quinta-feira, 13 de julho de 2017

Servidor: com duas folhas salariais atrasadas

Exceto Segurança e Educação, funcionalismo acumulará dois meses seguidos sem pagamentos

Rio - O Estado do Rio pagará amanhã os salários de junho dos servidores ativos da Educação e todos da Segurança, mas, por outro lado, passará a acumular duas folhas atrasadas (maio e junho) do restante do funcionalismo. Isso porque nesta sexta cairá o 10º dia útil, prazo para depositar os vencimentos do mês anterior.

Estão à espera dos vencimentos de maio 207 mil funcionários ativos, inativos e pensionistas. Além disso, o Executivo deve o 13º salário de 2016 para 227 mil pessoas. O pagamento da Educação será feito apenas para os ativos e, para isso, o estado usará mais de 50% dos recursos do Fundeb.

Por lei, as verbas do fundo só podem ser utilizadas para pagar pessoal da ativa. Já o crédito da Segurança (bombeiros, agentes penitenciários, policiais civis e PMs) abrangerá ativos, aposentados e pensionistas.  A Secretaria de Fazenda informou ontem que não há previsão para depositar os vencimentos de junho de outras categorias, como da Saúde, Cultura, Faetec e universidades.

O mesmo vale em relação aos salários de maio, que deveriam ter sido pagos no dia 14 de junho, quando caiu o 10º dia útil daquele mês. O governo diz que colocará os salários em dia com a adesão ao Regime de Recuperação Fiscal. O acerto das folhas será feito com empréstimo de R$ 3,5 bilhões previsto pelo regime. O secretário de Fazenda, Gustavo Barbosa, já declarou que até setembro os atrasados do funcionalismo — incluindo o 13º — serão normalizados com o acordo.

Mas diante da demora da assinatura da recuperação fiscal, o funcionalismo do Rio não está otimista com este prazo. “A cada hora a União pede algo a mais. O Muspe (Movimento Unificado dos Servidores) já não acredita que os atrasados serão quitados até setembro e sim em outubro”, declarou o sindicalista do SindpeFaetec, Marcos Freitas.

Ele lamentou os atrasos, e lembrou que os servidores da Faetec e da Uerj, além da Cultura, sempre ficam por último na fila de pagamento. “É degradante. Os servidores não têm dinheiro nem para ir ao trabalho”, reclamou.

Pessoal da Faetec, Uerj, Uezo  e Uenf agonizam sem dinheiro

A coluna informou no último dia 6 que o recesso da Faetec foi antecipado e ampliado por conta dos atrasos salariais. A medida foi sugerida pelo Sindicato dos Profissionais de Educação da Faetec (SindpeFaetec) à fundação, que acatou o pedido.

Mas com a nova informação de que não há previsão para quitar maio e que o estado só pagará a Segurança e a Educação amanhã, a Faetec também decidiu estender ainda mais o recesso dos funcionários. Com isso, os professores e demais servidores só retornarão às unidades no dia 31 deste mês, que cai numa segunda.

“A situação é penosa. As pessoas estão desesperadas. A Faetec está em recesso, e a presidência mandou uma circular dizendo que o recesso vai durar mais de 15 dias, que foi o acertado anteriormente”, contou Marcos Freitas. “Faz sentido, porque não há nenhuma perspectiva de normalização de salários, e o trabalho fica inviável assim”, acrescentou o sindicalista.

Nas universidades estaduais (Uezo, Uenf e Uerj) a situação é igual, já que, assim como a Faetec, as instituições fazem parte da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia.

As reitorias das três universidades publicaram manifesto lamentando a situação degradante dos servidores. Além disso, abriram possibilidade de pararem as atividades no segundo semestre. Diante dessa situação, Pedro Fernandes decidiu entregar o cargo de secretário da pasta. Ele anunciou ontem sua saída, dizendo-se inconformado com os atrasos salariais das categorias.

1. JA ESTAMOS NO MÊS DE JULHO DE 2017 E ATÉ AGORA OS SERVIDORES ESTADUAL DO RJ NÃO RECEBERAM O 13 SALÁRIOS DE 2016 TRABALHADOS COM SUOR DOS SEUS ROSTOS. CHEGA PRÓXIMO AS ELEIÇÕES ELES FAZEM PROMESSAS MENTIROSAS E O POVO AINDA ACREDITA NELES. A MUITAS ELEIÇÕES QUE NÃO VOTO EM NINGUÉM E NÃO ESTOU NEM COM UM PINGO DE REMORÇO.

2. Em 2015 o Garotinho havia dito isto em seu blogs... todos cagaram e votoram nesses vagabundos

3. Quando se convoca o povo às ruas, fica muita gente torcendo da poltrona e protestando pelas redes sociais. Assim fica fácil para esse governo corrupto.
    Mas quando tem parada gay, copa do mundo, olimpíadas,... As ruas ficam lotadas.
    Infelizmente só há solução pelo agir sobrenatural de Deus, pois o povo tem o governo que escolheu e merece...

4. ENQUANTO ISSO ESSE FDP E SUA MULHER FORAM TIRAR UMA ONDA EM UM SPA;SE ESTÁ DOENTE, TEM MAIS É QUE PROCURAR UM HOSPITAL PÚBLICO PARA ELE VER O QUE É BOM;APESAR QUE MESMO QUE ELE VÁ A UMA REDE PÚBLICA,SEMPRE TEM UM BABA OVO.