quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Cel Alcântara entrega cargo após operação policial que prendeu seus assessores e comandantes de unidades.



O Palácio Guanabara informou que o comandante-geral do Corpo de Bombeiros e secretário de Estado de Defesa Civil, coronel Ronaldo Alcântara, pediu afastamento do cargo após a deflagração da Operação Ingenium (engenharia, em latim), que prendeu nesta segunda-feira (12) mais de três dezenas de militares suspeitos de envolvimento em esquema de corrupção na corporação.

Segundo a Secretaria de Estado de Segurança, foram cumpridos 34 mandados de prisão contra 32 bombeiros e dois empresários. Quatro pessoas eram consideradas foragidas da Justiça. Três são bombeiros e um é empresário. Também durante a operação foram apreendidos R$ 300 mil.

No fim da noite desta terça, a Defesa Civil confirmou o pedido de afastamento do cargo informando que a solicitação foi feita diretamente ao governador Luiz Fernando Pezão. Assumirá a corporação no lugar do coronel Ronaldo Alcântara o também coronel Roberto Robadey. Veja a íntegra da nota abaixo.

"O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Ronaldo Alcântara, pediu afastamento do cargo, na tarde desta terça-feira (12.09), ao governador Luiz Fernando Pezão. O atual subcomandante-geral e chefe do Estado-Maior Geral, coronel Roberto Robadey, responderá pelo comando da corporação, bem como pela secretaria de Estado de Defesa Civil, por determinação do governador." FONTE

COMENTÁRIO: Os acontecimentos do histórico dia 12 de Setembro de 2017 podem infelizmente ser resumidos com a seguinte frase: "TODO MUNDO JÁ SABIA".

Todos os bombeiros, parentes e amigos, empresários, despachantes e qualquer pessoa que tenha se relacionado com o CBMERJ está cansada de saber que as "ENGENHARIAS" das unidades são disputadas aos socos e pontapés, é o setor que aglomera a maior quantidade de oficiais, que funciona de segunda a segunda, e está permanentemente ocupada por uma sombra que esconde o que acontece por lá, mas na verdade TODO MUNDO SABE.

TODOS mesmo. Do Comandante Geral ao soldado mais moderno, todos nós conhecemos um dos esquemas ilícitos mais corriqueiros do CBMERJ, que é o da ENGENHARIA.

Apesar disso, é sempre bom ver malandros indo para a cadeia, mas as prisões de ontem não atingiram nem 2% das pessoas envolvidas no esquema, já que as outras dezenas de engenharias e centenas de oficiais que atuam no setor não foram investigados, então, se o MP tiver fôlego para seguir com as investigações, será necessário construir mais alguns Grupamentos Prisionais para comportar algumas centenas de praças e oficiais que fazem e sempre fizeram do setor da engenharia uma empresa particular, com metas e estratégia de arrecadação de propinas. UMA VERGONHA!!!

Antes de terminar esses comentários, é importante trazer para nossa reflexão a ausência de alguns outros setores no rol de investigados, como por exemplo as B2 das unidades e a CORREGEDORIA, que tinham a obrigação de investigar e punir, mas se mantiveram em silêncio criminosamente. Não seria o caso de investigar também esses profissionais? Será que não faziam seu trabalho por mera INCOMPETÊNCIA ou também faziam/fazem parte do esquema das engenharias das suas unidades? 

A reflexão acima também se aplica ao MINISTÉRIO PÚBLICO E POLÍCIA CIVIL, francamente... alguém acredita que essa foi a primeira vez que alguém denunciou um esquema de propina em engenharia? CLARO QUE NÃO!!!! Porque somente agora resolveram investigar? Porque os inquéritos anteriores foram arquivados? 

Por fim, fica a pergunta: 

COMO O ESQUEMA DA ENGENHARIA SOBREVIVEU ATÉ HOJE? 
Nossa tese é de que o esquema sempre teve o apoio (remunerado ou não) das maiores autoridades no CBMERJ e que estes, usando sua influência política junto ao governador conseguiam atuar junto ao MP e Polícia Civil para controlar os inquéritos e arquiva-los.


PORQUE AGORA O ESQUEMA FOI INVESTIGADO?
Por causa do efeito LAVA-JATO. Sim, a influência da lava-jato tem encorajado juízes, promotores e delegados a investigar áreas que até então eram intransponíveis, o que combinou com o crescente enfraquecimento do grupo do PMDB do Rio de CABRAL, PEZÃO, TEMER, EDUARDO CUNHA, SIMÕES, ALCÂNTARA ETC. Sem a proteção política, o esquema da engenharia ficou vulnerável e sofreu o duro golpe de 12/09/2017. 

Certamente a operação de ontem irá encorajar outros Juízes, Promotores e Delegados a investigar o esquema em outras unidades e teremos o desprazer de ver mais algumas vezes o nome da Corporação sendo jogado no lixo, afinal, o ESQUEMA não parou e nem vai parar, apenas VALORIZOU, ou seja, estejam preparados para ter que pagar mais pelos CERTIFICADOS DE APROVAÇÃO E AUTORIZAÇÕES.

54 comentários:

  1. Agora cabe o Governador mudar toda a cúpula e exigir a mudança em todos os GBM's!! Pelo decoro e pudonor de nossa Corporação não cabe ter integrantes do staff do Cel Alcântara ainda administrando a Instituição

    ResponderExcluir
  2. Dê a Cesar o que é de César!!! Um oficial íntegro de um caráter incontestável fez parte das investigações e hoje devemos parabeniza ló por tal postura!! Temos um Moro: Cel Bento continue sendo esse profissional excelente! Sua postura e como agiu nos faz refletir e ter a esperança de que nossa briosa Corporação ainda pode caminhar pelo caminhos certos e iluminados da vida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bento não investigou nada

      Excluir
    2. Falaram que o Bento nem sabia da operação ...ficou sabendo apenas no dia! Ou seja,esse coronel não é CESAR

      Excluir
    3. Esse garanto que não seria capaz de desencadear tudo isso.Prenderam vários de seus melhores amigos. Deve estar cagado

      Excluir
    4. Esse garanto que não seria capaz de desencadear tudo isso.Prenderam vários de seus melhores amigos. Deve estar cagado

      Excluir
    5. Se depender do cel bento estamos perdidos. Salve os investigadores que fizeram esse excelente trabalho.
      Salve nosso CBMERJ

      Excluir
    6. Esse nunca investigou ninguém
      Pelo contrario era amigo de fé de vários deles.

      Excluir
    7. Arrego! Quem não conhece que o compre!
      Água der salsicha pura. Coronel Bento colhendo os louros que não pertence a ele.

      Excluir
    8. O bento eu conheço , integro e operacional, cabe a quem estiver criticando o , colocar alguma denuncia concreta que envolva o nome dele ,,não tem nada para falar tentam denegrir um homem bom,,,ao bento meu abraço e aos corruptos cadeia, oficiais, praças e civis.

      Excluir
  3. O CBMERJ só vai se livrar deste "câncer" quando todos nós aprender a cortar na própria carne !
    Realmente essa prática é antiga, eu nunca tive acesso e informações negativas sobre as "engenharias do CBMERJ", porque sempre fui polêmico com as atividades e atitudes erradas no CBMERJ,e isso é tão antigo que lembro dos anos 80 ano que incorporei no CBMERJ,e que NÃO EXISTIA "PRAÇAS" nesta seção, e lembro também das motocicletas que os OFICIAIS faziam vistoria eram muito usadas por eles,e essas motocicletas não existem mais, agora são aquelas viaturas Mitsubishi cabine dupla e com ar condicionado que são usadas para as "vistorias"!
    Concordo com o texto,se não prenderem toda quadrilha a OCRIM instalada no CBMERJ vai continuar, e contumaz e como sempre foi !

    ResponderExcluir
  4. Malandrão... e agora sai com deshonra!

    A tempos atrás um Coronel chamou de "sindicatos transvestidos de Associações" as Associações que apoiam as lutas por Dignidade...

    Travestido estão estes corruptos, que usurpam a gloriosa farda para cometerem crimes...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele me disse com todas as letras quando me chamou atenção no Quartel Central, quando eu entrei com a camisa da ASSOCIAÇÃO SOS BOMBEIROS !
      ASSOCIAÇÃO DE MERDA !!!
      Falou isso se prevalecendo da Prerrogativa de Comandante Geral !
      Mas agora...

      Excluir
  5. Estãoo queimando provas no quartel de São Gonçalo que incriminam o Coronel Aguiar. Ele foi comandante lá.

    ResponderExcluir
  6. E num corpo, em particular nos pés, na parte inferior(base) do corpo, tem dois "ossos" pequenos e extremamente importante que são os " SESAMÓIDES", portanto ao pisar e andar, e até mesmo ao se equilibrar, lembre-se sempre, que você só consegue isso por conta desses dois pequeninos ossos que é encontrado também na base dos pés, e que faz as articulações com os seus tendões ! Portanto lembre-se, quando você dar, ou até mesmo conseguir dar uma passo grande, lembre-se sempre "das suas bases dos pés, dois dois ossos sesamóides"! Porque um corpo é formado de vários membros, inclusive os inferiores !
    Convido todos à reflexão...

    ResponderExcluir
  7. Parabéns SOS BOMBEIROS RJ ÓTIMA MATÉRIA.

    ResponderExcluir
  8. Oficial Bombeiro também pega arrego. E não é de boca de fumo não, é de qualquer birosca pé rapada. Já pensou, se boca precisasse de Alvará

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí. Se botar a PF pra ocupar favelas também, já viu. Lembra do oficial do EB q pegou um cara numa favela ocupada pelo EB e foi vender na rival. De VTR

      Excluir
  9. Falavam tanto para não denegrir a imagem da corporação!! Ai a Tropa pergunta: cadê o PUNDONOR o decoro da classe e a camaradagem!! Cel Alcântara pode responder?

    ResponderExcluir
  10. CADE O SIMÕES. TO SENTINDO UMA FALTA DELE.

    ResponderExcluir
  11. FIQUEM ATENTOS QUE A HISTÓRIA DO WATER PLANET VAI ESTOURAR NO GMAR BARRA JÁ JA! TEM TEN CEL E MAJ APAVORADOS RSSS......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O quê está acontecendo no Water Planet, o maior parque aquático do Rio de Janeiro ? Será que é o que estou pensando ? $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

      Excluir
  12. Antes de terminar esses comentários, é importante trazer para nossa reflexão a ausência de alguns outros setores no rol de investigados, como por exemplo as B2 das unidades e a CORREGEDORIA, que tinham a obrigação de investigar e punir, mas se mantiveram em silêncio criminosamente. Não seria o caso de investigar também esses profissionais? Será que não faziam seu trabalho por mera INCOMPETÊNCIA ou também faziam/fazem parte do esquema das engenharias das suas unidades?

    Prezado,

    Antes de mais nada! Não crie suposições ou teses, cabe a investigação a autoridade competente. Noutro giro e lembrando o que você postou acima, devo lembrar que o primeiro ato do Ex Comandante Geral foi acabar com todas as B2 e limitou a corregedoria, tendo em vista, a limitação de informações que eram enviadas pelas B2.
    E digo isso, pois participei da B2 e tinhamos o compromisso de investigar desvios de condutas, fossem de praças ou Oficiais, mas pelo que todos sabem e só você não sabe, o Ex comandante Geral não gostava da seção e por isso acabou com todas, será porque?

    Não impute culpa em pessoas que não foram presas em flagrante, não saia atirando pontos de interrogações sem o término das investigações.

    Seja sensato e inteligente, pois ao apontar para todos os lados você retira o foco em que é devido e a quem realmente deve responder.

    Fica a dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas a investigação foi da CGU e prenderam um major da CGU e um outro da corregedoria interna

      Excluir
    2. Negativo

      A investigação foi em cima de um bombeiro que praticava agiotagem e ja havia respondido pelo mesmo crime, mas mesmo assim trabalhava com um comandante de unidade.

      É claro que muitas seções de engenharia podem estar arroladas, entretanto existe além dos militares envolvidos um universo de bons militares.

      De Oficiais e praças que não estao envolvidos em esquemas ou mutretas.

      Não crie suposições ou sinta alegria pela prisão destes militares, pois somos um corpo e quando descobrimos que temos um câncer, o tratamento é sofrido e sentido por todo o corpo.

      Se vamos extirpar o tumor tambem vamos sentir a dor, quem ama a profissão e o CBMERJ sofre quando estas coisas acontecem.

      Não é orgulho pra ninguém e sim motivo de muita tristeza.

      Fica outra dica.

      Excluir
  13. Gostaria de sugerir ao novo cmte geral a liberação para compra de armamento de maiores calibres.....em todo o Brasil já está liberado o 357 .40 .45 9mm e no cbmerj somente 38 e .380.....e a bandidagem crescendo.....já estou estabilizado, mas que se libere aos bms sem estabilidade.....obrigado.....
    fonte: http://www.folhadoes.com/noticia/2017/09/14/arma-do-exercito-e-liberada-para-policiais-fora-de-servico-no-pais.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente quem quiser comprar que compre pois ninguém é obrigado a comprar somos militares não somos brigadistas em outros estados são liberadas as compras de armas restritas aqui fica essa política de bandido pode e o bombeiro militar não pode

      Excluir
  14. Infelizmente é a mais pura verdade

    ResponderExcluir
  15. Foi embora,e foi mais um Comandante Geral que não cumpriu o Julgamento e a Decisão do STF, DE PUBLICAR A MINHA REINTEGRAÇÃO NO BOLETIM DO COMANDO GERAL, AVERBAR O MEU TEMPO DE EXCLUSÃO A MINHA FOLHA DE SERVIÇO, DAR TODOS OS DIREITOS E CURSOS QUE TENHA PERDIDO NO TEMPO EM QUE FIQUEI EXCLUÍDO DO CBMERJ, E PAGAR OS MEUS SALÁRIOS DE UM ANO E CINCO MESES QUE FIQUEI EXCLUÍDO DO CBMERJ !

    E o meu desejo é que o novo Comandante Geral do CBMERJ,Coronel Roberto Robadey cumpra a decisão do STF, e comece o seu Comando fazendo justiça !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E se também não cumprir, não há penalidade a ser imposta a eles, fica por isso mesmo ?

      Excluir
    2. Sugiro a você falar com seu Advogado a peticionar pro Ministério Público, fiscal da lei, noticiando que está tendo um crime de desobediência, visto que uma autoridade inferior É OBRIGADA a cumprir dentro do prazo legal todas as requisições feitas por uma autoridade superior, ainda mais tratando-se de decisão juducial. Pau no lombo delesssss.

      Excluir
  16. Todas as 2 seçoes terminaram por determinação em bol. Ate as grandes empresas hoje tem. Seus setores de inteligência. Será porque o corpo de bombeiro acabou com o dele ?
    Algum intelectual sabe responder ?

    ResponderExcluir
  17. Em Barra Mansa também têm este cancer, e agora estão descarados!

    ResponderExcluir
  18. Venho informar ao novo secretário defesa civil que não estão pagando GRET corretamente para os subtenentes que estão indo para reserva com soldo de 2 ten.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo. Procure um advogado. E mete o pau ação judicial. No cbmer. Já já vem pra lutar do sos. Juntos somos fortes

      Excluir
    2. Amigo. Procure um advogado. E mete o pau ação judicial. No cbmer. Já já vem pra lutar do sos. Juntos somos fortes

      Excluir
    3. Amigo. Procure um advogado. E mete o pau ação judicial. No cbmer. Já já vem pra lutar do sos. Juntos somos fortes

      Excluir
    4. Noticie ao Ministério Público.

      Excluir
  19. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, esse aí brincou na engenhoca!! Certamente, esse cara tb será pego.

      Excluir
  20. É tem que apurar todos coronéis do Cbmerj 19 GBM ilha que nesta época era comandado por O Arrogante CORONEL VALE e seu fiel amigo MAJOR VIANA LEAL todos tem que ser investigados para se punir os infratores e fazer separação dos honestos para trazer proteção a quem merece ou seja quem trabalha certo, é isso que eu escuto sempre que respondo memorando sem ter nada a ver com a situação mas tenho que responder assim mesmo então que seja feito com eles do mesmo jeito até para criar provas favoráveis aos poucos honestos que existem no oficialato .

    ResponderExcluir
  21. É por isso que esses caras puxam o saco do governador e ainda têm a coragem de dizer que "entendem a situação em que está o estado do RJ"! É claro, abarrotam-se com dinheiro de atos ilícitos, daí LIXAM-SE pra tropa ou pra quem quer que seja, pois não precisam dos respectivos salários, o maj falou isso por tel, que foi divulgado na escuta telefônica. Até o cmte-geral estava num restaurante em Copacabana à mesa junto com alguns corruptos. Vivemos numa corporação gerida por corruptos e que só querem saber de si mesmos. O sistema ajuda o sistema, mas não a sociedade. A moral desse cmdo já era há muito tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só resolve mudando essa merda de Constituição de 88 que favorece os bandidos do alto escalão. Constituição bosta que todos os cursos de Direito falam que é a melhor que ja tivemos e a mais democrárica....kkkkkkkkkkkkkkkk....Morte a todos esses vermes que não fazem falta a sociedade.

      Excluir
  22. Amigos
    Vocês não tem noção
    Do que ainda está por vir.

    ResponderExcluir
  23. ⚠⚠⚠⚠⚠em. Mperj. Socorro em Angra 10 gbm também tem esse câncer de propina dê ladrões. De engenharia. .... urgente os oficiais estão queimando. As provas. Dos crimes da engenharia 24 hora vem aqui gaeco. Urgente dos bombeiros..socorro Angra 10 gbm..

    ResponderExcluir
  24. ⚠⚠⚠⚠⚠em. Mperj. Socorro em Angra 10 gbm também tem esse câncer de propina dê ladrões. De engenharia. .... urgente os oficiais estão queimando. As provas. Dos crimes da engenharia 24 hora vem aqui gaeco. Urgente dos bombeiros..socorro Angra 10 gbm..

    ResponderExcluir
  25. ⚠⚠⚠⚠⚠em. Mperj. Socorro em Angra 10 gbm também tem esse câncer de propina dê ladrões. De engenharia. .... urgente os oficiais estão queimando. As provas. Dos crimes da engenharia 24 hora vem aqui gaeco. Urgente dos bombeiros..socorro Angra 10 gbm..

    ResponderExcluir
  26. ⚠⚠⚠⚠⚠em. Mperj. Socorro em Angra 10 gbm também tem esse câncer de propina dê ladrões. De engenharia. .... urgente os oficiais estão queimando. As provas. Dos crimes da engenharia 24 hora vem aqui gaeco. Urgente dos bombeiros..socorro Angra 10 gbm..

    ResponderExcluir
  27. ⚠⚠⚠⚠⚠em. Mperj. Socorro em Angra 10 gbm também tem esse câncer de propina dê ladrões. De engenharia. .... urgente os oficiais estão queimando. As provas. Dos crimes da engenharia 24 hora vem aqui gaeco. Urgente dos bombeiros..socorro Angra 10 gbm..

    ResponderExcluir
  28. Pessoal, denunciem tudo o que vocês sabem, uma denúncia anônima não pode servir pra abertura de Inquérito policial, mas o STF entende que com a denúncia anônima pode haver uma investigação preliminar com diligências. Encontrado indícios, pode através destes, ser aberto inquérito policial ou procedimeto investigativo no Ministério Público.

    Liguem no Ministério Público e denunciem. Caso não queiram aceitar falando que é anônimo, usem do argumento acima e confiem.

    Responsabilidade penal, administrativa e civil neles. Todas cumulam e são independentes entre si. Cadeia nos agentes públicos envolvidos.

    ResponderExcluir
  29. Investigue a REDANTEC com esquemas em Nova Friburgo

    ResponderExcluir

Comentários com palavras de baixo calão, agressivas ou que estimulem a violência ou prática criminosas não vão ser publicados.

Citações ou acusações pessoais somente são publicadas com a identificação do autor do comentário.

Se sentiu ofendido? Quer ter o direito de resposta? Faça contato pelo email (enderecumemaium@gmail.com) ou use os comentários para defender seu ponto de vista.

O BLOG é seu. Use-o com sabedoria.