguá , Campo Grande, Santa Cruz, Vila Isabel, Guadalupe, entre vários outros, todos encontram-se com ambulâncias quebradas, sem manutenção. Este assunto necessita ser apurado, investigado e solucionado o mais rápido possível!

    ResponderExcluir
  14. Foi a maior desgraça para a população misturar SAMU com CBMERJ. Serviços de menor urgência passaram a fazer parte da função de profissionais que são treinados para situações realmente emergenciais e param a acumular função. Fora o desemprego dos profissionais q já atuavam nessa área. Desgraça administrativa e operacional. A população paga e sofre

    ResponderExcluir
  15. Www....agave ,,,,,o mais ,,,raptor posivel urgent,,,,,,,kill,,
    Nao da nada para bombers...fora samu Dr Palau,,,

    ResponderExcluir
  16. Morra samu chega de escravidao

    ResponderExcluir
  17. Já vai tarde, a gente da ponta do GSE q carrega o SAMU nas costas, sem receber um centavo por isso. Alem de tudo, colocando nossas visas em risco, p atender dor de barriga, diarreia, insônia, dor nas costas e mais outros absurdos q a regualacao médica diz ser necessário, e sem falar q a maioria desses atendimentos são nas comunidades, onde deparamaos com situacões de medo, pois ali estao varios meliantes fortemente armados. Uma vez lá dentro ñao tem como mais voltar.
    Entao eu oro q EM NOME DE JESUS Q ESSE SAMU VAI E NUNCA MAIS VOLTE PARA O BOMBEIRO. PQ ISSO NAO É SERVIÇO NOSSO.
    Ha sem falar em quem nós Bombeiros da ponta, nunca resebeu um centavo por esse serviço.
    Vamos orar p falir de vez

    ResponderExcluir
  18. Eu acho q a notícia em dizer q sao 50 ambulâncias do samu e 20 do bombeiro, eu acho q é ao contrário. Pq nao se ver mais ambulância do samu, pois estao todas quebradas e ñ ha manutencao, e as que estao rodando 70% nao serve nem p ferro velho. As do bombeiro muitas delas já tb estão precarias, sem a manutencao adequada. E quem paga o pato sao os militares q estao na ponta sangrando, onde a saúde destes estao cada vez pior. Porem eu vos digo, a gente adoece socorrendo casos q nao tem nada haver com emergência, a tropa está doente, ñ aguenta mais.
    Pasou da hora de tirar esse tipo de atendimento do bombeiro. 99,99% dos atendimentos domiciares sao taxis.
    Ainda o paciente tem a cara de pau de perguntar se eles levam de volta p casa, depois da consulta. É muito estresse trabalhar na ponta. Só Deus p nos proteger.

    ResponderExcluir
  19. Já passou da hora do CBMERJ devolver o SAMU para a Prefeitura do RJ...
    Afinal é o ÚNICO Município que o SAMU é administrado pelo CBMERJ...
    Os Militares nada recebem para desempenhar dupla função (CBMERJ e SAMU) é só recebem proventos por ser Militar..
    O CBMERJ não tem condições de continuar a administrar o SAMU...
    Falta mão de obra, os militares estão sobrecarregados, principalmente os PRAÇAS,pois vivem sendo obrigados a cumprirem escalas Extras (sem Remuneração)...
    As VIATURAS, em sua grande maioria, estão com manutenção precárias...
    fALTAM MEDICAMENTOS e INSUMOS.
    MEDICAMENTOS simples, como DIPIRONA...

    Existe verba vinda do Governo Federal ???
    Como ela é usada ???

    Com certeza não é para pagar aos Militares por desempenhar a FUNÇÃO de SAMU !!!
    A verba é para manutenção das VTRs ???
    Acho que também não, pois as mesmas não tem onde realizar a manutenção, nem mesmo a preventiva...
    É para fazer a DESINFECÇÃO das VTRs ???
    Também não, pois a empresa especializada não presta mais serviços para o CBMERJ/SAMU...
    E ainda querem que os Praças QBMP 06 façam a DESINFECÇÃO das VTRs , sendo que não são aptos para desempenhar tal função...
    Como pode um QBMP 06 fazer a DESINFECÇÃO e ainda ter que desempenhar sua função de SOCORRISTA, sem perigo de contaminar a VÍTIMA ???
    Também não deve ser usada pra comprar materiais e INSUMOS, pois ambos faltam !!!

    Pergunta que todos queremos resposta, por que só o MUNICÍPIO do RJ que administra o SAMU ???

    ResponderExcluir
  20. Fora SAMU do CBMERJ !!!
    CBMERJ não tem como continuar a administrar o SAMU.!!!

    ResponderExcluir
  21. O CBMERJ deve devolver o SAMU para a Prefeitura do RJ...
    CBMERJ não tem mais condições de continuar com o SAMU...
    Nas Ambulâncias do CBMERJ, não existem mais Médicos !!!
    Todos os Médicos foram realocados nas Ambulâncias do SAMU!!!
    Cobriram a cabeça e descobriram os pés, estão tapando o Sol com a peneira , está tudo errado no CBMERJ/SAMU !!!

    #forasamu
    #forasamudocbmerj
    #samudevoltanaprefeituradorj

    ResponderExcluir
  22. O CBMERJ deve devolver o SAMU para a Prefeitura do RJ...
    CBMERJ não tem mais condições de continuar com o SAMU...
    Nas Ambulâncias do CBMERJ, não existem mais Médicos !!!
    Todos os Médicos foram realocados nas Ambulâncias do SAMU!!!
    Cobriram a cabeça e descobriram os pés, estão tapando o Sol com a peneira , está tudo errado no CBMERJ/SAMU !!!

    #forasamu
    #forasamudocbmerj
    #samudevoltanaprefeituradorj

    ResponderExcluir
  23. Já passou da hora do CBMERJ devolver o SAMU para a Prefeitura do RJ...
    Afinal é o ÚNICO Município que o SAMU é administrado pelo CBMERJ...
    Os Militares nada recebem para desempenhar dupla função (CBMERJ e SAMU) é só recebem proventos por ser Militar..
    O CBMERJ não tem condições de continuar a administrar o SAMU...
    Falta mão de obra, os militares estão sobrecarregados, principalmente os PRAÇAS,pois vivem sendo obrigados a cumprirem escalas Extras (sem Remuneração)...
    As VIATURAS, em sua grande maioria, estão com manutenção precárias...
    fALTAM MEDICAMENTOS e INSUMOS.
    MEDICAMENTOS simples, como DIPIRONA...

    Existe verba vinda do Governo Federal ???
    Como ela é usada ???

    Com certeza não é para pagar aos Militares por desempenhar a FUNÇÃO de SAMU !!!
    A verba é para manutenção das VTRs ???
    Acho que também não, pois as mesmas não tem onde realizar a manutenção, nem mesmo a preventiva...
    É para fazer a DESINFECÇÃO das VTRs ???
    Também não, pois a empresa especializada não presta mais serviços para o CBMERJ/SAMU...
    E ainda querem que os Praças QBMP 06 façam a DESINFECÇÃO das VTRs , sendo que não são aptos para desempenhar tal função...
    Como pode um QBMP 06 fazer a DESINFECÇÃO e ainda ter que desempenhar sua função de SOCORRISTA, sem perigo de contaminar a VÍTIMA ???
    Também não deve ser usada pra comprar materiais e INSUMOS, pois ambos faltam !!!

    Pergunta que todos queremos resposta, por que só o MUNICÍPIO do RJ que administra o SAMU ???

    ResponderExcluir
  24. Já passou da hora do CBMERJ devolver o SAMU para a Prefeitura do RJ...
    Afinal é o ÚNICO Município que o SAMU é administrado pelo CBMERJ...
    Os Militares nada recebem para desempenhar dupla função (CBMERJ e SAMU) é só recebem proventos por ser Militar..
    O CBMERJ não tem condições de continuar a administrar o SAMU...
    Falta mão de obra, os militares estão sobrecarregados, principalmente os PRAÇAS,pois vivem sendo obrigados a cumprirem escalas Extras (sem Remuneração)...
    As VIATURAS, em sua grande maioria, estão com manutenção precárias...
    fALTAM MEDICAMENTOS e INSUMOS.
    MEDICAMENTOS simples, como DIPIRONA...

    Existe verba vinda do Governo Federal ???
    Como ela é usada ???

    Com certeza não é para pagar aos Militares por desempenhar a FUNÇÃO de SAMU !!!
    A verba é para manutenção das VTRs ???
    Acho que também não, pois as mesmas não tem onde realizar a manutenção, nem mesmo a preventiva...
    É para fazer a DESINFECÇÃO das VTRs ???
    Também não, pois a empresa especializada não presta mais serviços para o CBMERJ/SAMU...
    E ainda querem que os Praças QBMP 06 façam a DESINFECÇÃO das VTRs , sendo que não são aptos para desempenhar tal função...
    Como pode um QBMP 06 fazer a DESINFECÇÃO e ainda ter que desempenhar sua função de SOCORRISTA, sem perigo de contaminar a VÍTIMA ???
    Também não deve ser usada pra comprar materiais e INSUMOS, pois ambos faltam !!!

    Pergunta que todos queremos resposta, por que só o MUNICÍPIO do RJ que administra o SAMU ???

    ResponderExcluir

Comentários com palavras de baixo calão, agressivas ou que estimulem a violência ou prática criminosas não vão ser publicados.

Citações ou acusações pessoais somente são publicadas com a identificação do autor do comentário.

Se sentiu ofendido? Quer ter o direito de resposta? Faça contato pelo email (enderecumemaium@gmail.com) ou use os comentários para defender seu ponto de vista.

O BLOG é seu. Use-o com sabedoria.